A Pró-reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE informou a Secretaria Regional da SBQ em Pernambuco que o lançamento do edital para o concurso para preenchimento de vaga de Professor Adjunto Nível-1 na área de química, previsto para surgir nos jornais locais, no próximo domingo, dia 14/10/2001, será adiado.
A mesma informa que o conteúdo do concurso que foi divulgado no Boletim Eletrônico no. 290 permanecerá inalterado. Os interessados poderão em breve saber da nova data de divulgação através deste Boletim.
Cordialmente,
João Bosco P. da Silva
Sec. Reg. SBQ-PE
Nota do Editor: O Edital do concurso foi divulgado no Boletim da SBQ No. 290, notícia 2.
A Casa da Ciência estará apresentando, a partir do dia 16 de outubro, o evento "Química para poetas", uma iniciativa conjunta do Instituto de Química - UFRJ e a Casa da Ciência.
O projeto "Ciência para poetas" busca levar ao público, de forma dinâmica, diversos temas da ciência através de palestras que utilizam recursos multimídia e experimentos interativos. Os encontros acontecerão no auditório da Casa da Ciência às terças-feiras, de 16 de outubro a 11 de dezembro de 2001, com início às 18:30 horas.
Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo telefax (21) 2542.7494 ou pelo e-mail cienciaparapoetas@casadaciencia.ufrj.br. Quem assistir a, no mínimo, 80% das apresentações receberá certificado.
PROGRAMAÇÃO
1- "ENTRE VITRAIS E TRANSPARÊNCIAS: A FASCINAÇÃO DO VIDRO"
16/10/2001
Prof. Oswaldo Luiz Alves (Instituto de Química - UNICAMP)
2- "PÃO E VINHO: A ARTE E A CIÊNCIA DA FERMENTAÇÃO"
23/10/2001
Profa. Anita Dolly Panek (Instituto de Química - UFRJ)
3- "PLANTAS TRANSGÊNICAS:
MODELOS DE LABORATÓRIO, PRODUTOS COMERCIAIS
E ONDE FICA A NATUREZA?
30/10/2001
Prof. Rogério Margis (Instituto de Química - UFRJ)
4- "PEQUENOS VAMPIROS: A AÇÃO DOS INSETOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS"
06/11/2001
Profa. Glória Regina Cardoso Braz (Instituto de Química - UFRJ)
5- "EMISSÁRIOS SUBMARINOS: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?"
13/11/2001
Profa. Cristina Baptista Maia (Instituto de Química - UFRJ)
6- "AS ESTROFES DA QUÍMICA"
27/11/2001
Prof. José Alberto Portela Bonapace (Instituto de Química - UFRJ)
7- "O MUNDO DA COR"
04/12/2001
Profa. Maria Domingues Vargas (Instituto de Química - UNICAMP)
8- "BORODIN: ENTRE A BATUTA E O TUBO DE ENSAIO"
11/12/2001
Prof. Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (Instituto de Química - UFRJ)
PARTICIPAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM DO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA
REGÊNCIA: Maestro Marco A. Maceri (CBM)
Pesquisas voltadas para acelerar reações químicas que permitem a produção em larga escala de medicamentos, incluindo antibióticos, antiinflamatórios e remédios para o coração, tiveram ontem o reconhecimento da Royal Swedish Academy of Sciences.
Os americanos William Knowles e Barry Sharpless e o japonês Ryoji Noyori, conquistaram o Prêmio Nobel de Química e vão receber US$ 1 milhão.
"Eles levaram adiante as fronteiras da investigação científica", declarou o professor Per Ahlberg, do comitê do Nobel.
Os estudos partiram do fato de que muitas moléculas aparecem de forma assimétrica, tal como são as maos direita e esquerda. Essa diferença é fundamental, uma vez que células doentes podem responder bem a apenas uma delas.
É o caso da talidomida, usada em mulheres grávidas nos anos 60. Uma das formas da droga ajudava a controlar a náusea, enquanto a outra causava o nascimento de bebes defeituosos.
As descobertas geraram métodos de produção de apenas uma das formas das moléculas. Sharpless, de 60 anos, professor do Scripps Research Institute, na Califórnia, receberá metade da premiação. Sua pesquisa permitiu a produção de remédios para o coração, como os beta-bloqueadores.
Knowles, de 84 anos, trabalhou na companhia Monsanto, no Missouri, antes de se aposentar em 86.
Foi nesse período que descobriu o processo industrial para a produção da L-Dopa, a droga usada no tratamento da doença de Parkinson. Noyori, de 63 anos, da Universidade de Nagoia, partiu do trabalho de Knowles para desenvolver catalisadores mais eficientes que produziram, por exemplo, o mentol.
Também foi graças às suas pesquisas que drogas contra úlcera foram descobertas. Além das drogas, muitos aromatizantes e inseticidas puderam ser criados com variações desses métodos.
Como é comum em suas premiações, o comitê do Nobel comunica os vencedores antes da divulgação. A academia, contudo, não conseguiu avisar Sharpless. Ele estava dormindo quando tentaram encontrá-lo. "Eu esperei 20 anos por isso", brincou. Nada mal para quem, em 1980, iniciava uma pesquisa usando tinta branca e algumas gotas de vinho.
O comitê deverá anunciar o ganhador do Nobel da Paz nesta sexta-feira. Entre os cotados está a Pastoral da Criança, dirigida por dona Zilda Arns.
Fonte: O Estado de SP, 11/10
A Central Analítica do IQUSP tem abertas:
Central Analítica do IQUSP
O ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, preside nesta segunda-feira à tarde uma cerimônia oficial de transferência do cargo de presidente do CNPq de Evando Mirra para Esper Cavalheiro.
Mirra deixa o CNPq - que ele assumiu em 99 - para se dedicar por inteiro à criação, estruturação e deslanche do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, peça considerada essencial no processo de administração do conjunto dos fundos setoriais e seus novos e polpudos recursos.
Mirra foi eleito presidente do Centro durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Brasília de 18 a 21 de setembro.
Esper, professor e pesquisador da Universidade Federal de SP (Unifesp), vinha exercendo o cargo de secretário de Politicas e Programas de C&T do Ministério.
Esper substitui Mirra no comando do CNPq dentro de uma estratégia de continuidade, conforme já frisaram altas autoridades do MCT e do CNPq.
Ofício Circular COOBQ
Brasília (DF), 11 de outubro de 2001.
Prezados (as)
Pró-Reitores (as)
Coordenadores (as) de Cursos de Pós-Graduação
Orientadores (as) de Doutorado
Vimos, mais uma vez, informar a Vs. Sas. que o prazo para solicitação de bolsas novas e renovações de mestrado e doutorado no país se encerra no próximo dia 15 de outubro.
Nesse sentido, pedimos a máxima atenção para que as solicitações sejam feitas no prazo acima mencionado, de acordo com os procedimentos amplamente divulgados por meio do Manual Mestrado Doutorado no país 2001-2002, sob pena de não haver concessão de renovação ou novas bolsas nesta demanda, cuja vigência iniciar-se-á a partir de 1 de março de 2002.
Atenciosamente,
Jovan Guimarães Gadioli dos Santos
Coordenador de Operação das Bolsas por Quotas
Secretaria Geral SBQ