|
Formação de Professores - saberes da docência e identidade do professor
Selma Garrido Pimenta (FE-USP)
O texto apresenta uma sistematização
dos fundamentos teórico-metodológicos
decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa
A Didática na Licenciatura - um estudo dos efeitos
de um programa de curso na prática docente dos
alunos egressos da Licenciatura da FEUSP, e insere-se
no movimento de pesquisas que tem se voltado à
análise das práticas docentes como caminho
para re-pensar a formação inicial e contínua
de professores. Caminho esse que tem se revelado como
uma das demandas importantes dos anos 90. Suportando
essa perspectiva está o entendimento de que as
teorias da reprodução, que nos anos 70
- 80 tanto colaboraram para explicar o fracasso escolar,
demonstrando sua produção enquanto reprodução
das desigualdades sociais, não são suficientes
para a compreensão das mediações
pelas quais se opera a produção das desigualdades
nas práticas pedagógica e docente que
ocorrem nas organizações escolares. Mediações
essas representadas nas ações dos docentes,
dos alunos, dos pais; decorrentes do funcionamento das
organizações escolares, das políliticas
curriculares e dos sistemas de ensino e das inovações
educativas. Em decorrência, têm colocado
em foco a formação dos professores - a
inicial e a contínua.
Em relação à formação
inicial, têm demonstrado que os cursos de formação,
ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos
e atividades de estágios distanciados da realidade
das escolas, numa perspectiva burocrática e cartorial
que não dá conta de captar as contradições
presentes na prática social de educar, pouco
tem contribuído para gestar uma nova identidade
do profissional docente. No que se refere à formação
contínua, a prática mais frequente tem
sido a de realizar cursos de suplência e/ou atualização
dos conteúdos de ensino. Esses programas têm
se mostrado pouco eficientes para alterar a prática
docente, e, consequentemente, as situações
de fracasso escolar, por não tomarem a prática
docente e pedagógica escolar nos seus contextos.
Ao não colocá-las como o ponto de partida
e o de chegada da formação, acabam por,
tão somente, ilustrar individualmente o professor,
não lhe possibilitando articular e traduzir os
novos saberes em novas práticas.
É nesse contexto que as pesquisas sobre a prática
estão anunciando novos caminhos para a formação
docente. Um deles refere-se à discussão
sobre a identidade profissional do professor, tendo
como suporte teórico-metodológico a questão
dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento
dos processos de reflexão docente sobre a prática.
É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa
de re-significar os processos formativos a partir da
re-consideração dos saberes necessários
à docência, colocando a prática
pedagógica e docente escolar como objeto de análise.
Palavras - chave: formação
inicial e contínua; professor reflexivo; identidade;
saberes da docência.
|