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SBQ - BIENIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 130
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Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (http://www.sbq.org.br/pub/index.htm).

Veja nesta edição:
1. Mini simpósio:  perspectivas em química de produtos naturais
2. RMN de núcleos quadrupolares. fundamentos e aplicações a catálise
3. IUPAC reduces subscription prices for its publications
4. Seminário empresa de participação & negócios
5. O pós na graduação, artigo de Roberto Macedo

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1. MINI SIMPÓSIO:  PERSPECTIVAS EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS
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     Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ, 25 e 26 de novembro de 1999,  Auditório Hélio Fraga, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ

Programa:
Quinta-feira, 25 de novembro de 1999
Manhã:
9 as 9:15h - Abertura - Prof. Antônio Jorge Ribeiro da Silva, Diretor do NPPN-UFRJ
9:15 as 10:30h - Conferencia - Prof. Raimundo Braz Filho (UENF):  "A diversidade fitoquímica brasileira: Compostos bioorgânicos produzidos por metabolismo secundário como fonte de novos desenvolvimentos científicos, para aplicações industriais variadas e como meio de melhorar a saúde humana e a qualidade de vida"
10:30 as 10:45h Café
10:45 as 12:00h - Conferencia - Profa. Maria Auxiliadora Coelho Kaplan (NPPN-UFRJ):
"Quimiossistemática e a busca racional de princípios ativos em plantas"
Tarde:
13:30 as 14:45h - Conferencia - Prof. João Batista Fernandes (Departamento de Química-UFSCar):
"Produtos Naturais no Controle de Insetos"
14:45 as 15:00h Café
15:00 as 17:00h - Mesa-Redonda - "O futuro da Química de Produtos Naturais na visão de seus pesquisadores"
Coordenador: Prof. Ricardo Machado Kuster (NPPN-UFRJ)
Debatedores:  Prof. Maria Auxiliadora Coelho Kaplan (NPPN-UFRJ)
                       Prof. Raimundo Braz Filho (UENF)
                       Prof. João Batista Fernandes (UFSCar)
                       Prof. Eloir Schenkel (UFRGS)

Sexta-feira, 26 de  novembro de 1999
Manhã
9:00 as 10:15h - Conferencia - Prof. Eloir Paulo Schenkel (Faculdade de Farmácia-UFRGS):
"Pesquisa com drogas vegetais nativas"
10:15 as 10:30h Café
10:30 as 11:45h Conferencia - Prof. Eliezer Barreiro (UFRJ):
"Estratégias no planejamento de novos fármacos" (Faculdade de Farmácia-UFRJ)
Tarde
13:30 as 14:45h - Conferencia -  Prof.  Paulo R. Ribeiro Costa
(NPPN-UFRJ):  "Produtos naturais abundantes como mateira prima na síntese de substancias bioativas"
14:45 as 15:00h Café
15:00 as 17:00h - Mesa-redonda  "O ensino da Quimica no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ".
Coordenação: Prof. Mauro Barbosa Amorim (NPPN-UFRJ).
Debatedores:
Profa. Ângela Gonçalves da Silva (Instituto de Microbiologia-UFRJ).
Profa. Débora Fogel (Departamento de Bioquímica Medica, ICB, UFRJ)
Prof. Jorge Fernando Teixeira Soares (Faculdade de Farmácia-UFRJ)

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2. RMN DE NÚCLEOS QUADRUPOLARES. FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES A CATÁLISE
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     Dando continuidade as atividades previstas na Cooperação Brasil-França (projeto PICS-1999), o Instituto de Química da UFRJ promoverá o curso:

"RMN DE NUCLEOS QUADRUPOLARES. FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES A CATÁLISE"
Ministrante: Dr.Stefano Caldarelli
Pesquisador do 'Research Institute for Catalysis-NMR Laboratory' e participante do 'Groupe de la Resonance Magnetique Nucleaire, Ecole Normale Superieure de Lyon' (Lyon, France)
    Período: 22 a 26 de novembro de 1999
    Horário: 9:00 as 12:00 horas (carga horária total: 15 horas, 01 credito)
    Local: Instituto de Quimica da UFRJ, Rio de Janeiro
    Idioma: inglês
Os interessados em participar, enviar mail para rsangil@iq.ufrj.br
     Os participantes interessados em ter o credito contado oficialmente deverão se inscrever na Secretaria de pós-graduação do Instituto de Quimica da UFRJ, disciplina IQO-724, com a Sra. Nadia.
     A avaliação será feita através de seminário apresentado em data a ser marcada posteriormente.

PROGRAMA DO CURSO:
22/11
Fundamentos da RMN. Princípios básicos da RMN de núcleos quadrupolares. Introdução a RMN no estado solido. Teoria geral, hamiltonianos.
23/11
Técnicas para obtenção de espectros de alta resolução de núcleos quadrupolares no estado solido: MAS, DOR, nutação. Fundamentação teórica, exemplos.
24/11
Técnicas de assinalamento por RMN bidimensional (RMN-2D). Fundamentos básicos, aplicações.
25/11
Técnicas de assinalamento: "spin-echo", "multiple quantum MAS". Fundamentação teórica, exemplos.
26/11
Aplicações da RMN de núcleos quadrupolares na Catalise Heterogênea.

Dra. Rosane A.S. San Gil
Laboratório de RMN do IQ-UFRJ
Área de Sólidos e Multinuclear

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3. IUPAC REDUCES SUBSCRIPTION PRICES FOR ITS PUBLICATIONS
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     Research Triangle Park, NC, 2 November 1999.
     In a world where the cost of subscribing to any learned journal tends to increase year after year, the International Union of Pure and  Applied Chemistry (IUPAC) is proud to announce that the cost of a one-year subscription to Pure and Applied Chemistry in 2000 remains the same as it was in 1999.  Not only will there be no price increase; in addition, a new price-cutting option has been introduced.  If a subscriber agrees to a three-year subscription, the cost will be fixed at USD 999 per year for three years (down from the 1999 price of USD 1 166).  Payment will be made annually.
     John Jost, Executive Director of IUPAC said "Every year, publishers increase their subscription prices, and every year libraries cancel more  journals. We aim to break this vicious circle in the case of Pure and Applied Chemistry.  By self-publishing from January 2000, we expect to make  substantial cost savings, which we will use to reduce subscription prices  in real terms and to improve the quality of our publications. Moreover, we  are now in control of our own destiny with
regard to electronic publishing."

    About IUPAC
     IUPAC serves as a scientific, international, nongovernmental, objective  body in addressing the global issues involving the chemical sciences.

About IUPAC Publications
     Pure and Applied Chemistry is the journal of record of the International Union of Pure and Applied Chemistry.  Recommendations and reports from IUPAC Commissions are published in the journal.  In addition, the journal publishes the plenary lectures of IUPAC-sponsored conferences in all major fields of chemistry.  The subscription rates for the IUPAC News Magazine  Chemistry International have also been decreased by 10-20%.  Chemistry International contains not only news of IUPAC activities but also information of interest to the worldwide chemistry community.

The IUPAC Web site is at http://www.iupac.org/.

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4. SEMINÁRIO EMPRESA DE PARTICIPAÇÃO & NEGÓCIOS
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Data:  25 a 27 de novembro de 1999
Local:  Cidade de Bauru – SP
Centro de Convenções do Obeid  Plaza Hotel
 “Uma grande oportunidade para você apresentar seus projetos e idéias !”

Seminário reúne investidores interessados em novos negócios
     Dar oportunidade aos pequenos investidores de aplicar em empreendimentos produtivos e inovadores.  Este é o principal objetivo das Empresas de Participação, modelo de captação de recursos financeiros e técnicos, sob a forma de capital de risco.
     Para aproximar investidores e empreendedores, o Sebrae-SP e a Associação Comercial e Industrial de Bauru promovem o Seminário Empresa de Participação e Negócios, de 25 a 27 de novembro, em Bauru.
     Além da apresentação de novas oportunidades de negócios, cerca de 100 empresas de participação estarão buscando oportunidades de negocios onde investir, apresentando suas experiências e os resultados obtidos até o momento. Estarão presentes empresas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Paraíba.
     Nos dois dias de encontro, especialistas vão estar debatendo com os participantes temas como: A empresas de participação e o desenvolvimento dos municípios; A importância do empreendedor e do Plano de negócios na implementação das EP’s; Como participar de uma EP; Situação Atual e Perspectivas do Mercado e  Criação de Empreendimentos nos setores de Agronegócios, Turismo, Indústria, Comércio e Serviços.
     Durante o Seminário será criada a APEP – Associação Paulista de Empreendedores de Empresas de Participação.
     Os interessados em participar da pré-seleção para apresentar seu  projeto ou idéia inovadora aos representantes das EP’s devem entrar em  contato com o Divisão de Desenvolvimento do Sebrae-SP pelos telefones (11) 3177.4714 ou 3177.4717 ou pelo e-mail: caioi@sebraesp.com.br .
     As inscrições para o Seminário são gratuitas, e deverão ser feitas diretamente na Agência Bauru pelo telefone (14) 234.1449 ou pelo fax (14) 234.2012.

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5. O PÓS NA GRADUAÇÃO, ARTIGO DE ROBERTO MACEDO
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     Macedo é professor da Faculdade de Economia da USP. Este artigo saiu em “O Estado de SP”:
     Há algum tempo venho defendendo uma reestruturação curricular do ensino superior brasileiro, dado que ele é excessiva e precocemente especializado. Para começar, a própria escolha do curso, feita pelos jovens no momento do vestibular, é precipitada, já que são forçados a fazê-lo numa idade em que lhes falta maior maturidade e mais informações para uma decisão com menor risco de erro.
    Realizada a escolha e passado o sufoco do vestibular, os calouros entram numa faculdade onde o currículo do curso escolhido é excessivamente especializado na área que lhe empresta o nome. Assim, por exemplo, um curso de Economia tem quase toda a sua grade curricular preenchida com disciplinas da área, por exigência de currículos mínimos fixados pelo Ministério da Educação.
     O problema desses curriculos rigidos é que os formandos de um curso com esse ou aquele nome em muitos casos não vão encontrar uma ocupação que exija especificamente os conhecimentos apreendidos na escola, e ela frequentemente demandará outros que a escola não deu.
    Tomando esse mesmo exemplo do economista, no mercado de trabalho ele poderá candidatar-se a ocupações como supervisor de cobrança, analista financeiro, gerente de recursos humanos, assistente administrativo, fiscal de impostos e outras, mas que são igualmente  disputadas por administradores, contadores, engenheiros e vários outros profissionais, exigindo que o economista tenha conhecimentos mais diversificados e possa competir melhor com seus concorrentes.
     O formando poderá, tambem, estabelecer-se como empresário e, aí, o leque de ocupações é ainda mais variado. Ou seja, a formacao á por demais específica; o leque ocupacional, muito amplo. Muito do que se aprende não serve; muito do que se necessita não é ensinado.
     Por isso mesmo, melhor seria uma formação mais interdisciplinar, principalmente nos primeiros anos do curso, até mesmo com oportunidade de trocá-lo por um outro se, mais maduro e mais bem informado, o jovem percebesse que sua escolha fora equivocada. A especialização ficaria para o final do curso e para a pós-graduação.
     Quando o mercado de trabalho brasileiro era rico de oportunidades, como no início dos anos 70, as pessoas estudavam qualquer coisa e achavam ocupação. Havia escassez de formandos e isso escondia as deficiências da formação.
     Hoje, elas ficaram evidentes, pois a dificuldade de encontrar trabalho é enorme e se percebe que as pessoas que têm formação mais flexível enfrentam melhor a disputa por oportunidades.
     O Ministério da Educação percebeu isso e a nova Lei de Diretrizes e Bases da educação já aponta na direção de maior flexibilidade curricular. Assim, os currículos mínimos serão substituídos por diretrizes curriculares que deixarão maior espaço para incorporar disciplinas de outras areas.
     Há, contudo, um longo caminho a percorrer, pois, na ponta do ensino, as mudanças dependerão dos professores. E estes, como diz um livro que estou lendo, ensinam de uma maneira ditada por aquilo que fazem profissionalmente, já como pós-graduados e especializados, e o resultado é que a sombra da pós-graduação domina a graduação, com a maioria dos estudantes sendo treinados como aprendizes de carreiras que não seguirão.
     O livro é de Howard Gardner (The Disciplined Mind, 1999), conhecido especialista em educação e famoso pelo seus estudos de inteligências múltiplas.
     Essa distorção, que Gardner aponta no sistema americano, tambem já avançou aqui, pois os cursos de pós-gradução vem ampliando suas fornadas de mestres e doutores com esses cacoetes de docência.
     Entretanto, no país de Gardner, os EUA, a liberdade curricular nas Universidades é muito ampla e vai desde a escolha do curso, que pode ser feita após o ingresso, até a de muitas das disciplinas que compõem o currículo.
     Aqui, não há como escapar desse conteúdo de pós na gradução, forçado pela especialização dos currículos e ampliada por professores também inflexíveis na sua maneira de ensinar.
    Para mudar a prescrição é fácil, mas de aplicação difícil. Para começar, seria preciso que os professores passassem a se preocupar com os alunos e com a formação inadequada que eles estão recebendo, o que está longe de ser uma atitude dominante entre os que lecionam.
     Quem nao é professor poderá surpreender-se com essa afirmação, mas quem é do ramo sabe bem do que estou falando.
(O Estao de SP, 4/11) – JC e-mail

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Secretaria Geral SBQ
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