SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 223




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. VI International Conference on Frontiers of Polymers and Advanced Materials - ICFPAM2001 Recife, 04-09 of March 2001.
  2. I Encontro Nacional de Segurança em Química
  3. 11o Congresso Brasileiro de Catálise
  4. SBPC lança programa de interlocução da comunidade científica com Congresso nacional
  5. Pesquisadores lançam manifesto "em defesa da pós-graduação"
  6. CAPES informa acesso às bases de dados de periódicos para instituições de ensino superior
  7. Universidade Estadual do Oeste do Paraná Concurso Público para o Magistério Superior do Estado do Paraná
  8. QMCWEB, a revista eletrônica de Química da UFSC, traz a cobertura do VII encontro da SBQ-Sul
  9. Pós-graduação em educação para a ciência em Bauru
  10. Paraíba promove primeira Expotec e primeiro congresso de C&T


1. VI INTERNATIONAL CONFERENCE ON FRONTIERS OF POLYMERS AND ADVANCED MATERIALS - ICFPAM2001 RECIFE, 04-09 OF MARCH 2001

IMPORTANT INFORMATIONS:

1.CHEMISTRY NOBEL LAUREATES CONFIRM PRESENCE AT VI ICFPAM

Chemistry Nobel Laureated of 2000, Profs Alan Heeger and Prof. Alan MacDiarmid have confirmed their presence at the VI ICFPAM in Recife.

Both Scientists had been invited and accepted to participate at the Conference - prior to their nomination.

It will be a great honor and opportunity for all the participants at the VI ICFPAM. It will be a great opportunity to listen to their Nobel Lectures.

2. EXTENDED SUBMISSION DEADLINE FOR ABSTRACTS

The VI ICFPAM, to be held in Recife from 4th to 9th of march, 2001, is extending the deadline for abstract submission. The new date is December 15th, 2000.

Please find the required information for abstract submission including summary preparation at the conference website: www.df.ufpe.br/~icfpam2001.


2. I ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA EM QUÍMICA

No período de 8 e 10 de outubro próximo passado foi realizado o I Encontro Nacional de Segurança em Química (I ENSEQUI). As atividades deste evento foram desenvolvidas nas dependências da Casa do Professor Visitante e da Adunicamp, no campus da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Esse evento contou com o apoio da SBQ, do Instituto de Química da Unicamp, da Fapesp, do CRQ-IV Região e da Allchemy. Contando mais uma vez com a generosidade e disposição manifestadas pela Sociedade Brasileira de Química de proporcionar aos sócios e profissionais da área de Química elementos que possam auxiliar no desenvolvimento de seu trabalho profissional, a Comissão Organizadora do I ENSEQUI (Profs.(as) Drs.(as) Fernando A. S. Coelho (Coordenador - IQ/Unicamp), Wanda P. Almeida (Secretária - ICS/Universidade Paulista), Wilson F. Jardim (IQ/Unicamp), Ileana Facchin (ICS/Universidade Paulista) e pela Química Elizabeth Fernandes Ferreira (Comissão de Segurança - IQ/Unicamp) vem através deste Boletim apresentar resumidamente o que foi o I Encontro Nacional de Segurança em Química.

O I ENSEQUI contou com a participação de estudantes (graduação e pós-graduação), técnicos, docentes e pesquisadores de várias Instituições, públicas e privadas, totalizando 96 participantes, sendo a maioria da área de química e ciências afins.

Neste primeiro encontro planejamos colocar em contato profissionais interessados na questão da segurança em química, um assunto deveras importante para o exercício da atividade profissional. Obviamente que o tema tem várias implicações que vão desde o planejamento de um experimento químico até o impacto que ele poderá ocasionar no meio ambiente, procurando-se levar em conta estes aspectos no planejamento do evento.

Assim, foram desenvolvidas as seguintes atividades:


As discussões levantadas durante a mesa redonda foram muito proveitosas e a participação da platéia foi muito intensa. Os aspectos referentes à segurança nos laboratórios de química das Universidades públicas e privadas brasileiras e o destino final dos resíduos gerados nesses laboratórios foram abordados efusivamente por vários participantes. Dessa discussão foram tiradas várias conclusões que estão sendo encaminhadas à SBQ, à CAPES, ao CNPq, à FAPESP, às Coordenadorias de Graduação e Pós-Graduação de várias Universidades Brasileiras e Institutos de Pesquisa.

Finalmente ficou decidido que o II ENCONTRO NACIONAL DE SEGURANÇA EM QUÍMICA será realizado em Porto Alegre em setembro de 2002. Os encontros nacionais passam a ser bianuais. Na mesa redonda, que acabou adquirindo um caráter de Assembléia, sugeriu-se que os workshops de Segurança e Tratamento de resíduos realizados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química fossem realizados também a cada dois anos, de maneira a permutá-lo com o ENSEQUI. Dessa maneira teríamos todos os anos atividades relacionadas à segurança em química. Uma com um caráter mais geral (workshop da SBQ) e um mais específico (ENSEQUI).

A Comissão organizadora agradece mais uma vez o apoio da Sociedade Brasileira de Química (especialmente a gentileza e presteza de sua Diretora Executiva, Dirce Campos e Gerente Financeiro, Benedito Carlos Leister), ao Instituto de Química (na pessoa do seu diretor, Prof. Dr. Célio Pasquini, que colocou à nossa disposição toda a infraestrutura do IQ), à Fapesp e ao CRQ-IV Região (pelo apoio financeiro e pelo envio de representantes). Ainda, gostaríamos de agradecer a todos os participantes e aqueles que nos incentivaram nesta iniciativa. Aqueles que tiverem interesse em obter um resumo das discussões da Mesa Redonda, ou informações mais detalhadas do evento, podem entrar em contato com a Secretária do evento (wpalmeida@ig.com.br).

A Comissão Organizadora do I ENSEQUI


3. 11O CONGRESSO BRASILEIRO DE CATÁLISE

Em nome da Comissão Executiva, gostaria de convidar a comunidade a participar do 11o Congresso Brasileiro de Catálise, que se desenvolverá de 11 a 14 de setembro de 2001, na cidade de Bento Gonçalves, RS. Concomitantemente, ocorrerá o 1o Mercocat, de modo a congregar os pesquisadores dos países do Mercosul.

Os trabalhos deverão ser submetidos eletronicamente até 15.03.01, através de um template disponível na home-page do congresso (www.iq.ufrgs.br/cbcat).

Para maiores informações, o endereço eletrônico do evento é cbcat@iq.ufrgs.br.

Atenciosamente,
José Ribeiro Gregório
Comissão Executiva do 11o Cbcat/1o Mercocat


4. SBPC LANÇA PROGRAMA DE INTERLOCUÇÃO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA COM CONGRESSO NACIONAL

Com o apoio do CNPq, a SBPC lança o Programa de Interlocução com o Congresso Nacional, que tem como principal objetivo instituir e manter um diálogo constante com senadores e deputados federais sobre tudo o que diga respeito às atividades científicas, buscando construir, em especial, a interação Ciência-Sociedade na definição das políticas públicas. Um cientista altamente qualificado será escolhido para exercer esta missão pioneira.

O projeto se justifica porque "as políticas públicas estão cada vez mais sendo determinadas por questões técnico-científicas. Isto se reflete de forma bem evidente nas discussões dos grandes temas no Congresso Nacional, nos quais, não raro, as questões envolvem aspectos científicos e tecnológicos".

São exemplos a questão dos organismos geneticamente modificados (OGM), conhecidos como "transgênicos"; a política de manejo e conservação das águas; o monitoramento ambiental; e as políticas na área de medicamentos.

A interlocução com o Congresso deve correr em duas vias: de um lado, ampliar o uso do conhecimento científico no processo legislativo, alargando as perspectivas dos parlamentares sobre os benefícios disso; para tanto, a SBPC vai por à disposição do Congresso pessoas de alta qualificação em C&T e sólida experiência profissional; de outro lado, permitir à comunidade científica o acesso às práticas legislativas e à interação direta com os congressistas e membros das comissões temáticas da Câmara e do Senado.

Essa missão será cumprida por uma pessoa da mais alta qualificação, especialmente selecionada, que receberá uma bolsa do CNPq, de "Especialista Visitante", improrrogável, com direito a passagens aéreas e duração de 12 meses.

Inscrições abertas - Se você está interessado neste trabalho, tem até 22 de dezembro para se candidatar. Exigências: residir em Brasília durante o tempo da missão; ter disponibilidade para frequentes viagens; ter algumas habilidades especiais, como, por exemplo, conduzir negociações; ter o reconhecimento da comunidade científica; ter comprovada atuação em questões/projetos multidisciplinares.

É necessário ser doutor nas áreas de Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas e Sociais, com mais de 20 anos de atuação profissional; cultivar grande interesse em políticas de C&T; comprovar competência e experiência em questões multidisciplinares; e ter experiência no uso da C&T para a solução de problemas da sociedade.

Documentos - Você, candidato, deve enviar à sede da SBPC, em SP, estes documentos: formulário único do CNPq; coópia da Carteira de Identidade e do CPF; Carta de Intenções (com até mil palavras), apresentando a justificativa da candidatura; formação científica e experiência profissional; interesses e experiências em políticas públicas; qualidades e experiências que o qualificam para a posição; Plano de Trabalho, destacando as estratégias de atuação para o 1º ano de trabalho; currículo atualizado, incluindo e-mail.

A análise das candidaturas será feita entre 19 e 25 de janeiro, e a decisão anunciada em 31/1/2001. Se escolhido, você comeca a trabalhar em março.

Fonte : JCE-mail, 17novembro2000.


5. PESQUISADORES LANÇAM MANIFESTO "EM DEFESA DA PÓS-GRADUAÇÂO"

Manifesto lançado nesta quinta-feira e assinado por Cristovam Wanderley Picanco Diniz (Centro de Ciências Biológicas/UFPA), Darcy Fontoura de Almeida (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ), Hernan Chaimovich (Instituto de Química da USP), Irineu Tadeu Velasco (Faculdade de Medicina/USP), Reinaldo Guimarães (Instituto de Medicina Social/UERJ) e Sandoval Carneiro Jr. (Faculdade de Engenharia e Coppe/UFRJ):

Existe grande consenso em torno à idéia de que, no Brasil, a pós-graduação é um dos programas educacionais mais bem sucedidos.

É consensual, também, que um dos principais fatores que contribuiram para este sucesso foi a existência de uma agência (reguladora e não cartorial), que desde o início da pós-graduação a acompanha e orienta em suas grandes linhas.

E, finalmente, todos concordam que estes acompanhamento e orientação tem como um de seus aspectos cruciais e decisivos a sustentação de padrões elevados de qualidade do sistema de pós-graduação.

Recentemente esses padrões passaram a estar ameaçados, em duas frentes.

A primeira delas foi a proliferação de cursos de mestrado e doutorado de muito baixa qualidade, de caráter semi-presencial ou totalmente 'a distância, ministrados por instituições estrangeiras (a maioria delas sediada na Espanha) conveniadas ou não com instituições brasileiras.

A segunda foi o aparecimento de cursos de mestrado e doutorado ministrados por instituições brasileiras possuidoras de programas pertencentes ao sistema Capes, fora de suas sedes e ao largo das normas de avaliação vigentes no país para estes programas. Muitos desses cursos também lançam mão de processos pedagógicos semi ou não presenciais.

Não nos anima qualquer preconceito contra o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, em particular as que incorporam técnicas de ensino à distância.

Pelo contrário, entendemos que num país de dimensões continentais como o Brasil, isto será decisivo para a revolução educacional de que necessitamos.

Mas ponderamos que esse desenvolvimento não pode colidir com a manutenção dos padrões de qualidade da pós-graduação, garantidos ontem e hoje pelas normas reguladoras da Capes.

Os abaixo-assinados, ex ou atuais representantes da comunidade acadêmica no Conselho Superior da Capes, vem manifestar sua preocupação com essas iniciativas que, a prosseguirem, provocarão prejuízos irreparáveis à pós-graduação no Brasil. Afirmam também seu total apoio às medidas até agora tomadas sobre o assunto pela Diretoria, Conselho Técnico Científico e Conselho Superior da Capes. Finalmente, conclamam a comunidade científica a cerrar fileiras em torno à manutenção dos padrões de qualidade da pós-graduação, garantia maior de sua bem sucedida trajetória.

Fonte: JCE-mail, 17novembro2000.


6. CAPES INFORMA ACESSO ÀS BASES DE DADOS DE PERIÓDICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

"A Fundação CAPES informa que está disponibilizando, através da página http://www.periodicos.capes.gov.br, acesso as bases de dados de periódicos para instituições de ensino superior conforme cronograma divulgado pelas editoras:

  1. SilverPlatter - a editora já cadastrou todas as 71 instituições para acesso as suas bases.
  2. Academic Press / Ideal - a editora já cadastrou todas as instituições federais de ensino para acesso as suas bases. Segundo a editora, as instituições restantes estarão cadastradas até o dia 20 de novembro. 3 - Science Direct On-Line / Elsevier - por questões técnicas da própria editora só foram cadastradas 16 instituições : FIOCRUZ, PUC-RIO, UFBA, UFC, UFF, UFMG, UFPA, UFPB, UFPE, UFPR, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSC, UFV, UNB. Segundo a editora, as instituições restantes estarão cadastradas até o dia 01 de dezembro 2000.

Caso, ao tentar acessar uma das bases, seja solicitado o preenchimento de login e senha, pode estar ocorrendo uma das seguinte situações:

  1. A Instituição não está na relação de instituições que serão autorizadas (ver relação: www.periodicos.capes.gov.br/Explicacao.htm)
  2. Por motivos técnicos de responsabilidade da editora, a instituição ainda não foi cadastrada para ter acesso as bases de dados desta editora.
  3. O acesso, quando autorizado, se fará exclusivamente através da rede da Instituição.

Eventuais problemas podem ocorrer nesta etapa de implantação. Por favor mantenha-nos informados sobre quaisquer dificuldades encontradas enviando sua mensagem para o email periodicos@capes.gov.br.

Nota do Editor: veja mensagem relacionada no Boletim Eletrônico No. 222, notícia No. 7


7. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ

Vagas de Professor de Química:



Inscrições até 24/11/2000

Remuneração ( 40 hs, incluindo dedicação exclusiva): ~2.300,00 (assistente/mestre) e ~3.200,00 (adjunto/doutor)

Mais informações:
Ralpho: ralpho@unimidia.com.br ou ralpho@unioeste.br
Home-page: www.unioeste.br


8. QMCWEB, A REVISTA ELETRÔNICA DE QUÍMICA DA UFSC, TRAZ A COBERTURA DO VII ENCONTRO DA SBQ-SUL

O exemplar desta semana do QMCWEB, a revista eletrônica de Química da UFSC, traz a cobertura do VII encontro da SBQ-Sul em Santa Cruz do Sul/RS.

A revista fica no endereço:
www.qmc.ufsc.br/qmcweb


9. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA EM BAURU

Inscrições de 4 a 8/12 para nível de Mestrado na Faculdade de Ciências da Unesp.

Objetivos: a pesquisa sobre a Ciência, a Educação e as Relações entre o saber científico e seu ensino, de maneira a incentivar a reflexão sobre os processos envolvidos na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para a produção de um corpo próprio de conhecimentos filosóficos, científicos e pedagógicos.

O curso é destinado, preferencialmente, a candidatos licenciados em Física, Química, Matemática, Biologia e áreas correlatas, interessados na Pesquisa em Ensino de Ciências.

Linhas de pesquisa: História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências; Formação do Professor para o Ensino de Ciências; Teoria e Prática no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Ensino de Ci~encias e Meio Ambiente.

Secretaria do Programa de Pós-graduação: av. Engº Luiz Edmundo C. Coube, s/n, campus da Unesp/Bauru, SP. Atendimento somente no período da tarde, de segunda a sexta-feira, de 14h às 17h.

Fone: (14) 221-6077 Site: www.fc.unesp.br/fc/pos/index.html
E-mail: pgfc@fc.unesp.br


10. PARAÍBA PROMOVE PRIMEIRA EXPOTEC E PRIMEIRO CONGRESSO DE C&T

Nos dias 23 a 25/11, em Campina Grande, na Paraíba.

Tema central: "Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável.

Principal objetivo: difundir e transferir tecnologia, por meio da exposição de produtos, processos e serviços gerados nas Universidades, Institutos de Pesquisa e empresas de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região.

Quem organiza: Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo da Paraíba, Prefeitura de Campina Grande e Universidades Federal e Estadual da Paraíba.

Fone: (83) 333-2475 - Site: www.paqtc.rpp.br


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br