Veja nesta edição:
1. Vaga para bolsista no LPQPN/UFMT
2. Vaga para prof. visitante no LCQUI – UENF
3. Prêmio Heinrich-Emanuel Merck
4. Primeira escola brasileira de espectroscopia
5. Presidente da CAPES critica publicação
de cartas no jornal da ciência
6. Prejuízo com bolsistas
7. PROEP libera R$ 3,1 milhões para o projeto INFOVIAS
8. "NOBEL DO RIDICULO" anuncia vencedores
9. Ranking da Folha – comentário do Prof. Roberto
ª Mueller
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1. VAGA PARA BOLSISTA NO LPQPN/UFMT
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O LPQPN/UFMT dispõe de uma bolsa DCR
(R$ 2500 mensais, com passagem aérea mais taxa de instalação)
do CNPq para início imediato. O selecionado deverá ter título
de doutor e disposição para fixar-se no local, caso haja
possibilidade no futuro. A bolsa é de 24 meses e o projeto de pesquisa
será sobre o isolamento e a identificação de substâncias
farmacologicamente ativas. O trabalho é multidisciplinar, havendo
interações com grupos de Farmacologia e Botânica. Temos
um laboratório com os equipamentos básicos (incluindo sistemas
para cromatografia a média pressão, Chromatotron e HPLC analítico)
além de RMN 300 MHz, CG-MS, analisador elementar (estes últimos
em fase de instalação). A equipe atual conta com dois
doutores, cinco alunos de mestrado e diversos IC. É uma equipe
motivada em fase de consolidação/crescimento. Os desafios
são grandes e as recompensas proporcionais. Além da
fitoquímica, experiência prévia com HPLC e CG-MS
é altamente desejável, embora não imprescindível.
Interessados favor entrar em contato no seguinte e. mail:
Prof. Paulo Teixeira de Sousa Jr.
teixeira@cpd.ufmt.br
ou, para quem prefere o telefone: +65-6158884; 6158767;
9250893.
Os candidatos deverão apresentar CV e uma carta de recomendação.
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2. VAGA PARA PROF. VISITANTE NO LCQUI – UENF
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"O Laboratório de Ciências Químicas
(LCQUI) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) está
abrindo vaga para o cargo de PROFESSOR VISITANTE na área de QUÍMICA
INORGÂNICA, com salário líquido de R$ 3.189,00, sendo
de 1 (um) ano o tempo de contrato, renovável por mais 1 (um) ano.
O candidato deve possuir título de doutor na área e
enviar seu curriculum vitae até 10/10/1999 para o seguinte endereço:
UENF-CCT-LCQUI, Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto - CEP.: 28015-620 - Campos
dos Goytacazes - RJ a/c Prof. José Glauco Tostes ou por e-mail para:
cardoso@uenf.br. Além das atividades
de pesquisa, o candidato deverá atuar necessariamente na área
de ensino, ministrando aulas (Química Geral, Química Inorgânica
e disciplinas correlatas) no curso noturno de Licenciatura em Química.
Para maiores informações favor entrar em contato com a Secretaria
do LCQUI pelo telefone: (024) 726-3719 ou por FAX (024) 726-3730 aos cuidados
do Prof. José Glauco Tostes.
Nota do editor: Pedimos desculpas por só publicarmos hoje, esta nota.
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3. PRÊMIO HEINRICH EMMANUEL MERCK
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Em abril de 2000, durante o Analitica Conference
em Munique (Alemanha), o prêmio Heinrich-Emanuel Merck será
outorgado a um jovem químico analítico de idade não
superior a 45 anos que, ns últimos três anos, tenha desenvolvido
uma pesquisa original e relevante em “Life Sciences, Material Sciences
or Environment”, a qual tenha contribuído para melhoria da qualidade
de vida.
Os interessados em se candidatar deverão
submeter um artigo inédito (acompanhado de um CV resumido), em inglês,
até 31 de dezembro p.f. para:
Prof. M. Grasserbauer, Technical University of Wien, Institut für
Analitische Chemie, Gretreidmarkt 9, A-1060 Wien, Österreich (FAX:
++43 1/58801-15199, E-mail: sekt151@email.tuwien.ac.at).
O prêmio inclui: apresentação
do trabalho em sessão de destaque no evento, sua publicação
em TALANTA, liberação das taxas do evento (inclusive acomodações)
e DM 25000,00.
Para maiores informações, contactar
Elias A.G. Zagatto (ezagatto@cena.usp.br), observador junto à Analytical
Chemistry Division of the Federation of the European Chemical Societies,
autorizado a divulgar este Edital.
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4. PRIMEIRA ESCOLA BRASILEIRA DE ESPECTROSCOPIA
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OBJETIVO: fornecer a profissionais de
química e áreas afins conhecimentos atualizados a respeito
de técnicas espectroscópicas avançadas. O corpo docente
será constituído por professores com ampla experiência,
reconhecidos nacionalmente como autoridades em suas áreas de atuação.
O público-alvo da Escola será constituído basicamente
de
alunos de pós-graduação (ou de último ano
de graduação, com demonstrada excelência no desempenho
acadêmico) e professores universitários. Também serão
considerados técnicos de nível superior de laboratórios
pertencentes a empresas e indústrias. Extenso material didático,
preparado especialmente para a Escola, será distribuído entre
os participantes.
DATA: 10 a 14 de abril de 2000.
LOCAL: Hotel Simon, Parque Nacional de Itatiaia,
Rio de Janeiro
COORDENADOR: Prof. Dr. Gerardo Gerson Bezerra
de Souza
Instituto de Química da UFRJ
Centro de Tecnologia, Bloco A, sala
406
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro,
RJ
21949-900
tel. (21) 590-9890 R 208
fax (21) 290-4746
gerson@iq.ufrj.br
APOIO: SBQ, CNPq, FAPESP,FAPERJ
Técnicas Espectroscópicas e Professores Responsáveis:
-Excitação Rotacional, Vibracional
e Eletrônica: Métodos Quânticos.
Prof. Dr. Roy E. Bruns, Instituto de Química da UNICAMP.
-Espectroscopia Raman. Prof. Dr. Paulo Sérgio
Santos, Instituto de Química da USP.
-Espectroscopia por Ressonância Paramagnética
Eletrônica:
Fundamentos e Aplicações. Prof. Dr. Ney V. Vugman, Instituto
de Física da UFRJ.
-Ressonância Magnética Nuclear.
Prof. Dr. Fred Y. Fujiwara,
Instituto de Química da UNICAMP.
-Excitação Eletrônica,
Ionização e Fragmentação nas Regiões
do Ultravioleta de Vácuo e Raios X: Emprego de Feixes de Elétrons
e da Luz Síncrotron. Prof. Dr. Gerardo Gerson B. de Souza. Instituto
de Química
da UFRJ.
Maiores informações e formulários para pré-inscrição serão veiculados nos próximos boletins eletrônicos
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5. PRESIDENTE DA CAPES CRITICA PUBLICACAO DE CARTAS NO JORNAL DA CIÊNCIA
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Abílio Baeta Neves, presidente da Capes,
comenta as cartas de Sérgio Carrara, do Instituto de Medicina Social
da Uerj, e de Simão Pedro Marinho, da PUC/MG, publicadas no JC E-Mail
e no Jornal da Ciência 421, de 24 de setembro.
Carrara e Marinho fizeram comentários
ao processo de analise de solicitação de auxílios
na Capes. A seguir, a carta do presidente da Capes na integra.
"Com referencia à publicação
no Jornal da Ciência de 24 de setembro de 99 de duas cartas de leitores
sobre resultado da avaliação pela Capes de uma solicitação
de auxilio, julgamos pertinentes algumas considerações:
- É fato reconhecido e destacado pela comunidade acadêmica
brasileira que a Capes desempenha um papel de fundamental importância
para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação
no pais e que esse êxito deve-se, indiscutivelmente, ao amplo, democrático
e criterioso sistema por ela montado para a analise e avaliação
de projetos e solicitações que lhe são apresentados.
- A principal característica desse sistema é, portanto,
o principal fator que justifica os resultados por ele propiciados decorre
do fato de sua operação estar a cargo, exclusivamente, de
pares acadêmicos escolhidos criteriosamente de acordo com o seguinte
esquema:
a) designação de representantes de áreas -- 42
ao todo -- a partir de listas de cinco nomes indicados pelos programas
de pós-graduação, associações nacionais
de programas de pós-graduação e sociedades científicas
(sendo esses representantes responsáveis pela coordenação
de todas as atividades de analise e avaliação de sua área,
apresentação de pareceres conclusivos e escalonamento das
prioridades correspondentes ao quesito mérito acadêmico das
solicitações ou questões submetidas à sua apreciação);
b) escolha dos representantes de grandes áreas -- 16 no total
-- pelos representantes que integram cada subconjunto
de áreas (tais representantes compõem o colegiado superior
que disciplina e orienta a condução do sistema e promove
a articulação de suas ações) e
c) um corpo de consultores credenciados, também composto a
partir de indicações da coletividade acadêmica.
- As decisões desta agencia sobre auxílios e bolsas baseiam-se
nos seguintes procedimentos:
a) emissão de pareceres por consultores ad hoc vinculados ao
corpo de consultores credenciados e indicados pelo
representante de área;
b) análise e julgamento do representante da área sobre
a questão em foco, recomendando ou não sua aprovação;
c) decisão da Capes sobre a solicitação, considerados
o teor do parecer do representante de área e demais condicionantes
da atuação da agencia, como: recursos disponíveis
e normas que regem cada instrumento; e
d) supervisão constante de todo o processo a cargo da direção
da agencia e do representante de área.
- O sistema de avaliação de projetos e solicitações
inclui canais institucionais, regularmente utilizados, de revisão
e reconsideração de pareceres e decisões. Alem disso,
a Capes sempre se mostrou aberta ao dialogo e receptiva às criticas
que lhe são formuladas com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento
de sua atuação. A ocorrência de uma falha em um parecer
entre milhares e milhares de outros não pode por em descredito todo
o sistema descrito. Da mesma forma, tal falha não anula o mérito
e os resultados efetivos do esforço que vem unindo centenas de destacados
membros da comunidade acadêmica e as equipes técnicas desta
agencia no afã de aprimorar cada vez mais o desempenho da Capes
e sua competência em cumprir suas finalidades. Ninguém que
acompanhe e conheça efetivamente a vida desta agencia pode,
responsavelmente, deixar de reconhecer este fato.
- Preservar o anonimato dos consultores ad hoc permanece sendo para
a Capes uma condição importante para o funcionamento de um
sistema baseado na analise entre pares.
- A Capes não pode deixar de reconhecer que houve um erro em
um dos fundamentos do parecer focalizado pelas cartas mencionadas e que
esse erro compromete o trabalho do consultor que o emitiu e também
do representante de área que o referendou. Reconhece também
que a apresentação de criticas, como a veiculada pela matéria,
é fundamental para que possa levar a bom termo o processo
de aperfeiçoamento contínuo de suas ações.
Causou-nos, porém, estranheza a publicidade dada ao caso, no dia
seguinte ao da recepção da comunicação, por
um membro da comunidade acadêmica e integrante do corpo de
consultores da Capes: não houve de sua parte empenho em esclarecer
a ocorrência nem a preocupação de apresentar pedido
regular de reconsideração.
- Acreditamos que a forma como a matéria foi veiculada pelo
Jornal da Ciência, que induz o leitor a dar crédito a uma
informação divulgada de forma parcial, fere princípios
éticos do jornalismo. Esperávamos que a Editoria desse Jornal
procedesse à busca do contraditório, uma vez que a matéria
inclui ilustração desrespeitosa cuja mensagem parece refletir
a
opinião desse veiculo: o fato de não ser assinada permite
supor que seja da autoria da equipe do Jornal ou que tenha sido por ela
assumida. O prejuízo causado à imagem da Capes, daí
decorrente, é lamentável.
Nota da Redação do Jornal da
Ciência: Publicamos a carta, na integra, do presidente da Capes justamente
para cumprir a busca do contraditório. Quanto à ilustração,
informamos que o trabalho do conhecido charadista Marrano, cujo nome é
indicado no expediente na mesma pagina 2, não necessariamente reflete
a opinião do jornal. Acreditamos que o democrático debate
surgido em torno das cartas, ao abrir canais de comunicação
com a comunidade cientifica, que forma um publico altamente critico, tenha
efeito inverso do afirmado pelo presidente da Capes: o debate mais contribui
para o conceito da agencia do que para prejudicá-lo.
Fonte: JCE-mail, 06outubro99
Nota do Editor: Matéria a este respeito foi veiculada no BE SBQ, no. 118.
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6. PREJUIZO COM BOLSISTAS
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Uma auditoria interna do CNPq encontrou irregularidades
em 213 bolsas concedidas a pesquisadores brasileiros no exterior. Há
casos de bolsas de doutoramento concedidas para um período de quatro
anos, sem que a tese de doutorado tenha sido efetivamente apresentada à
banca examinadora. Uma bolsa de doutoramento de quatro anos no exterior
tem
um custo mínimo de US$ 100 mil.
O rastreamento sobre as irregularidades gerou
devolução de R$ 2 milhões aos cofres do conselho.
Para avaliar a importância desses recursos, e preciso lembrar, por
exemplo, que em junho, após atraso de seis meses, o Programa Núcleos
de Excelência (Pronex), que financia projetos de 162 grupos de pesquisa
de elite no Brasil, finalmente recebeu a quantia mínima para manter
os projetos: R$ 3,8 milhões.
Os projetos do grupo Pronex vão desde
o desenvolvimento de propulsores de foguetes até processos de modernização
tecnológica para perfuração de poços de petróleo.
Pesquisa cientifica e atividade cujo retorno
e difícil de avaliar em qualquer circunstancia.
Nunca há certeza absoluta de sucesso
quando e aprovado o financiamento do projeto proposto.
Ao longo do processo de investigação
ocorrem dificuldades e incidentes em qualquer laboratório ou centro
de estudos, no mundo todo.
Porém, os resultados da auditoria no
CNPq demonstram que alguns cuidados preliminares à concessão
do beneficio não foram tomados. Um critério para evitar esse
problema, muito usado nas entidades financiadoras da União Européia,
é a rigorosa seleção do orientador e das instituições
que recebem o bolsista.
Orientadores experientes realizam exames periódicos,
conforme os estágios da pesquisa, mantendo constante contato com
as entidades financiadoras do pais do bolsista.
É uma maneira de reduzir o risco de
prejuízos. Reprovado nos primeiros exames o bolsista retorna e o
pais perde apenas um ano de investimento e não quatro, como ocorreu
nos casos encontrados pela auditoria do CNPq.
O perigo do bolsista brasileiro radicar-se
definitivamente no pais onde estudou pode ser reduzido com contratos mais
rigorosos prevendo garantias de ressarcimento. No entanto, é difícil
encontrar garantias reais para as quantias envolvidas, não só
porque a assimilação de conhecimento é um bem intangível,
mas também porque a maioria dos bolsistas não dispõe
de bens que possam ser oferecidos como garantia.
O presidente do CNPq, Evando Mirra, afirma que o
investimento em bolsas de estudo e pesquisa "é publico e deve voltar
ao Pais".
A forma mais eficiente de evitar irregularidades
e prejuízos em atividades de pesquisa é manter sob vigilância
quem recebeu a bolsa. Até há pouco tempo era difícil
essa vigilância. Neste ano, pela primeira vez na historia do CNPq,
os nomes dos doutorandos que tiveram suas bolsas renovadas estão
disponíveis na Internet, bem como os agraciados com bolsas de produtividade
e pesquisa, para cientistas que se destacam em sua Atividade
Fonte : O Estado de São Paulo,05outubro99
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7. PROEP LIBERA R$ 3,1 MILHOES PARA O PROJETO INFOVIAS
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O projeto ``Infovias do Desenvolvimento'',
da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece),
destina-se à capacitação profissional nos municípios
do interior do Estado, através do ensino à distancia.
Antenas parabólicas e acesso à
Internet vão, definitivamente, interligar os municípios do
Ceará. É que o Programa de Expansão da Educação
Profissional (Proep), do Ministério da Educação, aprovou
o pedido de financiamento (a fundo
perdido) de R$ 3.143.750,00 para o projeto ``Infovias do Desenvolvimento''
da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), parte do programa
de ensino à distancia do Governo do Estado. A informação
foi divulgada pela Secretaria na semana passada.
De acordo com a Secitece, o projeto vai integrar
três Centecs (Centros de Ensino Tecnológico) -- em Limoeiro
do Norte, Sobral e Juazeiro do Norte -- e 40 CVTs (Centro Vocacionais Tecnológicos)
que estão sendo instalados no interior do Estado.
Nos centros, serão construídas
salas de aulas para a realização de videoconferências,
com luz e acústica apropriadas e equipamentos como telão,
projetor, computador e videocamara. Cada centro terá uma antena
parabólica digital e bidirecional, ligada a um satélite de
forma dedicada, ou seja, 24 horas por dia.
As aulas serão transmitidas de Fortaleza,
com recursos de interatividade, numa sala de aula ``master'' que estará
localizada no prédio da TVC. O fluxo de informação
terá uma velocidade de 256 Kbps, suficiente para garantir a transmissão
de imagem e som.
Alem disso, os centros contarão com laboratórios
de informática ligados a Web.
Cada CVT e Centec funcionará também como provedor de
acesso à Internet, oferecendo este serviço a escolas publicas
nos municípios vizinhos.
O intuito do projeto é aumentar a capacitação
profissional no interior do Estado.
As universidades Federal e Estadual do Ceará,
alem da Urca (Universidade Regional do Cariri) e da UVA (Universidade Estadual
do Vale do Acarau) estão envolvidas no projeto. A meta é
realizar 20 cursos por ano, capacitando 21.500 alunos nos 43 centros, em
diversas áreas, como saúde, graduação para
professores leigos, agricultura e irrigação, turismo, gestão
escolar, informática, etc.
O primeiro alvo do programa são os professores
leigos de física, química, biologia e matemática.
Atualmente, existem menos de 1.000 professores nessas áreas para
atender aos 184 municípios cearenses. Neste primeiro curso, mais
1.200 professores devem ser capacitados. Dez salas de videoconferência
serão implantadas nesta primeira etapa.
A seleção dos professores que
serão qualificados deve acontecer nos meses de outubro e novembro.
O site da Secitece
(http://www.sct.ce.gov.br) traz
mais informações sobre o programa de ensino à distancia
e capacitação profissional.
Nota do Editor: Este material foi publicado primeiramente no JCE-mail de 05outubro99. Fonte: O Povo (Fortaleza).
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8. "NOBEL DO RIDICULO" ANUNCIA VENCEDORES
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O famigerado prêmio Ig Nobel (trocadilho
com "ignobil") foi entregue anteontem (30 de setembro), em descontraída
cerimonia na Universidade Harvard, em Cambridge (EUA).
O "prêmio" é dado a pesquisadores,
instituições ou pessoas que tenham dado contribuições
consideradas inúteis à ciência durante o ano. Os trabalhos
premiados são "notadamente idiotas", segundo a revista humorística
de ciência "Air" (sigla em ingles para "Anais das Pesquisas Improváveis),
que organiza o evento em conjunto com a Universidade.
Compareceram à cerimonia cerca de 1.200
pessoas. Como de praxe, uma mini-ópera foi apresentada. A deste
ano chamou-se "A Opera Cheia de Semens", sobre clonagem de humanos.
Nos anos anteriores, foram apresentados outros
espetáculos, como "A Forca da Fita Crepe", "O Grande Cabuuum!" e
"O Lamento da Barata". Hoje, os vencedores que aceitaram comparecer a entrega
do prêmio – segundo a "Air", o restante "deve estar na prisão"
-- darão palestras de 20 minutos, na tentativa de explicar seus
trabalhos.
O físico britânico Len Fischer,
por exemplo, demonstrará sua equação sobre o ato de
mergulhar biscoitos em um copo de leite. O Ig Nobel foi criado em
1968. Um dos mais famosos vencedores foi Jacques Chirac, presidente da
Franca, em 1995, na modalidade Paz, devido aos testes de armas nucleares
no oceano Pacifico no cinqüentenário da bomba de Hiroshima.
Fonte : Folha de São Paulo. 2outubro99
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9. RANKING FOLHA – COMENTÁRIO DE PROF. ROBERTO A. MEULLER
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Gostaria que fosse publicado o seguinte: "Ranking
da Folha: alguém se lembrou do CNCT para complementar
informações?
E com o artigo da Veja desta semana, todos
concordam que as Universidades Federais Brasileiras estão engrossando.
por não formarem 4 alunos/ano por professor?
Todos concordam que deveríamos formar
maior numero de estudantes, independentemente do nível do estudante
ingressante (relacionado com a eficiência do ensino secundário
brasileiro)?
Será que alguém está
tentando pegar o bode (expiatório) por um fio de cabelo? Não
seria melhor que viesse pegar o boi pelos chifres aqui dentro? Convidamos
estes senhores a participarem de debate na nossa Universidade, teremos
certamente concorrida procura por parte da audiência, seja discente,
seja docente."
Roberto A. Mueller
Departamento de Quimica
Universidade Federal de Viçosa
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Secretaria Geral SBQ
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