Em assembléia geral realizada nesta terça-feira na sede da Academia Brasileira de Ciências, no RJ, o atual presidente, Eduardo Krieger, que ocupa o cargo desde 93, foi reeleito para exercer seu quinto mandato.
A diretoria consagrada nas urnas para conduzir a ABC no triênio 2001/2004, está assim constituída:
Presidente - Eduardo Moacyr Krieger. Vice-Presidente - Carlos Eduardo Rocha Miranda. Diretores - Fernando Galembeck, Hernan Chaimovich Guralnik, Jacob Palis Jr., Luiz Bevilacqua e Ricardo Gattass.
Não se apresentaram outros candidatos a presidente e vice. A apresentação de candidaturas encerrou-se no dia 28 de fevereiro.
Apenas para concorrer ao cargo de diretor, inscreveu-se também o nome de Leopoldo de Meis.
Os eleitores preferiram manter intacta a diretoria eleita em 99. Votaram 161 acadêmicos dos 281 que tem direito a voto. O quorum necessário era de 142.
As diretoria da ABC eram sempre eleitas para um biênio. Na reforma dos estatutos promovida no ano passado, decidiu-se ampliar os mandatos para um triênio, medida que agora entrou em vigor.
Fonte: JC- E-mail
O Ministério da Educação anuncia até o fim de abril a abertura de concurso público para o preenchimento de duas mil vagas de professor nas Universidades Federais. A iniciativa, determinada pelo ministro Paulo Renato Souza, ainda depende de aval da equipe econômica do governo.
O concurso tem caráter emergencial. Há seis anos o governo não autoriza os concursos e as Universidades lançam mão de professores substitutos. As Universidades públicas brasileiras tem sete mil vagas de professor.
A contratação emergencial de professores é uma reivindicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reune as 52 Universidades públicas federais.
''Um concurso público emergencial atenuaria a situação das Universidades. O professor substituto não é um pesquisador. Ele apenas dá aulas e isso estrangula o sistema'', observa o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Roberto Antunes dos Santos.
Do corpo docente da Universidade paranaense, 15% são professores substitutos. O índice sobe para 30% na Universidade Federal de Pernambuco.
''Sabemos que as Universidades precisam urgentemente contratar professores'', diz o secretário de Educação Superior, Antonio MacDowell, diante da evidencia de que o crescimento das instituições nos últimos anos não corresponde ao aumento do corpo docente.
O Ministério da Educação quer incluir no edital do concurso uma cláusula que destine vagas preferencialmente a professores doutores. A distribuição das vagas nas Universidades dependerá, entre outros ítens, da relação aluno/professor.
Outra medida que pode ser adotada pelo MEC - no pacote destinado às Universidades - á a ampliação do prazo de contrato dos atuais professores substitutos.
Atualmente, eles são contratados por um ano, renovável por mais um ano. O mesmo professor só pode ser recontratado depois de 24 meses.
A idéia é ampliar o período de contratação para 36 meses, com interrupções e renovações a cada seis meses. Esgotado o contrato, esse professor poderá ser contratado depois de um ano.
O Ministério da Educação anunciará também uma gratificação (Retribuição Adicional Mensal) para os técnicos administrativos das Universidades.
O valor da gratificação vai variar de acordo com a carreira de nível médio, superior ou de apoio, e com a remuneração bruta do funcionário. A intenção é diminuir as diferenças salariais entre os que tiveram ganhos por decisão judicial e aqueles que não foram beneficiados.
Do pacote constará o estabelecimento de regras para o Fundo de Infra-Estrutura, destinado a melhorar as condições das instituições públicas. O fundo é gerido pelos ministérios da Educação e da C&T.
Outra medida é o projeto que será encaminhado ao Congresso, com mudanças no vínculo empregatício dos novos professores. ''É um conjunto de medidas articuladas que beneficiam as Universidades, dando flexibilidade administrativa e possibilidade de formulação de políticas acadêmicas e de pessoal'', diz o secretário de Educação Superior.
Projeto muda contrato de trabalho
O projeto que o Ministério da Educação pretende enviar ao Congresso alterando o vínculo empregatício para os novos professores que ingressarem nas Universidade Federais deve provocar polêmica.
O MEC quer implantar o regime de emprego público regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Isso significa a perda da estabilidade e da aposentadoria integral. Pelo projeto, os atuais professores continuariam regidos pelo Regime Jurídico Único.
A proposta do ministério não encontra respaldo na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Roberto Antunes dos Santos, a entidade é ''por princípio'' a favor da estabilidade e da aposentadoria integral.
Ele ressalta, entretanto, que a Andifes não se nega a debater o emprego público e que anunciará sua posição oficial no mês que vem.
A proposta do governo estabelece avaliações de desempenho para os professores e técnicos administrativos. Eles poderão ser demitidos depois de reiteradas avaliações negativas. As avaliações seriam realizadas de dois em dois anos pelas próprias Universidades.
''Não há ameaça ao emprego. O que há é que a reiterada avaliação negativa pode possibilitar a demissão'', abranda o secretário de Educação Superior, Antonio MacDowell.
Pelo projeto, as Universidades teriam de administrar duas carreiras: a nova e a atual. ''Não há como discutir alterações na atual carreira ao mesmo tempo'', afirma o secretário de Educação Superior, Antonio MacDowell.
Caso o governo autorize a abertura de concurso, os aprovados serão contratados pelo atual regime.
A Andifes pediu à sua Comissão de Política de Recursos Humanos uma proposta sobre o emprego público. O debate dessa proposta resultará na posição oficial da Andifes.
Segundo o presidente da comissão, o reitor da Universidade do Paraná, a proposta inclui unificação das carreiras - ao contrário do que pretende o MEC -, criação de um piso salarial unificado para os novos e atuais professores e técnicos e eliminação dos desvios de função entre os técnicos.
O MEC pretende encaminhar o projeto ao Congresso em abril e aprová-lo ainda este ano. Caso não consiga, enfrentará dificuldades ainda maiores em 2002, quando os políticos evitarão aprovar propostas polêmicas por causa das eleições.
Fonte: Jornal do Brasil, 22/3
Lutar em favor da democracia e dos direitos humanos é uma tarefa básica da Universidade em todos os continentes. Essas e outras afirmações marcaram o encerramento do Encontro Internacional de Reitores "Novas Universidades para os desafios do século" que terminou nesta terça-feira, 20/3, com um debate sobre o financiamento da Universidade.
Segundo os debatedores, a Universidade também precisa se empenhar para garantir o acesso dos jovens ao ensino superior e tornar a educação um bem universal.
Realizado na Reitoria da USP, o evento reuniu, nos últimos dias 19 e 20, representantes de 11 Universidades do mundo, que discutiram temas como "Universidade e desenvolvimento econômico", "Democracia", "Tecnologia" e "Organização do Conhecimento".
Os participantes do encontro questionaram a idéia de que a Universidade deve "preparar o aluno para o mercado de trabalho". Embora essa seja também uma função da academia - destacaram -, é preciso lembrar sempre que as necessidades do mercado mudam constantemente.
Segundo os reitores e representantes, o ideal é dar ao aluno uma formação ampla, que o prepare "para a vida". Os professores da USP Willi Bolle e Henrique Rattner sugeriram que os universitários recém-formados prestem serviços á sociedade durante um ano.
Com isso, eles estariam retornando á sociedade o alto investimento feito neles e, ao mesmo tempo, obtendo uma "enriquecedora experiência" graças ao contato com a realidade.
Os debates e comunicações feitos durante o encontro serão publicados em forma de livro pela Editora da USP (Edusp), em data ainda não determinada.
O evento teve a presença de representantes de Universidades da Austrália, Chile, Colombia, Ghana, México, Portugal, Turquia e EUA, além dos reitores da USP, Unesp e Unicamp.
Fonte: Agência USP de Notícias, em 20/3
O Ministério da Educação anunciou mudanças no Exame Nacional de Cursos, o provão. A alteração atende a uma antiga reivindicação das escolas, mas passa ao largo da questão que realmente interessa.
O que importa é obter melhoras qualitativas no desempenho das Faculdades. Infelizmente não se pode afirmar que esse objetivo esteja sendo perseguido da forma que deveria.
Pela metodologia empregada desde a implantação do exame, os conceitos eram distribuídos segundo critérios de colocação.
Assim, de forma arbitrária, havia sido estabelecido que os 12% dos cursos mais bem posicionados ficavam com A; os 18% seguintes, com B; os próximos 40%, com C; os 18% subsequentes, com D; e os últimos 12%, com E. Pelo menos em teoria, era possível alcançar um conceito
A mesmo com um desempenho muito baixo na prova. A partir de agora, os conceitos serão dados segundo um critério menos rígido. A nova avaliação será calculada a partir das médias obtidas pelas faculdades, corrigidas por parâmetros estatísticos.
Sem entrar nos meandros técnicos, o fato é que uma aplicação retrospectiva dos novos critérios mostrou que não haveria grandes alterações nos conceitos ao longo dos últimos cinco anos se a nova metodologia tivesse sido aplicada desde o início do provao.
Ou seja, a mudança proposta está perigosamente perto de ser apenas cosmética. O novo critério parece melhor, mas isso é um detalhe.
O ensino, que é o que de fato interessa, só vai melhorar se o MEC e particularmente o Conselho Nacional de Educação forem mais exigentes na cobrança de resultados. É preciso fechar os cursos que se mostram renitentemente ruins.
Fonte: Folha de SP, 21/3
1. Purpose
This is the third of a series of bi-annual International Workshops on atomic scale understanding of future trends in ultra-large scale integration (ULSI) devices in Si-based microelectronics. The first Workshop in the series was held in Saint-Petersburg in 1997 and the second in Shanghai in 1999. This third Workshop will focus on different aspects concerning electrical, structural and physico-chemical characterization of alternative oxide materials, the so called high-k dielectrics, which are being considered as replacements for SiO2 as gate dielectrics in ULSI devices. Recent progresses in sub-2 nm oxide and oxynitride gate dielectrics will be also approached, as they constitute the present stage of semiconductor technology. Finally, the emerging field of oxide, oxynitride and alternative oxide films on SiC will also compose the program. It is the purpose of this Workshop to maintain the spirit of the two previous ones, establishing a vivid and quite informal meeting for discussing the subjects in the presence of leading researchers from major semiconductor device manufacturers, research centers and university laboratories.
2. Time and Location
The Workshop will be held in September 3-5, 2001 at Porto Alegre, the capital city of Rio Grande do Sul State in Southern Brazil. The State Government is in a process of establishing a Research and Development Pole in Microelectronics and Informatics Technology - CEITEC - whose base is the town of Porto Alegre. Thus, the Workshop provides an unique opportunity to meet this effort and getting associated to it.
3. Scope
4.Workshop Address and Call for Papers
All persons wanting to attend the Workshop are asked to write and submit a one page Abstract by e-mail to Professor Israel Baumvol at the following address: high-k@if.ufrgs.br
The deadline for Abstract submission is May 30, 2001. Acceptance of Abstracts for presentation in the Workshop will be communicated to authors by June 30, 2001.
Further information can be obtained either by e-mail (high-k@if.ufrgs.br) or in the address below:
Prof. Israel Baumvol
Instituto de Física - UFRGS
Av. Bento Gonçalves 9500,
Bairro Agronomia - Porto Alegre, RS
CEP 91509-900
Tel.: 3166526
FAX: 3191762
Termina dia 05/04/2001 o prazo para inscrições no VIII Encontro de Usuários de RMN/I Encontro Luso-Brasileiro de RMN que se realizará de 07 a 11 de Maio de 2001 no Hotel Portobello, Mangaratiba, RJ.
Informações e inscrições na página: www.auremn.org.br/eventos ou com:
Sonia Maria Cabral de Menezes
Coordenadora do evento
Tel:(021) 3865 6171/3865 6914
Fax:(021) 3865 6296
E-mail: sonia@cenpes.petrobras.com.brVIII ENCONTRO DE USUÁRIOS DE
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR/I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE RESSONÂNCIA
MAGNÉTICA NUCLEAR
O Grupo do Prof. Ulf Schuchardt do Instituto de Química da UNICAMP está procurando um Doutor com experiência em síntese que gostaria de desenvolver o projeto "Desenvolvimento de Catalisadores Heterogêneos de Alumina para Epoxidação Enantiosseletiva de Olefinas". O projeto tem alta relevância científica e tecnológica, pois não existem catalisadores heterogêneos enantiosseletivos estáveis para epoxidação. O Grupo do Prof. Ulf tem uma larga experiência na epoxidação catalítica e contará neste projeto com a colaboração do Prof. Roger A. Sheldon, da Delft University of Technology (Holanda). Para o candidato será solicitado uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP. Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Ulf (e-mail: ulf@iqm.unicamp.br).
Secretaria Geral SBQ