SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No 188




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. CAPES abre inscrições para doutorado no exterior
  2. "Minas faz Ciência" na internet
  3. Sumários correntes do MAST completam 15 anos
  4. SBPC espera 20 mil pessoas em Brasília
  5. II encontro de ensino de ciências, física e astronomia
  6. XIII jornada universitária farmacêutica, III simpósio de farmácia e II encontro de própolis da USF
  7. Metrologia 2000
  8. Curso de pós-graduação em química e biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas - exame de seleção segundo semestre de 2000
  9. Expansão universitária, artigo de Mozart Neves Ramos, reitor da UFPE, cobrando mais recursos para as universidades públicas

  1. CAPES ABRE INSCRIÇÕES PARA DOUTORADO NO EXTERIOR

Abertas inscrições para bolsas de doutorado pleno no exterior, oferecidas pela Capes, até outubro deste ano para o início dos cursos em 2001.

Os candidatos para cursos de doutorado pleno nos EUA devem se inscrever até o dia 22/9, uma vez que, ainda este ano, a Capes vai adotar novos procedimentos na concessão de bolsas para aquele país.

O programa da Capes busca formar docentes e pesquisadores de alto nível para inserí-los no meio acadêmico e de pesquisa do país. O investimento é necessário para a inserção do Brasil nos mais avançados centros mundiais de pesquisa.

Os cursos devem ter duraçao de 12 meses mas a bolsa pode ser renovada, desde que não ultrapasse o total de 46 meses. A bolsa mensal é de US$ 1.100, mais uma mensalidade para auxílio instalação. A Capes cobre as despesas de todas as taxas escolares, passagem aérea na classe econômica e seguro-saúde.

Site: www.capes.gov.br
Fonte : Nota oficial do MEC


  1. "MINAS FAZ CIÊNCIA" NA INTERNET

Está no ar a revista "Minas Faz Ciência", da Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (Fapemig).

A versão on line foi lançada junto com o número 3 da revista impressa, que apresenta temas que vão de fatos importantes do século 18 à indústria de base biotecnológica, que aponta para o futuro.

"Minas Faz Ciência" 3 destaca também o desenvolvimento da vacina anticarrapato por uma equipe da Universidade Federal de Viçosa, que lhe valeu o primeiro depósito de patente da sua história, através do Escritório de Gestão Tecnológica e Patentes da Fapemig.

A publicação faz parte de um projeto de divulgação científica para o público leigo que mostra um pouco da produção e das inovações científicas e tecnológicas de MG, além de discutir questões importantes na área de C&T.

As principais da versão on line são os foruns de discussão, espaços abertos para o debate e interação permanente para a troca de opiniões e informações entre todos os interessados em C&T, e o sistema de busca por palavra-chave, que possibilita o acesso direto aos temas de seu interesse.

Site: www.fapemig.br


  1. SUMÁRIOS CORRENTES DO MAST COMPLETAM 15 ANOS

Os Sumários Correntes, publicados pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), está completando 15 anos de existência. Para comemorar a data, seu conteúdo foi ampliado, trazendo agora os índices de 99 periódicos estrangeiros e 18 brasileiros, que cobrem amplamente as áreas de história da ciência, divulgação científica, ensino de ciências, bem como documentação e museologia.

Nesta última década e meia, os Sumários Correntes firmaram-se como um instrumento valioso tanto para pesquisadores e professores quanto para jornalistas -- principalmente os que trabalham na área de ciência e cultura.

Mais informações no Mast, r. Gal. Bruce, 586, 20291-320, RJ

Fone: 580-7010 ramal 205

e-mail: bibmast@bol.com.br


  1. SBPC ESPERA 20 MIL PESSOAS EM BRASÍLIA

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estima que cerca de 20 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e público em geral circulem pelo campus da Universidade de Brasília (UnB) entre os próximos dias 09 e 14, quando se realiza a 52ª Reunião Anual da entidade. Da programação do evento, que recebeu a inscrição de 4 mil trabalhos de pesquisadores e estudantes, constam 90 simpósios, 38 conferências, 37 minicursos, 14 encontros, seis assembléias e 169 painéis com exposição de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento.

Integram a reunião a 8ª Expociência e a Expoeducação, a Feira do Livro, com 112 estandes, a 7ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Jovem, da 3ª Idade e outras iniciativas envolvidas com as áreas de C&T.

Fonte: Brasília, 07julho2000 , Agência Brasil - ABr


  1. II ENCONTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, FÍSICA E ASTRONOMIA

Já estão abertas as inscrições para o II EECFA, a se realizar de 14 a 16 de setembro de 2000, no campus de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, voltado para professores, diretores e demais profissionais e interessados no ensino da Física, da Astronomia e das Ciências de modo geral em nível fundamental, médio e superior, além de pesquisadores em ensino dessas ciências.

Maiores informações pelo site: http://www.pucsp.br/~iieecfa


  1. XIII JORNADA UNIVERSITÁRIA FARMACÊUTICA, III SIMPÓSIO DE FARMÁCIA E II ENCONTRO DE PRÓPOLIS DA USF

Data: 25-29 de setembro

Informações: Tel (0xx-(11)-78448352)

www.usf.com.br/farmacia/jufar
www.usf.com.br/farmacia/simposio

e-mail: jufar@usf.com.br
farmacia.bragança@usf.com.br


  1. METROLOGIA 2000

Congresso Internacional e Exposição de Metrologia.

Feira de amostra com a participação de laboratórios, fabricantes e distribuidores de instrumentos de medição, sessões técnicas, palestras e conferências por especialistas de renome internacional, módulo de educação e treinamento em metrologia, sede de fóruns nacionais e internacionais.

Local: Centro de Convenções do Metrologia-2000:
International Trade Mart
Av. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP

Data: 04-07 de dezembro de 2000

Informações: sbm@redetec.org.br
www.sbmetrologia.org.br/metrologia2000


  1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EXAME DE SELEÇÃO SEGUNDO SEMESTRE DE 2000

Departamento de Química - CCEN
Campus A. C. Simões
Tabuleiro dos Martins
57072-970 - Maceió-AL - Brasil
Tel. (082)214-1384
Fax. (082)214-1615

EXAME DE SELEÇÃO SEGUNDO SEMESTRE DE 2000

DATAS:
INSCRIÇÃO: 17 de julho a 21 de agosto de 2000
SELEÇÃO: 21 a 25 de agosto de 2000

NÚMERO DE VAGAS:
Biotecnologia: 03
Cristalografia: 02
Ecologia Química: 02
Eletroquímica: 03
Química de Prod. Naturais: 02
Síntese Orgânica: 01

*Havendo interessados externos ao Estado de Alagoas, as provas poderão ser aplicadas na Universidade de origem, desde que previamente contatada a Secretaria da Pós-Graduação e a inscrição seja efetuada até 15 de agosto de 2000.

DOCUMENTOS SOLICITADOS:

*02(duas) fotos 3x4;
* Cópias: do CPF;
* Identidade;
* Título de eleitor com comprovantes das últimas votações;
* Histórico Escolar;
* 02(duas) cartas de recomendação (com modelo da coordenação do CPGQB/UFAL);
* Diploma de Graduação ou documento equivalente;
* Currículo documentado

OBS: O formulário da carta de apresentação, pode ser obtido através da Coordenação do Curso. Maiores informações pelo telefone/fax (82) 214-1389 ou ainda pelo e-mail: mofg@qui.ufal.br.

CALENDÁRIO DE PROVAS-2000/02

Segunda-feira dia 21/08/00 - Prova Escrita de 10:00 às 12:00 hs.
Terça-feira dia 22/08/2000 - Prova de Proficiência em Inglês às 10:00 hs.
Entrevista: 14:00 hs.
Quarta-feira dia 23/08/2000: - Entrevista com os candidatos às 10:00 horas.
Após Sexta-feira dia 1/09/2000 - RESULTADO FINAL

EXAME DE SELEÇÃO:

O exame de seleção constará de:

  1. prova escrita sobre *Química Geral e Bioquímica* (peso 4)
  2. entrevista (peso 3)
  3. análise curricular e das cartas de recomendação (peso 2)
  4. exame de proficiência em Inglês (peso 0-inapto ou 1-apto).
PROGRAMA:
  1. Brady, J.E. * Química Geral, volumes 1 e 2: Estequiometria, ligações químicas, equilíbrio químico e espontaneidade e propriedades das soluções.
  2. Lehninger, A. * Princípios de Bioquímica, Vols 1 e 2; Stryer; Bioquímica * Conceitos, tampão, curva de titulação, ponto de dissociação de um ácido e de uma base, propriedades dos carboidratos, aminoácidos, enzimas, lipídios e ácidos nucléicos.
POSSIBILIDADES DE BOLSAS:

CNPq, CAPES, FAPEAL, entre outros.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

Página eletrônica: http://www.reitoria.ufal.br/quimica/quimica.htm

Maiores informações pelo telefone (082) 214-1384, 214-1388 ou FAX (082) 214-1615 ou ainda pelo e-mail: mofg@qui.ufal.br


  1. EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA, ARTIGO DE MOZART NEVES RAMOS, REITOR DA UFPE, COBRANDO MAIS RECURSOS PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

O Censo da Educação Superior no Brasil, divulgado recentemente, revela o notável esforço que as instituições federais de ensino superior (Ifes) vem fazendo para cumprir o seu papel social.

De 96 a 99, o crescimento das matrículas nessas instituições quase duplicou. No total, as Ifes expandiram em 21,8% o número de matrículas nos últimos cinco anos, ou seja, quase 80 mil novas vagas.

Além disso, vale salientar, boa parte dessas instituições, juntamente com as estaduais paulistas, responde pela maioria da produção científica brasileira. O desafio é como conciliar expansão com qualidade.

Os investimentos, nos últimos anos, foram ainda tímidos, especialmente no que concerne à infra-estrutura física, para recuperação e ampliação de salas de aula e laboratórios. Até aqui, não ocorreram os concursos públicos negociados durante a greve dos professores em 98.

Hoje, o número de professores substitutos nas Ifes é bastante expressivo, comprometendo a qualidade e o planejamento institucional, já que são contratados por tempo definido e não renovável.

Entretanto, por questão de justiça, deve ser registrado o grande esforço que o MEC vem fazendo na estruturação de redes de informática e na informatização do ensino nessas instituições, e também na aquisição de novos livros para as bibliotecas e de equipamentos para os laboratórios de ensino, cujo processo de licitação foi iniciado há cinco anos.

A demanda por recuperação e ampliação predial cresce em progressão geométrica, enquanto os recursos disponíveis continuam absolutamente insuficientes.

O próprio Governo reconhece isso, ao destinar 20% dos recursos oriundos dos fundos setoriais para a infra-estrutura das Universidades públicas. Infelizmente, essa solução não será imediata e os equipamentos devem estar chegando nos próximos meses, ao tempo em que o MEC cobra das Universidades instalações adequadas.

Segundo o censo, caso se mantenha a tendência de crescimento verificada nos últimos dois anos (9% em 98 e 11,8% em 99), o ensino superior terá aproximadamente três milhões de alunos matriculados em cursos de graduação em 2002 - dois anos antes do que previa o MEC.

Espera-se uma expansão de 200 mil novas vagas só nas instituições públicas (federais, estaduais e municipais).

Os números do MEC também registram que a expansão nas Ifes do Nordeste foi recorde nacional, mesmo sem ter para fomentar a sua pesquisa uma instituição como a Fapesp, órgão que financia, em R$ 350 milhões por ano, as Universidades e instituições do Estado de SP.

Esse é o valor destinado para a manutenção de todas as Ifes no país. E ainda dizem que essas instituições sao caras! Não critico a Fapesp e, sim, a ausência de outros órgãos iguais a ela. Critico também os limitados recursos destinados à manutenção das Ifes.

Se não fosse a emenda Andifes incluída no orçamento deste ano, não sei o que iria ocorrer com essas instituições, no que diz respeito a cumprir bem as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Outro dado importante do censo: o esforço significativo das Ifes em ampliar o número de vagas nos cursos noturnos. Foram mais de 25 mil novas vagas, refletindo a sua preocupação com o aluno-trabalhador e reafirmando o seu compromisso com a democratização do acesso nas Universidades públicas para os alunos menos favorecidos economicamente.

De 96 a 99, o crescimento da matrícula nos cursos noturnos foi de 36,4%, sendo 15,4% somente no ano passado.

É preciso agora que a área econômica do Governo reconheça o esforço das Universidades federais, de forma que a expansão, que vem sendo realizada nessas instituições, possa ser acompanhada de qualidade através de novos investimentos, já que os recursos orçamentarios não vem crescendo na mesma proporção.

Por fim, dedico este artigo a João Carlos Paes Mendonca - por quem nutro uma profunda admiração e respeito -, que soube, como poucos, alinhar crescimento com qualidade.

Fonte: Jornal do Commercio, do Recife, 4julho2000.

Nota do Editor: O Prof. Mozart Neves, pertence à comunidade química, tendo se doutorado pela UNICAMP


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br