Formação de Professores - saberes da docência e identidade do professor

Selma Garrido Pimenta (FE-USP)


O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura - um estudo dos efeitos de um programa de curso na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP, e insere-se no movimento de pesquisas que tem se voltado à análise das práticas docentes como caminho para re-pensar a formação inicial e contínua de professores. Caminho esse que tem se revelado como uma das demandas importantes dos anos 90. Suportando essa perspectiva está o entendimento de que as teorias da reprodução, que nos anos 70 - 80 tanto colaboraram para explicar o fracasso escolar, demonstrando sua produção enquanto reprodução das desigualdades sociais, não são suficientes para a compreensão das mediações pelas quais se opera a produção das desigualdades nas práticas pedagógica e docente que ocorrem nas organizações escolares. Mediações essas representadas nas ações dos docentes, dos alunos, dos pais; decorrentes do funcionamento das organizações escolares, das políliticas curriculares e dos sistemas de ensino e das inovações educativas. Em decorrência, têm colocado em foco a formação dos professores - a inicial e a contínua.
Em relação à formação inicial, têm demonstrado que os cursos de formação, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágios distanciados da realidade das escolas, numa perspectiva burocrática e cartorial que não dá conta de captar as contradições presentes na prática social de educar, pouco tem contribuído para gestar uma nova identidade do profissional docente. No que se refere à formação contínua, a prática mais frequente tem sido a de realizar cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino. Esses programas têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente, e, consequentemente, as situações de fracasso escolar, por não tomarem a prática docente e pedagógica escolar nos seus contextos. Ao não colocá-las como o ponto de partida e o de chegada da formação, acabam por, tão somente, ilustrar individualmente o professor, não lhe possibilitando articular e traduzir os novos saberes em novas práticas.
É nesse contexto que as pesquisas sobre a prática estão anunciando novos caminhos para a formação docente. Um deles refere-se à discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da re-consideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.

Palavras - chave: formação inicial e contínua; professor reflexivo; identidade; saberes da docência.