SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No 179




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"DIA NACIONAL DO QUÍMICO, 18 DE JUNHO"

A DIRETORIA E CONSELHO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELO PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUÍMICO, ONTEM, DIA 18 DE JUNHO.

PARABÉNS A TODOS!

Veja nesta edição:

  1. Dia do Químico - Por Prof. Antonio Sálvio Mangrich
  2. Dia Do Químico - Por Profa. Vanderlan Da Silva Bolzani
  3. Regional de Campinas da SBQ Comemora , no dia 16/06, O "Dia Nacional Do Químico"
  4. Conselho Regional de Química - IV Região - Comemora o "Dia Nacional do Profissional da Química"
  5. Abertas inscrições para Pós-graduação em Química na UFSCar
  6. Abertas as inscrições para o processo de seleção para o programa de pós-graduação em Química da UFPR
  7. Encontro na SBPC sobre proposta de política nacional de C&T para os próximos dez anos
  8. Prorrogado de novo o prazo para envio dos dados do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq

  1. Dia do Químico - Por Prof. Antonio Sálvio Mangrich

Caros Colegas:

Penso que estamos todos de parabéns por mais um "Dia do Químico no Brasil". Está claro que a nossa profissão, quer como professor, como pesquisador ou como químico nas diferentes modalidades, exige aprendizagem continuada. Na indústria somos o profissional que também pensa a química nas suas fronteiras. Embora as aplicações e os métodos possam não ser os mais recentes, temos que estar atualizados para exercer nossas funções com eficiência e responsabilidade.

No ensino da química aos nossos estudantes temos uma árdua tarefa de popularizar a química sem deixar que a vulgarizem. Apesar das constantes faltas de verbas e dos baixos salários, os experimentos de química devem ser feitos em laboratórios, com o máximo de segurança possível, e com materiais e equipamentos adequados ao método científico em uso. Mas isso não é tudo, ou melhor, é apenas o começo. Não podemos ensinar a química com modelos prontos e acabados. Temos que renovar constantemente aulas e experimentos e mostrar aos nossos alunos que há ainda muito o que ser feito. Mesmo nos colégios, não podemos deixar o estudante concluir que tudo já foi resolvido e que ele tem que aprender química porque achou-se que seria necessário. Sabemos que será muito mais produtivo e convincente contar aos nossos alunos de como é que se avança no conhecimento científico, através de trabalhosas mas compensadoras pesquisas, do que ministrar a eles aulas repetitivas e cheias de conteúdos para memorizar, mesmo práticas e em bons laboratórios. Alguns poderão tomar gosto pela química dessa forma, mas a maioria, inclusive os bons estudantes, procurarão outras áreas do conhecimento para trabalhar porque lá o professor era mais entusiasta e dizia para ele que aquela ciência tinha muitos problemas ainda e que uma pessoa como ele poderia contribuir para o seu avanço.

Necessitamos do contato permanente com a Universidade onde nos formamos, mas que nem sempre é facilitado. Precisamos saber dos nossos ex-professores sobre suas últimas publicações, e conversar com eles para que digam no que aquilo foi importante para o desenvolvimento da química. Desse modo poderemos ter novas idéias para bem trabalhar nossa tarefa de químico na indústria ou assunto para comentar com nossos estudantes nos colégios. Sabe-se hoje que é, muito mais, a natureza do que se ensina, e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas, que leva os alunos a realmente aprenderem temas científicos. Se melhorar a qualidade é difícil trocar de enfoque e de tema pode ser impossível para quem não está em contato com as fronteiras da química. É evidente que como professores de química do ensino fundamental e médio temos que ter conhecimento de como se faz pesquisa científica. Isto só será possível através do contato permanente com os professores do bom Departamento de Química da nossa cidade. Desse modo a química passa a ser, para as crianças e para os jovens, alguma coisa que se faz também aqui na cidade ou no estado onde elas moram. Assim eles podem ter interesse pela ciência como um possível campo de atuação profissional futuro. A pesquisa em química com resultados publicados em periódicos de circulação internacional passa a ser trabalho de pessoas normais que eles conhecem, que falam a língua deles, e não só o trabalho de seres exóticos e pouco reais para eles. Este, aliás, é outro grande benefício, talvez o maior, resultante da atividade de pesquisa em todas as Universidades. Criar clima local para o bom ensino da ciência nos níveis fundamental e médio. Poderíamos chama-lo de "a importância da pesquisa científica no ensino da ciência". Normalmente dizemos isto pensando apenas no ensino universitário. A SBQ tem trabalhado no sentido de fornecer informações adequadas e atualizadas, através das suas publicações, JBCS, QN e QNE, para os profissionais da química nas mais diferentes atividades. Gostaríamos de incentivar o aprofundamento destas questões e de homenagear a todos os Químicos no seu dia.

Nota do Editor: Prof. Antonio Sálvio Mangrich é membro do Conselho da SBQ


  1. Dia Do Químico - Por Profa. Vanderlan Da Silva Bolzani


" Não tardará raiar a claridade
da aurora resplandescente que ai vem,
dessa aurora que meu conhecimento traz,
entenderei universo dos átomos,
dominarei as moléculas,
perceberei o sol, serei rei."


  1. Regional de Campinas da SBQ Comemora , no dia 16/06, O "Dia Nacional Do Químico"

A Regional de Campinas da SBQ comemorou no dia 16/06, no Instituto de Química da UNICAMP, o "Dia Nacional do Químico", através da realização da conferência do ex-aluno do Instituto de Química da UNICAMP e, hoje presidente da empresa Produquímica, Gerhard W. Schultz: "Experiência de um ex-aluno do IQ como empresário".

O evento, organizado pelo Prof. José Augusto Rodrigues, contou com o apoio da Diretoria do IQ-UNICAMP, SBQ-Campinas, do CAEQ e da APGQ. Participaram do evento professores, estudantes de graduação e pós-graduação, diretores da empresa-junior AllQuímica com sede no IQ-UNICAMP e Prof. Célio Pasquini diretor do IQ-UNICAMP.

A Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química/SBQ foram representadas pelo Prof. Oswaldo Alves que apresentou mensagem alusiva a data.

A comemoração finalizou-se com um concorrido e animado coquetel oferecido pela empresa Produquímica.


  1. Conselho Regional de Química - IV Região - Comemora o "Dia Nacional do Profissional da Química"

Foi realizada na noite de Sexta-feira (21:00h), dia 16 de junho, no Auditório Master da ABIMAQ-SINDIMAQ, a Cerimônia em Comemoração ao "Dia Nacional do Profissional da Química", quando foram entregues os prêmios concedidos anualmente pelo Conselho Regional de Química IV Região

Ao Profissional da Indústria Dr. Otto Rohr, o "Prêmio Fritz Feigl - 2000";

Aos alunos e respectivos orientadores, vencedores do concurso, o "Prêmio CRQ - IV";

Foram homenageados também profissionais com registros antigos.

Ao final do evento foi servido um coquetel.

A Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química - SBQ foram representadas pelo Prof. Hans Viertler.


  1. Abertas inscrições para Pós-graduação em Química na UFSCar

No período de 19 de junho a 12 de julho estão abertas as inscrições para os exames de seleção para ingresso no 2º de semestre de 2000 nos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Q) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No PPG-Q/UFSCar, podem ser desenvolvidos trabalhos nas áreas de concentração em Físico-Química, Química (área geral), Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Há possibilidade de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPESP.

Maiores informações:




  1. Abertas as inscrições para o processo de seleção para o programa de pós-graduação em Química da UFPR

Abertas as inscrições para o processo de seleção para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR

Período de inscrição: 01/06/00 a 30/06/00

Maiores informações:

Coordenação de Pós-Graduação
(0xx41) 361-3006
email: pgquim@quimica.ufpr.br
http://www.quimica.ufpr.br


  1. Encontro na SBPC sobre proposta de política nacional de C&T para os próximos dez anos

O secretário de Acompanhamento e Avaliação do MCT, João Steiner, reuniu-se na tarde de segunda-feira, dia 12, com representantes das Sociedades Científicas Associadas à SBPC para discutir uma política prospectiva nacional para os próximos dez anos.

A proposta do MCT, segundo Steiner, é levantar as necessidades do Brasil nas áreas de C&T para a próxima década e, "com base numa maior racionalidade, introduzir as adequações para que essa reforma seja possível".

A ideia é produzir um trabalho prospectivo num período de 180 dias, prazo que o próprio Steiner considera apertado, mas ainda assim viável.

O ponto de partida desse trabalho foi a formação de uma comissão integrada por pesquisadores de capacidade reconhecida, sob a presidência de José Galizia Tundisi. A comissão terá a função de identificar as necessidades estratégicas de infraestrutura, institutos e laboratórios para o período considerado. A partir deste diagnostico será feita a proposta de adequação institucional.

O encontro com os representantes de sociedades científicas, na sede da SBPC, em SP, de acordo com Steiner é uma forma de "legitimar e dar transparência absoluta" ao projeto.

A sociedade brasileira, na avaliação do secretário, "está convencida da importância da ciência e tecnologia, mas também sabe que, nessas áreas, é necessário que sejam estabelecidas prioridades".

Cabe à comunidade científica, defendeu Steiner, participar desse movimento pois "se a parte formalmente educada não fizer esse trabalho, quem se encarregará dele?"

No encontro Steiner ouviu queixas de iniciativas anteriores que não resultaram em medidas práticas e por isso mesmo foram motivos de frustrações. Para ele, o projeto em curso é muito diferente dos anteriores, " muito mais ambicioso e que por isso mesmo mais difícil de ser levado à prática, pois conflita com muitos interesses".

Para demonstrar que se trata de uma iniciativa consistente, no entanto, ele citou exemplos de projetos deflagradas com a fundação do MCT e que consumiram em torno de dez anos para se materializarem, como o satélite de sensoriamento remoto com a China, a instalação de centro de previsão numérica do tempo, em Sao José dos Campos, e o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, em Campinas.

O ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, de acordo com Steiner "deu carta branca à comissão no sentido de acatar as sugestões que forem feitas, envolvendo de desativação, fusão a criaçã o de novas unidades de pesquisas".

O sistema de prospecção, segundo o secretário, será feito em áreas de fronteira das ciências, em pesquisa básica, através de mecanismos como seminários e reuniões científicas, além de discussões orientadas e interações com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

As áreas iniciais de atração envolverão tecnologia da informação, inovação para a competitividade, sistemas locais de inovação, capacitação de recursos humanos para a pesquisa e biotecnologia e recursos genéticos.

No encontro com os representantes de sociedades científicas o secretário exibiu mapas localizando centros de pesquisa, a maioria concentrada no centro-sul e defendeu uma reformulação capaz de aumentar a eficiência do sistema de pesquisa com a melhor distribuição dessas unidades, entre outras iniciativas.

Mesmo questionado pelos representantes de Sociedades Científicas, o projeto apresentado por Steiner foi interpretado como positivo e estratégico para a ampliação e diversificação da pesquisa científica nacional.

Nota do Editor: O Vice-Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cesar Vieira, participou desta reunião na qualidade de convidado.


  1. Prorrogado de novo o prazo para envio dos dados do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq

Em vista da greve nas instituições federais e estaduais e atendendo solicitações de inúmeros dirigentes de pesquisa, o CNPq decidiu promover um adiamento de duas semanas no prazo de entrega dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa.

A data limite para esta entrega -- improrrogável - será 6ª feira, dia 23.

Informamos que os pesquisadores e estudantes que ainda não tenham um currículo Lattes atualizado no CNPq devem faze-lo até sexta feira, dia 4 de agosto próximo.

Nesta data, haverá a migração da produção Científica, Tecnológica e Artística dos componentes dos grupos, presente nos currículos, para a base de dados do Diretório.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br