SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 238




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Veja nesta edição:
  1. Cartilha para a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos (PGRQ)
  2. Comunicação de abertura de concurso público para professor visitante
  3. Dicas para Inscrição Online na Reunião Anual da SBQ
  4. Instruções para a elaboração dos resumos para Reunião Anual da SBQ
  5. Mais sobre os resumos da 24a RA SBQ
  6. Evando Mirra explica a "inadimplencia" do CNPq junto ao Banco do Brasil
  7. MCT, CNPq e cientistas discutem Institutos do Milênio


1. CARTILHA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS (PGRQ)

Autor: Wilson de Figueiredo Jardim
Laboratório de Química Ambiental (LQA), Instituto de Química/UNICAMP
Caixa Postal 6154, 13081-970 Campinas, São Paulo.
lqa.iqm.unicamp.br

Uso do documento: Este documento não tem restrição quanto ao seu uso sem fins lucrativos, devendo sempre ser citada sua fonte.

Importante: Este documento é de inteira responsabilidade do autor.

Esta cartilha tem como objetivo facilitar a implementação de um PGRQ em qualquer unidade geradora de resíduos químicos, seja ela uma instituição de ensino, de pesquisa, autarquia, prestadora de serviços etc.

As ações propostas foram divididas em três partes:

(a) Parte preparatória; (b) Ações preliminares e (c) Ações permanentes. Basicamente são ações que devem ser tomadas nas várias fases de implementação do PGRQ, e que foram selecionadas de acordo com o progresso temporal feito a partir do momento em que unidade geradora decide implementar um programa desta natureza.

  1. Parte Preparatória:
    1. Existe o real interesse da Instituição em implementar um PGRQ? Em caso afirmativo, de que forma este interesse se manifestou? Está documentado?
    2. A Instituição irá apoiar a implementação do programa? De que forma este apoio será disponibilizado? Está documentado?
    3. Este apoio inclui recursos humanos e financeiros? Há previsões de montante e/ou números? Está documentado?
    4. A Instituição irá apoiar a manutenção do programa? De que forma? Há previsões? Está documentado?
  2. Ações preliminares:
    1. Inventário do passivo: existe passivo? Há possibilidades de reuso e/ou reciclo? Existe alguma caracterização deste passivo? Qual a destinação final pretendida? Foi feito um cronograma de ação para eliminação do passivo?
    2. Tendo sido escolhida a maneira mais adequada para a destinação final do passivo, a CETESB (ou órgão de controle ambiental competente) foi contactada? Necessita CADRI? O destinatário faz alguma exigência quanto à caracterização destes resíduos (clorados, cianeto, pesticidas etc)?
    3. Identificar todas as fontes geradoras de resíduos (ativos), sejam eles oriundos de atividades rotineiras (ensino, pesquisa, prestação de serviços etc) ou de outras atividades correlatas.
    4. Estimar (qualitativa e quantitativamente) a geração do ativo inerente a cada uma das atividades apontadas em II.c. Por exemplo, se a unidade faz análises rotineiras de DQO, estimar o número de ensaios/mês, e a quantidade de resíduos contendo Ag+, Hg2+, Cr6+ e Cr3+ gerados.
    5. Há dados de controle de estoque (entrada e saída do almoxarifado) que permitam auxiliar a atividade II.d?
    6. Verificar a possibilidade de segregar estas correntes de resíduos no menor número possível (metais, resíduos sólidos, solventes clorados e não-clorados, por exemplo), sempre levando-se em conta as exigências feitas pelo destinatário final deste resíduos.
  3. Ações permanentes:
    1. Minimizar a geração de resíduos é o lema. Para tal, reduza escala, miniaturize, busque novos procedimentos (convalidados).
    2. Implementar a chamada Responsabilidade Objetiva onde o gerador do resíduo é o responsável pelo seu tratamento (individual ou corporativo).
    3. Fomentar o uso das MSDS (Material Safety Data Sheet) as quais fornecem informações sobre várias propriedades das substâncias, bem como o melhor modo de destruí-las.
    4. Implementar a obrigatoriedade da identificação (rotulagem contendo dados sobre o produto, prazo de validade e quem o preparou) de todas as soluções em uso no laboratório.
    5. Economizar reagentes, água e energia elétrica (lembre-se que para cada litro de água destilada produzido são gastos em média 15 litros de água tratada).
    6. Testar novos procedimentos para a destruição de resíduos
    7. Segregar os resíduos em correntes e inventariar cada uma delas.
    8. Há condições adequadas para o recolhimento e estocagem temporária destes resíduos?
    9. Detectar áreas (ou ensaios, ou laboratórios) críticas quanto à geração (natureza e volume) de resíduos.
    10. Impor metas para redução dos resíduos gerados na unidade, principalmente nas áreas detectadas em III.i.
    11. Avaliar periodicamente estas metas, sendo sempre o mais realista possível, adequando-as quando necessário.
    12. Divulgue o máximo possível seu PGRQ, seus participantes mais ativos, suas metas e seus feitos. Procure sempre engajar nestas atividades o maior número de pessoas da unidade.

Decisões perigosas:

Em instituições onde o número de unidades geradoras é grande e os resíduos são diversificados, pode parecer atrativa a instalação de uma central única de tratamento. Esta opção deve ser analisada com muito cuidado, pois centrais de tratamento quase sempre inibem as iniciativas de abate ou minimização de resíduos na fonte; além do mais, desestimulam a responsabilidade objetiva. Portanto, avalie criteriosamente esta possibilidade antes de implementá-la.

OBS: Este documento deveria estar na página da Divisão de Química Ambiental da SBQ. No entanto, por razões técnicas, a página ainda não está no ar. Assim que este problema for sanado, a mesma estará disponível via SBQ.


2. COMUNICAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR VISITANTE

A Direção do Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB) comunica que estão abertas as inscrições para a contratação de um Professor Visitante, conforme as seguintes condições:

  1. Titulação: doutorado ou equivalente.

  2. Formação: engenharia química, bacharelado em química, ou química industrial

  3. Especializações preferenciais (em ordem decrescente de preferência):
    1. polímeros com experiência comprovada em elastômeros,
    2. agentes tensoativos, ou
    3. processos químicos com experiência em um dos campos acima.


  4. Documentos necessários: diplomas ou comprovantes de graduação e pós-graduação (Doutorado), curriculum vitae, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (se do sexo masculino).

  5. Período de inscrições: 29 de janeiro a 14 de fevereiro de 2001.

  6. Data de seleção: 15 de fevereiro de 2001.

  7. Forma de seleção: do tipo simplificada incluindo-se análise de currículo, entrevista e aula expositiva.

  8. Critérios de seleção: adequação curricular (formação e especialização, conforme o item 3 acima), experiência e desenvoltura didática.

  9. Início do contrato: 01 de março de 2001.

  10. Período de contratação: 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

  11. Remuneração: R$ 2.610,82 (dois mil seiscentos e dez reais e oitenta e dois centavos).

  12. Local de atuação: o professor contratado terá como local de atuação o Instituto de Química no LATEQ - Laboratório de Tecnologia Química da UnB.

  13. Disciplinas a ministrar: o professor visitante virá a contribuir com a implantação do bacharelado com Habilitação Tecnológica do IQ, podendo vir a ministrar as seguintes disciplinas: Química Industrial Básica, Introdução a Tecnologia Química, Tecnologias de tópicos específicos como: do petróleo, da água, dos cosméticos, dos produtos agrícolas, dentre outros.

  14. Pesquisas e trabalhos específicos para possível engajamento: o LATEQ conduz alguns projetos e atividades, nos quais o profissional poderá cooperar.
    São eles:
    1. o projeto TECBOR: Uma Tecnologia Alternativa para Produção de Borracha na Amazônia, trabalho de implantação já bastante adiantado;
    2. o projeto Produção Não Madeireira e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, trabalho a ser iniciado em março deste ano;
    3. FEsQ - Fábrica Escola de Química; e 4) Banco de Estágios e Empregos. Consulte o site do LATEQ para maiores informações sobre estas linhas de trabalho: www.unb.br/iq/labpesq/lateq/


  15. Consultas e esclarecimentos podem ser obtidos pelos fones: (61)307-2164 ou 307-1964 ou pelo e-mail: lateq@unb.br com o professor Floriano Pastore ou Maria Betânia d'Heni Teixeira

  16. O Edital de Abertura do referido Concurso está no DOU de 29/01/01, Seção 3, Edital No 3 de 29/01/01.

Brasília, 29 de janeiro de 2001.

Professor José Alves Dias
Vice-Diretor do IQ


3. DICAS PARA INSCRIÇÃO ONLINE NA REUNIÃO ANUAL DA SBQ

Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente com o pagamento da inscrição.

O endereço é:

24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP

As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ devem ser feitas no esquena online, disponível na homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ em www.sbq.org.br

Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições". Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma: Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você escolhe.

Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição para a 24a Reunião Anual.

Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o campo data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você receberá novamente sua senha através de seu -email.

Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e preencha os campos escolhendo a nova senha.

Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos". Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha. Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em seu computador.

Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado, que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page da SBQ após referagem e no próprio painel. Neste resumo maior, você pode colocar tabelas, gráficos, estruturas, a seu critério. Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que colocar 4 destes em uma única página.

Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence. Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.

  1. Caso tenha problemas na visualização de acentos gráficos altere o tipo de fonte do seu browser. Netscape: View -> Character_Set -> Western (ISO-8859-1) Explorer: Exibir -> Fontes -> Alfabeto Ocidental

  2. Para facilitar a navegação entre os campos de digitação no preenchimento do formulário utilize a tecla TAB.

  3. Prepare as templates de trabalho e resumo antes do envio da inscrição on-line.

OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar em "clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e depois proceder como escrito acima para quem é cadastrado.

Contamos com sua colaboração!


4. INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente com o pagamento da inscrição.

O endereço é:

24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP

Estarão à disposição para dowload, na home page da SBQ (www.sbq.org.br) os dois modelos (templates) de resumos que serão utilizados para submissão de trabalhos para a próxima Reunião Anual da SBQ.

Os tipos, tamanhos das letras e seções ja foram previamente definidas, de modo que basta todos preencherem nos respectivos campos, sem precisar alterar nada. Apenas digite títulos, instituição, autores, texto, etc, exatamente com a mesma fonte e tamanho de letra que já está definida no template. Indique a categoria pesquisador (PQ), professor do ensino fundamental/médio (FM), pós-graduando (PG), graduando (IC) de cada autor.

Você pode usar o espaço para Introdução, Resultados e Discussão, Agradecimentos, de acordo com sua conveniência, mas desde que não ultrapasse uma Página. O template maior é dividido em 2 colunas e não será necessário usar mais de uma página.

O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do trabalho. Por favor, não aumente o tamnho do template menor. DIGITE NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO IMPRESSO.

O resultado da avaliação dos trabalhos submetidos será divulgado, via correio eletrônico, logo após o término da avaliação. Certifique-se que você está cadastrado na lista eletrônica da SBQ.

Para assinar a lista do Boletim Eletrônico deve-se proceder da seguinte forma:


Após este procedimento, o novo inscrito será notificado de sua inclusão à lista.
ATENÇÃO: ENVIE UMA CÓPIA IMPRESSA JUNTAMENTE COM O PAGAMENTO À SBQ.

RESUMOS FORA DO PADRÃO ESTABELECIDO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

O resumo deve ser submetido para apresentação em uma das seguintes sessões:




5. MAIS SOBRE OS RESUMOS DA 24a RA SBQ

Ler a mensagem anterior com muita atenção.

No campo selecionado para escrever o título, escrever o título inteiro em apenas um parágrafo. Pode ser mais de uma linha, claro. NÃO dar "enter" entre uma linha e outra, pois este parágrafo será usado para a elaboração da busca via internet.

No resumo maior, mais completo, você pode usar o espaço para Introdução, Resultados e Discussão, Agradecimentos, de acordo com sua conveniência, mas desde que não ultrapasse uma Página. Se for necessário, pode criar um novo ítem, tipo: "Materiais e Métodos" ou "Parte Experimental", com a mesma fonte e tamanho de letra de "Introdução", e depois digitar o texto normal. O template maior é dividido em 2 colunas e não será necessário usar mais de uma página.

O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do trabalho. Por favor, não aumente o tamanho do template menor.

DIGITE O TEXTO NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO IMPRESSO.


6. EVANDO MIRRA EXPLICA A "INADIMPLENCIA" DO CNPQ JUNTO AO BANCO DO BRASIL

Nota do presidente do CNPq, Evando Mirra, de 30/1, sobre a alegada "inadimplencia" do CNPq junto ao Banco do Brasil em função da emissão de cheques sem a devida cobertura por alguns pesquisadores que recebem auxílios do CNPq:

"Na condição de titular das contas institucionais denominadas Tipo B, há algum tempo o CNPq vem enfrentando problemas junto ao Banco do Brasil S/A.

Trata-se das contas utilizadas para movimentacao dos recursos concedidos como Auxílios às Pesquisas, cujos beneficiários, ao emitirem cheques com insuficiência de saldo, ocasionam, eletrônica e automaticamente, o registro do CGC do CNPq no Cadastro de Cheques Sem Fundo (CCF).

O CCF é um instrumento criado (por forca de lei) pelo Conselho Monetário Nacional, normatizado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil, mas operacionalizado por meio da rede informatizada do BB que, atualmente, conta com 5.500 agencias bancárias disseminadas por todo o território nacional.

A emissão de cheques sem a devida cobertura financeira gera a inscrição no CCF e, por via de consequência, também no SERASA, empresa privada que centraliza o Cadastro de Inadimplentes para com a Rede Bancária Nacional, e que é fonte permanente de consulta pelos fornecedores em geral (comerciantes de todo o país), inclusive das empresas telecheques.

O SERASA se alimenta das informações constantes no CCF, e esse registro impede que as agências bancárias BB executem o comando eletrônico para emissão do talonário de cheques, em atendimento à legislação bancária que proíbe a emissão de talão de cheques para CPF ou CGC registrado no CCF na condição de emitente de cheque sem fundo.

Cabe esclarecer que o SERASA também informa outras ocorrências anormais, tais como cheques sustados, extraviados, furtados ou roubados, dificultando sobremaneira a aceitação dos cheques nele cadastrados.

Visando resguardar os pesquisadores que não apresentam problemas com a administração dos recursos financeiros objeto do auxílio concedido, o CNPq vem mantendo intensas negociações com as áreas competentes no âmbito do Poder Executivo (BACEN, STN, SRF e BB).

O assunto está sendo apreciado pelos técnicos do Depto. de Normas (DENOR/BACEN), mas exige detida análise em face da extensa e complexa legislação bancária.

Busca-se, a princípio, verificar a possibilidade de, na Conta Tipo B, incluir junto ao CGC do CNPq o CPF do pesquisador emitente do cheque.

Esta ação envolve não somente a adequação dos sistemas de controle (CCF e SIAFI), mas também uma Resolução Normativa do BACEN determinando que os cheques sem fundo contra Contas Tipo B deste Conselho passem a ser registrados com o CPF do pesquisador, e não mais com o CGC do CNPq.

No aguardo de uma solução em caráter definitivo, nossa Diretoria de Administração, através de contato direto (e-mail e telefone), tem obtido dos pesquisadores a regularização dos saldos negativos mas, no momento, ainda há uma rotatividade difícil de superar."


7. MCT, CNPq e cientistas discutem Institutos do Milênio

O MCT reuniu, na quinta-feira, dia 25/1, um grupo de cientistas para discutir o Programa Institutos do Milênio.

O encontro foi conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Científico do MCT, Esper Cavalheiro, e pela vice-presidente do CNPq , Alice Paiva.

A intenção do MCT com o encontro foi conhecer a opinião de renomados cientistas sobre o programa a ser lançado, através de editais, em março.

Esper Cavalheiro e Alice Pai anotaram as observações feitas durante as duas horas e meia de reunião e devem receber outras impressões nas próximas semanas por e-mail.

A implantação do Programa Institutos do Milênio consta do orçamento do MCT para 2001, já em plena vigência, o que não afetará outros recursos do Ministério, conforme chegaram a temer alguns cientistas.

Para o Programa estão destinados R$ 90 milhões que poderão ser gastos em três anos. Esses recursos são oriundos de uma diferença cambial do PADCT.

Durante o encontro, vários dos participantes questionaram o montante de recursos e o tempo do projeto (3 anos), classificados por eles como "pequenos"

Esper Cavalheiro explicou que o tempo não poderia ser maior, posto que o país está a menos de dois anos de nova eleição para a presidência da República.

Segundo ele, caberá aos cientistas brasileiros mostrar ao novo presidente da República a oportunidade de continuação do novo projeto.

O Programa Institutos do Milênio apoiará dois tipos de projetos:

Institutos do Milênio MSI Grupo 1: institutos com excepcional nível científico e/ou tecnológico em sua área ou áreas de atividade, que possam ter papel decisivo para elevar a novos patamares a competência nacional nestes campos do conhecimento, envolvendo aproximadamente dois terços dos recursos disponíveis para financiar entre 15 e 20 institutos. Valor Médio: R$ 3 milhões, Valor Máximo: R$ 9 milhões, Custos totais: R$ 60 milhões Duração: 3 anos

Institutos do Milênio MSI Grupo 2: institutos atuantes em áreas estratégicas, definidos por uma Comissão de Alto Nível, segundo as prioridades do programa da Ciência e Tecnologia do MCT, envolvendo aproximadamente um terço dos recursos disponíveis, num total de até cinco institutos. Áreas: Amazônia, Semi-Árido, Oceanografia, Nanociência e Fruticultura Tropical, Valor Médio: R$ 6 milhões, Valor Máximo: R$ 9 milhões Custos totais: R$ 30 milhões Duração: 3 anos.

Cronograma

Veja o cronograma já definido, pelo MCT e CNPq, para a implantação do Programa Institutos do Milênio:

Divulgacao do Programa 25/1 a 10/3

Grupo 1 Lançamento do Edital do Grupo 1 10/3 Recebimento das pré-propostas 11/3 a 10/5 Divulgação dos resultados da seleção de pré-propostas 30/6 Apresentação das propostas detalhadas 1/7 a 15/8 Divulgação dos resultados do processo de seleção 15/10 Contratação dos projetos selecionados 15/10 a15/11 Inicio do desembolso da primeira parcela 30/11

Grupo 2 (*) Chamadas dos Institutos do Milênio MSI Grupo 2 30/3 Apresentação das Propostas 2/4 a 16/7 Divulgação dos resultados do processo de seleção 28/9 Contratação de 2 institutos do Grupo 2 1/10 am 31/10 Início do desembolso da primeira parcela 1/11 (*) Datas provisórias

Objetivos do Programa Institutos do Milênio

De acordo com documento divulgado pelo MCT e CNPq, "o objetivo do Programa Institutos do Milênio é de apoiar o desenvolvimento de institutos que se constituam na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico nos diversos campos da C&T, atuando em consonância com a política brasileira de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de elevar a novos patamares o desempenho do País nesta área estratégica para o seu progresso social e econômico".

Ainda segundo o documento, sao estes os objetivos específicos do Programa:


Fonte: Gestao C&T Online, 29/1

Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br