SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 231




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

Olá pessoal,

Este é o último Boletim Eletrônico do Ano, um pouco mais longo. O próximo será enviado na primeira semana de Janeiro, lá pelo dia 05. Até a próxima sexta-feira, dia 22/12, poderemos, eventualmente, enviar mensagens com dicas relacionadas à inscrição online na 24a Reunião Anual da SBQ. Quero aproveitar e agradecer a todos os colegas sócios e não sócios da SBQ o apoio dado nestes primeiros meses a frente da Secretaria Geral. Esperamos contar com o apoio de todos na implementação do sistema de inscrição online para a próxima RA da SBQ. Com relação aos Boletins, foram enviados 63 em pouco menos de 7 meses, com divulgação de cerca de ~620 notícias. Estamos mantendo uma boa regularidade, com média de 9 Boletins por mês.

Também quero agradecer de coração toda a ajuda dos meus queridos colegas da Secretaria da SBQ em São Paulo, nossa incansável e maravilhosa Dirce, Cleuza, Benedito, Arlan, Jean e a Pricila, essas pessoas 100% que ajudam a fazer nossa SBQ cada dia mais forte. Um grande abraço também para o Valdir Bertolino, pela ajuda nas homepages da SBQ e Reunião Anual e Boletim Eletrônico. Valeu pessoal!

Desejo para todos vocês, colegas que recebem este Boletim e às suas famílias um super Feliz Natal e um ano de 2001 cheio de muita paz, fé, força, garra, alegria, felicidades, luz, muita luz e muita vida. Tudo de melhor para todos e até 2001.

Luiz Carlos

Veja nesta edição:

  1. Dicas para Inscrição Online na Reunião Anual da SBQ
  2. Mensagem de fim de ano - SBQ
  3. Prorrogadas as inscrições para a VII Escola de Verão de Química Farmacêutica e Química Medicinal
  4. IUPAC announces the publication of a Special Topic Issue on Green Chemistry
  5. Vaga para Pós-doutor com bolsa FAPESP no grupo do Prof. Ulf Schuchardt
  6. Seleção para os Cursos de Mestrado e Doutorado no Departamento de Química Inorgânica - IQ - UFRJ
  7. Mensagem do Prof. Ramón Pomés Hernández Dr.Sc.
  8. Comunicação do prof.Marco Antônio Moreira sobre orientações da área de ensino de ciências da CAPES sobre os mestrado profissionalizante.
  9. Third International Alcohol Production Workshop


1. DICAS PARA INSCRIÇÃO ONLINE NA REUNIÃO ANUAL DA SBQ

As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ já podem ser feitas a partir do dia 21/12/2000, Quinta-feira, no esquena online, disponível na homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ em www.sbq.org.br

Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições". Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma: Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você escolhe.

Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição para a 24a Reunião Anual.

Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o campo data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você receberá novamente sua senha através de seu -email.

Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e preencha os campos escolhendo a nova senha.

Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos". Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha. Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em seu computador.

Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado, que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page da SBQ após referagem e no próprio painel. Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que colocar 4 destes em uma única página.

Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence. Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.

  1. Caso tenha problemas na visualização de acentos gráficos altere o tipo de fonte do seu browser. Netscape: View -> Character_Set -> Western (ISO-8859-1) Explorer : Exibir -> Fontes -> Alfabeto Ocidental

  2. Para facilitar a navegação entre os campos de digitação no preenchimento do formulário utilize a tecla TAB.

  3. Prepare as templates de trabalho e resumo antes do envio da inscrição on-line.

OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar em "clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e depois proceder como escrito acima para quem é cadastrado.

Contamos com sua colaboração!


2. MENSAGEM DE FIM DE ANO - SBQ

Ao aproximar-se, mais uma vez, as festas de fim de ano, quando se encerra um século, desejamos a todos os sócios e amigos da SBQ um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

É nosso desejo que no novo século possamos renovar nossas esperanças em construir, sempre, uma Sociedade forte, ativa e pujante, pois assim estaremos, todos, contribuindo para sua contínua consolidação.

É nosso desejo que no novo século, possamos juvenescer nossos sonhos, e com trabalho tenaz e perseverança, concretizemo-los, todos. É nosso desejo que no novo século, possamos, com humildade, determinação e serenidade, conviver fraternalmente, mesmo quando defendamos, aferradamente, nossas idéias.

É nosso desejo que no novo século possamos, compreender e aconselhar os mais jovens, respeitar e aprender com os mais velhos. É nosso desejo que no novo século não precisemos nos afastar dos arrogantes, nem desmentir os mentirosos, pois não virão. É nosso desejo que no novo século não convivamos com a intolerância e frivolidade, pois cessarão.

É nosso desejo que no novo século tenhamos tranqüilidade para amar a beleza, não apenas aquela de um sorriso espontâneo, dos crepúsculos, vespertinos ou matutinos, luminosos, nem da obra de arte singular, mas aquela cotidiana e singela: a beleza da vida, que saberemos, como nunca, defender e preservar. É nosso desejo que no novo século nossas crianças brinquem livres, sempre!

Boas Festas.

Dezembro de 2000.
Eliezer J. Barreiro
Presidente da SBQ


3. PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A VII ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA E QUÍMICA MEDICINAL

Prorrogadas as inscrições para a VII Escola de Verão de Química Farmacêutica e Química Medicinal que se realizará na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 22-26 de Janeiro de 2001.

Inscrições podem ser feitas até 10 de Janeiro de 2001 através de instruções no site: www.farmacia.ufrj.br/lassbio/curso2001.htm

Mais informações: Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga
e-mail: cmfraga@pharma.ufrj.br
Coordenador do Evento


4. IUPAC ANNOUNCES THE PUBLICATION OF A SPECIAL TOPIC ISSUE ON GREEN CHEMISTRY

This Special Topic Issue of Pure and Applied Chemistry is the result of collaboration between the IUPAC Working Party "Synthetic Pathways and Processes in Green Chemistry" and the IUPAC Subcommittee on Organic Synthesis. The aim of this effort is to stimulate and promote the wide-ranging aspects of this important and rapidly developing field. It has been recognized in recent years, that the science of chemistry is central to addressing the problems facing the environment. This Special Topic Issue highlights aspects of relevant fundamental chemistry, so as to raise the awareness of the field and stimulate increased activity by a wide range of chemists. Topics covered are included in the following sections:


Authors of the articles are workers whose major research interests are in the development of environmentally friendly chemistry, and also leading synthetic organic chemists whose fundamental research provides the means by which such developments could be made. A strategic basic action has been proposed for implementing the relationships between industry and academia, the so called "triple bottom line" philosophy. Triple bottom line means that an enterprise will be economically sustainable if both the objectives of environmental protection, society benefits and market advantages are taken into account.

The implementation of environmentally friendly reactions, products, and processes will improve competitiveness within the chemical industry. Fundamental research will play a central role in achieving these worthy objectives. What is called green chemistry or sustainable chemistry embodies some of the most advanced perspectives and opportunities in chemical sciences

The principles of Green Chemistry are a significant beginning for the chemical profession in dealing with the novel ethical context in which humanity has been placed by the unprecedented power afforded to it in the twentieth century by science and technology. The chemical literature on green chemistry has been expanding through books, journals and direct internet publishing. The primary literature as well as reviews and analysis continue to grow, as an understanding of the applicability of green chemistry to industrial interests and traditional scientific challenges becomes known. This Special Topic Issue addresses all of the important aspects of this subject and brings together in one volume contributions from leading experts.

Combining technological progress with the safeguarding of the environment is one of the challenges of the new millennium. Green Chemistry is the special contribution of chemists to the conditions for sustainable development.

The contents of the special issue are available on the IUPAC web site, at www.iupac.org/.

See: www.iupac.org/publications/pac/2000/7207/index.html

Copies of the special issue can be ordered from the IUPAC Secretariat for USD 50, plus shipping and handling.

About IUPAC

IUPAC serves as a scientific, international, non-governmental, objective body in addressing the global issues involving the chemical sciences. phH9zT

Contact:
Dr. John W. Jost
Executive Director, IUPAC Secretariat
P.O. Box 13757, Research Triangle Park
North Carolina 27709-3757, USA
Phone: 1-919-485-8700; Fax: 1-919-485-8706;
E-mail: secretariat@iupac.org


5. VAGA PARA PÓS-DOUTOR COM BOLSA FAPESP NO GRUPO DO PROF. ULF SCHUCHARDT

O Grupo do Prof. Ulf Schuchardt do Instituto de Química da UNICAMP está procurando um Doutor com experiência em síntese que gostaria de desenvolver o projeto "Desenvolvimento de Catalisadores Heterogêneos de Alumina para Epoxidação Enantiosseletiva de Olefinas".

O projeto tem alta relevância científica e tecnológica, pois não existem catalisadores heterogêneos enantiosseletivos estáveis para epoxidação. O Grupo do Prof. Ulf tem uma larga experiência na epoxidação catalítica e contará neste projeto com a colaboração do Prof. Roger A. Sheldon, da Delft University of Technology (Holanda).

Para o candidato será solicitado uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP. Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Ulf (e-mail: ulf@iqm.unicamp.br).


6. SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA INORGÂNICA - IQ - UFRJ

O Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRJ está selecionando alunos para os seus Cursos de Mestrado e Doutorado.

Inscrições- 08/01/2001 a 09/02/2001
Documentação necessária

Mestrado Doutorado
Informações adicionais:
Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Tecnologia - bloco A - 5 andar
Ilha do Fundao - Rio de Janeiro - RJ
Tel:(021) 562- 7146 (Sr. Ary ou Cassia)
e-mail: spg@iq.ufrj.br ou cassia@iq.ufrj.br

Profa. Cassia C. Turci
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica


7. MENSAGEM DO PROF. RAMÓN POMÉS HERNÁNDEZ DR.SC.


Mi contrato de trabajo termina aqui en el CNIC el 31.12.2000 y estoy buscando contratarme en una institucion brasileira que labore en quimica o fisica

Crees que allá en Brasil (o en algún otro lugar que tu me recomiendes) exista la posibilidad de un contrato para realizar allí un período de cierta duración (uno, dos o más años) te estaré muy agradecido.

Mi e mail sera a partir del 31.12.2000
xray@infomed.sld.cu

Espero por sus noticias

Prof. Ramon Pomes Hernandez Dr.Sc.
Calle 7ma. No. 1503
Entre 2da. y Entrada
Reparto Casino Deportivo
Ciudad de la Habana - CUBA
tel y fax 53-7-401705
e-mail: pomes@quimica.cneuro.edu.cu


8. COMUNICAÇÃO DO PROF. MARCO ANTÔNIO MOREIRA SOBRE ORIENTAÇÕES DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA CAPES SOBRE OS MESTRADO PROFISSIONALIZANTE.

Prezados (as) colegas

Encaminho-lhes a versão Dezembro 2000 do documento elaborado pela área de Ensino de Ciências e Matemática dando diretrizes para os mestrados (profissionais) em ensino. Tal documento poderá sofrer modificações que a experiência indicar serem necessárias.

Não foram elaboradas diretrizes para o mestrado acadêmico nem para o doutorado em Ensino de Ciências e Matemática porque, em princípio, são as mesmas de qualquer outra área. Contudo, serão elaboradas se a experiência mostrar que são desejáveis.

Atenciosamente,

Marco Antonio Moreira
Representante da área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES

MESTRADO (PROFISSIONAL) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Resumo: O documento, justificando que os mestrados acadêmicos atuais não atendem as necessidades dos professores, propõe a criação do Mestrado em Ensino. Este mestrado será proporcionado a professores em exercício, com um currículo que contemple sua área específica de conhecimento e sua formação didático-pedagógica. Será oferecido por instituições qualificadas, com a duração semelhante a dos mestrados acadêmicos e com comitê científico próprio na CAPES.

Justificativa: Nos últimos 30 anos as áreas de Ensino de Física, Química e Biologia e de Educação Matemática vêm crescendo e se definindo dentro de suas especificidades, tanto no Brasil quanto em muitos outros países. No Brasil, em particular através de agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos, como a CAPES, surgiram comunidades de pesquisadores e produziu-se um considerável corpo de conhecimentos, em ambos os casos com o reconhecimento das comunidades internacionais correspondentes. No entanto, em que pese o esforço dessas comunidades, esse corpo de conhecimentos não teve ainda impacto significativo no sistema escolar, o que coloca, de forma evidente, a necessidade de ações que revertam este quadro. Três áreas foram identificadas, nas quais ações em nível de pós-graduação stricto sensu devem contribuir significativamente para as transformações necessárias:

  1. A formação de professores dos ensinos fundamental e médio que possam, tanto no âmbito de seus locais de trabalho quanto no horizonte de suas regiões, atuar como iniciadores e líderes nos processos de formação de grupos de trabalho e estudo, compostos por professores; é evidente que esta formação dirigir-se-á também, e necessariamente, a melhorar a qualificação do professor enquanto docente, em sua prática pedagógica.

    A proposta de atuação nesta área diferencia-se das atuais especializações para professores e de programas como o Pró-Ciências em dois aspectos: (i) não se volta apenas para a formação do professor como professor - certamente um papel importante -, mas também para a formação de professores multiplicadores; (ii) a formação stricto sensu, sendo parte do sistema de avaliação da CAPES, deve seguir o mesmo padrão de qualidade dos mestrados acadêmicos e doutorados.

  2. A formação de profissionais que possam atuar de forma adequada em: desenvolvimento e implementação curricular, coordenação e orientação - inclusive de grupos de trabalho formados por professores -, e nos diversos processos de avaliação próprios do sistema escolar.

    A qualificação destes profissionais, de central importância no sistema escolar, tem se dado de três formas claramente inadequadas: (i) através da experiência de muitos anos de docência, na maioria dos casos sem oportunidade para reflexão e aprofundamento do que há de específico neste papel; (ii) em cursos de graduação nos quais está de todo ausente qualquer especificidade relativa às áreas de Ensino de Física, Química e Biologia e de Educação Matemática; (iii) em programas de pós-graduação acadêmica que, dirigindo-se à formação do pesquisador, não podem atender e, efetivamente, não atendem às especificidades dos papéis profissionais a serem exercidos.

  3. A formação de docentes das disciplinas "de conteúdo" das licenciaturas nas áreas específicas.

    Talvez esteja aqui a mais premente demanda entre as áreas indicadas em 1, 2 e 3. Seguindo uma visão fortemente enraizada em nosso sistema de formação de professores, o que se tem, nas áreas a que se refere este documento, é uma tradição que concebe a formação do professor como uma combinação de "saber os conteúdos" ("puros") com um "saber ensinar" (também "puro"). Embora a pesquisa mais recente indique claramente a insuficiência desta visão, este é o quadro que se encontra em nossas licenciaturas, com muito poucas exceções. A formação que os mestrados aqui caracterizados pretenderão dar aos docentes das disciplinas "de conteúdo" das licenciaturas é tal que estes docentes sejam capazes de ministrar disciplinas "de conteúdo" que sejam disciplinas de serviço, isto é, particularmente voltadas para a formação profissional de professores das áreas já indicadas; é bastante sabido que a formação em mestrados das áreas específicas correspondentes não alcançam este objetivo de formação.

    Está claro que o espaço adequado para que estes objetivos de formação sejam alcançados não é o mestrado acadêmico, por três motivos principais.

    Primeiro, o mestrado acadêmico, com sua demanda de dedicação exclusiva, em particular através dos contratos de bolsas, cria um afastamento físico do local de trabalho que é incompatível com o que se quer nos mestrados aqui caracterizados. É importante que se entenda que o afastamento crítico se dá no plano teórico, na construção da capacidade da reflexão crítica, e é a isto que se refere a noção de professor reflexivo, inserido em sua prática profissional. O mestrado aqui proposto impõe que a reflexão seja feita a partir de, e de forma concomitante com, a prática profissional do mestrando, de modo que não exista hiato ou readaptação após a conclusão do curso. Ainda, dentro desta visão, requer-se que o mestrando tenha experiência dentro da área na qual quer aprofundar sua formação.

    Segundo, o conjunto das disciplinas de um mestrado acadêmico, voltado para a formação do profissional pesquisador, é, conseqüentemente, inadequado à formação dos profissionais referidos em 1, 2 e 3.

    Terceiro, o caráter do trabalho de final de curso no mestrado acadêmico é o de um relatório de pesquisa, enquanto que o mestrado aqui proposto requer que se encontre naquele trabalho uma proposta de ação profissional que possa ter, de modo mais ou menos imediato, impacto no sistema a que ele se dirige.

    Finalmente, e de grande importância, o mestrado aqui proposto exige que, em nenhum instante e de nenhuma forma, estejam separadas a formação profissional a que se dirige e a pesquisa associada ao que ela envolve, esperando-se que os docentes e pesquisadores destes mestrados sejam, em grande parte, os mesmos docentes e pesquisadores dos mestrados acadêmicos e doutorados, bem como requerendo-se que tanto a formação quanto a prática dos profissionais formados estejam fundamentadas em pesquisa e em resultados de pesquisa. Deste modo, é preciso que fique bastante claro que, em ambos os casos, estamos tratando de formação profissional (pesquisadores, nos programas acadêmicos; os profissionais caracterizados mais acima, no mestrado aqui proposto) e de produção de conhecimento através de pesquisa.

População alvo: 1) professores em exercício na educação básica (ensino fundamental e médio); 2) professores de ensino superior que atuam nas Licenciaturas.

Natureza: o mestrado em ensino deverá ter caráter de preparação profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Deverá, também, estar sempre voltado explicitamente para a evolução do sistema de ensino, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas dos sistemas educativos, nos níveis fundamental e médio, e no nível superior na formação de professores das Licenciaturas nestas áreas.

Especificidade e identidade: o mestrado em ensino será específico para cada área de conhecimento; por exemplo, educação Matemática, ensino de Ciências (podendo, neste caso, ser ainda mais específico, i.e., ensino de Química, Biologia e de Física). Além disso, deverá ter identidade própria enquanto curso, podendo compor um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências . Caracteriza-se também pela terminalidade - trata-se de preparar o profissional para atuar na sala de aula e no sistema - e pelos altos padrões de produção técnica e científica, e será avaliado por critérios condizentes com esta caracterização.

Currículo: deverá contemplar, necessariamente, 1) formação na área específica através de disciplinas, com ementas próprias, direcionadas ao ensino, enfatizando a conceitualização, a fenomenologia e a transposição didática; 2) formação didático-pedagógica relevante à especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem, currículo, avaliação, e uso de novas tecnologias; 3) prática docente supervisionada, mesmo tendo em conta que o programa destina-se a docentes já em atuação na sala de aula; 4) elaboração de um trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, ou relatório técnico descrevendo o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino na área específica, sugerindo-se fortemente que, em forma e conteúdo, este trabalho se constitua em material que possa ser utilizado por outros profissionais. Este trabalho será avaliado por uma banca examinadora na qual recomenda-se a participação de um membro externo.

Corpo docente e localização: o corpo docente deverá ser constituído, exclusivamente, de doutores em ensino da área específica, doutores na área específica ou afim e doutores em Educação ou Psicologia da Educação ou área afim. Assim , em um programa de mestrado em ensino de Química, por exemplo, o corpo docente estará constituído de doutores em ensino de Química, doutores em Química ou área afim e doutores em Educação ou Psicologia da Educação ou área afim. O núcleo docente (NRD6) deverá estar formado por doutores em ensino da área específica ou doutores com atuação profissional em ensino de área específica. O curso deverá estar inserido em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Este programa poderá estar localizado em uma determinada unidade universitária; poderá, também, ser inter-unidades ou, ainda, interinstitucional. Em todos os casos, é preciso que o programa envolva pelo menos uma unidade com reconhecida capacidade de pesquisa e pós-graduação, segundo critérios da CAPES.

Duração e peculiaridades: no mínimo dois anos (máximo três anos), preferencialmente mantendo o docente na sala de aula. Para isso, pode-se oferecer disciplinas e atividades em horários vespertinos ou noturnos, concentradas em um ou dois dias semanais ou períodos intensivos em julho, janeiro e fevereiro desde que não exclusivamente. Fica aberta a possibilidade de ensino à distância, desde que não exclusivamente, ou seja essa possibilidade deverá, obrigatoriamente, contemplar períodos presenciais que correspondam a uma porção significativa da carga horária total do curso.

Condições gerais: os professores mestrandos deverão ter alguma forma de apoio (redução de carga horária e/ ou bolsa, por exemplo) que viabilize sua participação; sabe-se que os professores em exercício no ensino básico têm elevada carga horária, e é para eles que o mestrado em ensino se destina primordialmente, de modo que é, indispensável, viabilizar sua participação não só através de horários especiais ou ensino à distância. Em se tratando de bolsas, visto que o docente deverá permanecer em serviço, as mesmas deverão ter o caráter de ajuda de custo e equivaler a uma fração - um terço, por exemplo - do valor das bolsas de mestrado acadêmico que supõem dedicação exclusiva.

Brasília, CAPES, Área de Ensino de Ciências e Matemática, Dezembro de 2000.


9. THIRD INTERNATIONAL ALCOHOL PRODUCTION WORKSHOP

Matanzas University, Cuba
"Plaza América" Convention Centre, Varadero, Cuba
April 16th to 19th, 2001

AIMS

TOPICS FOR DISCUSSION OFFICIAL LANGUAGES VENUE

The venue for the workshop is the International Convention Centre "Plaza América", a modern istalation with conference facilities for up to 1000 people. It is located only 5 minutes walk to the sands of Varadero, the largest Cuban beach. Many restaurants and hotels are situated very close.
More information:
Ing. Rolando Madruga Rodríguez,
Organizador Profesional de Eventos
Fax: (53-5) 66 8181, 66 7895
Telf.:(53-5) 66 8163
E-mail: eventos@plamer.var.cyt.cu

REGISTRATION

DEADLINE FOR ABSTRACT SUMMISSION RECEIPT ACCOMMODATION

MERCADU travel agency offers full lodging facilities at the University Motel in the campus of the University of Matanzas, as well as at five- and four-stars hotels in Varadero beach, near to the International Convention Centre.
More information:
Lic. Humberto Suárez
Gerente Turismo Especializado.
Fax: (53)(52) 253101, Phone: (53)(52) 261934
E-mail: merca@cdict.umtz.edu.cu

SOCIAL ACTIVITIES

During the free time, a group of social activities will be held for attendants and companions. Also a special activity will be organised in which different alcoholic beverages will be presented. (Equipment, instruments and new technologies could also be presented). This presentation will be performed by national or international producers or by official firms or companies established in Cuba.

MATANZAS AND THE UNIVERSITY

The University of Matanzas was founded in 1972. It is located in the outskirts of Matanzas, the capital of the province with the same name. The city of Matanzas is situated in the Northwest part of Cuba, 100 kilometres away from Havana and about 25 kilometres from the world-wide known Varadero beach, the most relevant tourist resort in Cuba. The foundation of the city dates back to October 12, l693 with the name of "Villa de San Carlos y San Severino de Matanzas". Known by many as "The City of Many Bridges and Rivers", Matanzas cradles a rich cultural tradition and beautiful landscapes. Its heights and plains, the fertility of it's soils, the famous Yumuri slope mouth and its exclusive flora and fauna, turn it to be one of the most attractive places in Cuba.

Recreated by painters and sang by poets and musicians, Matanzas possesses many museums and places of extraordinary importance for their antique values and cultural richness, among them: Gener y Del Monte Library, the French Pharmacy founded in the XIX Century, San Pedro Apostol Church, the Ermita de los Catalanes de Monserrat, as well as many historical and unique landscapes in Playa Girón and Ciénega de Zapata. Many sugar mills are located in Matanzas province. Sugarcane molasses are the main feedstock for alcohol production. There are in Matanzas two alcohol distilleries which produce the ingredients for the famous Havana Club Rum.

COMMUNICATION

For further information and abstract submission, please, contact:

Prof. Marcelo Marcet, PhD.
Chairman of the Organising Committee
Department of Chemistry and Chemical Engineering
Matanzas University.
Matanzas 44740, Cuba.
Fax: 53 52 253101
Phone: 53 52 261432
E-mail: Marcelm@quimec.umtz.edu.cu or Tipal@quimec.umtz.edu.cu

III Instituto de Fisica Molecular del MERCOSUR
Corrientes, Argentina,
23 de julio al 3 de agosto del 2001

Estamos muy contentos de comunicarles que hemos abierto la pagina web exa.unne.edu.ar/eventos/escuelas/fisica/default.htm donde informamos sobre la realización del III Instituto sobre Fisica Molecular del Mercosur.

Periodicamente iremos actualizando esta página con novedades.

Disponemos de un número limitado de becas de ayuda para estadías y pasajes.

Esperamos que este Instituto sea un lugar donde podamos ampliar y profundizar nuestros conocimientos sobre el apasionante ( y actualmente de gran desarrollo ) campo en el que trabajamos y lograr una mayor integración entre los miembros de nuestra comunidad".

Esperamos contar con su valiosa presencia.
Hasta la próxima...


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br