SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 203




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Journal of the Brazilian Chemical Society - Publicação imediata dos artigos aceitos no site da revista
  2. Relatório da ACS - Pan American Conference
  3. V Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química, Biologia e Áreas Afins
  4. Destaques do Mato Grosso do Sul na área de C&T
  5. Newton em leilão. Cambridge pede ajuda por papéis
  6. USP registra marca para evitar mau uso
  7. Universidades tentam manter "grife"


1. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY - PUBLICAÇÃO IMEDIATA DOS ARTIGOS ACEITOS NO SITE DA REVISTA

Temos o prazer de anunciar mais uma importante novidade em relação ao J. Braz. Chem. Soc. - a publicação imediata dos artigos aceitos no site da revista : http://www.sbq.org.br/jbcs/2000/fpapers/indice.html

Esta iniciativa, que já vem sendo adotada por outras importantes revistas científicas, garante uma visibilidade imediata para o material a ser publicado na revista. No princípio, novos artigos serão disponibilizados quinzenalmente e a data da divulgação na web vai ser registrada junto com o artigo publicado.

A agilização do processo de revisão e publicação dos manuscritos submetidos ao JBCS continua sendo uma grande preocupação dos editores, mas é importante salientar que nisto dependemos em muito da presteza dos autores e revisores. Os forthcoming papers são mais uma importante iniciativa nesta direção e esperamos que sirvam de incentivo para uma participação cada vez maior da nossa comunidade na revista.

Editores do J. Braz. Chem. Soc.

Nota do Editor: Parabéns ao Editores do Journal of the Brazilian Chemical Society - JBCS, por mais esta excelente iniciativa e pelo belo trabalho que vem desenvolvendo a frente da revista!!!


2. RELATÓRIO DA ACS - PAN AMERICAN CONFERENCE

A conferência foi realizada em San Juan, Porto Rico, no período de 29 de junho a 3 de julho, no campus de Rio Piedras da Universidade de Porto Rico (UPR).

Participaram do evento 16 países a saber: Argentina, Bolívia, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e os anfitriões: Estados Unidos.

Participaram do encontro cerca de 120 estudantes e 30 professores convidados, além do pessoal do quadro permanente da American Chemical Society (Divisão de Educação e Atividades Internacionais), seu presidente e 20 convidados / palestrantes.

Os estudantes que representaram o Brasil foram Allan Hollandy Hollanda (UNESP/SP), Anne M. Garrido Pedrosa (UFRGN), Danielle Ribeiro Costallat (UFRJ), Expedito José de Sá Parente (UFC), Gustavo Harumi Kume (USP/SP), Marcelo do Carmo (USP/SCar), Rodrigo L.O.R. Cunha (USP/SP) e Thatyane Morimoto Nobre (USP/RP), sendo que as atividades sociais como café da manhã, almoços, jantares, e visitas técnicas foram sempre em conjunto, professores e alunos.

A totalidade dos estudantes, professores e outros convidados assistiram as conferências plenárias em conjunto e depois foram divididos em 2 grupos de estudantes e 1 de professores. Os professores participaram de sessões sobre Educação Química, Metodologia, Tecnologia Química etc. Os alunos, de Simpósios sobre "Interação em Clubes de Química", "Experiência na Indústria", "Preparação para Oportunidades de Trabalho", "Sociedades e Organizações em Química", "Química na Indústria Farmacêutica", "Química na Indústria de Extração de Minérios" e "Química Verde".

Os alunos apresentaram seus trabalhos na forma de painéis, com livre discussão durante a manhã do último dia do evento. Foi realizada também uma Feira de Divulgação de Cursos de Pós-Graduação, concomitante com a sessão de apresentação de cartazes. Na Feira houve uma ampla distribuição de informações sobre cursos de química e engenharia química existentes e, principalmente, sobre oportunidades para realizar cursos de pós-graduação, com apresentação de programas, possibilidades de conseguir bolsas etc. A visita as instalações de pesquisa da UPR, uma parte importante do evento, não pode contar com a participação de um número maior de estudantes, pois houve uma conferência em paralelo. Entretanto, foi alcançado um dos principais objetivos do encontro, o de integrar e gerar laços entre diferentes participantes [alunos ou não].

A organização do evento também foi bastante elogiada ficando como observação que a sessão de painéis dos estudantes e a Feira deveriam ter duração maior e, de preferência, no segundo dia do evento. Finalmente, pelos comentários dos estudantes pode-se perceber que, independente do país em que se está, as preocupações com relação à estágios e empregos são muito semelhantes.
Lea Barbieri Zinner Faruk Nome Aguilera
USP/SP UFSC



3. V ESCOLA DE VERÃO PARA PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E ÁREAS AFINS

Senhor (a ) Professor (a ):

Informamos que o prazo para inscrição na V Escola de Verão (preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição) foi estendido até 15/09 pf. O prazo para encaminhamento de trabalhos também foi estendido até 30 de setembro.

Todas as informações e procedimentos para tal encontram-se no seguinte site: http://www.fc.unesp.br/fc/pos/ev.htm

Os arquivos contendo os trabalhos, a ficha de inscrição e solicitação de outras informações devem ser encaminhadas ao seguinte e.mail: escverao@fc.unesp.br

As taxas de inscrição devem ser encaminhadas à:

V Escola de Verão - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, UNESP ; Câmpus de Bauru. Caixa Postal 473, Campus Universitário Vargem Limpa. CEP. 17.033-360, Bauru; São Paulo, com os cheques nominais à Roberto Nardi, conforme consta na homepage.

Solicito aos colegas o cumprimento dos prazos estabelecidos em função da necessidade de encaminhamento urgente de solicitação de verbas aos orgãos financiadores.

Na circular no. 3, a ser encaminhada em fins de setembro, serão fornecidos maiores detalhes sobre a Programação do evento.

Roberto Nardi
P/ Comissão Organizadora do Evento


4. DESTAQUES DO MATO GROSSO DO SUL NA ÁREA DE C&T

Relato sumário dos últimos acontecimentos registrados pela Assessoria de Imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul na área de C&T na região:

  1. Criado na última reunião do Forum Nacional de Secretários de C&T o Forum Centro Oeste de C&T. Sonia Maria Jin, secretária de C&T do MS, será a coordenadora.
  2. Assinado o Termo de Cooperação Tecnica entre MCT-MI (Ministérios da C&T e da Integração) e os estados da região Centro Oeste.
  3. Estabelecido o Comitê gestor previsto no termo de Cooperação do item 2, com um representante do MCT, um da Finep, um do CNPQ, um do MI e um dos secretários do Centro Oeste -- Sonia Maria Jin, tendo como suplente Marilia de Barros Santos, do Distrito Federal.
  4. Indicado o representante do Centro Oeste no Fundo Nacional de Informática (Gilvane Felipe, de Goias).
  5. Indicado o representante do Centro Oeste nas discussoes para criar a Agência de Desenvolvimento para o Centro -Oeste (Marilia de Barros Santos, do DF).
  6. Está sendo elaborado o Programa de Desenvolvimento do Centro Oeste que inclui um capítulo sobre Plano de desenvolvimento da C&T no Centro Oeste (PDC&T-CO)
  7. Constituido grupo de trabalho com 16 membros (4 de cada estado) para formulação do PDC&T-CO
  8. Elaboracao da versao final do PDC&T-CO com representantes do grupo de trabalho e comite gestor.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul na área de C&T


5. NEWTON EM LEILÃO. CAMBRIDGE PEDE AJUDA POR PAPÉIS

A Universidade de Cambridge está passando o pires para arrecadar £6,370 milhões (cerca de US$ 9,5 milhões), lance mínimo exigido pelos papéis manuscritos de Sir Isaac Newton, o pai da ciência moderna que descobriu a lei da gravidade. "Se não conseguirmos o dinheiro, a coleção poderá ser adquirida por algum estrangeiro e leiloada para colecionadores particulares", disse Peter Fox, responsável pela biblioteca da universidade, à BBC.

Os documentos, do século 17, incluem trabalhos e cálculos matemáticos e pertenciam ao Conde de Macclesfield, que os entregou à Sotheby's para leiloar. O UK Heritage Lottery Fund comprometeu-se a doar 75% da quantia exigida como lance mínimo, mas o restante terá de ser arrecado pela universidade.

Físico e matemático, Isaac Newton lecionou na Universidade de Cambridge até morrer em 1727. Cem anos depois, seus descendentes dividiram os manuscritos que deixou em duas coleções e uma foi doada e faz parte do acervo de Cambridge. A outra metade é a que está sendo leiloada.

Fonte: Agência JB,24agosto2000.


6. USP REGISTRA MARCA PARA EVITAR MAU USO

A USP registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a sua marca e oito logotipos da Universidade para impedir que empresas ou pessoas se aproveitem da marca USP para fins comerciais.

Além do registro, que normalmente demora cerca de dois anos para ser concedido, a USP registrou domínios envolvendo seu nome na Internet e montou um grupo que estabelecerá diretrizes que professores e funcionários deverão seguir na hora de se associarem a outras instituições.

Essas três iniciativas tem como objetivo preservar a marca da instituição. No mês passado, por exemplo, a "Folha de SP" mostrou que uma empresa de treinamento privada, a WorkPlus, estava usando o logotipo do Instituto de Matemática e Estatística da USP para atrair alunos para cursos de especialização de gestão empresarial e administração de pessoal. Nenhum dos professores do curso, no entanto, era titular da Universidade.

As orientações estão sendo preparadas por um grupo de professores das pró-reitorias de pesquisa e extensão, diretores de unidade, pelo departamento jurídico e pela vice-reitoria.

"As regras ainda estão em discussão, mas há pontos consensuais como a necessidade de prestar informações com clareza a respeito dos cursos que envolvem a instituição", diz Guilherme Ary Plonski, coordenador da Cecae (Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais da USP).

Para Plonski, em todas as propagandas e informações de cursos que a USP participa terá que ficar claro qual o envolvimento da instituição.

Os interessados no curso precisam saber, por exemplo, se o curso apenas funciona nas dependências da Universidade, se os professores são da instituição e quem o administra.

"Um logotipo em um folheto de propaganda pode não dizer muita coisa. Queremos ser mais precisos", diz Plonski.

O registro dos domínios na Internet foi feito neste ano no site Registro.br.

"Descobrimos que uma empresa de MG chegou a utilizar, sem ma-fé, um registro com o nome da USP. Conseguimos que eles desistissem da idéia e já pedimos ao Registro.br que não aceite endereços como "usp.net.br" ou "usp.org.br'", diz Plonski.

Atualmente, a USP usa o domínio www.usp.br em seu site.

O coordenador da Cecae explica que o objetivo dessas medidas não é engessar ou tornar mais burocráticas as parcerias da Universidade.

"É consenso que todos precisam preservar a marca da USP. Para isso é preciso que os professores e funcionários tenham bom senso e mantenham padroes éticos na hora de se associar com outras instituições."

Plonski dá como exemplo do que não deve ser feito parcerias entre um instituto da Universidade para a realização de atividades que não sejam sua especialidade.

Fonte: Folha de SP, 22agosto2000.


7. UNIVERSIDADES TENTAM MANTER "GRIFE"

Além da USP, Universidades públicas como a Unicamp, a UFMG e a UnB estabeleceram diretrizes para parcerias e a realizaçào de cursos de extensão a fim de manter a marca das instituições.

Algumas delas não aceitam fazer, por exemplo, parcerias com empresas de treinamento privadas na oferta de cursos cobrados, como a UFMG e a UnB.

Em alguns casos, há a exigência de uma porcentagem mínima de professores da Universidade para dar aula nesses cursos, como forma de garantir a qualidade.

Essa questão começou a ser discutida nos campi com mais ênfase nesta década, quando, com a crise de financiamento das instituições públicas de ensino superior, empresas de treinamento e outras instituições passaram a procurar as Universidades para se associar na oferta de cursos.

No mês passado, a "Folha de SP" mostrou um exemplo desse tipo de associação, envolvendo a empresa de treinamento privada WorkPlus e o CEC (Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática da USP).

A WorkPlus organizou dois cursos com o CEC, utilizando as instalações ociosas do IME (Instituto de Matemática da USP) aos sábados. No folheto de propaganda, ao lado do logotipo da WorkPlus foi colocado também a marca do CEC e do IME.

Os professores de administração de pessoal e gestão empresarial (temas dos cursos), no entanto, eram da WorkPlus.

Após ser informado de que a WorkPlus estava usando o logotipo do IME nos folhetos, apesar de nenhum professor do instituto dar aula no curso, o diretor do CEC, Alan Durham, afirmou que os alunos que se sentissem enganados poderiam pedir o dinheiro de volta.

O CEC garante a qualidade das aulas de informática e que o conteúdo da área de administração é de responsabilidade da WorkPlus, de acordo com Durham.

Antes do início do curso, o diretor do CEC afirmou que "avaliou o conteúdo e o currículo das aulas oferecidas pela WorkPlus e considerou de qualidade."

Com as diretrizes que serão traçadas por professores da USP, os folhetos e propagandas de cursos como esses terão que explicar de forma mais clara onde começa e onde termina a responsabilidade da Universidade.

Fonte: Folha de SP, 22agosto2000.


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br