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SBQ - BIENIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 123
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    Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (http://www.sbq.org.br/pub/index.htm).

Veja nesta edição:
1. Vaga para bolsista no LPQPN/UFMT
2. Vaga para prof. visitante no LCQUI – UENF
3. Prêmio Heinrich-Emanuel Merck
4. Primeira escola brasileira de espectroscopia
5. Presidente da CAPES critica publicação de cartas no jornal da ciência
6. Prejuízo com bolsistas
7. PROEP libera R$ 3,1 milhões para o projeto INFOVIAS
8. "NOBEL DO RIDICULO" anuncia vencedores
9. Ranking da Folha – comentário do Prof. Roberto ª Mueller

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1. VAGA PARA BOLSISTA NO LPQPN/UFMT
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     O LPQPN/UFMT dispõe de uma bolsa DCR (R$ 2500 mensais, com passagem aérea mais taxa de instalação) do CNPq para início imediato. O selecionado deverá ter título de doutor e disposição para fixar-se no local, caso haja possibilidade no futuro. A bolsa é de 24 meses e o projeto de pesquisa será sobre o isolamento e a identificação de substâncias farmacologicamente ativas. O trabalho é multidisciplinar, havendo  interações com grupos de Farmacologia e Botânica. Temos um laboratório com os equipamentos básicos (incluindo sistemas para cromatografia a média pressão, Chromatotron e HPLC analítico) além de RMN 300 MHz, CG-MS, analisador elementar (estes últimos em fase de instalação).  A equipe atual conta com dois doutores, cinco alunos de mestrado e diversos IC.  É uma equipe motivada em fase de consolidação/crescimento. Os desafios são grandes e as recompensas proporcionais.  Além da fitoquímica, experiência prévia com HPLC e CG-MS
é altamente desejável, embora não imprescindível. Interessados favor entrar em contato no seguinte e. mail:
Prof. Paulo Teixeira de Sousa Jr.
    teixeira@cpd.ufmt.br
    ou, para quem prefere o telefone: +65-6158884; 6158767; 9250893.
Os candidatos deverão apresentar CV e uma carta de recomendação.

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2. VAGA PARA PROF. VISITANTE NO LCQUI – UENF
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     "O Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) está abrindo vaga para o cargo de PROFESSOR VISITANTE na área de QUÍMICA INORGÂNICA, com salário líquido de R$ 3.189,00, sendo de 1 (um) ano o tempo de contrato, renovável por mais 1 (um) ano. O candidato deve possuir título de doutor na área e
enviar seu curriculum vitae até 10/10/1999 para o seguinte endereço: UENF-CCT-LCQUI, Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto - CEP.: 28015-620 - Campos dos Goytacazes - RJ a/c Prof. José Glauco Tostes ou por e-mail para: cardoso@uenf.br. Além das atividades de pesquisa, o candidato deverá atuar necessariamente na área de ensino, ministrando aulas (Química Geral, Química Inorgânica e disciplinas correlatas) no curso noturno de Licenciatura em Química.  Para maiores informações favor entrar em contato com a Secretaria do LCQUI pelo telefone: (024) 726-3719 ou por FAX (024) 726-3730 aos cuidados do Prof. José Glauco Tostes.

Nota do editor: Pedimos desculpas por só publicarmos hoje, esta nota.

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3. PRÊMIO HEINRICH EMMANUEL MERCK
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     Em abril de 2000, durante o Analitica Conference em Munique (Alemanha), o prêmio Heinrich-Emanuel Merck será outorgado a um jovem químico analítico de idade não superior a 45 anos que, ns últimos três anos, tenha desenvolvido uma pesquisa original e relevante em “Life Sciences, Material Sciences or Environment”, a qual tenha contribuído para melhoria da qualidade de vida.
    Os interessados em se candidatar deverão submeter um artigo inédito (acompanhado de um CV resumido), em inglês, até 31 de dezembro p.f. para:
Prof. M. Grasserbauer, Technical University of Wien, Institut für Analitische Chemie, Gretreidmarkt 9, A-1060 Wien, Österreich (FAX: ++43 1/58801-15199, E-mail: sekt151@email.tuwien.ac.at).
     O prêmio inclui: apresentação do trabalho em sessão de destaque no evento, sua publicação em TALANTA, liberação das taxas do evento (inclusive acomodações) e DM 25000,00.
     Para maiores informações, contactar Elias A.G. Zagatto (ezagatto@cena.usp.br), observador junto à Analytical Chemistry Division of the Federation of the European Chemical Societies, autorizado a divulgar este Edital.

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4. PRIMEIRA ESCOLA BRASILEIRA DE ESPECTROSCOPIA
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     OBJETIVO: fornecer  a profissionais de química e áreas afins conhecimentos atualizados a respeito de técnicas espectroscópicas avançadas. O corpo docente será constituído por professores com ampla experiência, reconhecidos nacionalmente como autoridades em suas áreas de atuação. O público-alvo da  Escola será constituído basicamente de
alunos de pós-graduação (ou de último ano de graduação, com demonstrada excelência no desempenho acadêmico) e professores universitários. Também serão considerados técnicos de nível superior de laboratórios pertencentes a empresas e indústrias. Extenso material didático, preparado especialmente para a Escola, será distribuído entre os participantes.
     DATA: 10 a 14 de abril de 2000.
     LOCAL: Hotel Simon, Parque Nacional de Itatiaia, Rio de Janeiro
     COORDENADOR: Prof. Dr. Gerardo Gerson Bezerra de Souza
     Instituto de Química da UFRJ
      Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 406
      Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ
      21949-900
      tel. (21) 590-9890 R 208
      fax (21) 290-4746
      gerson@iq.ufrj.br
APOIO: SBQ, CNPq, FAPESP,FAPERJ

Técnicas Espectroscópicas e Professores Responsáveis:
     -Excitação Rotacional, Vibracional e Eletrônica: Métodos Quânticos.
Prof. Dr. Roy E. Bruns, Instituto de  Química da UNICAMP.
     -Espectroscopia Raman. Prof. Dr. Paulo Sérgio Santos, Instituto de Química da USP.
     -Espectroscopia por Ressonância Paramagnética Eletrônica:
Fundamentos e Aplicações. Prof. Dr. Ney V. Vugman, Instituto de Física da UFRJ.
     -Ressonância Magnética Nuclear. Prof. Dr. Fred Y. Fujiwara,
Instituto de Química da UNICAMP.
     -Excitação Eletrônica, Ionização e Fragmentação nas Regiões do Ultravioleta de Vácuo e Raios X: Emprego de Feixes de Elétrons e da Luz Síncrotron. Prof. Dr. Gerardo Gerson B. de Souza. Instituto de Química
da  UFRJ.

 Maiores informações e formulários para pré-inscrição serão veiculados nos próximos boletins eletrônicos

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5. PRESIDENTE DA CAPES CRITICA PUBLICACAO DE CARTAS NO JORNAL DA CIÊNCIA
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     Abílio Baeta Neves, presidente da Capes, comenta as cartas de Sérgio Carrara, do Instituto de Medicina Social da Uerj, e de Simão Pedro Marinho, da PUC/MG, publicadas no JC E-Mail e no Jornal da Ciência 421, de 24 de setembro.
     Carrara e Marinho fizeram comentários ao processo de analise de solicitação de auxílios na Capes. A seguir, a carta do presidente da Capes na integra.
     "Com referencia à publicação no Jornal da Ciência de 24 de setembro de 99 de duas cartas de leitores sobre resultado da avaliação pela Capes de uma solicitação de auxilio, julgamos pertinentes algumas considerações:
- É fato reconhecido e destacado pela comunidade acadêmica brasileira que a Capes desempenha um papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação no pais e que esse êxito deve-se, indiscutivelmente, ao amplo, democrático  e criterioso sistema por ela montado para a analise e avaliação de projetos e  solicitações que lhe são apresentados.
- A principal característica desse sistema é, portanto, o principal fator que justifica os resultados por ele propiciados decorre do fato de sua operação estar a cargo, exclusivamente, de pares acadêmicos escolhidos criteriosamente de acordo com o seguinte esquema:
a) designação de representantes de áreas -- 42 ao todo -- a partir de listas de cinco nomes indicados pelos programas de pós-graduação, associações nacionais de programas de pós-graduação e sociedades científicas (sendo esses representantes responsáveis pela coordenação de todas as atividades de analise e avaliação de sua área, apresentação de pareceres conclusivos e escalonamento das prioridades correspondentes ao quesito mérito acadêmico das solicitações ou questões submetidas à sua apreciação);
b) escolha dos representantes de grandes áreas -- 16 no total --  pelos representantes que integram  cada  subconjunto de áreas (tais representantes compõem o colegiado superior que disciplina e orienta a condução do sistema e promove a articulação de suas ações) e
c) um corpo de consultores credenciados, também composto a  partir  de indicações da coletividade acadêmica.
- As decisões desta agencia sobre auxílios e bolsas baseiam-se nos seguintes procedimentos:
a) emissão de pareceres por consultores ad hoc vinculados ao corpo de consultores credenciados e indicados pelo
representante de área;
b) análise e julgamento do representante da área sobre a questão em foco, recomendando ou não sua aprovação;
c) decisão da Capes sobre a solicitação, considerados o teor do parecer do representante de área e demais condicionantes da atuação da agencia, como: recursos disponíveis e normas que regem cada instrumento; e
d) supervisão constante de todo o processo a cargo da direção da agencia e do representante de área.
- O sistema de avaliação de projetos e solicitações inclui canais institucionais, regularmente utilizados, de revisão e reconsideração de pareceres e decisões. Alem disso, a Capes sempre se mostrou aberta ao dialogo e receptiva às criticas que lhe são formuladas com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de sua atuação. A ocorrência de uma falha em um parecer entre milhares e milhares de outros não pode por em descredito todo o sistema descrito. Da mesma forma, tal falha não anula o mérito e os resultados efetivos do esforço que vem unindo centenas de destacados  membros da comunidade acadêmica e as equipes técnicas desta agencia no afã de aprimorar cada vez mais o desempenho da Capes e sua competência em cumprir suas finalidades. Ninguém que acompanhe e conheça efetivamente a vida desta agencia  pode, responsavelmente, deixar de reconhecer este fato.
- Preservar o anonimato dos consultores ad hoc permanece sendo para a Capes uma condição importante para o funcionamento de um sistema baseado na analise entre pares.
- A Capes não pode deixar de reconhecer que houve um erro em um dos fundamentos do parecer focalizado pelas cartas mencionadas e que esse erro compromete o trabalho do consultor que o emitiu e também do representante de área que o referendou. Reconhece também que a apresentação de criticas, como a veiculada pela matéria, é fundamental para que possa levar a bom termo o  processo de aperfeiçoamento contínuo de suas ações. Causou-nos, porém, estranheza a publicidade dada ao caso, no dia seguinte ao da recepção da comunicação, por um membro da comunidade  acadêmica e integrante do corpo de consultores da Capes: não houve de sua parte empenho em esclarecer a ocorrência nem a preocupação de apresentar pedido regular de reconsideração.
- Acreditamos que a forma como a matéria foi veiculada pelo Jornal da Ciência, que induz o leitor a dar crédito a uma informação divulgada de forma parcial, fere princípios éticos do jornalismo. Esperávamos que a Editoria desse Jornal procedesse à busca do contraditório, uma vez que a matéria inclui ilustração desrespeitosa cuja mensagem parece refletir a
opinião desse veiculo: o fato de não ser assinada permite supor que seja da autoria da equipe do Jornal ou que tenha sido por ela assumida. O prejuízo causado à imagem da Capes, daí decorrente, é lamentável.
     Nota da Redação do Jornal da Ciência: Publicamos a carta, na integra, do presidente da Capes justamente para cumprir a busca do contraditório. Quanto à ilustração, informamos que o trabalho do conhecido charadista Marrano, cujo nome é indicado no expediente na mesma pagina 2, não necessariamente reflete a opinião do jornal. Acreditamos que o democrático debate surgido em torno das cartas, ao abrir canais de comunicação com a comunidade cientifica, que forma um publico altamente critico, tenha efeito inverso do afirmado pelo presidente da Capes: o debate mais contribui para o conceito da agencia do que para prejudicá-lo.

Fonte: JCE-mail, 06outubro99

Nota do Editor: Matéria a este respeito foi veiculada no BE SBQ, no. 118.

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6. PREJUIZO COM BOLSISTAS
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     Uma auditoria interna do CNPq encontrou irregularidades em 213 bolsas concedidas a pesquisadores brasileiros no exterior. Há casos de bolsas de doutoramento concedidas para um período de quatro anos, sem que a tese de doutorado tenha sido efetivamente apresentada à banca examinadora.  Uma bolsa de doutoramento de quatro anos no exterior tem
um custo mínimo de US$ 100 mil.
     O rastreamento sobre as irregularidades gerou devolução de R$ 2 milhões aos cofres do conselho. Para avaliar a importância desses recursos, e preciso lembrar, por exemplo, que em junho, após atraso de seis meses, o Programa Núcleos de Excelência (Pronex), que financia projetos de 162 grupos de pesquisa de elite no Brasil, finalmente recebeu a quantia mínima para manter os projetos: R$ 3,8 milhões.
     Os projetos do grupo Pronex vão desde o desenvolvimento de propulsores de foguetes até processos de modernização tecnológica para perfuração de poços de petróleo.
     Pesquisa cientifica e atividade cujo retorno e difícil de avaliar em qualquer circunstancia.
     Nunca há certeza absoluta de sucesso quando e aprovado o financiamento do projeto proposto.
     Ao longo do processo de investigação ocorrem dificuldades e incidentes em qualquer laboratório ou centro de estudos, no mundo todo.
     Porém, os resultados da auditoria no CNPq demonstram que alguns cuidados preliminares à concessão do beneficio não foram tomados. Um critério para evitar esse problema, muito usado nas entidades financiadoras da União Européia, é a rigorosa seleção do orientador e das instituições que recebem o bolsista.
     Orientadores experientes realizam exames periódicos, conforme os estágios da pesquisa, mantendo constante contato com as entidades financiadoras do pais do bolsista.
     É uma maneira de reduzir o risco de prejuízos. Reprovado nos primeiros exames o bolsista retorna e o pais perde apenas um ano de investimento e não quatro, como ocorreu nos casos encontrados pela auditoria do CNPq.
     O perigo do bolsista brasileiro radicar-se definitivamente no pais onde estudou pode ser reduzido com contratos mais rigorosos prevendo garantias de ressarcimento. No entanto, é difícil encontrar garantias reais para as quantias envolvidas, não só porque a assimilação de conhecimento é um bem intangível, mas também porque a maioria dos bolsistas não dispõe de bens que possam ser oferecidos como garantia.
    O presidente do CNPq, Evando Mirra, afirma que o investimento em bolsas de estudo e pesquisa "é publico e deve voltar ao Pais".
    A forma mais eficiente de evitar irregularidades e prejuízos em atividades de pesquisa é manter sob vigilância quem recebeu a bolsa. Até há pouco tempo era difícil essa vigilância. Neste ano, pela primeira vez na historia do CNPq, os nomes dos doutorandos que tiveram suas bolsas renovadas estão disponíveis na Internet, bem como os agraciados com bolsas de produtividade e pesquisa, para cientistas que se destacam em sua Atividade

Fonte : O Estado de São Paulo,05outubro99

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7. PROEP LIBERA R$ 3,1 MILHOES PARA O PROJETO INFOVIAS
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     O projeto ``Infovias do Desenvolvimento'', da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece), destina-se à capacitação profissional nos municípios do interior do Estado, através do ensino à distancia.
     Antenas parabólicas e acesso à Internet vão, definitivamente, interligar os municípios do Ceará. É que o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Ministério da Educação, aprovou o pedido de financiamento (a fundo
perdido) de R$ 3.143.750,00 para o projeto ``Infovias do Desenvolvimento'' da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), parte do programa de ensino à distancia do Governo do Estado. A informação foi divulgada pela Secretaria na semana passada.
    De acordo com a Secitece, o projeto vai integrar três Centecs (Centros de Ensino Tecnológico) --  em Limoeiro do Norte, Sobral e Juazeiro do Norte -- e 40 CVTs (Centro Vocacionais Tecnológicos) que estão sendo instalados no interior do Estado.
     Nos centros, serão construídas salas de aulas para a realização de videoconferências, com luz e acústica apropriadas e equipamentos como telão, projetor, computador e videocamara. Cada centro terá uma antena parabólica digital e bidirecional, ligada a um satélite de forma dedicada, ou seja, 24 horas por dia.
     As aulas serão transmitidas de Fortaleza, com recursos de interatividade, numa sala de aula ``master'' que estará localizada no prédio da TVC. O fluxo de informação terá uma velocidade de 256 Kbps, suficiente para garantir a transmissão de imagem e som.
    Alem disso, os centros contarão com laboratórios de informática ligados a Web.
Cada CVT e Centec funcionará também como provedor de acesso à Internet, oferecendo este serviço a escolas publicas nos municípios vizinhos.
    O intuito do projeto é aumentar a capacitação profissional no interior do Estado.
     As universidades Federal e Estadual do Ceará, alem da Urca (Universidade Regional do Cariri) e da UVA (Universidade Estadual do Vale do Acarau) estão envolvidas no projeto. A meta é realizar 20 cursos por ano, capacitando 21.500 alunos nos 43 centros, em diversas áreas, como saúde, graduação para professores leigos, agricultura e irrigação, turismo, gestão escolar, informática, etc.
    O primeiro alvo do programa são os professores leigos de física, química, biologia e matemática. Atualmente, existem menos de 1.000 professores nessas áreas para atender aos 184 municípios cearenses. Neste primeiro curso, mais 1.200 professores devem ser capacitados. Dez salas de videoconferência serão implantadas nesta primeira etapa.
     A seleção dos professores que serão qualificados deve acontecer nos meses de outubro e novembro. O site da Secitece
(http://www.sct.ce.gov.br) traz mais informações sobre o programa de ensino à distancia e capacitação profissional.

Nota do Editor: Este material foi publicado primeiramente no JCE-mail de 05outubro99. Fonte: O Povo (Fortaleza).

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8. "NOBEL DO RIDICULO" ANUNCIA VENCEDORES
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     O famigerado prêmio Ig Nobel (trocadilho com "ignobil") foi entregue anteontem (30 de setembro), em descontraída cerimonia na Universidade Harvard, em Cambridge (EUA).
     O "prêmio" é dado a pesquisadores, instituições ou pessoas que tenham dado contribuições consideradas inúteis à ciência durante o ano. Os trabalhos premiados são "notadamente idiotas", segundo a revista humorística de ciência "Air" (sigla em ingles para "Anais das Pesquisas Improváveis), que organiza o evento em conjunto com a Universidade.
     Compareceram à cerimonia cerca de 1.200 pessoas. Como de praxe, uma mini-ópera foi apresentada. A deste ano chamou-se "A Opera Cheia de Semens", sobre clonagem de humanos.
     Nos anos anteriores, foram apresentados outros espetáculos, como "A Forca da Fita Crepe", "O Grande Cabuuum!" e "O Lamento da Barata". Hoje, os vencedores que aceitaram comparecer a entrega do prêmio – segundo a "Air", o restante "deve estar na prisão" -- darão palestras de 20 minutos, na tentativa de explicar seus trabalhos.
     O físico britânico Len Fischer, por exemplo, demonstrará sua equação sobre o ato de mergulhar biscoitos em um copo de leite.  O Ig Nobel foi criado em 1968. Um dos mais famosos vencedores foi Jacques Chirac, presidente da Franca, em 1995, na modalidade Paz, devido aos testes de armas nucleares no oceano Pacifico no  cinqüentenário da bomba de Hiroshima.

Fonte : Folha de São Paulo. 2outubro99

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9. RANKING FOLHA – COMENTÁRIO DE PROF. ROBERTO A. MEULLER
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     Gostaria que fosse publicado o seguinte: "Ranking da Folha: alguém se lembrou do CNCT para complementar
informações?
     E com o artigo da Veja desta semana, todos concordam que as Universidades Federais Brasileiras estão engrossando. por não formarem 4 alunos/ano por professor?
     Todos concordam que deveríamos formar maior numero de estudantes, independentemente do nível do estudante ingressante (relacionado com a eficiência do ensino secundário brasileiro)?
     Será que alguém está tentando pegar o bode (expiatório) por um fio de cabelo? Não seria melhor que viesse pegar o boi pelos chifres aqui dentro? Convidamos estes senhores a participarem de debate na nossa Universidade, teremos certamente concorrida procura por parte da audiência, seja discente, seja docente."

Roberto A. Mueller
Departamento de Quimica
Universidade Federal de Viçosa

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Secretaria Geral SBQ
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Contribuicoes devem ser enviadas para:        paulosbq@dq.ufscar.br
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