Prezado(a) Sócio(a):
Enviamos a cédula para votação da nova Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ, bem como da(s) diretoria(s) de divisão(ões), que terão um mandato de 2 (dois) anos a partir de 23 de maio de 2002.
O Conselho Consultivo juntamente com a Diretoria indicaram, de acordo com o Cap.VI Art. 16 do Estatuto, e, levando em conta as sugestões enviadas pelos Sócios Efetivos da SBQ, os nomes que constam da cédula para os cargos de Diretoria, os quais aparecem em ordem alfabética. Os nomes para a(s) diretoria(s) de divisão(ões) foram indicados pela(s) diretoria(a) atual(is) por processo análogo.
Para o Conselho Consultivo as indicações encontram-se, também, em ordem alfabética e você deverá indicar um máximo de seis nomes.
O seu voto deverá chegar na secretaria da SBQ até 19 de abril de 2002, dia em que será feita, publicamente, a apuração dos votos às 10 horas no Instituto de Química da USP.
Está disponível na homepage da SBQ (www.sbq.org.br), no link "Eleições 2002" a lista de todos os candidados aos cargos de Diretoria e Conselho da SBQ, com fotos, com os respectivos mini Currículos e respostas à algumas perguntas formuladas sobre o futuro da SBQ.
Os candidatos estão em ordem alfabética, separados por cargo.
Votar é um direito do sócio efetivo.
Exerça o seu direito! Com certeza você estará contribuindo para
fortalecer cada vez a SBQ!
Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da SBQ
Na cédula de votação dos candidatos a diretoria da Divisão de Química Medicinal, solicitamos a correção do nome da Instituição da Profa. Wanda Pereira Almeida. Na cédula saiu a Instituição como sendo UNICAMP, quando o endereço profissional da Profa. Wanda é: Departamento de Farmácia e Bioquímica - Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Paulista, São Paulo, SP.
(Edital N.º 018/2002)
Química Orgânica: 01 vaga - 40 horas - 18 meses - Exigência: Graduação em Química ou em Ciências com habilitação em Química e Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Química ou Creditação Teórica concluída de Mestrado em Química.
Inscrições: 26.03 a 04.04.2002
Provas: 15 a 17.04.2002
Informações: PROGRAD - 0800-734321 e (77) 424-8607;
home page: www.uesb.br; DQE (73) 526 8621.
Estão abertas as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira do Magistério Superior, na Classe de Titular, para o Departamento de Química Geral e Inorgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para informações, consulte www uff.br., em seguida entrar em UFF notícias.
O órgão, que conta com 145 países-membros, é resultado da Convenção sobre Armas Químicas, assinada em 97.
Bustani, que dirige a organização desde sua formação e foi reeleito para um mandato de mais quatro anos em maio do ano passado, mas os EUA acusam sua administração de ser ineficiente.
Nesta sexta-feira, o comitê executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas votou a moção. Foram 17 votos a favor, cinco contra (Brasil, China, Cuba, Irã e Rússia) e 18 abstenções.
Apesar de a maioria simples ter aprovado a moção, eram necessários 2/3 a favor para conseguir realizar uma sessão especial com todos os membros da organização, formada por 145 Estados. Bustani só pode agora ser demitido se receber voto de descrença de todos os 145 membros da organização.
O Depto. de Estado dos EUA disse na terça-feira (19) que a administração do órgão se caracteriza; por uma série de problemas que resultaram em perda de confiança no atual diretor;. O porta-voz do Depto. de Estado dos EUA, Richard Boucher, acusou Bustani de ter uma administração incompetente.
A organização incomoda com a quantidade de problemas que representa, o que resulta na perda de credibilidade do atual diretor [Bustani]. Os EUA e outros países não acreditam que a organização possa continuar a cumprir sua missão inicial de eliminar as armas químicas;, disse Boucher.
Na Quinta-feira, os EUA tentaram tirar Bustani de seu cargo, mas o ataque foi frustrado.
O Brasil entrou na disputa em apoio a Bustani e pediu que uma comissão independente investigue as acusações feitas pelos EUA. A Opaq ajudou na eliminação de 7% dos agentes químicos e de 15% das munições químicas do mundo desde 1997.
Bustani já foi embaixador do Brasil na Rússia, na Áustria e na ONU.
De acordo com um membro do governo dos EUA, que falou sob a condição de manter seu anonimato, o governo norte-americano espera que Bustani se demita do cargo após o resultado da votação desta sexta-feira.
Se Bustani se recusar a se afastar do cargo, isso pode estimular Washington a limitar a sua cooperação com a organização, o que pode acarretar sérias consequências em seu trabalho.
Os EUA representam 22% do orçamento anual de US$ 60 milhões da organização. Este ano, apenas 58 dos 145 países-membros pagaram integralmente suas taxas.
Fonte: Folha Online, 22/3
O diplomata brasileiro José Maurício Bustani, que dirige a Organização das Nações Unidas para a Proscrição das Armas Químicas (Opaq), venceu a sua primeira batalha contra os países interessados em defenestrá-lo. Na sexta-feira, em votação no Conselho Executivo do órgão, a moção de desconfiança que o colocaria em situação praticamente insustentável não atingiu o número mínimo de endossos para que fosse acolhida. Os EUA lideram a pressão contra a permanência do brasileiro à frente da agência.
A nota lamentável na sessão de sexta-feira foi a atuação da diplomacia argentina, que se absteve de votar. Brasília, que tem demonstrado lealdade diplomática a Buenos Aires, não pode deixar de cobrar reciprocidade de seu parceiro de Mercosul.
A despeito disso, o episódio que envolve a tentativa de demitir Bustani é um exemplo clássico da opacidade do jogo da diplomacia internacional. Formalmente, EUA e algumas nações aliadas pedem a saída do brasileiro sob a acusação de ineficiência em sua gestão. José Bustani se defende dizendo que a crise financeira por que passa a instituição é decorrente não de má administração, mas da diminuição de repasse de recursos efetuada por alguns países-membros, os EUA entre eles.
Nos bastidores corre outra versão. Bustani, cumprindo "stricto sensu" seu mandato, estaria dificultando a estratégia norte-americana de pressionar o Iraque a respeito de seu pretenso arsenal de armas químicas. O brasileiro dá preferência à via menos conflituosa de abordagem da questão, a de tentar convencer o Iraque a aceitar voluntariamente inspeções internacionais em seu território.
Também circulam rumores de que o diplomata brasileiro estaria causando uma certa apreensão em Washington acerca de uma hipotética inspeção em solo americano. Como signatários do acordo que criou a Opaq e já o tendo referendado, os EUA estão sujeitos a fiscalização.
Instituições multilaterais como a Opaq só terão credibilidade e condições de cumprir seu nobre objetivo na medida em que a sua atuação for pautada pela independência. Para tanto, todo país que referendou o acordo deve submeter-se a seus desígnios. E, para tanto, a Opaq não pode simplesmente curvar-se a interesses de momento da nação mais poderosa do planeta.
Fonte: Folha de São Paulo, domingo, 24 de março de 2002
June 16-18, 2002 Culture and Convention Centre in Luzern, Switzerland
Dear Colleagues,
For all who did not receive the flyer of the "EURACHEM/CITAC Workshop on Measurement Traceability and Uncertainty in Analytical Chemistry / Meeting the Requirements of ISO/IEC 17025" you have now the possibility to register. For more information about the Workshop and registration form see our Website on www.workshop2002.ch.
If you have any further questions do not hesitate to contact our workshop office via office@workshop.2002.
We hope to see you soon in Luzern / Switzerland.
Best regards of the Local Organization Committee
Bertie Frei
Workshop Office
Estarão abertas em breve as inscrições para o concurso público para ingresso na carreira docente na FAFEOD ( futura FAFEID -Faculdades Federais Integradas de Diamantina) para as seguintes vagas:
O edital deverá estar disponível em 27 de março no site da FAFEOD (www.fafeod.br) e o grau mínimo exigido será o de Mestre.
As inscrições serão abertas por 15 dias, a partir da divulgação no DO.
Maiores Informações:
Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina
Rua da Glória, 187 - Centro - Diamantina MG
CEP:39100-000 / Telefone:(38)3531-1811
Fonte: Prof. Dr. Paulo Olivi FFCLRP - USP, DQ - Ribeirão Preto
Venho por meio deste solicitar a divulgação do Concurso para Professor Visitante na área de Química Analítica na Universidade Federal de Juiz de Fora.
As inscrições poderão ser realizadas nos dias 01 a 12 de Abril de 2002, exceto sábados e domingos, na Secretaria do Instituto de Ciências Exatas (32-32293302), das 8 às 11h e 14 às 16h.
Maiores informações contactar professora Maria do Carmo ou Rosana Colombara no telefone 32-32293310, ou verificar o EDITAL no. 010/2002, no endereço www.ufjf.br.
Fonte: Profa. Maria do Carmo
Secretaria Geral SBQ