**********************************************************
SBQ - BIÊNIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 96
**********************************************************

Veja nesta edição:
1. Carta de Poços de Caldas (Aos estudantes de química)
2. Workshop “Strategies in drug development from natural products”
3. Prof. Marcelo Giordan comenta nota do boletim eletrônico SBQ sobre o ENEM
4. Nordeste tem a maior diversidade de plantas do Brasil
5. Mestrado e doutorado no DQ-FFCL Ribeirão Preto
6. II Congresso de engenharia de processos do Mercosul, II ENPROMER
7. Curso sobre espectroscopias: infrevermelho e Raman aplicadas a catálise

*****************************
1. CARTA DE POÇOS DE CALDAS
*****************************
Poços de Caldas, 27 de maio de 1999.
Aos estudantes de Química
    Durante a 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química foram realizadas assembléias envolvendo estudantes de Graduação em Química de diversas regiões do país. Nestas, ficou estabelecido como prioridade reavaliar as atribuições atuais do profissional em Química, junto ao CFQ.
    O questionamento baseia-se no fato de que há profissionais, com menos carga horária em Química no seu Currículo, que possuem mais atribuições do que o próprio químico.
    Levando isto em consideração, a Executiva Nacional dos Estudantes de Química (EXEQ) e a Sociedade Brasileira de Química Jovem (SBQJ) propõem:
1) A organização, no dia do Químico, 18/06/99, de um evento(entrevista, mesa-redonda, etc.), com a participação do CRQ correspondente, a fim de esclarecer as questões levantadas acima;
2) Uma vez realizado tal evento, cada DA/CA deve elaborar sua proposta de alteração do atual Estatuto, a ser discutida durante o CoNUNE, na primeira semana de julho.
Esteve ainda na pauta a seguinte questão:
- "Discussão das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Quimica". Foram analisadas as propostas e o artigo sobre o assunto, que saiu na ultima Quimica Nova. A EXEQ  e a SBQJovem informam que já estão recebendo propostas e comentários a respeito deste assunto. As comunicações devem ser enviadas, no máximo, ate o dia 20/06/99.
        Em breve a nossa Home Page estará pronta, e será disponibilizada no site da SBQ (www.sbq.org.br).

Rene.

***********************************************************
2. STRATEGIES IN  DRUG DEVELOPMENT FROM NATURAL PRODUCTS.
***********************************************************
    A seguir estão transcritas as palavras de encerramento do workshop realizado em Poços de Caldas nos dia 24 e 25/05, proferidas pela Profa. Quézia, uma das organizadoras do evento.

Final words in the workshop
I would like to thank all the speakers and all of you for attending the first IOCD workshop in Brazil: STRATEGIES IN  DRUG DEVELOPMENT FROM NATURAL PRODUCTS. I hope that you like me found that this was a very
successful venture of the Natural Product and Medicinal Chemistry Division of the Brazilian Chemical Society with its full support. In this workshop it was shown that the Natural Product chemists and the Medicinal chemists must join their effort in order to succeed in a search of a new drug. Calling at what  was said here: Prof. Hostettmann said that “Plants have
always been and always will be a source of our medicine.”  The importance of chemeosystematic and ethobotanical knowledge together with high throughput screening techniques was well discussed by Dr. Simmonds as well as the need of good quality control for plants medicines. These topics were also emphasised on the table of assembly. Prof. Mitcher made the point that one always should ask why one should make a compound and showed well how to plan to make it efficiently, while Prof. Oliva showed that a good integration between different specialists groups can lead to good results in finding leads. Prof. Barreiro showed that based on simple natural compound elegant chemical modifications could be made to obtain new leads for COX-2 inhibitors. How can chemistry add value in Bioprospecting ?  was addressed to us by Prof. Weiss and let us with a huge amount of questions to answer and to solve. Prof. Ganellin call out to an important point from which we could conclude that it must not be difficult for us to work together since one of the main requirement for working with drug development is a solid
knowledge of organic chemistry. To finish, I would like to say that I do hope that this workshop is a first in a series of joint work between the groups of natural product and medicinal chemists in the Brazilian Chemical Society.
I would also like to wish to the speakers that are leaving a successful journey back home and for us that are staying for the 22 nd SBQ meeting a hard but nice and productive week at Poços de Caldas.

Quezia B. Cass
Vice-Chairman
 Working Group on Medicinal Chemistry
IOCD

********************************************************
3. PROF. MARCELO GIORDAN COMENTA NOTA DO BOLETIM
    ELETRÔNICO SBQ, SOBRE O ENEM
********************************************************
Com relação ao boletim no. 95 e a matéria que segue abaixo, gostaria de tecer alguns comentários e nesse sentido levar a lista do boletim da SBQ alguns pontos para discussão.
A Universidade de São Paulo ainda NÃO aderiu ao ENEM, como instrumento agregado ao seu exame de seleção vestibular. Para tal, o Conselho Universitário deve apreciar a matéria e votá-la, o que ainda não ocorreu. Há sim, uma exposição à mídia de nossos dirigentes maiores defendendo esta proposta. É importante que tenhamos clareza das diferenças existentes entre as decisões institucionais, que neste caso estão na alçada do seu órgão de decisão máxima, e a vontade dos representantes da
instituição. O jornal OESP, como boa parte da mídia, não se interessa por esses  detalhes e costuma adiantar os "fatos", sem se ocupar com a qualificação dos mesmos. Os números referentes a participação relativa da nota obtida pelo candidato no ENEM no exame vestibular são no mínimo despropositados. Não há acordo sobre isso. Dizer que quem não fizer o exame vai ficar em desvantagem é TERRORISMO, cujo propósito é pressionar os alunos a passar por mais uma situação de TESTAGEM. Não há argumentos sólidos, leia-se sustentados por dados empíricos, que nos leve a crer que o ENEM, diferentemente do vestibular, meça habilidades e competências. Há sim, um conjunto de argumentos, colocados a prova em meados de 1998, em favor da suposta capacidade que um EXAME  teria para transformar o ensino médio do país. Já é bastante conhecida a limitada capacidade de transformação das testagens diagnósticas sobre os sistemas de ensino nos seus diferentes níveis, em particular num quadro caótico como o da educação básica no Brasil. Dizer que o vestibular não refletiu em melhorias no ensino médio é DESUMANO. Querem que acreditemos que o vestibular deveria ter vencido a incompetência dos militares que desmontaram o ensino público, incentivaram a indústria dos cursinhos preparatórios. É desumano porque apaga nossa memória, porque quer transformar um exame em super-herói. Entra o ENEM, permanece o vestibular e a sociedade continua deseducada !

Marcelo Giordan.

**************************************************************
4. NORDESTE TEM A MAIOR DIVERSIDADE DE PLANTAS DO BRASIL
**************************************************************
     As plantas da caatinga correspondem a 10% da diversidade florística do Brasil, revela estudo do botânico da Universidade Federal do Ceará (UFC) Afranio Fernandes.
     O pesquisador, que apresentou os resultados ontem, no 8º Congresso Nordestino de Ecologia, no Mar Hotel, disse que o Semi-árido guarda de 10 a 15 mil espécies, entre arvores, arbustos e ervas.
     "O Nordeste tem a maior diversidade de plantas e animais do pais", afirma o botânico. Para ele, a variedade de ecossistemas na região é o motivo de tamanha biodiversidade.
     Ele cita, alem da caatinga, o cerrado, cerradão, brejos-de-altitude, mata úmida, mata seca e mangue. Com tanta vegetação
diferente, diz Fernandes, é natural haver muitas espécies.
     O botânico, que descreveu 16 espécies novas para o Nordeste, é especialista na família das leguminosas. Uma delas, a Senna cearensis, foi encontrada em Pernambuco, tendo depois sua distribuição sido ampliada para o Ceará e o Piauí. Na opinião de Fernandes, o clima não é um fator limitante da biodiversidade no Semi-árido. "O meio pode permitir ajustamentos, exercendo influencias sobre a organização dos vegetais, mas nunca determinando tais modificações ou comportamentos".
     O pesquisador estima a existência de 80 a 100 mil espécies de plantas no Brasil. Ele lembra que no inicio do século, quando foi concluída a divisão fitogeográfica coordenada pelo naturalista alemão Karl von Martius, a estimativa era de 23 mil espécies.
     A divisão, que se mantém praticamente inalterada até hoje, separou a cobertura vegetal em grupos inspirados em deusas da mitologia. A caatinga foi enquadrada no grupo das Hamadryades. "Essas eram deusas mortais, numa referencia ‘a morte aparente das plantas durante o período seco".
     O 8º Congresso Nordestino de Ecologia prossegue até quinta-feira. A programação, baseada em discussões temáticas, ontem enfocou a biodiversidade. Hoje o tema será impactos ambientais. O evento é promovido pela Sociedade Nordestina de Ecologia.

Fonte: Jornal do Comércio, 01junho99

***************************************************
5. MESTRADO E DOUTORADO NO DQ-FFCL RIB. PRETO
***************************************************
    Solicito a gentileza de divulgar a seguinte nota no Boletim Eletrônico da SBQ:

Estão abertas até 30/06/99, as inscrições para a seleção de novos alunos de Mestrado e Doutorado em Química na USP de Ribeirão Preto. Maiores informações na Homepage da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP: http://www.ffclrp.usp.br ou pelos telefones (016) 602-3675/3681.

Prof. Gil Valdo

***************************************************************************
6. II CONGRESSO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS DO MERCOSUL, II ENPROMER
***************************************************************************
Prezado(a) colega,

     O II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, II ENPROMER, será realizado em Florianópolis nos dias 30 de agosto a 02 de setembro do corrente. O ENPROMER é um fórum de Engenharia Química e Engenharia de
Processos, cuja primeira organização ocorreu em Bahia Blanca, Argentina, em setembro de 1997. Naquela ocasião, em torno de 300 trabalhos científicos foram apresentados. Para este ano o Congresso contará com pesquisadores convidados que farão uma palestra de abertura em todas as sessões técnicas, envolvendo uma síntese do estado da arte do tema da sessão. Para isto contaremos com a participação de vários pesquisadores argentinos, brasileiros e norte-americanos. Consulte nosso site para conhecer a relação dos nomes já confirmados.
http://www.enq.ufsc.br/labs/SIMPRO/ENPROMER/1/port
O deadline para o recebimento de resumos é 15 de junho. Não deixe de mandar a sua participação e de fazer sua inscrição online. Até o final de junho lhe mandaremos informações sobre os detalhes da inscrição e o programa técnico e social do evento.
    Esperamos que esteja entre nós durante o Congresso,
   A Comissão Organizadora

*************************************************************
7. ESPECTROSCOPÍAS INFRARROJO Y RAMAN APLICADAS A LA
     CATÁLISIS HETEROGÉNEA
*************************************************************
LOCAL: Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de São Carlos, (SP) Brasil
CONFERENCISTA:
Dr. Alberto Marchi
"Instituto de Investigaciones en Catálisis y Petroquímica" (INCAPE, Argentina)
DATA: de 28 de Junho a 2 de Julho de 1999
INFORMAÇÕES:
    1. Objetivo do curso: Apresentar os fundamentos da Espectroscopía de Infravermelho e Espectroscopía Raman e sua aplicação  no campo da Catálise Heterogênea.
    2. Orientação do curso: Curso teórico-prático destinado a estudantes, bolsistas e pesquisadores que desejem iniciar-se no estudo da Espectroscopía de Infravermelho e Raman aplicadas à Catálise Heterogênea.
    3. Carga horária total: 30 horas
4. Avaliação: Para os participantes interessados em obter um Certificado de Aprovação, emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, haverá uma prova escrita no final do curso, com duração de 2 horas.
INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES:
 Prof. José Maria Correa Bueno,  Departamento de Engenharia Química,
 Universidade Federal de São Carlos, (SP) Brasil
 e-mail: jmcb@power.ufscar.br
 Tel: 55-16-2608264

***************************************************************
Secretaria Geral SBQ
=============================================================================
Contribuicoes devem ser enviadas para:        paulosbq@dq.ufscar.br
http://www.sbq.org.br
=============================================================================