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SBQ - BIÊNIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 101
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Veja nesta edição:
1. Manifestação do presidente da SBQ sobre as declarações do ministro Bresser Pereira sobre a pesquisa no nordeste
2. Boletim eletrônico SBQ chega ao número 100
3. I Jornada científica do Departamento de Química da Universidade Federal de Uberlândia
4. II Empromer
5. Atividades realizadas pela Universidade do Centro-Oeste no dia do químico
6. A avaliação da universidades – Artigo de José Goldemberg

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1. MANIFESTAÇÃO DO PRESIDENTE DA SBQ SOBRE AS DECLARAÇÕES DO
MINISTRO BRESSER PEREIRA SOBRE A PESQUISA NO NORDESTE
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     A  Presidência da Sociedade Brasileira de Química vem manifestar seu profundo mal-estar com relação às declarações  – veiculadas pela mídia impressa e eletrônica –  feitas, recentemente, pelo Exmo. Senhor Ministro de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Bresser Pereira, relativamente à pesquisa científica no Nordeste.
     Declarações deste tipo, de forma alguma, auxiliam na resolução dos graves problemas pelos quais passa a Ciência e Tecnologia brasileiras, entre eles a interrupção do pagamento das taxas de bancada e dos auxílios tipo-balcão do CNPq, que se não forem, com urgência, retomados poderão levar à desarticulação e à asfixia de numerosos grupos de pesquisa em nosso país.
     Avaliamos, ainda, que o inoportuno das referidas declarações, como já o dissemos em outras oportunidades, atua como nutriente indesejável para acentuar, ainda mais, as diferenças regionais.

Oswaldo Luiz Alves, Presidente da Sociedade Brasileira de Química

Nota do editor: Com uma nota intitulada “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO NORDESTE”, que pode ser encontrada no endereço: http://www.mct.gov.br/GABIN/Acso/html/Ministro/nordeste.htm, o ministro tenta esclarecer os pontos confusos de suas declarações.

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2. Boletim eletrônico SBQ (Biênio 1998/2000), chega ao número 100
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     Na última semana enviamos o nosso boletim eletrônico número 100, do biênio 1998/2000, que foi marcado com a mensagem do nosso presidente Oswaldo Luiz Alves, sobre as comemorações do dia Nacional do Químico. Desde o seu início, o primeiro foi enviado no dia 14/07/1998, o boletim passou por formatos diferentes. A partir do número 37 começamos a colocar um índice das notícias veiculadas e partir do número 41, os boletins passaram a ser numerados. No número 88 abolimos a nossa prática de edição sem acentos e outros caracteres gráficos da língua portuguesa.
     Todos os boletins eletrônicos estão na home page da SBQ no endereço: http://www.sbq.org.br/pub/boletronico/index.htm. A seguir apresentamos um levantamento das notícias veiculadas desde o número 1.
Até o número 100 foram divulgadas 388 notícias assim divididas: notícias gerais (114); eventos como congressos, workshops (74); notícias relacionadas ao CNPq, desde a edição da “famosa” portaria 328/98, crise do MCT, nomeação do ministro Bresser Pereira (68); concursos (27); notícias de programas de pós-graduação (14), CAPES (13), notas das divisões científicas (12); cursos diversos (11); bolsas e outras oportunidades (11); prêmios diversos (09);  22a  RASBQ (08); JBCS (05); Regionais (03), PADCT (03); FINEP (03), Enem (03). Comunicados específicos da presidência em várias ocasiões (08) e alguns da secretaria geral que não foram computados nos dados acima.
    De forma geral, acreditamos que o boletim tenha funcionado como uma fonte de informações e um importante fórum de discussões para todos associados da SBQ. No boletim ainda foram divulgadas notícias sobre resultados da reuniões do CA do CNPq, um total de duas. Importante observar que essas informações foram divulgadas em primeira mão, e pela
primeira vez a comunidade é informada das decisões do CA em um tempo tão curto.
     Atualmente a lista do boletim eletrônico da SBQ contém 1898 endereços. Sempre temos a devolução de um número razoável de mensagens, em torno de 50, por vários motivos, em geral computadores que estão desligados, ou endereços que não podem receber mensagens de até 16k, como ocorre em algumas ocasiões. O número de assinantes da nossa lista
tem crescido consideravelmente. São raros os casos de pessoas que têm se desligado.
    Devido a um problema que tivemos com nosso servidor de e-mail, duas mensagens foram enviadas a todos os assinantes, sem terem antes passado pela editoria, estas não estão computadas nos números acima.
     Algumas pessoas ainda preferem terem seus nomes adicionados à lista eletrônica pelo “list-owner”, mas isto não é necessário. Qualquer pessoa pode entrar ou sair da lista quando assim o desejar. As instruções para tal encontram-se no endereço “publicações” da nossa home page, citado acima.
     Finalmente, gostaríamos de dizer a todos que as solicitações de divulgação de mensagens têm sempre sido atendidas, e que o editor simplesmente organiza as notícias de acordo com o formato que entende ser mais adequado. Gostaríamos ainda, de continuar contando com a colaboração espontânea de todos, para que este continue sendo um importante órgão de divulgação da nossa SBQ.

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3. I JORNADA  CIENTÍFICA DO DEPTO. DE QUÍMICA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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     Realizou-se de 16-18 de junho de 1999, na Universidade Federal de Uberlândia, organizada pela Coordenação dos Cursos de Química e Departamento de Química, a I Jornada Científica de Química. Tal Jornada teve o objetivo de discutir temas atuais da Química, integrando alunos, professores, escolas e empresas. Sua programação contou com
conferências, palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos, além de divulgação das pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química.
     O Presidente da SBQ, participou da cerimônia de abertura e proferiu a conferência inicial intitulada "Química na Virada do Século".
     Mereceu destaque a fala do  Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Prof. Arquimedes Ciloni, que fez questão de ressaltar o importante papel da SBQ na defesa dos legítimos interesses da comunidade científica nacional – especialmente no episódio do corte dos periódicos da CAPES – e na disseminação contínua de informações através do Boletim Eletrônico.
     A Diretoria e Conselho da SBQ parabenizam a Comissão Organizadora e o Depto. de Química da UFU por esta importante realização.

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4. II EMPROMER
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Prezado(a) Colega,
    Em razão de falha no servidor que continha o site do II Congresso de
Engenharia de Processos do Mercosul, II ENPROMER, o mesmo ficou fora do ar, ou não esteve totalmente operacional, das 18:00 da sexta feira, 11/06, até a data de hoje, 17/06. Este período abrangeu os últimos 4 dias para inscrições de trabalhos. Por esta razão, muitos resumos não foram recebidos.
    Para possibilitar a  participação de todos os interessados, o período de recebimento de resumos foi estendido até dia 26 de junho.
    A partir de segunda feira, 22/06, a lista de resumos recebidos estará disponibilizada na internet. Espere até esta data para decidir mandar novamente o seu trabalho.
Visite o site do Congresso para obter informações, realizar sua inscrição ou verificar se o seu trabalho foi recebido.
http://www.enq.ufsc.br/labs/SIMPRO/ENPROMER/1/port

A organização do evento lamenta o inconveniente.

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5. ATIVIDADES REALIZADAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO
CENTRO-OESTE NO DIA DO QUÍMICO
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    Se possível, gostaria que a nota abaixo fosse divulgada no Boletim Eletrônico da SBQ:
    O Centro Acadêmico dos Alunos do Curso de Licenciatura e Bacharelado de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, junto com alguns professores de Química, Biologia, Geografia e Letras, está oferecendo neste dia do Químico, uma atividade multidisciplinar de divulgação cientifica sobre Química, Ciências e Biologia (do tipo "open
laboratory") para alunos do Ensino Médio e Fundamental de nossa cidade.
    O tema gerador escolhido foi a Água - fonte de vida e de saúde, sendo enfocados aspectos históricos (as lendas, os mitos e as religiões que falam sobre a água, desde os primórdios da humanidade), geográficos (aspectos geológicos, origem e preservação), biológico (contaminação, saneamento e preparação do "soro caseiro")  e, também, os aspectos químicos (eletrólise, destilação, tratamento e purificação). As atividades foram desenvolvidas nos laboratórios do Campus de Guarapuava, onde se desenvolve o Curso de Química da Unicentro. E-mail para contatos: <deqf@unicentro.br>.

Atenciosamente,
Sérgio

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6. A AVALIACAO DAS UNIVERSIDADES, ARTIGO DE JOSÉ GOLDEMBERG
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     Seres humanos estão acostumados, desde a mais remota Antigüidade, a ser avaliados.
     A escolha de líderes e dirigentes sempre envolveu o julgamento e a avaliação de pares e, nos dias que correm, ninguém se elege vereador no menor dos municípios brasileiros se os eleitores não julgarem que um candidato reúne melhores condições que seus concorrentes.
     No plano pessoal, somos avaliados o tempo todo, quando pedimos um emprego, quando tentamos entrar numa Universidade, num clube ou quando propomos casamento a alguém.
     Avaliações não existiam no passado em regimes em que só os que pertenciam à aristocracia tinham acesso a posições, independentemente do mérito.
     Foi a Revolução Francesa de 1789 que marcou a ascensão do conceito de igualdade entre todos os cidadãos; apesar de as bandeiras da Revolução Francesa terem sido três - igualdade, liberdade e fraternidade -, foi realmente a primeira delas que dominou a vida política da França e do mundo moderno desde o século 19.
     Igualdade significa tratamento igual de todos diante da lei e acesso pelo mérito. O problema é definir quais os critérios usados para avaliar o mérito.
     Hoje, as aristocracias foram substituídas por corporações, que são muito fortes e tentam proteger seus interesses.
     Em sociedades abertas, como os EUA, a própria diversidade de interesses se encarregou de vencer essas resistências, mas em países com tradições coloniais, como o Brasil, elas são ainda muito fortes, particularmente em empresas estatais e Universidades.
     Para muitas atividades, os concursos públicos ou eleições democráticas resolvem a questão, evitando favoritismos. Para outras, é necessário usar indicadores de vários tipos, como produtividade econômica ou satisfação pelos serviços prestados.
    Freqüentemente, avaliações provocam grandes resistências que precisam ser enfrentadas em nome do interesse publico.
    Um exemplo recente das reações que avaliações provocam é dado pela resistência criada à salutar iniciativa do ministro da Educação, Paulo Renato, de avaliar o desempenho das Universidades.
     Essas instituições, públicas ou privadas, funcionam com autorização do MEC, cuja função é assegurar um mínimo de qualidade dos profissionais que são formados por elas.
     Para certas profissões há ainda outras exigências, como o exame da Ordem dos Advogados.
     Isso tudo é feito para impedir que pessoas despreparadas exerçam funções em que possam efetivamente causar danos à sociedade, como um piloto de avião pilotando sem a qualificação necessária ou um engenheiro que constrói prédios que desmoronam.
    O ministro da Educação optou por iniciar a avaliação das Universidades por meio de um exame nacional ao qual se submetem egressos, denominado Provão.
     Pode-se argumentar que avaliar os alunos para caracterizar a qualidade da instituição não é um bom método, mas é preciso reconhecer que era preciso começar de alguma forma.
     O único método usado anteriormente era o da revista “Playboy”, que usava informações de vários tipos - não sistematizadas - para fazer uma classificação das instituições universitárias.
     Os resultados negativos que alunos de certas faculdades tiveram no Provão já tiveram resultados positivos, porque muitas delas estao tentando melhorar seu desempenho.
      Isoladamente, o Provão provoca perturbação no sistema que pode levar a melhoras ou, então, à criação de "cursinhos" para enfrentá-los, o que é uma distorção ainda pior do que "cursinhos" que preparam os alunos para o vestibular de ingresso às Universidades. O Provão pode, porem, funcionar como indicador de que medidas mais profundas precisam ser tomadas para melhorar as escolas.
     É como se fosse um termômetro, que mede a febre de um doente - que é um sinal de alerta -, mas não elimina a doença.
    Ele precisa, portanto, ser acompanhado por inspeções de comissões de especialistas - que possam identificar os problemas e propor soluções. É nesta fase que o Conselho Nacional de Educação e o MEC se estão engajando atualmente.
     Com as medidas que estão sendo tomadas agora, talvez tenhamos, dentro de alguns anos, um método confiável de avaliar faculdades e Universidades, o que será bom para os alunos que as procuram e para os egressos, que poderão servir melhor a si mesmos e à sociedade.
     Num país grande e diversificado como o Brasil, não é preciso – nem desejável - que todas as escolas superiores sejam excelentes em todas as áreas.
     Basta que encontrem sua própria personalidade e vocação, algumas em pesquisa de vanguarda, outras em ensino de boa qualidade e outras ainda em versatilidade, adaptando-se rapidamente às necessidades de uma sociedade moderna.

Nota do Editor : Goldemberg foi secretário nacional de C&T e ministro da Educação.
Fonte : O Estado de SP,15junho99

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