Este ano implementamos o sistema de referagem online, para análise dos trabalhos submetidos à 25a reunião Anual da SBQ. Criamos um módulo de supervisor, controlado pelos diretores de divisão e um módulo de analisador, utilizado pelos colegas que deram os pareceres. Através do módulo supervisor, o diretor de cada divisão cadastrava os analisadores e distribuía os trabalhos aos mesmos de acordo com a especialidade de cada um. A medida que os trabalhos iam sendo distribuídos, os analisadores, através de um link com sua senha e login, tinham acesso aos resumos cadastrados para ele. os resumos poderiam ser impressos ou lidos na tela e após análise do trabalho, o analisador elaborava o parecer do mesmo e enviava através do sistema online.
Cadastramos pouco mais de 200 analisadores, de norte a sul do Brasil, de todas as regiões, analisamos cerca de 1914 trabalhos e recebemos quase 4000 pareceres, O QUE TORNA A LEGITIMIDADE DO PROCESSO SIMPLESMENTE INQUESTIONÁVEL.
Para esta reunião, recebemos 1914 trabalhos, um número realmente extraordinário, e fizemos a referagem de modo que cada trabalho foi lido por pelo menos dois analisadores. Cada trabalho era enviado a um terceiro analisador em caso deste trabalho ter recebido um parecer recusando o mesmo.
A referagem final para discussão dos trabalhos recusados na referagem online, montagem das sessões coordenadas, distribuição dos auxílios a 100 trabalhos de IC e montagem das sessões de painéis foi realizada no IQ-UNICAMP, no sábado, dia 09/03. Como medida de economia e em função da referagem online, este ano fizemos os trabalhos finais de referagem em Campinas com um número bem menor de pessoas, contando com os membros de Diretoria e Conselho, Diretores (apenas) das divisões e membros do JBCS. Sem dúvida representou também uma grande economia para a SBQ em termos de passagens.
Gostaria de agradecer a todos, diretores de divisao e analisadores, pelo empenho nesta fase de referagem online, que sem dúvida nenhuma representa um grande avanço para a SBQ, não só para nossas reuniões anuais mas porque no futuro próximo vamos estender às nossas publicações. Trata-se de mais uma iniciativa totalmente inédita no Brasil e ficamos felizes da SBQ estar a frente deste processo.
Certamente algumas pequenas mudanças, melhorias, acertos serão feitos para o próximo ano, mas estamos muito contentes e super satisfeitos com o funcionamento do sistema. Mais uma vez, não tivemos fases de testes e nosso teste foi a própria referagem.
Foi sem dúvida, mais uma atitude muito ousada da SBQ e gostaria de agradecer os diretores de divisão e aos analisadores pelo apoio e ajuda na implementação de um sistema que com certeza, mostra que a SBQ esta trilhando novos caminhos, e caminhos em busca de uma excelência cada vez maior.
Um agradecimento especial ao Beto, da Adaltech Informática e a nossa Diretora Executiva, Dirce Campos, a quem não tenho palavras para agradecer, mais uma vez...
Um abraço a todos!
Luiz Carlos
Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) função na Parte Especial do Quadro Docente da UNICAMP, no nível MS-3, regime RTP, pelo período de 03 (três) anos, renováveis por mais três, nas áreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica, na Disciplina QG-101 Química I, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.
O Edital encontra-se em:
Barcelona, Spain 1-5 September 2002
Mais Informações : http://www.ope-uex.com/17ismc/
Dead-Line: 31/03/2002
8th - 13th September 2002, Bournemouth, UK.
Mais Informações : http://www.euro-qsar.org/
Prezados Colegas,
Gostaria de informar que o GRESO, Grupo de Reologia em Sistemas Organizados, está procurando recém doutores ou alunos de pós-graduação interessados em integrar-se ao nosso grupo. De acordo com as linhas de pesquisa do grupo, estão convidados candidatos com experiência físico-quimica de modo geral, química de colóides, físico-química orgânica, química de polímeros sintéticos e naturais e inorgânicos com experiência em química de coordenação. Para os(as) candidatos(as) escolhidos(as), será(ão) solicitada(s) bolsa(s) de pesquisa FAPESP no nível adequado (doutoramento ou pós-doutoramento).
As Linhas de Pesquisa do Grupo envolvem trabalhos na área de Sistemas Organizados, em particular Cristais Líquidos Liotrópicos, utilizando como técnicas básicas de Ressonância Magnética Nuclear de diversos núcleos, principalmente deutério, sódio e césio, Microscopia Óptica sob Luz Polarizada e Reologia. No momento temos nos dedicado principalmente ao estudo do Comportamento reológico de Sistemas Líquido-Cristalinos Liotrópicos Colestéricos procurando entender como a informação de quiralidade é passada de uma micela para outra, dando origem a supraestrutura helicoidal característica destes sistemas. De modo geral a existência de forças de interação intermicelar se reflete na organização da superestrutura micelar como um todo, mudando suas propriedades de fluxo. Em cristais líquidos os fenômenos de fluxo se originam do acoplamento entre a movimentação do fluido e a orientação do eixo de simetria das unidades anisométricas podendo fornecer informações básicas sobre a estrutura organizacional do sistema além de propriedades características como constantes elásticas e tempos de relaxação da estrutura. Enquanto que as dispersões diluídas podem ser estudadas por vários métodos experimentais com várias interpretações teóricas, a reologia é o principal método disponível para o estudo de sistemas concentrados. Infelizmente, fenômenos de fluxo em sistemas concentrados ainda não são bem entendidos. Deste modo, esta nova abordagem começa a se tornar imprescindível no estudo de Novos Materiais e Sistemas Organizados, permitindo a caracterização de sistemas poliméricos, discóticos, ferromagnéticos, termotrópicos, géis e dispersões de modo geral. A possibilidade de elucidação da estrutura molecular destes materiais, a partir de sua resposta viscosa ou elástica, a aplicabilidade de um produto a processos industriais ou apenas o estabelecimento de uma base teórica necessária para o estudo de processos mais complexos envolvendo viscoelasticidade não linear, são motivos suficientes para o aprimoramento destes estudos. Adicionalmente abrimos um novo ramo de estudo para Novos Sistemas Termotrópicos importantes para as áreas de LCD. Outra linha de pesquisa iniciada recentemente tem como objeto o estudo das Propriedades Magneto-reológicas observando a variação do comportamento reológico de fluidos magnéticos com a aplicação de campo magnético.
A infraestrutura instrumental do laboratório inclui: 2 Reômetros Brookfield para medidas de reologia que operam com taxa de cisalhamento controlada e abrangem regiões de baixa e média viscosidade; 1 Reômetro Physica, que opera em ampla faixa de viscosidade, com taxa ou tensão de cisalhamento controlado, possibilitando a determinação das propriedades elásticas de diferentes sistemas; 2 Microscópios Polarizados com sistemas de aquisição e digitalização de imagens, além de infraestrutura usual adequada para a pesquisa do grupo.
Os interessados deverão entrar em contato com:
GRESO - Grupo de Reologia em Sistemas Organizados
Prof. Dra. Maria Regina Alcantara
Instituto de Química da Universidade de São Paulo,
Av. Lineu Prestes 748, Bl 3 Térreo - sala 321
Cidade Universitária
CEP 05508-900
S. Paulo, Brazil
Fone/FAX: 55-11-3091-2054
e-mail: mralcant@iq.usp.br
Para maiores informações, visite o site :
http://www.iq.usp.br/wwwdocentes/mralcant/
http://www.iq.usp.br/dqf/mralcant/index.html
Recife-PE
Período: 06-09 de outubro de 2002
Mais informações (prazos, inscrições) estarão disponíveis a partir de
25/03 na home-page do evento (www.ufrpe.br/eneq2002).
Marcelo Carneiro Leão
Comissão Organizadora do ENEQ2002
Secretaria Geral SBQ