O site da SBQ (www.sbq.org.br) conta agora com a ferramenta de busca através do serviço da Google. Para acesso clique no botão "Procurar", na página principal da SBQ.
Através dele o visitante pode fazer sua pesquisa tanto na internet como nas páginas internas da SBQ, bastando digitar a(s) palavra(s) desejada(s) e marcar o local onde deseja que esta(s) seja(m) pesquisada(s), na internet ou no site da SBQ.
Por exemplo, se você quiser encontrar uma notícia publicada em algum dos Boletins da SBQ, basta digitar uma palavra que você lembre, do título ou do texto e clicar em "Google Search".
O mecanismo da Google é bastante confiável, simples de usar e contém várias dicas de como proceder para alcançar com rapidez a informação desejada. Este sistema utiliza uma sofisticada tecnologia de última geração para produzir, com eficiência, os resultados certos em cada consulta.
Caso tenha alguma dúvida, consulte o link "dicas de pesquisa", na página de busca.
No dia 22 de Junho passado reuniram-se no Auditório do Instituto de Química da UNICAMP ex-alunos, alunos e professores para comemorar o Dia do Químico, ocasião na qual foi fundada a ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO IQ/UNICAMP - EXALQUIM-UNICAMP. Uma diretoria provisória foi nomeada (José Augusto R. Rodrigues, Jarbas J.R. Rohwedder, Luiz A. Zabotto e Roberto A.M. Zucchetti), à qual foi delegada a missão de redigir o Estatuto da Associação e tomar as providências necessárias para sua efetiva implementação.
A EXALQUIM congregará ex-alunos de graduação e de pós-graduação do IQ/UNICAMP, devendo reunir-se anualmente em Assembléia Geral Ordinária no dia 18 de Junho, ou na primeira sexta-feira subsequente a este dia (a próxima Assembléia já está agendada para o dia 21 de Junho de 2002). A diretoria da Exalquim solicita aos ex-alunos do IQ/UNICAMP que enviem seus dados para o endereço eletrônico exalquim@iqm.unicamp.br para que sejam cadastrados.
Como parte do Evento, foi realizada uma mesa-redonda sobre "O papel do IQ-Unicamp na formação do profissional de química", da qual participaram o Prof. Dr. Francisco Pessine (formando da 1a. turma de graduação do IQ), Prof. Dr. Oswaldo L. Alves (ex-aluno IQ, membro da Academia Brasileira de Ciências), Dra. Marília Guilherme (ex-aluna IQ, gerente da Unilever), Dr. Eduardo Canto (ex-aluno IQ, Professor do Ensino Médio) e, como coordenador, o Prof. Dr. Cláudio Airoldi (1o. Doutor formado pelo IQ).
Após o encerramento da mesa, houve um coquetel de confraternização, no qual estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre ex-alunos, atuais alunos (de graduação e pós-graduação) e professores.
A comemoração do Dia do Químico e a fundação da Exalquim foi um Evento promovido conjuntamente pela Secretaria Regional de Campinas e pela Diretoria do Instituto de Química, sendo coordenada pelo Prof. José Augusto R. Rodrigues.
Ivo M. Raimundo Jr.
Instituto de Quimica - UNICAMP
SBQ - Regional Campinas
IV Brazilian Meeting on Diamond, Diamond-Like, Nanotubes, Nitrides & Silicon Carbide will take place at the Hotel Leão da Montanha located in Campos do Jordão, Brazil, November 28-30, 2001.
FIRST ANNOUNCEMENT AND CALL FOR PAPERS
Dear colleague:
I am pleased to announce that IV Brazilian Meeting on Diamond, Diamond-Like, Nanotubes, Nitrides & Silicon Carbide will take place at the Hotel Leão da Montanha located in Campos do Jordão, Brazil, November 28-30, 2001.
Topics:
¨ Nucleation and Growth
¨Structure Development and Characterization
¨ Processing and Applications
¨New Techniques and Technologies
¨Physical- Chemical Properties and Interfaces
Abstract should be submitted in English, no latter than August 05, 2001.
Abstract should not exceed 300 words. Abstract should not include tables, figures and photographs.
Please indicate the area is more suitable for your abstract in the topics list and if the abstract is for oral or posters presentation.
Each abstract should include completed abstract submission and
registration forms and should be sent through the homepage:
www.las.inpe.inpe.br/diamond_meeting2001.htm
Futher information:
Email: ngferreira@las.inpe.br
By mail to: Neidenêi Gomes Ferreira
Conference Organizing Committee
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Av. dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja
CP 515 - 12201-970 -São José dos Campos São Paulo - Brazil
Tel:+55 (12) 345 -6559/6578; Fax: +55 (12) 345-6717
Please circulate this announcement to anyone interested in attending the Meeting.
Local Organizing Committee
A sessão solene comemorativa ao cinquentenário da Capes será realizada no Palácio do Planalto no próximo dia 11, quarta-feira da semana que vem, às 11h, com a presença do presidente FHC, do ministro da Educação, Paulo Renato e do presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, entre outras autoridades e muitos convidados, cuja lista ainda não foi anunciada.
Como parte da cerimonia, o Prêmio Anisio Teixeira será entregue a 50 personalidades que deram especial contribuição ao desenvolvimento da Capes. A lista dos homenageados também ainda não foi divulgada.
Estão previstos ainda o lançamento de um selo comemorativo dos 50 anos da Capes, bem como a realização de evento cultural, no Teatro Nacional de Brasília, no próprio dia 11 de julho.
Integrou o programa do cinquentenário da Capes o seminário sobre o tema "Pós-graduação: enfrentando novos desafios", promovido na Escola Nacional de Administração Publica (Enap), em Brasilia, em 3 e 4 de maio.
Fonte: JC-E-mail
O sucesso das Universidades particulares em pesquisa não depende só da boa vontade e do investimento dessas instituições. É necessário que elas tenham folego para realizar trabalhos consistentes ao longo dos anos e formar mestres e doutores, como ocorre nas Universidades públicas, responsáveis pela maior parte da produção científica brasileira.
"A produção ainda é muito individualizada, dependente de alguns pesquisadores", diz o diretor de Programas Horizontais e Institucionais do CNPq, Celso Pinto de Melo.
O vice-presidente eleito da SBPC, Carlos Vogt, menciona outro aspecto: para que a pesquisa nas particulares ganhe peso maior no cenário nacional é preciso mudar a estrutura e o perfil do ensino superior privado.
"O ideal seria que as Universidades tivessem uma estrutura de fundação, em que o lucro é reinvestido na própria instituição." Ele lembra que foi esse modelo que permitiu que as Universidades particulares ganhassem força nos EUA.
Apesar do otimismo e da satisfação com os resultados já alcançados, os dirigentes das instituições tem consciência das dificuldades para expandir a produção de ciência. E atribuem parte da responsabilidade às agências de financiamento.
"É difícil conseguir a aprovação de projetos. O fato de o pesquisador ser ligado a uma instituição particular acaba pesando", conta o diretor de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, Luiz Henrique Amaral.
A instituição obteve dois financiamentos da Fapesp e aguarda resposta de vários pedidos feitos ao CNPq. "O valor não é tão grande, mas já é importante porque aumenta a credibilidade do nosso trabalho."
As agências negam que o tipo de instituição a que o pesquisador está ligado interfira na concessão do financiamento. "A procura por recursos já é grande e só tende a crescer", afirma o presidente da Fapesp, Carlos Henrique Brito da Cruz.
Fonte: O Estado de SP, 1/7
O ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, reiterou no sábado, no primeiro seminário do Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Memorial da America Latina em SP, a posição do Brasil no cumprimento do protocolo de Kyoto, que preve a redução em 5% da emissão de gases que causam o efeito estufa.
Firmado por 59 paises incluindo o Brasil, o protocolo precisa ser ratificado por paises que, juntos, representem 55% das emissões de carbono para entrar em vigor.
Os EUA, responsáveis por 25% da emissão, anunciaram recentemente que não estão dispostos a cumprir o acordo.
Sardenberg afirmou que o não cumprimento do protocolo representa um forte retrocesso, comprometendo a credibilidade nos processos de negociação multilateral no ambito das Nações Unidas.
Além do ministro da C&T, participam do evento o governador de SP, Geraldo Alckmin, e o presidente da Petrobrás, Henri Phillippe Reichstul. (Informações da Agência Brasil)
Fonte: Folha Online, 30/6
Secretaria Geral SBQ