"DIA NACIONAL DO QUÍMICO, 18 DE JUNHO"
A DIRETORIA E CONSELHO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ,
CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELO PASSAGEM DO DIA
NACIONAL DO QUÍMICO, ONTEM, DIA 18 DE JUNHO.
PARABÉNS A TODOS!
Veja nesta edição:
Caros Colegas:
Penso que estamos todos de parabéns por mais um "Dia do Químico
no Brasil". Está claro que a nossa profissão, quer como professor,
como pesquisador ou como químico nas diferentes modalidades,
exige aprendizagem continuada. Na indústria somos o profissional
que também pensa a química nas suas fronteiras. Embora as
aplicações e os métodos possam não ser os mais recentes, temos
que estar atualizados para exercer nossas funções com eficiência
e responsabilidade.
No ensino da química aos nossos estudantes temos uma árdua tarefa
de popularizar a química sem deixar que a vulgarizem. Apesar das
constantes faltas de verbas e dos baixos salários, os experimentos
de química devem ser feitos em laboratórios, com o máximo de
segurança possível, e com materiais e equipamentos adequados ao
método científico em uso. Mas isso não é tudo, ou melhor, é
apenas o começo. Não podemos ensinar a química com modelos
prontos e acabados. Temos que renovar constantemente aulas e
experimentos e mostrar aos nossos alunos que há ainda muito o
que ser feito. Mesmo nos colégios, não podemos deixar o
estudante concluir que tudo já foi resolvido e que ele tem que
aprender química porque achou-se que seria necessário. Sabemos
que será muito mais produtivo e convincente contar aos nossos
alunos de como é que se avança no conhecimento científico,
através de trabalhosas mas compensadoras pesquisas, do que
ministrar a eles aulas repetitivas e cheias de conteúdos para
memorizar, mesmo práticas e em bons laboratórios. Alguns poderão
tomar gosto pela química dessa forma, mas a maioria, inclusive os
bons estudantes, procurarão outras áreas do conhecimento para
trabalhar porque lá o professor era mais entusiasta e dizia para
ele que aquela ciência tinha muitos problemas ainda e que uma
pessoa como ele poderia contribuir para o seu avanço.
Necessitamos do contato permanente com a Universidade onde nos
formamos, mas que nem sempre é facilitado. Precisamos saber dos
nossos ex-professores sobre suas últimas publicações, e conversar
com eles para que digam no que aquilo foi importante para o
desenvolvimento da química. Desse modo poderemos ter novas
idéias para bem trabalhar nossa tarefa de químico na indústria
ou assunto para comentar com nossos estudantes nos colégios.
Sabe-se hoje que é, muito mais, a natureza do que se ensina, e
não a qualidade do ensino de ciência nas escolas, que leva os
alunos a realmente aprenderem temas científicos. Se melhorar a
qualidade é difícil trocar de enfoque e de tema pode ser
impossível para quem não está em contato com as fronteiras da
química. É evidente que como professores de química do ensino
fundamental e médio temos que ter conhecimento de como se faz
pesquisa científica. Isto só será possível através do contato
permanente com os professores do bom Departamento de Química
da nossa cidade. Desse modo a química passa a ser, para as
crianças e para os jovens, alguma coisa que se faz também aqui
na cidade ou no estado onde elas moram. Assim eles podem ter
interesse pela ciência como um possível campo de atuação
profissional futuro. A pesquisa em química com resultados
publicados em periódicos de circulação internacional passa a
ser trabalho de pessoas normais que eles conhecem, que falam
a língua deles, e não só o trabalho de seres exóticos e pouco
reais para eles. Este, aliás, é outro grande benefício, talvez
o maior, resultante da atividade de pesquisa em todas as
Universidades. Criar clima local para o bom ensino da ciência
nos níveis fundamental e médio. Poderíamos chama-lo de "a
importância da pesquisa científica no ensino da ciência".
Normalmente dizemos isto pensando apenas no ensino
universitário. A SBQ tem trabalhado no sentido de fornecer
informações adequadas e atualizadas, através das suas
publicações, JBCS, QN e QNE, para os profissionais da química
nas mais diferentes atividades. Gostaríamos de incentivar o
aprofundamento destas questões e de homenagear a todos os
Químicos no seu dia.
Nota do Editor: Prof. Antonio Sálvio Mangrich é membro do
Conselho da SBQ
A Regional de Campinas da SBQ comemorou no dia 16/06, no
Instituto de Química da UNICAMP, o "Dia Nacional do Químico",
através da realização da conferência do ex-aluno do Instituto de
Química da UNICAMP e, hoje presidente da empresa Produquímica,
Gerhard W. Schultz: "Experiência de um ex-aluno do IQ como
empresário".
O evento, organizado pelo Prof. José Augusto Rodrigues, contou
com o apoio da Diretoria do IQ-UNICAMP, SBQ-Campinas, do CAEQ
e da APGQ. Participaram do evento professores, estudantes de
graduação e pós-graduação, diretores da empresa-junior
AllQuímica com sede no IQ-UNICAMP e Prof. Célio Pasquini
diretor do IQ-UNICAMP.
A Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química/SBQ
foram representadas pelo Prof. Oswaldo Alves que apresentou
mensagem alusiva a data.
A comemoração finalizou-se com um concorrido e animado
coquetel oferecido pela empresa Produquímica.
Foi realizada na noite de Sexta-feira (21:00h), dia 16 de junho,
no Auditório Master da ABIMAQ-SINDIMAQ, a Cerimônia em
Comemoração ao "Dia Nacional do Profissional da Química", quando
foram entregues os prêmios concedidos anualmente pelo Conselho
Regional de Química IV Região
Ao Profissional da Indústria Dr. Otto Rohr, o "Prêmio Fritz
Feigl - 2000";
Aos alunos e respectivos orientadores, vencedores do concurso, o
"Prêmio CRQ - IV";
Foram homenageados também profissionais com registros antigos.
Ao final do evento foi servido um coquetel.
A Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química - SBQ
foram representadas pelo Prof. Hans Viertler.
No período de 19 de junho a 12 de julho estão abertas as
inscrições para os exames de seleção para ingresso no 2º de
semestre de 2000 nos cursos de mestrado e de doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Q) da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar).
No PPG-Q/UFSCar, podem ser desenvolvidos trabalhos nas áreas de
concentração em Físico-Química, Química (área geral), Química
Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.
Há possibilidade de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPESP.
Maiores informações:
Abertas as inscrições para o processo de seleção para os cursos
de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química
da UFPR
Período de inscrição: 01/06/00 a 30/06/00
Maiores informações:
Coordenação de Pós-Graduação
(0xx41) 361-3006
email: pgquim@quimica.ufpr.br
http://www.quimica.ufpr.br
O secretário de Acompanhamento e Avaliação do MCT, João Steiner,
reuniu-se na tarde de segunda-feira, dia 12, com representantes
das Sociedades Científicas Associadas à SBPC para discutir uma
política prospectiva nacional para os próximos dez anos.
A proposta do MCT, segundo Steiner, é levantar as necessidades
do Brasil nas áreas de C&T para a próxima década e, "com base
numa maior racionalidade, introduzir as adequações para que
essa reforma seja possível".
A ideia é produzir um trabalho prospectivo num período de 180
dias, prazo que o próprio Steiner considera apertado, mas ainda
assim viável.
O ponto de partida desse trabalho foi a formação de uma comissão
integrada por pesquisadores de capacidade reconhecida, sob a
presidência de José Galizia Tundisi.
A comissão terá a função de identificar as necessidades
estratégicas de infraestrutura, institutos e laboratórios para
o período considerado. A partir deste diagnostico será feita a
proposta de adequação institucional.
O encontro com os representantes de sociedades científicas, na
sede da SBPC, em SP, de acordo com Steiner é uma forma de
"legitimar e dar transparência absoluta" ao projeto.
A sociedade brasileira, na avaliação do secretário, "está
convencida da importância da ciência e tecnologia, mas também
sabe que, nessas áreas, é necessário que sejam estabelecidas
prioridades".
Cabe à comunidade científica, defendeu Steiner, participar
desse movimento pois "se a parte formalmente educada não fizer
esse trabalho, quem se encarregará dele?"
No encontro Steiner ouviu queixas de iniciativas anteriores
que não resultaram em medidas práticas e por isso mesmo foram
motivos de frustrações. Para ele, o projeto em curso é muito
diferente dos anteriores, " muito mais ambicioso e que por isso
mesmo mais difícil de ser levado à prática, pois conflita com
muitos interesses".
Para demonstrar que se trata de uma iniciativa consistente, no
entanto, ele citou exemplos de projetos deflagradas com a
fundação do MCT e que consumiram em torno de dez anos para se
materializarem, como o satélite de sensoriamento remoto com a
China, a instalação de centro de previsão numérica do tempo,
em Sao José dos Campos, e o Laboratório Nacional de Luz
Sincrotron, em Campinas.
O ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, de acordo com Steiner
"deu carta branca à comissão no sentido de acatar as sugestões
que forem feitas, envolvendo de desativação, fusão a criaçã o
de novas unidades de pesquisas".
O sistema de prospecção, segundo o secretário, será feito em
áreas de fronteira das ciências, em pesquisa básica, através
de mecanismos como seminários e reuniões científicas, além de
discussões orientadas e interações com pesquisadores brasileiros
e estrangeiros.
As áreas iniciais de atração envolverão tecnologia da
informação, inovação para a competitividade, sistemas locais de
inovação, capacitação de recursos humanos para a pesquisa e
biotecnologia e recursos genéticos.
No encontro com os representantes de sociedades científicas o
secretário exibiu mapas localizando centros de pesquisa, a
maioria concentrada no centro-sul e defendeu uma reformulação
capaz de aumentar a eficiência do sistema de pesquisa com a
melhor distribuição dessas unidades, entre outras iniciativas.
Mesmo questionado pelos representantes de Sociedades
Científicas, o projeto
apresentado por Steiner foi interpretado como positivo e
estratégico para a ampliação e diversificação da pesquisa
científica nacional.
Nota do Editor: O Vice-Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cesar
Vieira, participou desta reunião na qualidade de convidado.
Em vista da greve nas instituições federais e estaduais e
atendendo solicitações de inúmeros dirigentes de pesquisa, o
CNPq decidiu promover um adiamento de duas semanas no prazo de
entrega dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa.
A data limite para esta entrega -- improrrogável - será 6ª
feira, dia 23.
Informamos que os pesquisadores e estudantes que ainda não
tenham um currículo Lattes atualizado no CNPq devem faze-lo até
sexta feira, dia 4 de agosto próximo.
Nesta data, haverá a migração da produção Científica,
Tecnológica e Artística dos componentes dos grupos, presente
nos currículos, para a base de dados do Diretório.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq
Secretaria Geral SBQ