Temos o prazer de anunciar mais uma importante novidade em relação ao
J. Braz. Chem. Soc. - a publicação imediata dos artigos aceitos no
site da revista : http://www.sbq.org.br/jbcs/2000/fpapers/indice.html
Esta iniciativa, que já vem sendo adotada por outras importantes
revistas científicas, garante uma visibilidade imediata para o
material a ser publicado na revista. No princípio, novos artigos
serão disponibilizados quinzenalmente e a data da divulgação na web
vai ser registrada junto com o artigo publicado.
A agilização do processo de revisão e publicação dos manuscritos
submetidos ao JBCS continua sendo uma grande preocupação dos
editores, mas é importante salientar que nisto dependemos em muito da
presteza dos autores e revisores. Os forthcoming papers são mais uma
importante iniciativa nesta direção e esperamos que sirvam de
incentivo para uma participação cada vez maior da nossa comunidade na
revista.
Editores do J. Braz. Chem. Soc.
Nota do Editor: Parabéns ao Editores do Journal of the Brazilian
Chemical Society - JBCS, por mais esta excelente iniciativa e pelo
belo trabalho que vem desenvolvendo a frente da revista!!!
A conferência foi realizada em San Juan, Porto Rico, no período de
29 de junho a 3 de julho, no campus de Rio Piedras da Universidade
de Porto Rico (UPR).
Participaram do evento 16 países a saber: Argentina, Bolívia,
Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha,
Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e os
anfitriões: Estados Unidos.
Participaram do encontro cerca de 120 estudantes e 30 professores
convidados, além do pessoal do quadro permanente da American Chemical
Society (Divisão de Educação e Atividades Internacionais), seu
presidente e 20 convidados / palestrantes.
Os estudantes que representaram o Brasil foram Allan Hollandy
Hollanda (UNESP/SP), Anne M. Garrido Pedrosa (UFRGN), Danielle
Ribeiro Costallat (UFRJ), Expedito José de Sá Parente (UFC), Gustavo
Harumi Kume (USP/SP), Marcelo do Carmo (USP/SCar), Rodrigo L.O.R.
Cunha (USP/SP) e Thatyane Morimoto Nobre (USP/RP), sendo que as
atividades sociais como café da manhã, almoços, jantares, e visitas
técnicas foram sempre em conjunto, professores e alunos.
A totalidade dos estudantes, professores e outros convidados
assistiram as conferências plenárias em conjunto e depois foram
divididos em 2 grupos de estudantes e 1 de professores. Os
professores participaram de sessões sobre Educação Química,
Metodologia, Tecnologia Química etc. Os alunos, de Simpósios sobre
"Interação em Clubes de Química", "Experiência na Indústria",
"Preparação para Oportunidades de Trabalho", "Sociedades e
Organizações em Química", "Química na Indústria Farmacêutica",
"Química na Indústria de Extração de Minérios" e "Química Verde".
Os alunos apresentaram seus trabalhos na forma de painéis, com livre
discussão durante a manhã do último dia do evento. Foi realizada
também uma Feira de Divulgação de Cursos de Pós-Graduação,
concomitante com a sessão de apresentação de cartazes. Na Feira houve
uma ampla distribuição de informações sobre cursos de química e
engenharia química existentes e, principalmente, sobre oportunidades
para realizar cursos de pós-graduação, com apresentação de programas,
possibilidades de conseguir bolsas etc. A visita as instalações de
pesquisa da UPR, uma parte importante do evento, não pode contar com
a participação de um número maior de estudantes, pois houve uma
conferência em paralelo. Entretanto, foi alcançado um dos principais
objetivos do encontro, o de integrar e gerar laços entre diferentes
participantes [alunos ou não].
A organização do evento também foi bastante elogiada ficando como
observação que a sessão de painéis dos estudantes e a Feira deveriam
ter duração maior e, de preferência, no segundo dia do evento.
Finalmente, pelos comentários dos estudantes pode-se perceber que,
independente do país em que se está, as preocupações com relação à
estágios e empregos são muito semelhantes.
Lea Barbieri Zinner | Faruk Nome Aguilera |
USP/SP | UFSC |
Senhor (a ) Professor (a ):
Informamos que o prazo para inscrição na V Escola de Verão
(preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição)
foi estendido até 15/09 pf. O prazo para encaminhamento de trabalhos
também foi estendido até 30 de setembro.
Todas as informações e procedimentos para tal encontram-se no seguinte
site: http://www.fc.unesp.br/fc/pos/ev.htm
Os arquivos contendo os trabalhos, a ficha de inscrição e solicitação
de outras informações devem ser encaminhadas ao seguinte e.mail:
escverao@fc.unesp.br
As taxas de inscrição devem ser encaminhadas à:
V Escola de Verão - Programa de Pós-Graduação em Educação para a
Ciência, Faculdade de Ciências, UNESP ; Câmpus de Bauru. Caixa Postal
473, Campus Universitário Vargem Limpa. CEP. 17.033-360, Bauru; São
Paulo, com os cheques nominais à Roberto Nardi, conforme consta na
homepage.
Solicito aos colegas o cumprimento dos prazos estabelecidos em função
da necessidade de encaminhamento urgente de solicitação de verbas aos
orgãos financiadores.
Na circular no. 3, a ser encaminhada em fins de setembro, serão
fornecidos maiores detalhes sobre a Programação do evento.
Roberto Nardi
P/ Comissão Organizadora do Evento
Relato sumário dos últimos acontecimentos registrados pela Assessoria de Imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul na área de C&T na região:
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul na área
de C&T
A Universidade de Cambridge está passando o pires para arrecadar
£6,370 milhões (cerca de US$ 9,5 milhões), lance mínimo exigido pelos
papéis manuscritos de Sir Isaac Newton, o pai da ciência moderna que
descobriu a lei da gravidade. "Se não conseguirmos o dinheiro, a
coleção poderá ser adquirida por algum estrangeiro e leiloada para
colecionadores particulares", disse Peter Fox, responsável pela
biblioteca da universidade, à BBC.
Os documentos, do século 17, incluem trabalhos e cálculos matemáticos
e pertenciam ao Conde de Macclesfield, que os entregou à Sotheby's
para leiloar. O UK Heritage Lottery Fund comprometeu-se a doar 75% da
quantia exigida como lance mínimo, mas o restante terá de ser arrecado
pela universidade.
Físico e matemático, Isaac Newton lecionou na Universidade de
Cambridge até morrer em 1727. Cem anos depois, seus descendentes
dividiram os manuscritos que deixou em duas coleções e uma foi doada
e faz parte do acervo de Cambridge. A outra metade é a que está
sendo leiloada.
Fonte: Agência JB,24agosto2000.
A USP registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade
Industrial) a sua marca e oito logotipos da Universidade para impedir
que empresas ou pessoas se aproveitem da marca USP para fins
comerciais.
Além do registro, que normalmente demora cerca de dois anos para ser
concedido, a USP registrou domínios envolvendo seu nome na Internet e
montou um grupo que estabelecerá diretrizes que professores e
funcionários deverão seguir na hora de se associarem a outras
instituições.
Essas três iniciativas tem como objetivo preservar a marca da
instituição. No mês passado, por exemplo, a "Folha de SP" mostrou que
uma empresa de treinamento privada, a WorkPlus, estava usando o
logotipo do Instituto de Matemática e Estatística da USP para atrair
alunos para cursos de especialização de gestão empresarial e
administração de pessoal. Nenhum dos professores do curso, no entanto,
era titular da Universidade.
As orientações estão sendo preparadas por um grupo de professores das
pró-reitorias de pesquisa e extensão, diretores de unidade, pelo
departamento jurídico e pela vice-reitoria.
"As regras ainda estão em discussão, mas há pontos consensuais como a
necessidade de prestar informações com clareza a respeito dos cursos
que envolvem a instituição", diz Guilherme Ary Plonski, coordenador da
Cecae (Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e
Atividades Especiais da USP).
Para Plonski, em todas as propagandas e informações de cursos que a
USP participa terá que ficar claro qual o envolvimento da instituição.
Os interessados no curso precisam saber, por exemplo, se o curso
apenas funciona nas dependências da Universidade, se os professores
são da instituição e quem o administra.
"Um logotipo em um folheto de propaganda pode não dizer muita coisa.
Queremos ser mais precisos", diz Plonski.
O registro dos domínios na Internet foi feito neste ano no site
Registro.br.
"Descobrimos que uma empresa de MG chegou a utilizar, sem ma-fé, um
registro com o nome da USP. Conseguimos que eles desistissem da idéia
e já pedimos ao Registro.br que não aceite endereços como "usp.net.br"
ou "usp.org.br'", diz Plonski.
Atualmente, a USP usa o domínio www.usp.br em seu site.
O coordenador da Cecae explica que o objetivo dessas medidas não é
engessar ou tornar mais burocráticas as parcerias da Universidade.
"É consenso que todos precisam preservar a marca da USP. Para isso é
preciso que os professores e funcionários tenham bom senso e mantenham
padroes éticos na hora de se associar com outras instituições."
Plonski dá como exemplo do que não deve ser feito parcerias entre um
instituto da Universidade para a realização de atividades que não
sejam sua especialidade.
Fonte: Folha de SP, 22agosto2000.
Além da USP, Universidades públicas como a Unicamp, a UFMG e a UnB
estabeleceram diretrizes para parcerias e a realizaçào de cursos de
extensão a fim de manter a marca das instituições.
Algumas delas não aceitam fazer, por exemplo, parcerias com empresas
de treinamento privadas na oferta de cursos cobrados, como a UFMG e a
UnB.
Em alguns casos, há a exigência de uma porcentagem mínima de
professores da Universidade para dar aula nesses cursos, como forma
de garantir a qualidade.
Essa questão começou a ser discutida nos campi com mais ênfase nesta
década, quando, com a crise de financiamento das instituições públicas
de ensino superior, empresas de treinamento e outras instituições
passaram a procurar as Universidades para se associar na oferta de
cursos.
No mês passado, a "Folha de SP" mostrou um exemplo desse tipo de
associação, envolvendo a empresa de treinamento privada WorkPlus e o
CEC (Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática da
USP).
A WorkPlus organizou dois cursos com o CEC, utilizando as instalações
ociosas do IME (Instituto de Matemática da USP) aos sábados. No
folheto de propaganda, ao lado do logotipo da WorkPlus foi colocado
também a marca do CEC e do IME.
Os professores de administração de pessoal e gestão empresarial
(temas dos cursos), no entanto, eram da WorkPlus.
Após ser informado de que a WorkPlus estava usando o logotipo do IME
nos folhetos, apesar de nenhum professor do instituto dar aula no
curso, o diretor do CEC, Alan Durham, afirmou que os alunos que se
sentissem enganados poderiam pedir o dinheiro de volta.
O CEC garante a qualidade das aulas de informática e que o conteúdo
da área de administração é de responsabilidade da WorkPlus, de acordo
com Durham.
Antes do início do curso, o diretor do CEC afirmou que "avaliou o
conteúdo e o currículo das aulas oferecidas pela WorkPlus e
considerou de qualidade."
Com as diretrizes que serão traçadas por professores da USP, os
folhetos e propagandas de cursos como esses terão que explicar de
forma mais clara onde começa e onde termina a responsabilidade da
Universidade.
Fonte: Folha de SP, 22agosto2000.
Secretaria Geral SBQ