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BOLETIM
ELETRÔNICO No 930 MAIO
2010
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1.
Editorial
Os desdobramentos da chamada Nova
República trouxeram ares de renovação das instituições,
sobretudo aquelas mais fortemente subjugadas por atitudes
coercivas da ditadura. De outra parte, o afã da liberdade foi
acompanhado por um descontrole sobre os preços e a capacidade
produtiva do país, o que nos afundou em um processo
inflacionário recessivo e, posteriormente, em uma aventura
política econômica conhecida como plano Collor. Em meio a esse
cenário, foram constituídos diversos grupos de interesse em
torno das questões da educação, como aqueles que gestaram a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e em particular, no
âmbito da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de
Química, vimos circular o primeiro periódico dedicado à
Educação em Química e dirigido a professores da Educação
Básica. Há exatos 15 anos, Química Nova na
Escola circulava pela
primeira vez em um momento de transição importante para a vida
no país, deixando marcas importantes para a formação de
professores de Química.
De
lá para cá, muitas iniciativas importantes foram desencadeadas
pelo Ministério, secretarias de educação, universidades e
sociedade civil organizada no sentido de revitalizar e
fortalecer a educação brasileira. Química Nova na Escola soube divulgar projetos, experiências,
reflexões e tornou-se referência não apenas na Educação em
Química, mas também na Educação em Ciências, área que conheceu
um expressivo aumento dos números de programas de
pós-graduação, grupos de pesquisa e periódicos. O fato de os
artigos publicados em Química Nova na Escola
nos permitirem refletir
sobre diversos temas que pautam a agenda da Educação em
Química e Ciências é prova da relevância desse projeto
pioneiro da Divisão de Ensino.
Ao
refletirmos particularmente sobre o processo editorial,
julgamos importante, neste momento, ampliar a discussão sobre
a formação de professores de Química e Ciências. Para esse
debate, é importante considerar as deliberações da Conferência
Nacional de Educação (CONAE), sobretudo aquelas atinentes ao
eixo Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
Estamos de acordo com a necessidade de "superar a dicotomia
entre a formação pedagógica stricto sensu e a formação no conhecimento específico",
sobretudo no que diz respeito à organização curricular, mas
também da forma como o ingresso dos formadores de professores
vem ocorrendo nas instituições de ensino superior públicas.
Nesse sentido, temos acompanhado com atenção os editais de
concursos para ingresso nas áreas de Educação em Química e
Ciências que, em muitas oportunidades, trazem tópicos não
condizentes com o conjunto de conhecimentos dessas áreas,
sobrevalorizando assuntos específicos de outras áreas de
conhecimento.
Superar
dicotomias, nesse caso, significa reconhecer as
especificidades de formação do professor, não apenas nos
currículos de licenciatura, mas também na atuação docente
daqueles responsáveis pela formação desse professor. Portanto,
há de se balizar os temas de provas e as áreas de atuação dos
concursos de ingresso para a área de Educação em
Química/Ciências em função da efetiva atuação dos docentes
formadores. É pela coerência entre a formação e o lócus de
atuação que construiremos meios para superar a dicotomia
apontada no documento de referência da CONAE. Estamos
convictos que o fortalecimento dessa área somente será
completo se for acompanhado pela disseminação dos grupos de
pesquisa por todos os espaços onde houver docência e pesquisa
voltadas às questões de ensino.
Neste número, destacamos artigos sobre questões de alimentação
e suas repercussões na história da Química. Em Especiarias e sua importância na
alimentação humana,
saberemos mais sobre o comércio, os hábitos alimentares das
populações europeia e americana à época das grandes
navegações. A produção de açúcar e aguardente também é tema do
artigo Cana de mel, sabor de fel que contextualiza esse modo de produção na
longínqua Capitania Hereditária de Pernambuco, onde o autor
busca elementos para discutir possíveis relações entre
diferentes disciplinas escolares. Contexto e relações
disciplinares também é o foco de Perícia criminal e a
interdisciplinaridade no ensino de Ciências
Naturais, no qual podemos
aprender sobre aplicações de reações químicas sensíveis e
seletivas que são aplicadas na detecção de uma grande
variedade de substâncias e materiais. Outros temas deste
número dizem respeito a gordura trans, ensino experimental,
educação ambiental, nanotecnologia, sobre os quais há muito
que se discutir e pensar na Educação em
Química.
Editores e Editor Associado
Fonte:
Editoria da QNEsc
Editorial
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A
Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de
Ciências Naturais
Claudemir Rodrigues Dias Filho e Edilson
Antedomenico
Química e Sociedade
perícia
criminal, ciências naturais,
interdisciplinaridade
Uma proposta para o ensino de
ciências naturais por meio da perícia criminal, com a
utilização de reportagens jornalísticas, filmes e
seriados de TV, foi sugerida neste artigo,
objetivando-se a interdisciplinaridade do ensino e a
interação entre o conteúdo escolar e a vida discente.
Para isso, foi abordado um teste presuntivo para a
detecção de sangue (reagente de Kastle-Meyer), baseado
na ideia de spot test criada por Fritz Feigl. Foram
propostas também formas de abordagem para as disciplinas
de Biologia e Física.
Nanotecnologia:
Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma
Abordagem no Ensino Fundamental
Fábio
Delgado Pereira, Káthia M. Honório e Miriam
Sannomiya Química e Sociedade
nanotecnologia, ensino de química, ensinos
fundamental e médio
Este artigo relata uma extensa pesquisa em
recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência
e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas
educacionais para professores do ensino fundamental e
médio, bem como contribuir para a compreensão de
conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de
nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades
educativas sobre nanotecnologia são propostas com o
objetivo principal de contribuir para a melhoria da
prática docente e motivar a educação científica como uma
forma de construção do conhecimento e da
cidadania.
03-QS-6609.pdf
O que é uma Gordura
Trans?
Fábio
Merçon Conceitos Científicos em Destaque
ácido
graxo trans, gordura trans, isomeria
cis-trans
Os principais componentes dos óleos e das
gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a
partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser
saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente
menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem
predominantemente na natureza, devido à
estereoespecificidade das enzimas que atuam na
biossíntese de lipídios. Durante o processo de
hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação
de isomerização com formação dos ácidos graxos trans
(gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos
trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido
à alteração dos níveis de colesterol no organismo.
Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos
contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em
sala de aula possibilita a promoção de um ensino
crítico, contextualizado e interdisciplinar.
04-CCD-9509.pdf
A História sob o
Olhar da Química: As Especiarias e sua Importância na
Alimentação Humana
Ronaldo
da Silva Rodrigues e Roberto Ribeiro da
Silva História da Química
especiarias, historia da ciência, história da
alimentação
A história das especiarias e sua relação com as
grandes navegações é um assunto que desperta a
curiosidade e o interesse de professores e estudantes.
Este artigo aborda um pouco dessa história, adicionando
um ingrediente que pode tornar sua leitura um pouco mais
saborosa: a importância que as especiarias desempenharam
na alimentação de nossos antepassados.
05-HQ-5609.pdf
Cana de Mel, Sabor
de Fel – Capitania de Pernambuco: Uma Intervenção
Pedagógica com Caráter Multi e
Interdisciplinar
Ricardo
Oliveira Silva Relatos de Sala de Aula
Estratégia de ensino, Interdisciplinaridade,
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Desenvolvemos uma estratégia para estudar os
conceitos de misturas e separação, utilizando um momento
histórico importante para a economia e sociedade
pernambucana: capitania de Pernambuco. Os alunos
fermentaram e destilaram o caldo de cana para obter
álcool e cachaça, analisaram as relações sociais e o
papel da ciência nessas relações, construindo os
conceitos desejados com as discussões em
sala.
06-RSA-3209.pdf
Educação Ambiental em uma Abordagem
Interdisciplinar e Contextualizada por meio das
Disciplinas Química e Estudos Regionais
Emílio
R. Rua e Paulo Sérgio Alves de Souza
Relatos de Sala de Aula
Educação
Ambiental, Contextualização,
Interdisciplinaridade
Apresentamos neste trabalho o
relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as
disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico
em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o
pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade
de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem
as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo
prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem
permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas
disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os
alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade
socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em
Administração de Empresas.
Ensino Experimental
de Química: Uma Abordagem Investigativa
Contextualizada
Luiz
Henrique Ferreira, Dácio Rodney Hartwig e Ricardo Castro
de Oliveira Pesquisa no Ensino de Química
ensino, atividade experimental, abordagem
investigativa
Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a
partir de uma atividade experimental de Química
desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os
alunos receberam um texto envolvendo uma
contextualização e um problema que somente poderia ser
resolvido experimentalmente, na completa ausência de
qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução
deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual
e procedimental correspondentes, que foram explicados e
discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam
em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento
experimental para resolver o problema. Ao término do
experimento, redigiram individualmente um relatório com
os seguintes itens: título, objetivo, material,
procedimento experimental, resultados e discussão e
conclusão.
08-PE-5207.pdf
Princípio de Le Chatelier: O Que Tem Sido
Apresentado em Livros Didáticos?
Renato
Canzian e Flavio Antonio Maximiano
Pesquisa no Ensino de Química
equilíbrio químico, Princípio de Le Chatelier,
livro didático
Neste trabalho, é apresentada uma análise sobre
como os aspectos relacionados ao deslocamento de
equilíbrios químicos são apresentados em livros
didáticos do Ensino Médio do Brasil. Nesses casos, o
Princípio de Le Chatelier apresenta um papel fundamental
na predição qualitativa da evolução do sistema, e a
análise de como esse princípio está formulado nos livros
indicou que estes o apresentam com um caráter indutivo,
vago, ambíguo, universal, sem fundamentação teórica e
sem mostrar suas limitações, o que pode transmitir ao
aluno a ideia de que se trata de um princípio infalível
ou uma verdade absoluta.
Narrativas Acerca
da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação
Inicial de Professores
Fábio
Peres Gonçalves e Carolina dos Santos
Fernandes Pesquisa no Ensino de Química
formação de professores de Química, Prática
de Ensino, narrativas
Analisamos narrativas de licenciandos em Química
sobre a componente curricular Prática de Ensino de
Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo
dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos
professores em formação inicial. As narrativas foram
submetidas aos procedimentos da análise textual
discursiva e os resultados destacam que parte dos
futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e
prática e, em consequência, a prática em sala de aula
como um desenvolvimento de técnicas de ensino
descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo,
entendem que a componente curricular é permeada por
trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola
foi reconhecida como um dos espaços explorados pela
Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros
possíveis espaços igualmente importantes para o
exercício docente.
10-PE-2309.pdf
Platina
Priscila
Pereira Silva e Wendell Guerra Elemento Químico
11-EQ-7109.pdf
Resenhas
O ensino de química
em ambientes virtuais
Crônicas
acadêmicas
Novas tendências
pedagógicas: proposta alternativa no ensino de
ciências
II Simpósio de
Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IV
Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no
Brasil
12-Resenha1.pdf
Resenha
Os laboratórios de
química no ensino médio: um olhar na perspectiva dos
estudos culturais das ciências
13-Resenha2.pdf
Normas para
Publicação
14-Normas.pdf
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O
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