Prezado(a) Sócio(a) Efetivo(a):
O atual mandato da diretoria, bem como do conselho, vence em maio p.f., sendo que deverá ser dada posse à nova diretoria e ao novo conselho no dia 23, durante a 25a Assembléia Geral Ordinária da SBQ. Assim, conforme previsto no Artigo 16, § 3o, no dia 12 de dezembro p.f. a diretoria e o conselho da SBQ reunir-se-ão para escolher um número máximo de três nomes de candidatos para cada cargo (baseando-se no nível científico e no plano de trabalho de cada um), levando em conta as sugestões feitas pelos sócios. Por outro lado, também deverão ser eleitas diretorias para as divisões e para as secretarias regionais.
Estas eleições obedecerão o seguinte calendário:
Conforme previsto no Artigo 16o, § 2o do Estatuto da SBQ, qualquer sócio efetivo poderá sugerir nomes de candidatos. Portanto, vimos solicitar ao colega que pense em utilizar esta prerrogativa: sugira, sozinho ou com seus colegas de instituição ou de regional, nomes de possíveis candidatos para a diretoria e o conselho da SBQ, bem como para a(s) diretoria(s) de divisão(ões) da SBQ à qual o(s) sócio(s) pertença(m). Toda sugestão deverá ser subscrita por um ou mais sócios.
Todos estão recebendo os formulários específicos para o envio dessas sugestões; no caso de divisão, se o colega pertence a mais de uma, por favor, fotocopie o formulário tantas vezes quantas forem necessárias. Reiteramos que estas sugestões deverão ser recebidas na secretaria executiva da SBQ até 05/12 p.f.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Dias
Secretário Geral
É possível também sugerir os nomes pela rede, acessando a home-page da SBQ (www.sbq.org.br), indo até o link "Serviços Online". Para acesso você precisa usar sua senha e identificação e serão válidas apenas as indicações dos sócios efetivos ativos (com anuidade em dia).
Você deve usar a mesma senha e identificação que usou para inscrição na última reunião da SBQ. Caso tenha esquecido, use o link "Esqueci minha identificação", que o sistema enviará os dados imediatamente para seu e-mail cadastrado na SBQ.
Para Diretoria o sistema perimitirá apenas uma sugestão para cada cargo.
Para Conselho Consultivo podem ser sugeridos até seis (6) nomes.
Para Divisões Científicas o sistema permitirá que o sócio sugira nomes apenas para as divisões a que está filiado.
Para mais informações sobre o link "Serviços Online, leia a próxima mensagem.
Nota: As sugestões devem ser encaminhadas ou pela rede (usando os Serviços Online), ou por correio. PARTICIPE!!!
Luiz Carlos Dias
Secretário Geral
Prezado colega,
A SBQ está criando novos canais para atender ainda melhor a todos os sócios.
Neste sentido criamos em nossa homepage (www.sbq.org.br) um link que permitirá a todos os colegas a atualização/alteração de seus dados cadastrais junto a SBQ. Neste link chamado "Serviços Online" os colegas poderão atualizar sempre que necessário seus endereços, e-mails, checar última anuidade paga, etc.
Será possível também solicitar alteração de sua categoria de sócio, sujeita a aprovação pela SBQ.
No link "Verifica pendências com a SBQ", você poderá checar sua situação junto a SBQ em termos de pendências como anuidade, assinaturas de revistas, etc.
O acesso as alterações cadastrais, inscrição, pagamentos, recibos e outros serviços a serem incorporados aos poucos será restrito aos usuários que tem senha de acesso. Quando a pessoa se cadastra ela é obrigada a digitar um usuário e senha que vai ser usada para ter acesso aos serviços.
Para ter acesso aos serviços da SBQ é preciso estar cadastrado. Se você não é cadastrado na SBQ, cadastre-se antes de solicitar sua senha. O link para o cadastro está no mesmo local ("Cadastre-se na SBQ").
Quem solicitou senha para a última reunião anual, basta colocar a mesma identificação e a mesma senha. Se você esqueceu sua senha ou quer obter sua senha use os serviços "Esqueci minha identificação" ou "Obter identificação de acesso", respectivamnete, que as mensagens serão automaticamente enviadas para seu endereço eletrônico.
É importante que todos atualizem seus dados antes da inscrição na próxima reunião.
Este serviço estará em constante manutenção e pequenas alterações certamente estarão sendo realizadas no sentido de tornar mais ágil o processo.
Estamos a disposição de todos para eventuais esclarecimentos. Fiquem a vontade para entrar em contato em caso de qualquer dúvida. Vamos todos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!
O número 6, Volume 24 (Novembro/Dezembro 2001) de Quimica Nova já está On Line
Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm
O Comitê Especial, formado pelo Comitê Assessor da Área de Química acrescido de outros membros da comunidade (química), para avaliar as 426 propostas de pesquisa da área de Química, referentes ao Edital CNPq 01/2001, reuniu-se nos dias 10/09 a 14/09, no CNPq. Os trabalhos foram coordenados pelo Prof. César Zucco.
Inicialmente, o Comitê Especial discutiu os critérios que deveriam ser observados, respeitando-se todos os itens constantes do Edital e que foram formulados em planilha específica. Portanto, a planilha, incluindo os itens abaixo descritos, foi rigidamente seguida para evitar problemas no tratamento estatístico da demanda pós-julgamento de todas as áreas concorrentes.
Os ítens da avaliação foram:
A sistemática adotada pelo Comitê Especial permitiu, em vários momentos, discussões aprofundadas sobre a aplicação dos critérios na seleção dos projetos com mérito acadêmico-científico, no sentido de atingir a melhor qualidade do processo de avaliação. Os projetos, sempre por faixa de financiamento, foram classificados, inicialmente, em dois grupos: os favoráveis no mérito, 342 (51 na faixa A, 103 na faixa B, 134 na faixa C e 54 na faixa D), os desfavoráveis ou não enquadrados, 84 (23 na faixa A, 19 na faixa B, 23 na faixa C e 19 na faixa D). Em seguida, os projetos favoráveis no mérito receberam pareceres, com notas, que foram relatados e amplamente discutidos por todo o Comitê. Desta forma, foi construída a demanda qualificada, em ordem decrescente de mérito, pelas quatro faixas de financiamento.
Os projetos considerados desfavoráveis também foram relatados e todos receberam parecer justificado. Os projetos de membros do Comitê necessariamente receberam três pareceres ad hoc e serão incluídos na demanda pela diretoria do CNPq.
É oportuno relacionar algumas dificuldades encontradas na avaliação das propostas: i) houve um número significativo de projetos com um ou nenhum parecer de consultores ad hoc; ii) diversos pareceres ad hoc foram mal formulados e não conclusivos; iii) alguns consultores ad hoc emitiram parecer, quando por motivo de conflito de interesses, deveriam se abster; iv) muitos currículos Lattes continuam mal preenchidos, i.e., não se coloca, ordenamente, Artigos Completos Publicados em Periódicos, trabalhos completos publicados em anais e trabalhos resumidos nos itens específicos do formulário.
O Comitê, por fim, tem observado que os pesquisadores emergentes ou recém-doutores continuam com muitas dificuldades de financiamento de suas pesquisas, pois não conseguem concorrer com os demais pesquisadores, principalmente, em currículo, experiência e envolvimento com a formação de recursos humanos. Por isso, não raro excelentes propostas de pesquisa não são apoiadas. O Comitê sugere à Diretoria do CNPq que seja preparado um edital específico para os pesquisadores com até 5 anos de doutoramento ou que se utilize uma faixa específica do edital universal para contemplar esse grupo de pesquisadores. O Comitê sugere, ainda, que os recursos aprovados em dólares tenham a devida correção cambial, pois muitas propostas estão sendo inviabilizadas, em seus objetivos, pela perda do poder aquisitivo.
Brasília, 19 de setembro de 2001.
Comitê Especial:
A partir do dia 15/10, o CNPq passou a ter novo presidente, Esper Cavalheiro, e também três novos membros no seu Conselho Deliberativo. Cavalheiro passa a presidir também o CD, em substituição a Evando Mirra. Os demais representantes vão ser substituídos em razão dos seus respectivos mandatos terem expirado.
Os novos membros do Conselho Deliberativo, além de Esper Cavalheiro, são os Professores Oswaldo Luiz Alves da Unicamp, no lugar de Alejandro Szanto de Toledo (USP); Rubem George Oliven (UFRGS), substituto de Carlos Alberto Vogt (Unicamp); e Jacob Palis Junior (Impa), em substituição a Ricardo Gattass (UFRJ).
A conselheira Angela Uller (UFRJ), uma das representantes da comunidade tecnológica, teve seu mandato renovado por mais dois anos.
O Conselho Deliberativo do CNPq é composto ao todo por 18 membros. Desses, cinco são "natos", por serem da própria instituição ou do MCT.
A exceção é o representante da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Os demais membros sao "designados". Seis representam a comunidade científica, três a tecnológica, também há três representantes da área empresarial e um dos servidores do CNPq.
Entre outras atribuições, compete ao Conselho Deliberativo:
A formação do quadro do Conselho Deliberativo do CNPq é a seguinte:
Esper Abrao Cavalheiro - Nato CNPq Alice Rangel de Paiva Abreu - Nato CNPq Carlos Américo Pacheco - Nato MCT Mauro Marcondes Rodrigues - Nato Finep Abilio Afonso Baeta Neves - Nato Capes/MEC Oswaldo Luiz Alves - Designado Unicamp - Comunidade científica Ruben George Oliven - Designado UFRGS - Comunidade científica Fernando Galembeck - Designado Unicamp - Comunidade científica José Luiz Fiorin - Designado USP - Comunidade científica Jacob Palis Junior - Designado Impa - Comunidade científica Paulo Sergio Lacerda Beirão - Designado UFMG - Comunidade científica Angela Maria Cohen Uller - Designada UFRJ - Comunidade tecnológica Carlos Sergio Asinelli - Designado IEL/CNI - Comunidade tecnológica Odilon Marcuzzo do Canto - Designado Cientec/RS - Comunidade tecnológica Flavio Grynszpan - Designado Motorola do Brasil Ltda. - Comunidade empresarial Celso Antonio Barbosa - Designado Villares S/A.- Comunidade empresarial Manoel Dantas Barreto Filho - Designado Frutas do Nordeste - Comunidade empresarial Carlos Eduardo Costa Almeida - Designado CNPq - Servidores do CNPq.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MCT
Nota do Editor: Os membros da Diretoria e do Conselho da SBQ com muita satisfação e alegria parabenizam o Prof. Oswaldo Luiz Alves, ex-Presidente da SBQ e atual membro do Conselho, que vai ocupar como Membro Titular, assento no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A posse se dará no dia 25/10, próxima quinta-feira.
Com a autorização concedida pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares - através da portaria 210, publicada no Diário Oficial da União de 8 de outubro -, o Inmetro divulga o seu concurso público para preenchimento de 117 cargos de níveis superior e médio. Veja em nosso site os requisitos básicos para a inscrição.
De acordo com a A seleção dos candidatos será feita no dia 2 de dezembro próximo
simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Recife e
terá provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Para
o cargo de pesquisador haverá ainda uma avaliação de títulos, de
caráter unicamente classificatório.
A remuneração básica para os sete cargos de pesquisador (nível
superior) é de R$ 1.654,14. É a mais alta estabelecida pelo edital.
Os candidatos a esses cargos devem estar aptos a desenvolver projetos
científicos e tecnológicos em metrologia e ter diploma de pós-graduação
em nível de mestrado ou doutorado em uma das seguintes áreas: Física,
Química, Engenharia Química, Engenharia de Mecânica, Engenharia
Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas e Engenharia
dos Materiais.
Para os 85 cargos de tecnologista (nível superior), a remuneração
básica é de R$ 1.244,09. A remuneração é a mesma para os seis cargos
de analista júnior, sendo três para graduados em Ciências Contábeis e
três para graduados em Economia. Para os 19 cargos de técnico I (nível
médio), a remuneração básica é de R$ 685,01. A jornada de trabalho para
todos os cargos oferecidos será de 40 horas semanais.
As inscrições para o concurso público estarão abertas de 29 de outubro
a 9 de novembro deste ano, exceto aos sábados, domingos e feriados.
Poderão ser feitas em algumas agências da Caixa (veja lista no edital),
por procuração, via postal ou pela Internet. A execução das provas será
feita pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da
Universidade de Brasília (UnB).
Para mais informações, consulte a íntegra do
edital n.º 1/2001 do Inmetro, de 9 de outubro de 2001, que estabelece
as regras para a realização do concurso público.
www.cespe.unb.br/concursos/inmetro/principal.html
Maiores informações podem ser obtidas nos seguintes sitios
Informações gerais sobre o INMETRO:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de
Brasília (UnB). www.unb.br/
http://www.inmetro.gov.br
Poertaria 210:
www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/portaria210.asp
O Programa de PG em Química Orgânica da UFF está realizando seleção para preenchimento de 1 (uma) vaga em seu Curso de Mestrado (bolsa CNPq).
O Curso destina-se a graduados em Química (Industrial, Licenciatura e Bacharelado), Farmácia, Engenharia Química e áreas afins.
As inscrições podem ser realizadas no período entre de 29/10/2001 a 06/11/2001 (de 9 às 11h30) e informações podem ser obtidas via os seguintes e-mails: : gqocica@vm.uff.br; liliane@rmn.uff.br ou através do telefone (021) 7193349.
A Seleção será realizada através de provas: Prova escrita, de conhecimentos de Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise (Infravermelho, Espectrometria de Massas e Ressonância Magnética Nuclear): dia 12/11/2001 às 8:00 hs - sala 214 - IQ / UFF. Prova de Entrevista / Análise de Curriculum Vitae: dia 13/11/2001 às 08:00 h - sala 214 do IQ / UFF.
Secretaria Geral SBQ