Prezado colega,
A SBQ está criando novos canais para atender ainda melhor a todos os sócios.
Neste sentido criamos em nossa homepage (http://www.sbq.org.br) um link que permitirá a todos os colegas a atualização/alteração de seus dados cadastrais junto a SBQ. Neste link chamado "Serviços Online" os colegas poderão atualizar sempre que necessário seus endereços, e-mails, checar última anuidade paga, etc.
Será possível também solicitar alteração de sua categoria de sócio, sujeita a aprovação pela SBQ.
No link "Verifica pendências com a SBQ", você poderá checar sua situação junto a SBQ em termos de pendências como anuidade, assinaturas de revistas, etc.
O acesso as alterações cadastrais, inscrição, pagamentos, recibos e outros serviços a serem incorporados aos poucos será restrito aos usuários que tem senha de acesso. Quando a pessoa se cadastra ela é obrigada a digitar um usuário e senha que vai ser usada para ter acesso aos serviços.
Para ter acesso aos serviços da SBQ é preciso estar cadastrado. Se você não é cadastrado na SBQ, cadastre-se antes de solicitar sua senha. O link para o cadastro está no mesmo local ("Cadastre-se na SBQ").
Quem solicitou senha para a última reunião anual, basta colocar a mesma identificação e a mesma senha. Se você esqueceu sua senha ou quer obter sua senha use os serviços "Esqueci minha identificação" ou "Obter identificação de acesso", respectivamnete, que as mensagens serão automaticamente enviadas para seu endereço eletrônico.
É importante que todos atualizem seus dados antes da inscrição na próxima reunião.
Este serviço estará em constante manutenção e pequenas alterações certamente estarão sendo realizadas no sentido de tornar mais ágil o processo.
Estamos a disposição de todos para eventuais esclarecimentos. Fiquem a vontade para entrar em contato em caso de qualquer dúvida. Vamos todos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!
Um excelente fim de semana a todos!!!
Luiz Carlos
A 25a Reunião Anual da SBQ será realizada no período de 20 a 23 de maio de 2002, em Poços de Caldas, MG.
O tema da reunião será: 25 Anos da SBQ - Reflexão Crítica e Perspectivas
Desde a última reunião, avaliamos várias propostas de local para sediar as reuniões da SBQ, tais como: Águas de Lindóia, Santos, Uberlândia, Caxambu, São Lourenço...
Em todas encontramos dificuldades relacionadas a infra-estrutura e, principalmente, custo da reunião. Os preços dos alugueis dos centros de convenções são muito altos e o valor das diárias para hospedagem dos participantes está bem acima do que é aplicado pelos hotéis em Poços de Caldas
Enquanto estávamos avaliando estas propostas, rececebemos várias ligações do presidente do sindicato da rede hoteleira e do secretário de turismo de Poços de Caldas, querendo chegar a um acordo para que as Reuniões Anuais da SBQ não saissem de Poços de Caldas.
Marcamos uma reuniao na sede da SBQ, quando ficou acertado, após os mesmos terem assumido que as falhas ocorridas durante reuniões anteriores não viriam a se repetir, que a 25a RASBQ seria realizada no período de 20 a 23 maio de 2002, lá em Poços.
Vamos acertar todos os detalhes em um contrato assinado pelas partes interessadas, com o objetivo de evitar a repetição dos problemas que vimos enfrentando já há alguns anos.
Em breve estaremos divulgando a programação da 25a RASBQ, quando estaremos comemorando os 25 anos de fundação da SBQ.
No período de 07 à 11 de Outubro de 2001 será realizada a 1a. Semana de Química, organizada pelo CAEQ (CENTRO ACADÊMICO DOS ESTUDOS DE QUÍMICA) e ALL QUÍMICA (Empresa Júnior), com apoio da SBQ -Regional Campinas e Instituto de Química- Unicamp.
Gostaríamos de contar com a presença de todos os Srs. para prestigiarem não só a nós, organizadores, mas os demais colegas que estarão envolvidos.
Para maiores informações visite o site: www.semanadequimica.cjb.net
Agradeço pela atenção dispensada,
Ana Paula Marolla- Membro da Organização da 1a. SEMANA DE QUÍMICA
Enquanto a Esplanada dos Ministérios era ocupada ontem por professores grevistas, a Advocacia Geral da União (AGU) se mobilizava para tentar reverter no Judiciário decisões favoráveis ao pagamento dos salários da categoria.
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, disse que só vai efetuar o pagamento dos grevistas se eles voltarem ao trabalho ou se a Justiça assim o obrigar.
Paulo Renato alegou que a decisão de suspender o pagamento do salário é administrativa. "Se eu pagar agora, eles continuam em greve e o semestre estará perdido."
Ele disse que pagará os servidores dos hospitais universitários, os cedidos e os que atuam nas procuradorias, que não pararam.
Quase ao mesmo tempo em que a AGU protocolava o recurso no Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça garantiu o repasse das verbas para o pagamento dos salários dos filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional.
O não-pagamento dos salários fez os funcionários do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do RJ (UFRJ) suspenderem as cirurgias que estavam agendadas para ontem. Em Curitiba, o atendimento externo do Hospital de Clínicas será interrompido a partir desta quinta-feira.
Em SP, a reitoria da USP informou que não houve paralisação na instituição nesta quarta-feira, dia marcado para reivindicações de reajuste salarial. A Associação dos Docentes da USP (Adusp) terá hoje um balanço da greve.
Na Unicamp, os sindicatos informaram que 85% dos docentes não trabalharam. A reitoria diz que apenas 20% da instituição parou. Na Unesp, segundo a associação dos docentes, a adesão foi de 30%.
No segundo dia de paralisação das escolas estaduais do Rio, 700 mil estudantes ficaram sem aulas, de acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. O governo afirma que menos de 1% das escolas pararam.
Fonte: O Estado de SP, 4/10
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, reafirmou nesta quarta-feira, durante audiência com o presidente da Confederacao Nacional dos Trabalhadores em Educacao, Carlos Augusto Abgalil, que os salários dos servidores e dos professores das Universidades federais serão pagos assim que essas categorias voltarem ao trabalho.
Enfatizou que vai lutar até a última instância para garantir o direito dos alunos retornarem às aulas e o não cancelamento do semestre e dos vestibulares.
Em coletiva de imprensa, o ministro informou que a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com "embargo de declaração" no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a liminar que obriga o governo a pagar o salário do mês de setembro aos servidores em greve. No final da tarde, a AGU recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da liminar concedida pelo STJ.
Diálogo - O ministro Paulo Renato enfatizou que continua aberto às negociações. Lembrou que hoje haverá novo encontro com a Federação do Sindicato Nacional dos Servidores das Universidades Brasileiras (Fasubra), quando representantes do sindicato vão apresentar uma resposta ao Ministério em relaçao às propostas, feitas na última segunda-feira, inclusive a da incorporação ao salário base de 50% da Gratificação por Atividade Executiva (GAE).
Em relação às reivindicações do Sindicato Nacional dos Docentes (Andes), o ministro Paulo Renato se comprometeu a não enviar para o Congresso Nacional, nos próximos 60 dias, o projeto que regulamenta a Lei do Emprego Público e sugeriu aos reitores das Universidades federais a manutenção do Regime Jurídico Único, com um sistema de previdência complementar para os professores e servidores contratados no futuro.
Pagamento - Ao mesmo tempo em que o Ministério da Educação contesta as ações dos grevistas e aguarda a posição da Justiça, o ministro determinou o pagamento dos salários dos servidores dos Hospitais Universitários, funcionários cedidos e procuradores. Para isso, foram liberados hoje, 3, para as Universidades, R$ 42 milhões que pagarão os salários de 28.362 funcionários.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC
Dez programas de pos-graduação no Brasil estão iniciando um projeto piloto para tentar diminuir o tempo de duração do mestrado, que passa de dois anos para um.
A redução faz parte da Pós-Graduação Integrada, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para acelerar a chegada do aluno ao doutorado.
Inicialmente, a agência de incentivo à pesquisa limitou em 30% o limite de alunos de cada curso com permissão para fazer o "mestrado rápido". Os escolhidos serão estudantes com bom desempenho e que tem intenção de ingressar no doutorado.
O CNPq também só oferece a opção para os programas de pós-graduação que tem, no mínimo, nota 6 da Capes, o órgão responsável pelas avaliações dos cursos de mestrado e doutorado e que também oferece bolsas.
A decisão final de acelerar ou não os cursos é das Universidades, mas as agências financiadoras tem grande influência porque a grande maioria dos alunos recebe bolsas com prazos definidos (máximo de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado).
No ano passado, o CNPq começou a estudar formas de incentivar as Universidades a reduzir o tempo do mestrado. Para isso, promete oferecer bolsas extras de iniciação científica para os programas de pós-graduação que aderirem ao projeto piloto.
O aluno também é estimulado. Além de acelerar o curso, ele terá direito a um fundo de reserva de 15% do valor de sua bolsa para ser sacado como auxílio à pesquisa que realizar no doutorado.
"A princípio, nosso projeto será direcionado para os cursos em que o mestrado não faz mais sentido sem o doutorado, como a área de física, por exemplo", explica Celso Melo, diretor do CNPq e um dos autores do projeto. E acrescenta: "Mas, com o tempo e se a experiência der certo, queremos reduzir as restrições e ampliar o plano para os cursos e alunos com notas menores."
A Capes tem um projeto semelhante ao do CNPq. A agência tem apoiado cursos de mestrado mais curtos para docentes. Segundo Luiz Loureiro, diretor de Programas da Capes, a instituição tem preferido estimular a redução do tempo em programas direcionados para professores que tem o aval da Universidade.
"É uma forma de acelerar os cursos sem correr riscos, porque já sabemos quem estamos escolhendo", explica. Loureiro afirma que "existem barreiras" na Universidade para a aceleração dos mestrados. "É um nó cultural", diz. "Além disso, em alguns casos, o mestrado tem servido para cobrir deficiências da graduação."
Glaci Zancan, presidente da SBPC e professora de bioquímica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que a UFPR já promove aceleração dos cursos há alguns anos.
Segundo ela, em alguns casos, o aluno pula o mestrado e vai direto para o doutorado. "A legislação que criou a pós, nos anos 60, permite flexibilidade de tempo. O mestrado nunca foi pré-requisito para o doutorado. São, aliás, conceitos teóricos bem diferentes", afirma.
A única ressalva que faz é a de que as Universidades mantenham sistemas criteriosos de avaliação dos alunos.
Fonte: O Estado de SP, 3/10
O MCT, por intermédio da Secretaria de Coordenação e Gerenciamento do PADCT, em conjunto com o CNPq, torna público a relação dos projetos aprovados para contratação, relativos aos editais MSI 01 e MSI 02, do Programa Institutos do Milênio.
Grupo I
01 - Título: Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região - Instituições Participantes da Rede: IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada; LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica; CPTEC/INPE; UNICAMP; USP/SP; UFPE; UFCE; USP/São Carlos; UFRGS; UNESP; UFSC; UFRJ; PUC/RIO;UFF; UFSCar; UFMG - Coordenador: Jacob Palis Junior.
02 - Título: Instituto Fábrica do Milênio - Instituições Participantes da Rede: USP/São Carlos; UFMG; UFPE; UFRN; EMBRAPA; UFBA; CNEN; UNICAMP; UFSC; UFSCar; UNESP; UNIMEP - Coordenador: João Fernando Gomes de Oliveira.
03 - Título: Núcleo de Estudos Costeiros - Instituições Participantes da Rede: UFPA; FUA/AM; UFCE; UFMA; PUCRS; MPEG - Coordenador: Horácio Schneider.
04 - Título: Instituto do Milênio para Evolução de Estrelas e Galáxias na era dos grandes Telescópios: Implementação de Instrumentação para o SOAR e Gemini - Instituições Participantes da Rede: USP; UCS/RS; UFSC; UEFS-BA; UNICAP-PE; UNICSUL; UNIP-SP; EFEI/MG; UESC/BA; UFES; LNA/Laboratorio Nacional de Astrofisica/MG; UFRJ; INPE; UFRN; UFMG; UEL/PR; UFRGS; ON/Observatório Nacional - Coordenadora: Beatriz Leonor Silveira Barbuy.
05 - Título: Integração de Melhoramento Genético, Genoma Funcional e Comparativo de Citros - Instituiçoes Participantes da Rede: IAC/ Centro de Citricultura Sylvio Moreira; UEM/PR; UNICAMP; UNESP; FUNDAG/Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola/SP; UFLA/MG - Coordenador: Marcos Antonio Machado.
06 - Título: Estratégias integradas para estudo e controle da tuberculose no Brasil: novas drogas e vacinas, testes diagnósticos e avaliação clínico-operacional - Instituições Participantes da Rede: USP/Ribeirão Preto; PUC/RS; UFMG; UENF; UNESP; UFRJ; UFSC; UFRGS; UNICAMP; MS; INPA; FIOCRUZ; UNIFESP, UFES; IBU/Instituto Butantã; UFGO; UGF - Coordenador: Célio Lopes Silva.
07 - Título: Mudanças de Uso de Solo na Amazonia: Implicações Climáticas e na Ciclagem de Carbono - Instituições Participantes da Rede: USP; EMBRAPA; FCAP/PA; ULBRA/RO; UFAC; UFPA; MPEG; CNEN; INPA; INPE; UNIR; IPEN; UFMT - Coordenador: Paulo Eduardo Artaxo Netto.
08 - Título: Instituto de Informacao Quantica - Instituicoes Participantes da Rede: UFRJ; UFSCAR; UFMG; UFF; LNLS/Laboratorio Nacional de Luz Sincrotron ; UNICAMP; UFPE; CBPF; UFAL/AL - Coordenador: Luiz Davidovich.
09 - Título: Instituto do Milênio de Materiais Complexos - Instituições Participantes da Rede: UNICAMP; UFRJ; USP; UFPE - Coordenador: Fernando Galembeck.
10 - Título: Institutos de Nanociências - Instituições Participantes da Rede: UFMG; CETEC/MG; UFJF; UFRJ; UFF; UERJ; LNLS; FUNREI-MG; ITP/SE; UFBA; PUC/RJ; CNEN; CBPF; UFV - Coordenador: Alaor Silvério Chaves.
11 - Título: Água-uma visão mineral - Instituições Participantes da Rede: UFMG; UFPB; UFOP/MG, FEAM-MG; PUC/RJ; UFRGS; USP; UFRN; UFRJ; CNEN - Coordenadora: Virgínia Sampaio Teixeira Siminelli.
12 - Título: Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos - Instituições Participantes da Rede: USP/Sao Carlos; UFRN; UNESP; USP; UFPR; UFPI; UNICAMP; UFSCAR; COPEL/PR; UFMT - Coordenador: Roberto Mendonça Faria.
13 - Título: Instituto de Investigação em Imunologia - Instituições Participantes da Rede: USP; UFMG; UFBA; UNESP; FIOCRUZ; UnB; IBU/Instituto Butantã - Coordenador: Jorge Kalil.
14 - Título: Bioengenharia Tecidual: Terapias celulares para doenças crônico-degenarativas - Instituições Participantes da Rede: FIOCRUZ; UFPA; UNIFESP; UFES; UFJF; UFRGS; UERJ; INC/Instituto Nacional de Cardiologia-RJ; USP; INCA/ Instituto Nacional do Câncer-RJ; UFRJ; CBPF; ILPC/Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer - Coordenador: Ricardo Ribeiro dos Santos.
15 - Título: Rede de Pesquisa em Sistema de Chip, Microssistemas e Nanoeletrônica - Instituições Participantes da Rede: UNICAMP; UFRGS; UFPE; USP; UFSC; UnB; UFRJ - Coordenador: Jacobus Willibrordus Swart.
Grupo II
01 - Título: Uso e Apropriação de Recursos Costeiros - Instituições Participantes da Rede: FURG; USP; UFSC; UNISUL/SC; USU/Universidade Santa Ursula/RJ; UFPA; UFMA; UFES; UFRGS; UFRPE; UFF; MPEG; EPAGRI/SC; UFPR; UFPE - Coordenador: Jorge Pablo Castello.
02 - Título: Instituto do Milênio do Semi-Árido: Biodiversidade, Bioprospecção e Conservação de Recursos Naturais - Instituições Participantes da Rede: UEFS/BA; CRA/Centro de Recursos Ambientais/BA; UFPE; EMBRAPA; UFBA; CNIP/Centro Nacional de Informacoes sobre Plantas/PE; FIOCRUZ; IPA/PE; UFF; UFRJ; UFRPE; ESAM/RN; UFPI; IMA/AL; UNEB/BA; UFCE; UFPB; UESB; IBAMA; UFAL - Coordenadora: Ana Maria Giulietti.
Fonte: Retirado do site do CNPq
Secretaria Geral SBQ