Autor: Wilson de Figueiredo Jardim
Laboratório de Química Ambiental (LQA), Instituto de Química/UNICAMP
Caixa Postal 6154, 13081-970 Campinas, São Paulo.
lqa.iqm.unicamp.br
Uso do documento: Este documento não tem restrição quanto ao seu uso
sem fins lucrativos, devendo sempre ser citada sua fonte.
Importante: Este documento é de inteira responsabilidade do autor.
Esta cartilha tem como objetivo facilitar a implementação de um PGRQ
em qualquer unidade geradora de resíduos químicos, seja ela uma
instituição de ensino, de pesquisa, autarquia, prestadora de serviços
etc.
As ações propostas foram divididas em três partes:
(a) Parte preparatória; (b) Ações preliminares e (c) Ações permanentes. Basicamente são ações que devem ser tomadas nas várias fases de implementação do PGRQ, e que foram selecionadas de acordo com o progresso temporal feito a partir do momento em que unidade geradora decide implementar um programa desta natureza.
Decisões perigosas:
Em instituições onde o número de unidades geradoras é grande e os
resíduos são diversificados, pode parecer atrativa a instalação de uma
central única de tratamento. Esta opção deve ser analisada com muito
cuidado, pois centrais de tratamento quase sempre inibem as
iniciativas de abate ou minimização de resíduos na fonte; além do mais,
desestimulam a responsabilidade objetiva. Portanto, avalie
criteriosamente esta possibilidade antes de implementá-la.
OBS: Este documento deveria estar na página da Divisão de Química
Ambiental da SBQ. No entanto, por razões técnicas, a página ainda não
está no ar. Assim que este problema for sanado, a mesma estará
disponível via SBQ.
2. COMUNICAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO
PARA PROFESSOR VISITANTE
A Direção do Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB) comunica que estão abertas as inscrições para a contratação de um Professor Visitante, conforme as seguintes condições:
Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente
com o pagamento da inscrição.
O endereço é:
24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP
As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ devem ser feitas no esquena
online, disponível na homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ
em www.sbq.org.br
Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições".
Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma:
Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você
escolhe.
Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e
coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante
que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu
e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie
e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço
eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição
para a 24a Reunião Anual.
Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o campo
data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você receberá
novamente sua senha através de seu -email.
Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e preencha
os campos escolhendo a nova senha.
Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos
arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos".
Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos
descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha.
Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em
seu computador.
Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas
usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas
estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem
tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado,
que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page
da SBQ após referagem e no próprio painel. Neste resumo maior, você
pode colocar tabelas, gráficos, estruturas, a seu critério.
Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que
colocar 4 destes em uma única página.
Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence. Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.
OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar
em "clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e
depois proceder como escrito acima para quem é cadastrado.
Contamos com sua colaboração!
4. INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente
com o pagamento da inscrição.
O endereço é:
24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP
Estarão à disposição para dowload, na home page da SBQ (www.sbq.org.br)
os dois modelos (templates) de resumos que serão utilizados para
submissão de trabalhos para a próxima Reunião Anual da SBQ.
Os tipos, tamanhos das letras e seções ja foram previamente definidas,
de modo que basta todos preencherem nos respectivos campos, sem
precisar alterar nada. Apenas digite títulos, instituição, autores,
texto, etc, exatamente com a mesma fonte e tamanho de letra que já
está definida no template. Indique a categoria pesquisador (PQ),
professor do ensino fundamental/médio (FM), pós-graduando (PG),
graduando (IC) de cada autor.
Você pode usar o espaço para Introdução, Resultados e Discussão,
Agradecimentos, de acordo com sua conveniência, mas desde que não
ultrapasse uma Página. O template maior é dividido em 2 colunas e não
será necessário usar mais de uma página.
O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do
trabalho. Por favor, não aumente o tamnho do template menor.
DIGITE NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO IMPRESSO.
O resultado da avaliação dos trabalhos submetidos será divulgado, via
correio eletrônico, logo após o término da avaliação. Certifique-se que
você está cadastrado na lista eletrônica da SBQ.
Para assinar a lista do Boletim Eletrônico deve-se proceder da seguinte forma:
Após este procedimento, o novo inscrito será notificado de sua inclusão
à lista.
ATENÇÃO: ENVIE UMA CÓPIA IMPRESSA JUNTAMENTE COM O PAGAMENTO À SBQ.
RESUMOS FORA DO PADRÃO ESTABELECIDO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
O resumo deve ser submetido para apresentação em uma das seguintes sessões:
Ler a mensagem anterior com muita atenção.
No campo selecionado para escrever o título, escrever o título inteiro
em apenas um parágrafo. Pode ser mais de uma linha, claro. NÃO dar
"enter" entre uma linha e outra, pois este parágrafo será usado para
a elaboração da busca via internet.
No resumo maior, mais completo, você pode usar o espaço para Introdução,
Resultados e Discussão, Agradecimentos, de acordo com sua conveniência,
mas desde que não ultrapasse uma Página.
Se for necessário, pode criar um novo ítem, tipo: "Materiais e Métodos"
ou "Parte Experimental", com a mesma fonte e tamanho de letra de
"Introdução", e depois digitar o texto normal.
O template maior é dividido em 2 colunas e não será necessário usar
mais de uma página.
O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do
trabalho. Por favor, não aumente o tamanho do template menor.
DIGITE O TEXTO NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO
IMPRESSO.
6. EVANDO MIRRA EXPLICA A "INADIMPLENCIA" DO CNPQ JUNTO AO BANCO
DO BRASIL
Nota do presidente do CNPq, Evando Mirra, de 30/1, sobre a alegada
"inadimplencia" do CNPq junto ao Banco do Brasil em função da emissão
de cheques sem a devida cobertura por alguns pesquisadores que recebem
auxílios do CNPq:
"Na condição de titular das contas institucionais denominadas Tipo B,
há algum tempo o CNPq vem enfrentando problemas junto ao Banco do
Brasil S/A.
Trata-se das contas utilizadas para movimentacao dos recursos
concedidos como Auxílios às Pesquisas, cujos beneficiários, ao emitirem
cheques com insuficiência de saldo, ocasionam, eletrônica e
automaticamente, o registro do CGC do CNPq no Cadastro de Cheques Sem
Fundo (CCF).
O CCF é um instrumento criado (por forca de lei) pelo Conselho
Monetário Nacional, normatizado e regulamentado pelo Banco Central do
Brasil, mas operacionalizado por meio da rede informatizada do BB que,
atualmente, conta com 5.500 agencias bancárias disseminadas por todo o
território nacional.
A emissão de cheques sem a devida cobertura financeira gera a inscrição
no CCF e, por via de consequência, também no SERASA, empresa privada
que centraliza o Cadastro de Inadimplentes para com a Rede Bancária
Nacional, e que é fonte permanente de consulta pelos fornecedores em
geral (comerciantes de todo o país), inclusive das empresas telecheques.
O SERASA se alimenta das informações constantes no CCF, e esse registro
impede que as agências bancárias BB executem o comando eletrônico para
emissão do talonário de cheques, em atendimento à legislação bancária
que proíbe a emissão de talão de cheques para CPF ou CGC registrado no
CCF na condição de emitente de cheque sem fundo.
Cabe esclarecer que o SERASA também informa outras ocorrências anormais,
tais como cheques sustados, extraviados, furtados ou roubados,
dificultando sobremaneira a aceitação dos cheques nele cadastrados.
Visando resguardar os pesquisadores que não apresentam problemas com a
administração dos recursos financeiros objeto do auxílio concedido, o
CNPq vem mantendo intensas negociações com as áreas competentes no
âmbito do Poder Executivo (BACEN, STN, SRF e BB).
O assunto está sendo apreciado pelos técnicos do Depto. de Normas
(DENOR/BACEN), mas exige detida análise em face da extensa e complexa
legislação bancária.
Busca-se, a princípio, verificar a possibilidade de, na Conta Tipo B,
incluir junto ao CGC do CNPq o CPF do pesquisador emitente do cheque.
Esta ação envolve não somente a adequação dos sistemas de controle
(CCF e SIAFI), mas também uma Resolução Normativa do BACEN determinando
que os cheques sem fundo contra Contas Tipo B deste Conselho passem a
ser registrados com o CPF do pesquisador, e não mais com o CGC do CNPq.
No aguardo de uma solução em caráter definitivo, nossa Diretoria de
Administração, através de contato direto (e-mail e telefone), tem
obtido dos pesquisadores a regularização dos saldos negativos mas, no
momento, ainda há uma rotatividade difícil de superar."
7. MCT, CNPq e cientistas discutem Institutos do Milênio
O MCT reuniu, na quinta-feira, dia 25/1, um grupo de cientistas para
discutir o Programa Institutos do Milênio.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Científico
do MCT, Esper Cavalheiro, e pela vice-presidente do CNPq , Alice Paiva.
A intenção do MCT com o encontro foi conhecer a opinião de renomados
cientistas sobre o programa a ser lançado, através de editais, em
março.
Esper Cavalheiro e Alice Pai anotaram as observações feitas durante as
duas horas e meia de reunião e devem receber outras impressões nas
próximas semanas por e-mail.
A implantação do Programa Institutos do Milênio consta do orçamento do
MCT para 2001, já em plena vigência, o que não afetará outros recursos
do Ministério, conforme chegaram a temer alguns cientistas.
Para o Programa estão destinados R$ 90 milhões que poderão ser gastos
em três anos. Esses recursos são oriundos de uma diferença cambial do
PADCT.
Durante o encontro, vários dos participantes questionaram o montante de
recursos e o tempo do projeto (3 anos), classificados por eles como
"pequenos"
Esper Cavalheiro explicou que o tempo não poderia ser maior, posto que
o país está a menos de dois anos de nova eleição para a presidência da
República.
Segundo ele, caberá aos cientistas brasileiros mostrar ao novo
presidente da República a oportunidade de continuação do novo projeto.
O Programa Institutos do Milênio apoiará dois tipos de projetos:
Institutos do Milênio MSI Grupo 1: institutos com excepcional nível
científico e/ou tecnológico em sua área ou áreas de atividade, que
possam ter papel decisivo para elevar a novos patamares a competência
nacional nestes campos do conhecimento, envolvendo aproximadamente
dois terços dos recursos disponíveis para financiar entre 15 e 20
institutos. Valor Médio: R$ 3 milhões, Valor Máximo: R$ 9 milhões,
Custos totais: R$ 60 milhões Duração: 3 anos
Institutos do Milênio MSI Grupo 2: institutos atuantes em áreas
estratégicas, definidos por uma Comissão de Alto Nível, segundo as
prioridades do programa da Ciência e Tecnologia do MCT, envolvendo
aproximadamente um terço dos recursos disponíveis, num total de até
cinco institutos. Áreas: Amazônia, Semi-Árido, Oceanografia,
Nanociência e Fruticultura Tropical, Valor Médio: R$ 6 milhões, Valor
Máximo: R$ 9 milhões Custos totais: R$ 30 milhões Duração: 3 anos.
Cronograma
Veja o cronograma já definido, pelo MCT e CNPq, para a implantação do
Programa Institutos do Milênio:
Divulgacao do Programa 25/1 a 10/3
Grupo 1 Lançamento do Edital do Grupo 1 10/3 Recebimento das
pré-propostas 11/3 a 10/5 Divulgação dos resultados da seleção de
pré-propostas 30/6 Apresentação das propostas detalhadas 1/7 a 15/8
Divulgação dos resultados do processo de seleção 15/10 Contratação dos
projetos selecionados 15/10 a15/11 Inicio do desembolso da primeira
parcela 30/11
Grupo 2 (*) Chamadas dos Institutos do Milênio MSI Grupo 2 30/3
Apresentação das Propostas 2/4 a 16/7 Divulgação dos resultados do
processo de seleção 28/9 Contratação de 2 institutos do Grupo 2 1/10
am 31/10 Início do desembolso da primeira parcela 1/11 (*) Datas
provisórias
Objetivos do Programa Institutos do Milênio
De acordo com documento divulgado pelo MCT e CNPq, "o objetivo do
Programa Institutos do Milênio é de apoiar o desenvolvimento de
institutos que se constituam na vanguarda do conhecimento científico e
tecnológico nos diversos campos da C&T, atuando em consonância com a
política brasileira de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de elevar
a novos patamares o desempenho do País nesta área estratégica para o
seu progresso social e econômico".
Ainda segundo o documento, sao estes os objetivos específicos do Programa:
Secretaria Geral SBQ