**********************************************************
SBQ - BIÊNIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 93
**********************************************************

Veja nesta edição :
1. Recursos para a 22ª Reunião Anual I : CNPq
2. Recursos para a 22a Reunião Anual II : FINEP
3. Carta da SBQ ao Prof. Otto Gottlieb pela indicação ao Nobel
4. I Congresso de Fisicoquímica del Mercosur
5. Asociación Argentina de Investigación Fisicoquímica, Sociedade Brasileira de Química, Sociedade  Chilena de Química e Programa de Desarrollo de Las Ciencias Básicas (Pedeciba)/Química (Uruguay) se reunem com Representante Argentino no Recyt (Mercosul)

***************************************************
1. RECURSOS PARA A 22ª REUNIÃO ANUAL I : CNPq
***************************************************
     Conforme noticiamos no Boletim Eletrônico 88 ( 05maio99) foi enviado pela Presidência da Sociedade ao CNPq carta-recurso solicitando a reanálise da solicitação, uma vez que que tinham sido aprovados tão-somente 30 mil reais, valor este inferior ao solicitado em 98.
     As instâncias superiores do CNPq , através de seu Comitê Interdisciplinar, considerou justo o pleito e fez um adendo de 20 mil
reais ao valor já aprovado. Apesar deste valor estar muito longe do valor solicitado, atenua,  em alguma medida, as nossas dificuldades. Se não fomos totalmente atendidos em nossa proposta inicial, agora, pelo menos através de uma atitude firme e consciente do papel de uma sociedade científica de âmbito nacional, conseguimos resgatar os valores de 98.

*****************************************************
2.  RECURSOS PARA A 22ª REUNIÃO ANUAL II : FINEP
*****************************************************
     De maneira similar ao CNPq, a solicitação de recursos feitas para a 22ª Reunião Anual à FINEP, sómente foi atendida em 25 mil reais. Neste caso, também utilizou-se os mesmos argumentos da carta-recurso enviada pelo Presidente da SBQ ao CNPq para o Dr. Clovis Ferreira da Silva, Gestor de Difusão/ FNDCT na FINEP, no mesmo dia do recebimento da resposta ( fax e e-mail,10maio99) .  Entretanto , trabalhamos um pouco mais a questão, que para a SBQ é fundamental -– ligada a impossibilidade
de participação de colegas de todo o país -–, o que, na nossa opinião, tipifica um quadro de exclusão.
     Apresentamos, na seqüência, os argumentos apresentados quanto a este ponto em específico :
--------
"v) Em 1998, a FINEP alocou para a Reunião R$ 40.000,00 ( quarenta mil reais). Se, já naquela oportunidade, foram muitas as dificuldades  para se realizar a Reunião, agora,  com R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), a situação torna-se ainda muito mais difícil. "Muito mais difícil" é um eufemismo que aqui usamos para não dizer que estamos compelidos a desesperar.
vi) A dificuldade, neste particular, vai muito além do simplesmente não aprovar os recursos. Tais recursos visam, em sua quase totalidade, atender minimamente a participação pesquisadores e professores de centros ainda emergentes, de estados onde as FAPs não funcionam, estão em dificuldades ou simplesmente não existem, que têm na Reunião Anual oportunidade única não só de mostrarem os seus resultados num fórum qualificado, mas também de discutirem e tomar contato com pesquisadores
mais experientes brasileiros e/ou estrangeiros.
vii) Não temos dúvida de que numa situação como a que vivenciamos, de profundos cortes nos orçamentos de ciência e tecnologia, aliada à não possibilidade de participar de congressos deste tipo, cria um sentimento de exclusão dentro do próprio país, sentimento este que, acreditamos, atua como um nutriente indesejável para aprofundar, ainda mais, as desigualdades regionais, zerar a auto-estima e desestimular jovens doutores,  pós-graduandos e professores de regiões menos aquinhoadas. As agências federais, como a FINEP, não podem deixar que se instaure e que se solidifique tal  situação,  e, que  em se solidificando, se
transforme na institucionalização de desigualdades de oportunidade, dando lugar a um cenário constrangedor e irreversível da ciência e tecnologia brasileiras, sob pena de não ficarem imunes ao duro julgamento que a história fará de suas ações.
Considerando os pontos levantados, solicitamos  a V.Sa. que reanalise esta solicitação, objetivando um aumento no valor alocado à Reunião Anual da SBQ, para que, assim, possamos dar mais eqüidade à participação de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de regiões que não a Sudeste, e possamos realizar, desta forma, um evento amplamente participativo e, efetivamente, de caráter nacional."
_________

Recebemos, também por e-mail, a seguinte resposta do Dr. Clovis no dia
11maio99 :
__________

"Prezado Professor,
Entendemos sua preocupação e compartilhamos integralmente. Entretanto, a questao do valor assegurado para apoio neste ano foi o que de maior conseguimos, face os drasticos cortes efetuados pelo Governo Federal. Como os recursos para esse fim (FNDCT) são  originarios do Tesouro Nacional e a dotação foi mínima, não sendo  suficiente para atender o que temos de compromissos assumidos desde  1998, não há como atender a solicitação de V. Sª. Todo controle orçamentário hoje se encontra sob responsabilidade do Secretário Geral do MCT e não mais com a FINEP.

Atenciosamente,
Clovis Ferreira
Gestor de Difusão/FNDCT"
__________

Em função desta resposta ao recurso enviado (e-mail) a Presidência da SBQ , assim se colocou:
_________

Prezado Senhor Clóvis :
   Agradecemos a solidariedade à nossa causa, e considerando que sensível à mesma, compartilha (palavras de V.Sa.) de nossas legítimas preocupações, instamos mais uma vez junto a V.Sa. a que trabalhe aliado aos pesquisadores, professores e pós-graduandos, enfim, junto a todos aqueles honestamente interessados no desenvolvimento responsável e coerente da Ciência e Tecnologia no Brasil, emprestando sua força junto ao Secretário Executivo do MCT, Dr. Carlos Pacheco, agindo em nosso
favor.
   Tal atuação, acreditamos, poderá se dar em termos de uma palavra de V.Sa. enfatizando a necessidade de manter vivas e atuantes as Sociedades Científicas deste país.
   Confiantes de podermos contar com uma ação concreta de V.Sa. junto ao MCT reiteramos votos de estima e distinta considetação.

Atenciosamente,
Oswaldo Luiz Alves
Presidente da SBQ

Em tempo: Após contato telefônico com o Dr. Pacheco esta manhã, remetemos cópia da carta-recurso por nós enviada à V.Sa., bem como a resposta recebida.
___________

     A SBQ está, portanto, aquardando desde o dia 11/05 uma resposta da Secretaria Executiva do MCT. Praticamente temos tido contato diário com o MCT à busca de uma resposta  que, até o momento, ainda não nos foi comunicada.

Nota do Editor: até o fechamento desta edição não tinhamos recebido qualquer comunicação do MCT.

****************************************************************************
3.   CARTA DA SBQ AO PROF. OTTO GOTTLIEB PELA INDICAÇÃO AO NOBEL
****************************************************************************
Prezado Professor Gottlieb:
     É com satisfação que recebemos a notícia da indicação de Vossa Senhoria, um dos mais ilustres cientistas deste país, ao Prêmio Nobel.
     Em momentos como este, em que se reconhece o valor do trabalho científico realizado por um brasileiro da envergadura de Vossa Senhoria, é que sentimos, não obstante as dificuldades, que estamos no caminho certo.
     A Sociedade Brasileira de Química, em nome de seu Presidente, Diretoria e Conselho sente-se orgulhosa de, reconhecendo o inestimável valor do trabalho de Vossa Senhoria, ter-lhe outorgado, já em 1997, a Medalha Simão Mathias, com a qual presta homenagem a pesquisadores eminentes de nossa comunidade.
     Assumimos, desde agora, um expectativa altamente positiva quanto ao resultado final deste processo.

Nossos mais efusivos e sinceros cumprimentos.
 Atenciosamente,
Oswaldo Luiz Alves, Presidente da Sociedade Brasileira de Química

Nota do Editor: A próposito o Prof. Otto Gottlieb será um dos conferencistas convidados da 22ª RASBQ

*******************************************************
4. I CONGRESSO DE FISICOQUÍMICA DEL MERCOSUR
*******************************************************
     Realizou-se em Santa Fé, Argentina, no período de 19-23 de abril, o XI Congreso Argentino de Fisicoquímica juntamente com o I Congreso de Fisicoquímica del Mercosur, este último sob os auspícios da Asociación Argentina de Investigación Fisicoquímica, Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Chilena de Química e Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas (PEDECIBA)/Química del Uruguay, nas dependências Universidad Nacional del Litoral (UNL).
    Fizeram parte da programação, conferências plenárias proferidas por Alberto E. Cassano (INTEC,UNL, CONICET, Argentina) : "A precise evaluation of over all quantum yelds in photocatalytic reactions when scattering is present"; Christopher C. Cummins (MIT, USA), "New Chemistry of dinitrogen coordinated to molybdenum and other metals"; Roberto J.F. Prini (Comisión Nacional de Energia Atómica e Universidad de Buenos Aires, Argentina), "Fenômenos de solvatación en fluidos supercriticos"; Richard G. Compton (Physical and Theoretical Chemistry Laboratory,  Oxford University, UK) , "Reactive Chemistry at
solid/liquid interface" e Willian L. Jorgensen (Dept. of Chemistry, Yale University, USA), "Solvent as catalyst - computacional studies of organic reactions in solution".
     As conferências convidadas foram apresentadas por : José M. Riveros (Instituto de Química, USP, Brasil), "The structure of gas phase ions: experiment and theory"; Noel W. Cant (School of Chemistry, Macquarie University, Australia), "The reactions of possible intermediates in the selective catalytic reductions of nitrogen oxides using hydorcarbons"; Roberto C. Salvarezza (INIFTA, Argentina), "Dinámica de adsorbatos orgânicos sobre terrazas de Au(111)"; Alejandro Toro-Labbe ( Facultad de
Química, Pontifia Universidad Católica, Santiago, Chile), "Caracterization de reacciones quimicas a partir de perfiles de energia,
potencial químico y dureza molecular"; Piotr Staszczuk (Chemistry Faculty, Maria Curie-Sklodowska University, Poland), "Special thermal analysis in study of the liquid/solid systems"; José H. Zagal (Universidad de Santiago de Chile, Chile), "Aspectos fundamentales de procesos electrodicos de compuestos de azufre"; Fernando Galembeck (Unicamp, Brasil), "Amorphous M3+ polyphosphates: phase separation, gel formation, nanoparticles, pigmentation and superplasticity"; Arthur J. Motheo (Instituto de Química de São Carlos, USP, Brasil), "Aplicação de espectroscopia de impedância eletroquímica em estudos de dupla camada
elétrica de interfaces eletrodo sólido/solução"; Hong Y. Sohn ( University of Utah, USA), "Chemical synthesis of intermetallic compounds by the vapor-phase reduction of metal chloride mixtures" e  Oswaldo L. Alves (Unicamp, Brasil), "Sistemas confinados: semicondutores orgânicos e inorgânicos em hosts inorgânicos  ordenados e desordenados".
     Além de tais  conferências, foram apresentadas  04 conferências junior : Guillhermina L. Estiu (CEQUINOR, La Plata , Argentina), "Química computacional como herramienta de diseño. Fármacos y  Catalizadores"; José L. Vicente (INIFTA, La Plata Argentina), "Desarrollo y estudio de modelos teoricos de interés en la fisicoquimica de superfícies"; Alejandro J. Vila (Universidad Nacional de Rosario, Argentina), "Estructura de centros de cobre en proteínas de transferência electronica" e Julio Raba (Universidad Nacional de San Luis, Argentina), " Reactores enzimaticos com rotacion aplicados a sistemas de flujo continuo".
    Os trabalhos, cerca de 550,  foram apresentados na forma de comunicacões orais e posters nos seguintes temas: Cinética e
Fotoquímica; Superfícies; Interfaces e Catálise; Química Téorica; Espectroscopia e Estrutura; Eletroquímica Básica e Aplicada;
Termodinâmica e Fenômenos de Transporte; Físico-Química de Sólidos, Fisico-química Geral e Biofisicoquímica.
     Foi ainda realizado um painel   sobre o tema : “Superfícies : uma visión multidisciplinária”, com participação de E. Leiva, A. Bonivardi, J. Ferrón e A. Di Salvo sob coordenação de E. Lombardo.
     O Congresso caracterizou-se por um elevado nível científico. Além disso, todas as atividades tiveram uma grande e participativa audiência. As sessões de posters, realizadas, dentro de um ambiente muito informal, propiciaram discussões e trocas que se esperam deste tipo de comunicação de resultados. A participação de brasileiros na sessão de posters, neste primeiro congresso, foi pequena se restringindo a três, provenientes São Paulo (USP), São Carlos (USP) e Santa Catarina (UFSC).
     Um ponto que merece destaque foi o fato de que vários trabalhos, de autores argentinos, apresentarem dados de técnicas que utilizaram radiação síncrotron obtidas no LNLS (Campinas), já demonstrando a potencialidade da colaboração entre Brasil e Argentina, ensejada pelo Mercosul, nesta área.
     Os momentos de descontração ficaram por conta de uma excelente programação social que envolveu uma audição do magnifico Coro Universitário da UNL, o jantar de confraternização e uma interessante excursão histórico-fluvial pelos rios da região de Santa Fé.
    Da reunião dos presidentes das sociedades cientificas e representantes foi firmado o seguinte calendário para os próximos
Congressos de Físicoquímica del Mercosul : 2002, Punta del Leste (Uruguai); 2005, Brasil ; 2008, Chile e 2011, Argentina.
     Parabenizamos todo a Comitê Organizador na figura do seu presidente, Prof. Eduardo A. Lombardo,  pelo excelente evento realizado.

Nota do Editor :  A participação da SBQ neste Congresso deveu-se a tratativas realizadas pelo Secretário Geral da Diretoria anterior, Prof. Luis Carlos Gomide, que inclusive fez parte da Comissão Organizadora do Congresso. Este relato foi enviado pelo Prof. Oswaldo Luiz Alves.

*******************************************************************************
5. ASOCIACIÓN ARGENTINA DE INVESTIGACIÓN FISICOQUÍMICA, SOCIEDADE
BRASILEIRA DE QUÍMICA, SOCIEDADE CHILENA DE QUÍMICA E PROGRAMA DE
DESARROLLO DE LAS CIENCIAS BÁSICAS (PEDECIBA)/QUÍMICA ( URUGUAY) SE
REUNEM COM REPRESENTANTE ARGENTINO NO RECyT (MERCOSUL)
******************************************************************************
     Durante  a  estada em Santa Fé, além das atividades do Congresso, o Presidente da Sociedade Brasileira de Química participou de reunião, juntamente com os presidentes e representantes das sociedades científicas da Argentina, Uruguai e Chile, com o Dr. Alberto L. Capparelli representante da Argentina   no RECyT - Reunión Especializada de Ciência y Tecnologia del Mercosur, orgão que trata das questões de C&T no âmbito do bloco.
     Nesta reunião fomos informados sobre atividades que estão sendo realizadas, no âmbito do Mercosul, referente a programas de informática, materiais, tecnologia de alimentos e meio ambiente e da proposta de criação de um Centro de Capacitação para as Indústrias do Mercosul.
     Um dos aspectos discutidos foi o intercâmbio científico que, a julgar pelos números apresentados, é ainda muito pequeno, necessitando ser fortemente incrementado. Neste particular, há idéia de um programa de mestrados temáticos que serão realizados em universidades dos diferentes países membros.  Dificuldades ainda existem no tocante aos mecanismos de ingresso nos programas dada, a ainda,  inexistência de acordos específicos.
     Fomos informados da existência do Prêmio  Jovem Investigador do Mercosul, que premia com US 3000 dolares  e mais estada na universidade de escolha (no Mercosul) do premiado para a realização de estágio.  As temáticas para este prêmio são escolhidas a cada convocatória. A próxima será relativa a Meio Ambiente.
     Assim que a SBQ obter informações documentadas sobre os diferentes assuntos tratados, as mesmas serão veiculadas nos orgãos de divulgação e revistas da Sociedade.
     Durante o Congresso o Presidente da SBQ teve a oportunidade de divulgar o Journal of The Brazilian Chemical Society através da distribuição de exemplares e das normas para publicação. Vários contatos individuais foram feitos com pesquisadores de alto nível visando à submissão de artigos ao JBCS. Quanto a questão do JBCS vir eventualmente tornar-se a revista de Química do Mercosul, a idéia teve boa repercussão  e será objeto de discussões futuras.

***************************************************************
Secretaria Geral SBQ
=============================================================================
Contribuicoes devem ser enviadas para:        paulosbq@dq.ufscar.br
http://www.sbq.org.br
=============================================================================