Estão abertas as inscrições, pelo período de 45 dias a partir de 06 de fevereiro de 2002, para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de 03 (três) vagas de Professor Adjunto para o Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O concurso será para as áreas de Síntese Orgânica, Físico-Química Orgânica e Química Aplicada (Petróleo), com 01 vaga para cada.
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone: (21)-2562-7001, ou por e-mail: diretor@iq.ufrj.br
Fonte: Prof. Edson Lima
O Instituto de Química da Universidade de Brasília tem a satisfação de comunicar que deverá realizar, no primeiro trimestre de 2003, o II Encontro de Química Ambiental. E com o objetivo de enriquecer o evento, estão sendo solicitadas à comunidade sugestões sobre temas a serem discutidos no evento. As sugestões podem ser enviadas ao Prof. Jurandir R. de Souza, através do e-mail rodsouza@unb.br. Informações mais detalhadas deverão ser divulgadas brevemente, na primeira circular.
Data: 3 a 10 de novembro de 2002
Local: Rio de Janeiro - RJ
Tema: A Sustentabilidade dos Ecossistemas Costeiros do Brasil: Desafio
do Novo Século
Texto:
A alta concentração populacional na zona costeira, observada em diversas partes do mundo, impõe condições de desequilíbrio aos ecossistemas dessas regiões.
Assim, ao lançarmos o I Congresso Brasileiro de Oceanografia e a I Feira de Ciência e Tecnologia Marinha, em conjunto com a XV Semana Nacional de Oceanografia, esperamos abordar os aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao desafio de conciliar o crescimento econômico e a conservação ambiental da zona costeira.
Comissão Organizadora:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Departamento de Oceanografia e Hidrologia
Rua São Francisco Xavier, 524 - 4º andar, Bloco E, Pavilhão João Lira
Filho
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP: 20550-013
Tels: (0xx21) 2587-7689 / 2587-7692
e-mail: xvsno@uerj.br
Inscrições e maiores informações: http://www2.uerj.br/~xvsno
home-page da Associação Brasileira de Oceanografia
(www.aoceano.org.br)
Localizada na cidade de Sobral-CE. Inscrições até o dia 28/02/2002.
Área | Vagas | Titulação Mínima |
---|---|---|
Química Geral/Química Analítica | 02 | Mestre |
Química Geral/Química Inorgânica | 01 | Mestre |
Prática de Ensino em Química e Química Inorgânica | 01 | Mestre |
Início em 06 de março.
O Centro de Tecnologia em Beleza do SENAC-SP oferece Curso de Cosmetologia para Químicos, Técnicos Químicos e outros profissionais.
Maiores informações através do telefone (0**11) 287 6199 ou no site www.sp.senac.br/ctb .
Fonte: Maria Ines Harris
A Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) reconhece os intensos debates em nossa sociedade sobre a questão da clonagem humana.
Desde 97, a AAAS tem envolvido o público e diversas comunidades profissionais no diálogo sobre questões científicas e sociais associadas com a clonagem humana e a pesquisa das células-tronco. Tais experiências conformam o pano de fundo para esta declaração sobre clonagem humana.
Proibir a clonagem reprodutiva - A AAAS apóia uma proibição legalmente imposta sobre os esforços da implantação de um embrião humano objetivando a reprodução.
A evidência científica documentando os sérios riscos de saúde associados com a clonagem reprodutiva, conforme demonstrada através de pesquisas com animais, torna inescrupuloso empreender este procedimento.
Ao mesmo tempo, encorajamos o contínuo dialogo aberto, incluindo o público, em que a comunidade científica é participante ativo, nos aspectos científicos e éticos da clonagem humana à medida que avança o nosso entendimento desta tecnologia.
Apoiar a Pesquisa das Células-Tronco (incluindo a Pesquisa de Clonagem) - A AAAS apóia a pesquisa de célula-tronco, incluindo o uso de técnicas de transporte nuclear (também conhecida como pesquisa de clonagem ou clonagem terapêutica), para perceber os enormes benefícios potenciais para a saúde que esta tecnologia oferece.
Tais benefícios, é provável, serão muitos daqui a alguns anos. Mas, eles só poderão ser reconhecidos através de pesquisa cuidadosamente planejada sujeita ao controle de especialistas.
Como há preocupações religiosas, éticas e sociais, surgidas pela probabilidade de se criarem células-tronco para fins de pesquisa, acreditamos que a pesquisa de clonagem só deve prosseguir sob o controle meticuloso do governo federal, tanto nos setores públicos e privados.
Exercício Apropriado de Vigilância - Em vista das preocupações que cercam este tipo de pesquisa, há que fazer cuidadosa avaliação das normas e políticas existentes a respeito, incluindo a possibilidade de novos regulamentos específicos.
Tradutor: Enézio de Almeida Filho