Nos Boletins anteriores, por um erro de digitação, o tamanho do
template menor quando impresso saiu: 14.3 X 5.3 CM. Na verdade o
tamanho quando impresso é 17.3 X 5.3 CM.O template menor deve conter
apenas a idéia central, resumida do trabalho. Por favor, não aumente o
tamanho do mesmo.
Solicito a todos que não deixem para a última hora o envio de trabalhos.
Queremos evitar qualquer tipo de problema com o sistema.
As confirmações do recebimento dos trabalhos estão sendo feitas aos poucos.
Peço que aguardem. Na página de inscrição, vá até o link "Verifica pendência"
para checar a situação de sua inscrição.
Luiz Carlos
Veja nesta edição:
Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente
com o pagamento da inscrição.
O endereço é:
24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP
As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ devem ser feitas no esquena
online, disponível na homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ
em www.sbq.org.br
Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições".
Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma:
Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você
escolhe.
Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e
coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante
que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu
e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie
e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço
eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição
para a 24a Reunião Anual.
Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o
campo data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você
receberá novamente sua senha através de seu -email.
Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e
preencha os campos escolhendo a nova senha.
Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos
arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos".
Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos
descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha.
Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em
seu computador.
Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas
usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas
estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem
tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado,
que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page
da SBQ após referagem e no próprio
painel. Neste resumo maior, você pode colocar tabelas, gráficos,
estruturas, a seu critério.
Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que
colocar 4 destes em uma única página.
Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence. Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.
OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar
em "clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e
depois proceder como escrito acima para quem é cadastrado.
Contamos com sua colaboração!
INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
Não esqueça de enviar uma cópia impressa de seus trabalhos juntamente
com o pagamento da inscrição.
O endereço é:
24a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal 26.037
05513-970 - São Paulo - SP
Estarão à disposição para dowload, na home page da SBQ (www.sbq.org.br)
os dois modelos (templates) de resumos que serão utilizados para
submissão de trabalhos para a próxima Reunião Anual da SBQ.
Os tipos, tamanhos das letras e seções ja foram previamente definidas,
de modo que basta todos preencherem nos respectivos campos, sem
precisar alterar nada. Apenas digite títulos, instituição, autores,
texto, etc, exatamente com a mesma fonte e tamanho de letra que já está
definida no template. Indique a categoria pesquisador (PQ), professor
do ensino fundamental/médio (FM), pós-graduando (PG), graduando (IC) de
cada autor.
Você pode usar o espaço para Introdução, Resultados e Discussão,
Agradecimentos, de acordo com sua conveniência, mas desde que não
ultrapasse uma Página. O template maior é dividido em 2 colunas e não
será necessário usar mais de uma página.
O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do
trabalho. Por favor, não aumente o tamnho do template menor.
DIGITE NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO IMPRESSO.
O resultado da avaliação dos trabalhos submetidos será divulgado, via
correio eletrônico, logo após o término da avaliação. Certifique-se que
você está cadastrado na lista eletrônica da SBQ.
Para assinar a lista do Boletim Eletrônico deve-se proceder da seguinte forma:
Após este procedimento, o novo inscrito será notificado de sua
inclusão à lista.
ATENÇÃO: ENVIE UMA CÓPIA IMPRESSA JUNTAMENTE COM O PAGAMENTO À SBQ.
RESUMOS FORA DO PADRÃO ESTABELECIDO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
O resumo deve ser submetido para apresentação em uma das seguintes sessões:
Ler a mensagem anterior com muita atenção.
No campo selecionado para escrever o título, escrever o título inteiro
em apenas um parágrafo. Pode ser mais de uma linha, claro. NÃO dar
"enter" entre uma linha e outra, pois este parágrafo será usado para
a elaboração da busca via internet.
No resumo maior, mais completo, você pode usar o espaço para Introdução,
Resultados e Discussão, Agradecimentos, de acordo com sua conveniência,
mas desde que não ultrapasse uma Página.
Se for necessário, pode criar um novo ítem, tipo: "Materiais e Métodos"
ou "Parte Experimental", com a mesma fonte e tamanho de letra de
"Introdução", e depois digitar o texto normal.
O template maior é dividido em 2 colunas e não será necessário usar
mais de uma página.
O template menor deve conter apenas a idéia central, resumida do
trabalho. Por favor, não aumente o tamanho do template menor.
DIGITE O TEXTO NO ESPAÇO CORRESPONDENTE A 17.3 X 5.3 CM, QUANDO
IMPRESSO.
4. O SÉCULO DA QUÍMICA
O QMCWEB desta semana apresenta um artigo destacando o
grande salto dado pela química no século 20. Dos plásticos às
drogas sintéticas, a evolução da química alavancou todas as
inovações tecnológicas que surgiram nos últimos 100 anos. A
matéria ainda apresenta todos os ganhadores do Prêmio Nobel em
Química que, tal como o século 20, também iniciou em 1901.
O QMCWEB é uma revista eletrônica de Química produzida no
Departamento de Química da UFSC.
Para saber mais, acesse:
www.qmc.ufsc.br/qmcweb
5. CURSO DE ATUALIZAÇÃO: FUNDAMENTOS BIOGEOQUÍMICOS DA GESTÃO
AMBIENTAL DE ECOSSISTEMAS (GAE) E DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
(SGA) DE EMPRESAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Universidade Estadual de Londrina
FUNDAMENTOS BIOGEOQUÍMICOS DA GESTÃO AMBIENTAL DE ECOSSISTEMAS (GAE)
E DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) DE EMPRESAS
Docente responsável
Prof. Dr. ANTONIO APARECIDO MOZETO
UFSCar/DQ
Laboratório de Biogeoquímica Ambiental
PERÍODO: 12 a 23/02/2001
DEPTO DE QUÍMICA/UEL
OBJETIVOS
Desenvolver a fundamentação química, biogeoquímica e limnológica
necessária à compreensão de questões múltiplas relativas à qualidade e
gestão do ar, da água e de resíduos sólidos e efluentes urbanos e
industriais.
DURAÇÃO
O curso terá a duração de 10 dias
Aulas teóricas: 36 horas aula
Aulas experimentais: 28 horas aula
Atividades de campo: 8 horas aula
Avaliação final do curso: 8 horas aula
Carga horária total: 80 horas.
Horário de Realização:
8:00 às 12:00 h (curso)
14:00 às 18:00 h (atendimento)
NÚMERO DE VAGAS
Serão ofertadas 60 (SESSENTA) vagas
PÚBLICO ALVO
Graduandos e pós-graduandos de cursos universitários de áreas de
concentração diretamente associadas ao tema do curso, como a Química,
Biologia, Ecologia, Geologia, Engenharia Química, Engenharia Civil,
Agronomia, Veterinária;
Técnicos de nível médio e superior de órgãos municipais, estaduais e
federais, da área de controle, monitoramento e fiscalização da
qualidade do meio ambiente e secretarias estaduais e municipais e
institutos de pesquisa afins;
Técnicos de nível médio e superior do setor produtivo (indústrias em
geral), e em especial ligados a setores de controle ambiental e/ou
plantas de tratamento de águas, efluentes e resíduos;
Técnicos de ONG de áreas afins ao tema do curso.
INSCRIÇÃO
ATÉ 06/02/2001
VALOR: R$ 50,00
LOCAL DO CURSO
SALA DE MULTIMEIOS
DEPTO DE QUÍMICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
A abertura do curso será no dia 12/02/2001 às 20:00 horas.
MÓDULO I: Fundamentos de Química e Biogeoquímica Ambiental: ar, água e
solos.
Profa. Dra. Maria Josefa Santos Yabe
Profa. Dra. Ilza Lobo
e-mail: mjyabe@uel.br
fone (0xx43) 371-4366 fax (0xx43) 371-4286
Financiado pelo CNPq.
6. PROJETO GENOMA: SETOR PUBLICO JÁ QUER ACESSO A DADOS DA CELERA
A Celera Corporation, empresa privada que concorre com a iniciativa
pública do Projeto Genoma Humano pela primazia na transcrição do DNA
da espécie, marcou um ponto importante.
Segundo noticiou a revista norte-americana "Science"
(www.sciencemag.org) em sua última edição, os Institutos Nacionais de
Saúde dos EUA (conhecidos pela abreviação NIH) estão negociando a
compra de direitos de acesso ao banco de dados da Celera, para uso de
seus pesquisadores.
A autorização custaria aos NIH até US$ 15 mil anuais por usuário. Mas
o pagamento encontra resistência nos próprios NIH, que divulgam suas
sequências genéticas num banco de dados público e gratuito, o GenBank,
utilizado até mesmo pela Celera.
Fonte: Folha de SP, 17/1