Este é o último Boletim Eletrônico do Ano, um pouco mais longo. O
próximo será enviado na primeira semana de Janeiro, lá pelo dia 05.
Até a próxima sexta-feira, dia 22/12, poderemos, eventualmente, enviar
mensagens com dicas relacionadas à inscrição online na 24a Reunião
Anual da SBQ. Quero aproveitar e agradecer a todos os colegas sócios e
não sócios da SBQ o apoio dado nestes primeiros meses a frente da
Secretaria Geral. Esperamos contar com o apoio de todos na
implementação do sistema de inscrição online para a próxima RA da SBQ.
Com relação aos Boletins, foram enviados 63 em pouco menos de 7 meses,
com divulgação de cerca de ~620 notícias. Estamos mantendo uma boa
regularidade, com média de 9 Boletins por mês.
Também quero agradecer de coração toda a ajuda dos meus queridos
colegas da Secretaria da SBQ em São Paulo, nossa incansável e
maravilhosa Dirce, Cleuza, Benedito, Arlan, Jean e a Pricila, essas
pessoas 100% que ajudam a fazer nossa SBQ cada dia mais forte. Um
grande abraço também para o Valdir Bertolino, pela ajuda nas homepages
da SBQ e Reunião Anual e Boletim Eletrônico. Valeu pessoal!
Desejo para todos vocês, colegas que recebem este Boletim e às suas
famílias um super Feliz Natal e um ano de 2001 cheio de muita paz, fé,
força, garra, alegria, felicidades, luz, muita luz e muita vida.
Tudo de melhor para todos e até 2001.
Luiz Carlos
Veja nesta edição:
As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ já podem ser feitas a partir
do dia 21/12/2000, Quinta-feira, no esquena online, disponível na
homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ em www.sbq.org.br
Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições".
Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma:
Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você
escolhe.
Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e
coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante
que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu
e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie
e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço
eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição
para a 24a Reunião Anual.
Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o campo
data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você receberá
novamente sua senha através de seu -email.
Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e preencha
os campos escolhendo a nova senha.
Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos
arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos".
Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos
descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha.
Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em
seu computador.
Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas
usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas
estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem
tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado,
que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page da
SBQ após referagem e no próprio painel.
Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que
colocar 4 destes em uma única página.
Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence. Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.
OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar em
"clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e depois
proceder como escrito acima para quem é cadastrado.
Contamos com sua colaboração!
2. MENSAGEM DE FIM DE ANO - SBQ
Ao aproximar-se, mais uma vez, as festas de fim de ano, quando se
encerra um século, desejamos a todos os sócios e amigos da SBQ um Feliz
Natal e um Próspero Ano Novo.
É nosso desejo que no novo século possamos renovar nossas esperanças em
construir, sempre, uma Sociedade forte, ativa e pujante, pois assim
estaremos, todos, contribuindo para sua contínua consolidação.
É nosso desejo que no novo século, possamos juvenescer nossos sonhos, e
com trabalho tenaz e perseverança, concretizemo-los, todos. É nosso
desejo que no novo século, possamos, com humildade, determinação e
serenidade, conviver fraternalmente, mesmo quando defendamos,
aferradamente, nossas idéias.
É nosso desejo que no novo século possamos, compreender e aconselhar os
mais jovens, respeitar e aprender com os mais velhos.
É nosso desejo que no novo século não precisemos nos afastar dos
arrogantes, nem desmentir os mentirosos, pois não virão. É nosso desejo
que no novo século não convivamos com a intolerância e frivolidade,
pois cessarão.
É nosso desejo que no novo século tenhamos tranqüilidade
para amar a beleza, não apenas aquela de um sorriso espontâneo, dos
crepúsculos, vespertinos ou matutinos, luminosos, nem da obra de arte
singular, mas aquela cotidiana e singela: a beleza da vida, que
saberemos, como nunca, defender e preservar. É nosso desejo que no
novo século nossas crianças brinquem livres, sempre!
Boas Festas.
Dezembro de 2000.
Eliezer J. Barreiro
Presidente da SBQ
3. PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A VII ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA
FARMACÊUTICA E QUÍMICA MEDICINAL
Prorrogadas as inscrições para a VII Escola de Verão de Química
Farmacêutica e Química Medicinal que se realizará na Faculdade de
Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 22-26 de Janeiro
de 2001.
Inscrições podem ser feitas até 10 de Janeiro de 2001 através de
instruções no site: www.farmacia.ufrj.br/lassbio/curso2001.htm
Mais informações: Prof. Carlos Alberto Manssour Fraga
e-mail: cmfraga@pharma.ufrj.br
Coordenador do Evento
4. IUPAC ANNOUNCES THE PUBLICATION OF A SPECIAL TOPIC ISSUE ON GREEN
CHEMISTRY
This Special Topic Issue of Pure and Applied Chemistry is the result of collaboration between the IUPAC Working Party "Synthetic Pathways and Processes in Green Chemistry" and the IUPAC Subcommittee on Organic Synthesis. The aim of this effort is to stimulate and promote the wide-ranging aspects of this important and rapidly developing field. It has been recognized in recent years, that the science of chemistry is central to addressing the problems facing the environment. This Special Topic Issue highlights aspects of relevant fundamental chemistry, so as to raise the awareness of the field and stimulate increased activity by a wide range of chemists. Topics covered are included in the following sections:
Authors of the articles are workers whose major research interests are
in the development of environmentally friendly chemistry, and also
leading synthetic organic chemists whose fundamental research provides
the means by which such developments could be made.
A strategic basic action has been proposed for implementing the
relationships between industry and academia, the so called "triple
bottom line" philosophy. Triple bottom line means that an enterprise
will be economically sustainable if both the objectives of
environmental protection, society benefits and market advantages are
taken into account.
The implementation of environmentally friendly reactions, products, and
processes will improve competitiveness within the chemical industry.
Fundamental research will play a central role in achieving these worthy
objectives. What is called green chemistry or sustainable chemistry
embodies some of the most advanced perspectives and opportunities in
chemical sciences
The principles of Green Chemistry are a significant beginning for the
chemical profession in dealing with the novel ethical context in which
humanity has been placed by the unprecedented power afforded to it in the
twentieth century by science and technology. The chemical literature on
green chemistry has been expanding through books, journals and direct
internet publishing. The primary literature as well as reviews and
analysis continue to grow, as an understanding of the applicability of
green chemistry to industrial interests and traditional scientific
challenges becomes known. This Special Topic Issue addresses all of the
important aspects of this subject and brings together in one volume
contributions from leading experts.
Combining technological progress with the safeguarding of the
environment is one of the challenges of the new millennium. Green
Chemistry is the special contribution of chemists to the conditions for
sustainable development.
The contents of the special issue are available on the IUPAC web site,
at www.iupac.org/.
See: www.iupac.org/publications/pac/2000/7207/index.html
Copies of the special issue can be ordered from the
IUPAC Secretariat for USD 50, plus shipping and handling.
About IUPAC
IUPAC serves as a scientific, international, non-governmental,
objective body in addressing the global issues involving the chemical
sciences. phH9zT
Contact:
Dr. John W. Jost
Executive Director, IUPAC Secretariat
P.O. Box 13757, Research Triangle Park
North Carolina 27709-3757, USA
Phone: 1-919-485-8700; Fax: 1-919-485-8706;
E-mail: secretariat@iupac.org
5. VAGA PARA PÓS-DOUTOR COM BOLSA FAPESP NO GRUPO DO PROF. ULF
SCHUCHARDT
O Grupo do Prof. Ulf Schuchardt do Instituto de Química da UNICAMP
está procurando um Doutor com experiência em síntese que gostaria de
desenvolver o projeto "Desenvolvimento de Catalisadores Heterogêneos de
Alumina para Epoxidação Enantiosseletiva de Olefinas".
O projeto tem alta relevância científica e tecnológica, pois não
existem catalisadores heterogêneos enantiosseletivos estáveis para
epoxidação. O Grupo do Prof. Ulf tem uma larga experiência na
epoxidação catalítica e contará neste projeto com a colaboração do
Prof. Roger A. Sheldon, da Delft University of Technology (Holanda).
Para o candidato será solicitado uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP.
Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Ulf
(e-mail: ulf@iqm.unicamp.br).
6. SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO DEPARTAMENTO DE
QUÍMICA INORGÂNICA - IQ - UFRJ
O Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRJ
está selecionando alunos para os seus Cursos de Mestrado e Doutorado.
Inscrições- 08/01/2001 a 09/02/2001
Documentação necessária
Mi contrato de trabajo termina aqui en el CNIC el 31.12.2000
y estoy buscando contratarme en una institucion brasileira
que labore en quimica o fisica
Crees que allá en Brasil (o en algún otro lugar que tu me recomiendes)
exista la posibilidad de un contrato para realizar allí un período de
cierta duración (uno, dos o más años) te estaré muy agradecido.
Mi e mail sera a partir del 31.12.2000
xray@infomed.sld.cu
Espero por sus noticias
Prof. Ramon Pomes Hernandez Dr.Sc.
Calle 7ma. No. 1503
Entre 2da. y Entrada
Reparto Casino Deportivo
Ciudad de la Habana - CUBA
tel y fax 53-7-401705
e-mail: pomes@quimica.cneuro.edu.cu
8. COMUNICAÇÃO DO PROF. MARCO ANTÔNIO MOREIRA SOBRE ORIENTAÇÕES DA ÁREA
DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA CAPES SOBRE OS MESTRADO PROFISSIONALIZANTE.
Prezados (as) colegas
Encaminho-lhes a versão Dezembro 2000 do documento elaborado pela
área de Ensino de Ciências e Matemática dando diretrizes para os
mestrados (profissionais) em ensino. Tal documento poderá sofrer
modificações que a experiência indicar serem necessárias.
Não foram elaboradas diretrizes para o mestrado acadêmico nem para
o doutorado em Ensino de Ciências e Matemática porque, em princípio,
são as mesmas de qualquer outra área. Contudo, serão elaboradas se a
experiência mostrar que são desejáveis.
Atenciosamente,
Marco Antonio Moreira
Representante da área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES
MESTRADO (PROFISSIONAL) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo: O documento, justificando que os mestrados acadêmicos atuais
não atendem as necessidades dos professores, propõe a criação do
Mestrado em Ensino. Este mestrado será proporcionado a professores em
exercício, com um currículo que contemple sua área específica de
conhecimento e sua formação didático-pedagógica. Será oferecido por
instituições qualificadas, com a duração semelhante a dos mestrados
acadêmicos e com comitê científico próprio na CAPES.
Justificativa: Nos últimos 30 anos as áreas de Ensino de Física, Química e Biologia e de Educação Matemática vêm crescendo e se definindo dentro de suas especificidades, tanto no Brasil quanto em muitos outros países. No Brasil, em particular através de agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos, como a CAPES, surgiram comunidades de pesquisadores e produziu-se um considerável corpo de conhecimentos, em ambos os casos com o reconhecimento das comunidades internacionais correspondentes. No entanto, em que pese o esforço dessas comunidades, esse corpo de conhecimentos não teve ainda impacto significativo no sistema escolar, o que coloca, de forma evidente, a necessidade de ações que revertam este quadro. Três áreas foram identificadas, nas quais ações em nível de pós-graduação stricto sensu devem contribuir significativamente para as transformações necessárias:
População alvo: 1) professores em exercício na educação básica (ensino
fundamental e médio); 2) professores de ensino superior que atuam nas
Licenciaturas.
Natureza: o mestrado em ensino deverá ter caráter de preparação
profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o
currículo, a avaliação e o sistema escolar. Deverá, também, estar
sempre voltado explicitamente para a evolução do sistema de ensino,
seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na
solução de problemas dos sistemas educativos, nos níveis fundamental e
médio, e no nível superior na formação de professores das Licenciaturas
nestas áreas.
Especificidade e identidade: o mestrado em ensino será específico para
cada área de conhecimento; por exemplo, educação Matemática, ensino de
Ciências (podendo, neste caso, ser ainda mais específico, i.e., ensino
de Química, Biologia e de Física). Além disso, deverá ter identidade
própria enquanto curso, podendo compor um Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências . Caracteriza-se também pela terminalidade -
trata-se de preparar o profissional para atuar na sala de aula e no
sistema - e pelos altos padrões de produção técnica e científica, e
será avaliado por critérios condizentes com esta caracterização.
Currículo: deverá contemplar, necessariamente, 1) formação na área
específica através de disciplinas, com ementas próprias, direcionadas
ao ensino, enfatizando a conceitualização, a fenomenologia e a
transposição didática; 2) formação didático-pedagógica relevante à
especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino,
aprendizagem, currículo, avaliação, e uso de novas tecnologias; 3)
prática docente supervisionada, mesmo tendo em conta que o programa
destina-se a docentes já em atuação na sala de aula; 4) elaboração de
um trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, ou relatório
técnico descrevendo o desenvolvimento de processos ou produtos de
natureza educacional, visando à melhoria do ensino na área específica,
sugerindo-se fortemente que, em forma e conteúdo, este trabalho se
constitua em material que possa ser utilizado por outros profissionais.
Este trabalho será avaliado por uma banca examinadora na qual
recomenda-se a participação de um membro externo.
Corpo docente e localização: o corpo docente deverá ser constituído,
exclusivamente, de doutores em ensino da área específica, doutores na
área específica ou afim e doutores em Educação ou Psicologia da
Educação ou área afim. Assim , em um programa de mestrado em ensino de
Química, por exemplo, o corpo docente estará constituído de doutores em
ensino de Química, doutores em Química ou área afim e doutores em
Educação ou Psicologia da Educação ou área afim. O núcleo docente
(NRD6) deverá estar formado por doutores em ensino da área específica
ou doutores com atuação profissional em ensino de área específica. O
curso deverá estar inserido em um Programa de Pós-Graduação em Ensino
de Ciências e Matemática. Este programa poderá estar localizado em uma
determinada unidade universitária; poderá, também, ser inter-unidades
ou, ainda, interinstitucional. Em todos os casos, é preciso que o
programa envolva pelo menos uma unidade com reconhecida capacidade de
pesquisa e pós-graduação, segundo critérios da CAPES.
Duração e peculiaridades: no mínimo dois anos (máximo três anos),
preferencialmente mantendo o docente na sala de aula. Para isso,
pode-se oferecer disciplinas e atividades em horários vespertinos ou
noturnos, concentradas em um ou dois dias semanais ou períodos
intensivos em julho, janeiro e fevereiro desde que não exclusivamente.
Fica aberta a possibilidade de ensino à distância, desde que não
exclusivamente, ou seja essa possibilidade deverá, obrigatoriamente,
contemplar períodos presenciais que correspondam a uma porção
significativa da carga horária total do curso.
Condições gerais: os professores mestrandos deverão ter alguma forma de
apoio (redução de carga horária e/ ou bolsa, por exemplo) que viabilize
sua participação; sabe-se que os professores em exercício no ensino
básico têm elevada carga horária, e é para eles que o mestrado em
ensino se destina primordialmente, de modo que é, indispensável,
viabilizar sua participação não só através de horários especiais ou
ensino à distância. Em se tratando de bolsas, visto que o docente
deverá permanecer em serviço, as mesmas deverão ter o caráter de ajuda
de custo e equivaler a uma fração - um terço, por exemplo - do valor
das bolsas de mestrado acadêmico que supõem dedicação exclusiva.
Brasília, CAPES, Área de Ensino de Ciências e Matemática, Dezembro de
2000.
9. THIRD INTERNATIONAL ALCOHOL PRODUCTION WORKSHOP
Matanzas University, Cuba
"Plaza América" Convention Centre, Varadero, Cuba
April 16th to 19th, 2001
AIMS
The venue for the workshop is the International Convention Centre
"Plaza América", a modern istalation with conference facilities for up
to 1000 people. It is located only 5 minutes walk to the sands of
Varadero, the largest Cuban beach. Many restaurants and hotels are
situated very close.
More information:
Ing. Rolando Madruga Rodríguez,
Organizador Profesional de Eventos
Fax: (53-5) 66 8181, 66 7895
Telf.:(53-5) 66 8163
E-mail: eventos@plamer.var.cyt.cu
REGISTRATION
MERCADU travel agency offers full lodging facilities at the University
Motel in the campus of the University of Matanzas, as well as at
five- and four-stars hotels in Varadero beach, near to the
International Convention Centre.
More information:
Lic. Humberto Suárez
Gerente Turismo Especializado.
Fax: (53)(52) 253101, Phone: (53)(52) 261934
E-mail: merca@cdict.umtz.edu.cu
SOCIAL ACTIVITIES
During the free time, a group of social activities will be held for
attendants and companions. Also a special activity will be organised
in which different alcoholic beverages will be presented. (Equipment,
instruments and new technologies could also be presented). This
presentation will be performed by national or international producers
or by official firms or companies established in Cuba.
MATANZAS AND THE UNIVERSITY
The University of Matanzas was founded in 1972. It is located in the
outskirts of Matanzas, the capital of the province with the same name.
The city of Matanzas is situated in the Northwest part of Cuba, 100
kilometres away from Havana and about 25 kilometres from the world-wide
known Varadero beach, the most relevant tourist resort in Cuba.
The foundation of the city dates back to October 12, l693 with the name
of "Villa de San Carlos y San Severino de Matanzas". Known by many as
"The City of Many Bridges and Rivers", Matanzas cradles a rich cultural
tradition and beautiful landscapes. Its heights and plains, the
fertility of it's soils, the famous Yumuri slope mouth and its
exclusive flora and fauna, turn it to be one of the most attractive
places in Cuba.
Recreated by painters and sang by poets and musicians, Matanzas
possesses many museums and places of extraordinary importance for
their antique values and cultural richness, among them: Gener y Del
Monte Library, the French Pharmacy founded in the XIX Century, San
Pedro Apostol Church, the Ermita de los Catalanes de Monserrat, as
well as many historical and unique landscapes in Playa Girón and
Ciénega de Zapata. Many sugar mills are located in Matanzas province.
Sugarcane molasses are the main feedstock for alcohol production.
There are in Matanzas two alcohol distilleries which produce the
ingredients for the famous Havana Club Rum.
COMMUNICATION
For further information and abstract submission, please, contact:
Prof. Marcelo Marcet, PhD.
Chairman of the Organising Committee
Department of Chemistry and Chemical Engineering
Matanzas University.
Matanzas 44740, Cuba.
Fax: 53 52 253101
Phone: 53 52 261432
E-mail: Marcelm@quimec.umtz.edu.cu or Tipal@quimec.umtz.edu.cu
III Instituto de Fisica Molecular del MERCOSUR
Corrientes, Argentina,
23 de julio al 3 de agosto del 2001
Estamos muy contentos de comunicarles que hemos abierto la pagina web
exa.unne.edu.ar/eventos/escuelas/fisica/default.htm donde
informamos sobre la realización del III Instituto sobre Fisica
Molecular del Mercosur.
Periodicamente iremos actualizando esta página con novedades.
Disponemos de un número limitado de becas de ayuda para estadías y
pasajes.
Esperamos que este Instituto sea un lugar donde podamos ampliar y
profundizar nuestros conocimientos sobre el apasionante ( y actualmente
de gran desarrollo ) campo en el que trabajamos y
lograr una mayor integración entre los miembros de nuestra comunidad".
Esperamos contar con su valiosa presencia.
Hasta la próxima...
Secretaria Geral SBQ