SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 295




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Veja nesta edição:
  1. Serviços Online da SBQ/ Carta de Cobrança
  2. Eleições na SBQ
  3. Eleições na SBQ - opção de sugerir os nomes pela rede
  4. Concurso público na UFSCar - Edital nº 041, de 31 de outubro de 2001
  5. Documento Infoquan
  6. Vaga de Professor Adjunto I de Química, no Departamento de Ciências Naturais da FUNREI, em São João del-Rei, MG
  7. Curso de cristalização no IP
  8. Concurso para professor de Química na UERN
  9. CNPq lança nova versão do Currículo Lattes
  10. Vaga para pós-doc no grupo do Prof. Ulf Schuchardt


1. SERVIÇOS ONLINE DA SBQ/ CARTA DE COBRANÇA

Circular de Cobrança Referente à Anuidade/Assinatura de 2002

Prezado(a) Associado(a)

A Carta de Cobrança é emitida somente para sócios Efetivos e Colaboradores que estão ativos no sistema, ou seja, com a anuidade de 2001 paga.

A SBQ enviou a Carta de Cobrança oficial pelo correio. No caso de não recebimento ou perda da mesma, você pode utilizar este serviço para gerar uma 2ª via. Para isso você precisa clicar no botão "Gerar carta de cobrança", aguardar o aparecimento da carta e utilizar a opção de impressão do seu browser para imprimí-la em sua própria impressora.

Algumas distorções podem ocorrer devido ao browser e/ou tipo de impressora que está usando.

Futuramente estaremos disponibilizando, para sua maior comodidade, todos os pagamentos via boleto bancário, gerado através do sistema de Serviços Online da SBQ.

Acessando a home-page da SBQ (www.sbq.org.br), vá até o link "Serviços Online". Para acesso você precisa usar sua senha e identificação.

Você deve usar a mesma senha e identificação que usou para inscrição na última reunião da SBQ. Caso tenha esquecido, use o link "Esqueci minha identificação", que o sistema enviará os dados imediatamente para seu e-mail cadastrado na SBQ.




2. ELEIÇÕES NA SBQ

Prezado(a) Sócio(a) Efetivo(a):

O atual mandato da diretoria, bem como do conselho, vence em maio p.f., sendo que deverá ser dada posse à nova diretoria e ao novo conselho no dia 23, durante a 25a Assembléia Geral Ordinária da SBQ.

Assim, conforme previsto no Artigo 16, § 3o, no dia 12 de dezembro p.f. a diretoria e o conselho da SBQ reunir-se-ão para escolher um número máximo de três nomes de candidatos para cada cargo (baseando-se no nível científico e no plano de trabalho de cada um), levando em conta as sugestões feitas pelos sócios. Por outro lado, também deverão ser eleitas diretorias para as divisões e para as secretarias regionais. Estas eleições obedecerão o seguinte calendário:

  • 05/12: prazo final para recebimento de sugestões de nomes de candidatos

  • 12/12: escolha de nomes de candidatos pela diretoria e pelo conselho

  • 14/03: envio das cédulas aos sócios efetivos quites

  • 19/04: apuração dos votos recebidos até esta data

  • 23/05: posse dos eleitos

Conforme previsto no Artigo 16o, § 2o do Estatuto da SBQ, qualquer sócio efetivo poderá sugerir nomes de candidatos. Portanto, vimos solicitar ao colega que pense em utilizar esta prerrogativa: sugira, sozinho ou com seus colegas de instituição ou de regional, nomes de possíveis candidatos para a diretoria e o conselho da SBQ, bem como para a(s) diretoria(s) de divisão(ões) da SBQ à qual o(s) sócio(s) pertença(m). Toda sugestão deverá ser subscrita por um ou mais sócios.

Todos estão recebendo os formulários específicos para o envio dessas sugestões; no caso de divisão, se o colega pertence a mais de uma, por favor, fotocopie o formulário tantas vezes quantas forem necessárias. Reiteramos que estas sugestões deverão ser recebidas na secretaria executiva da SBQ até 05/12 p.f.

Atenciosamente,

Luiz Carlos Dias
Secretário Geral




3. ELEIÇÕES NA SBQ - OPÇÃO DE SUGERIR OS NOMES PELA REDE

É possível também sugerir os nomes pela rede, acessando a home-page da SBQ (www.sbq.org.br), indo até o link "Serviços Online". Para acesso você precisa usar sua senha e identificação e serão válidas apenas as indicações dos sócios efetivos ativos (com anuidade em dia).

Você deve usar a mesma senha e identificação que usou para inscrição na última reunião da SBQ. Caso tenha esquecido, use o link "Esqueci minha identificação", que o sistema enviará os dados imediatamente para seu e-mail cadastrado na SBQ.

Para Diretoria o sistema perimitirá apenas uma sugestão para cada cargo.

Para Conselho Consultivo podem ser sugeridos até seis (6) nomes.

Para Divisões Científicas o sistema permitirá que o sócio sugira nomes apenas para as divisões a que está filiado.

Para mais informações sobre o link "Serviços Online, leia a próxima mensagem.

Luiz Carlos Dias
Secretário Geral




4. CONCURSO PÚBLICO NA UFSCAR - EDITAL Nº 041, DE 31 DE OUTUBRO DE 2001

A Secretária Geral de Recursos Humanos da Universidade Federal de São Carlos, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria GR nº 1470 de 10/12/96 e considerando o disposto na Portaria MPOG nº 163 de 02/08/01, Portaria MEC nº 1.724 de 03/08/200, Portarias GR nªs 291 de 20/10/93, 195 de 26/10/01 e Certificado de Disponibilidade Orçamentária nº 01/2001 MEC/SPO/CGO, torna público que no período de 08 a 22/11/2001, estarão abertas as inscrições para os Concursos Públicos de Provas e Títulos para ingresso na carreira de Magistério Superior, na classe de Professor Adjunto, no Regime de Dedicação Exclusiva.

Departamento: QUÍMICA

Área: Ensino/Pesquisa/Extensão

Ensino: Química
Pesquisa: Ensino de Química

Requisitos para o Cargo: Título de Doutor em Química Experiência na área de Ensino de Química, comprovada por meio de publicações (livros e/ou revistas com periodicidade e arbitragem).

Código SIAPE: 333213

Nº de Vagas: 01

Validade: 01 ANO

1)DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

1.1-O valor da taxa de inscrição é de R$70,00

1.2-Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

2)INFORMAÇÕES GERAIS:

2.1- A nomeação dos candidatos aprovados por este Edital far-se-á pelo Regime Jurídico Único (RJU) instituído pela Lei nº 8.112, de 11.12.1990. A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme acordo com a Chefia de Departamento de lotação e a(s) Coordenação(ões) de Curso onde o nomeado prestará serviço. A remuneração é composta do vencimento básico no valor de R$ 879,97, acrescido de 160% de Gratificação de Atividade do Executivo (GAE) no valor de R$ 1.407,95, totalizando R$ 2.287,92 e estando sujeito aos acréscimos referentes a Gratificação de estímulo à Docência (GED), mediante Avaliação de Desempenho Acadêmico, no valor máximo de R$ 1.430,52, totalizando R$ 3.718,43.

2.2 - A íntegra do Edital e as Normas que regerão os concursos, serão entregues no ato da inscrição.

2.3 - As inscrições serão realizadas no horário das 09H00 as 14H00, no Saguão da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, Via Washington Luiz, Km 235, São Carlos-SP.

São Carlos, 31 de outubro de 2.001.

Maria de Lourdes Tasso de S. Martins




5. DOCUMENTO INFOQUAN

Caros colegas, No último dia 11 de setembro fomos convidados pelo Diretor do CNPq, Prof. Celso P. de Melo, para uma reunião de discussão de propostas de indução nas áreas de Informação Quântica, Eletrônica Molecular, Processamento de Alto Desempenho/GRID e Talentos Humanos para TIC.

A reunião foi posteriormente realizada no dia 13 de setembro no IPEN, São Paulo, com a presença de pesquisadores das diversas áreas e representantes da FINEP, além do Prof. Celso P. de Melo. A reunião foi dividida em duas partes. Pela manhã, realizamos uma reunião geral com todos participantes, onde nos foi comunicado pelo diretor geral do CNPq que Informação Quântica havia sido considerada área prioritária pelo Grupo de Articulação de Tecnologia da Informação do MCT. Para o período da tarde, nos foi solicitado uma reunião temática onde deveríamos escolher um Relator e Coordenador do Grupo de Informação Quântica e a elaboração de um "plano de ação para os próximos passos".

Foram escolhidos Sebastião de Pádua (UFMG) como Coordenador, e Gilberto Medeiros (LNLS), como relator. Participaram também desta reunião, Carlos Monken (UFMG), Reinaldo Vianna (UFMG) e Tito J. Bonagamba (IFSC - USP). Foi-nos informado que pesquisadores de outras instituições também foram convidados pelo CNPq para a reunião, mas não puderam comparecer ou não foram localizados. O Diretor do CNPq nos solicitou que o processo de elaboração de um plano estratégico para a área fosse realizado da maneira mais aberta possível para que esses e todos os interessados pudessem participar.

Na reunião concluímos que os seguintes passos são necessários:

a)Realizar uma prospecção no país visando a identificação dos interessados na área. O objetivo é abranger o maior número de pesquisadores. Em linhas gerais, Informação Quântica envolve o estudo experimental e teórico de sistemas quânticos e como eles podem ser utilizados no processamento, armazenagem e transmissão de informação. Inclui, portanto, as seguintes sub-áreas: Algoritmos e Computação quântica, Criptografia e comunicação quântica, Estudos teóricos e experimentais de emaranhamento, Correção de erros quânticos, Teoria da informação e implementação de sistemas quânticos para aplicações na área.

b)Criar um site na rede com informações sobre a área para os pesquisadores brasileiros.

c)Criar uma lista de discussão envolvendo os interessados. Cadastrem-se nesta lista (infoquan@cnpq.br) pessoalmente seguindo o seguinte procedimento:

-Enviem uma mensagem para majordomo@cnpq.br

-Não especifiquem o assunto (subject).

-Escrevam no corpo da mensagem: subscribe infoquan

d)Realizar uma reunião de trabalho com dois dias de duração com dois objetivos: identificar habilidades no país na área de informação quântica (primeiro dia) e elaboração de um documento a ser entregue ao CNPq para assessorar o órgão na elaboração de um plano de metas para o desenvolvimento da área (segundo dia). No primeiro dia palestrantes exporão os seus tópicos de pesquisa e a vinculação com a área; no segundo dia, pequenos Grupos se reunirão visando a formulação do documento. A data sugerida para a realização do Workshop é 8 e 9 de novembro de 2001. Este será financiado pelo CNPq (pagamento de passagens e diárias) e sugerimos o número de 30 participantes. Este deve ser representativo e prático.

Sugerimos os seguintes próximos passos:

A)Escolha do local e comissão para a organização do Workshop.

B)Elaboração de documento do Workshop com sugestões para ações futuras no que concerne as agências de fomento.

C)Submissão deste ao CNPq.

GT DE INFORMAÇÃO QUÂNTICA

- Coordenador: Sebastião de Pádua- Departamento de Física - UFMG - spadua@fisica.ufmg.br

- Relator: Gilberto Medeiros Ribeiro- Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - Campinas - gmedeiros@lnls.br

- Carlos Henrique Monken - Departamento de Física - UFMG - monken@fisica.ufmg.br

- Reinaldo O. Vianna - Departamento de Física da UFMG - reinaldo@fisica.ufmg.br

- Tito José Bonagamba - Instituto de Física - USP- São Carlos - tito@if.sc.usp.br

Fonte: Mariza Polenz, CNPq




6. VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO I DE QUÍMICA, NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DA FUNREI, EM SÃO JOÃO DEL-REI, MG

Encaminho o edital de concurso para provimento de uma vaga de Professor Adjunto I de Química, no Departamento de Ciências Naturais da FUNREI, em São João del-Rei, MG, para divulgação no boletim eletrônico da SBQ.

Esse edital está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.funrei.br/concursos.

Prof. Paulo César Pinheiro




7. CURSO DE CRISTALIZAÇÃO NO IPT

O curso será realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2001.

O programa do curso é o seguinte:

  • Introdução ao Processo de Cristalização: força motriz; tipos de cristalização; produto x processo x equipamento.
  • Especificação do Produto: tamanho e forma dos cristais; inclusões.
  • Cinética de Formação das Partículas: crescimento de cristais, nucleação.
  • Projeto de Processo: balanços de massa e energia, rendimento e tamanho das partículas.
  • Tipos de cristalizadores industriais.
  • Métodos de Medida: velocidades de nucleação e crescimento; distribuição granulométrica.
  • Cristalização em Batelada e Contínua: efeito da forma de operação, controle da distribuição granulométrica; modelos matemáticos.
  • Mistura: descrição semi-empírica e por fluido-dinâmica computacional (aplicativo Fluent).
  • Precipitação.
  • Tópicos Especiais: cristalização esférica; aditivos casos industriais; experimentos de laboratório; consultoria.

Maiores informações sobre o curso e inscrição podem ser obtidas na página

www.ipt.br/ensino/cursos/

Fonte: Joao Guilherme Rocha Poco, M.Sc., Ph.D.




8. CONCURSO PARA PROFESSOR DE QUÍMICA NA UERN

Inscrições: 1 a 16 de novembro de 2001. Vagas: 02 Química Inorgânica; 02 Físico-química e 01 para Química analítica.

Titulação mínima exigida: Mestrado em Química ou áreas afins

Maiores informações: www.uern.br ou prof. Luiz Gonzaga: 0xx-84-315-2241




9. CNPQ LANÇA NOVA VERSÃO DO CURRÍCULO LATTES

O CNPq acaba de lançar a nova versão do Sistema de Currículos Lattes (CV-Lattes), juntamente com o novo site da Plataforma Lattes de Informações em Ciência e Tecnologia (http://lattes.cnpq.br).

Desde o lançamento da primeira versão do Sistema CV-Lattes, em 1999, a cobertura de currículos no CNPq ultrapassou a marca dos 112.000 registros, constituindo-se na principal base nacional de informações curriculares em C&T.




10. VAGA PARA PÓS-DOC NO GRUPO DO PROF. ULF SCHUCHARDT

O Grupo do Prof. Ulf Schuchardt do Instituto de Química da UNICAMP está procurando um Doutor com experiência em síntese que gostaria de desenvolver o projeto "Desenvolvimento de Catalisadores Heterogêneos de Alumina para Epoxidação Enantiosseletiva de Olefinas". O projeto tem alta relevância científica e tecnológica, pois não existem catalisadores heterogêneos enantiosseletivos estáveis para epoxidação.

O Grupo do Prof. Ulf tem uma larga experiência na epoxidação catalítica e contará neste projeto com a colaboração do Prof. Roger A. Sheldon, da Delft University of Technology (Holanda). Para o candidato será solicitado uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP.

Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Ulf (e-mail: ulf@iqm.unicamp.br).



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br