“A formação química e pedagógica nos cursos de
graduação em química do país”
Dia: 31 de Maio de 2007.
Horário: das 9 h às 17 h.
Coordenadora: Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ)
Organização dos Trabalhos no dia 31 de Maio
9h – Sessão de Abertura do Workshop
9h e 15 min às 11h – Apresentação de Propostas
11h às 12h – Discussões das Propostas apresentadas no turno da Manhã
12h às 14h – Intervalo para Almoço
14h às 16h – Apresentação de Propostas
16h às 116h 45 min – Discussões das Propostas apresentadas no turno da Tarde
16h 45 min às 17h - Encaminhamentos e Sessão de Encerramento do Workshop
Cada equipe apresentará, inicialmente, as suas Propostas. Ao final de cada turno (manhã e tarde) haverá um espaço para discussão coletiva, focalizando aspectos relativos à explicitação e justificação dos fundamentos teóricos e metodológicos considerados importantes nas Propostas.
O objetivo do 4º Workshop é proporcionar um espaço interativo de divulgação e discussão de práticas desenvolvidas em Cursos de Graduação em QuÃmica no PaÃs, com vistas a explicitar suas caracterÃsticas de inovação, seus pressupostos teóricos e resultados alcançados. Treze trabalhos serão apresentados e discutidos na importante sessão presencial do workshop, no dia 31 de maio. Ao final de cada turno (manhã e tarde) haverá um espaço para discussão coletiva, focalizando aspectos da explicitação e justificação de fundamentos teóricos e metodológicos considerados importantes nas Propostas. Conta-se com a leitura e discussão prévia dos Textos Básicos, por parte dos participantes, bastando clicar nos tÃtulos abaixo, para o acesso aos mesmos (download).
Relação dos Testos Básicos do 4º Workshop da ED-SBQ
1. A PESQUISA NA FORMAÃÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÃMICA - A EXPERIÃNCIA DO INSTITUTO DE QUÃMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÃS
Agustina Rosa EcheverrÃa; Anna M. Canavarro Benite; Márlon H. F. B. Soares. (Instituto de QuÃmica, Universidade Federal de Goiás, GO).
2. METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INSERÃÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÃÃO E COMUNICAÃÃO NA PRÃTICA DOCENTE
Marcelo Giordan1, Irene Cristina de Mello2, Claudinei Moreira1, Jackson Góis1,3, SÃlvia Dotta1, Luciana Caixeta Barboza1, Agnaldo Arroio1.
(Laboratório de Pesquisa em Ensino de QuÃmica e Tecnologias Educativas, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; Instituto de QuÃmica, Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal do Paraná Litoral, SP).
3. A DIMENSÃO PRÃTICA NA LICENCIATURA EM QUÃMICA
José Luis P. B. Silva; Abraão F. Penha, Adelaide Maria V. Viveiros; Edilson F. Moradillo; Hélio O. Pimentel; José PetronÃlio Cedraz; Maria Bernadete M. Cunha; Maria da Conceição M. Oki; Maria de Lourdes Botelho; Nelson Rui R. Bejarano; Soraia F. Lobo.
(Universidade Federal da Bahia; UNEB/Ãrea1; Colégio Estadual Luiz Viana, BA).
4. PROPOSTA DA LICENCIATURA EM QUÃMICA DA UFU
Viviani Alves de Lima; Rejane Maria Ghisolfi da Silva; Yaico Dirce Tanimoto de Albuquerque.
(Universidade Federal de Uberlândia, MG).
5. REFORMULAÃÃES DOS CURSOS DE QUÃMICA DA UNICAMP
Adriana Vitorino Rossi; Nelson Henrique Morgon; Regina Buffon.
(Instituto de QuÃmica, Unicamp, SP).
6. IMPLANTAÃÃO DO NOVO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÃMICA DO DEPARTAMENTO DE QUÃMICA DA FFCLRP/USP
Glaucia Maria da Silva; Carolina Godinho Retondo.
(Departamento de QuÃmica, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, SP).
7. ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NA FORMAÃÃO DOCENTE
Edson José Wartha; Reinaldo da Silva Gramacho.
(Universidade Estadual de Santa Cruz, BA).
8. O PROCESSO DE FAZER CIÃNCIA PARA A RECONSTRUÃÃO DO CONHECIMENTO EM QUÃMICA: A LINGUAGEM NA SALA DE AULA COM PESQUISA
Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos, Maria do Carmo Galiazzi.
(Universidade PontifÃcia Católica do Rio Grande do SUL, RS).
9. NOVAS PROPOSTAS DE CURRÃCULOS DE GRADUAÃÃO EM QUÃMICA. MODALIDADES: LICENCIATURA E BACHARELADO COM ATRIBUIÃÃES TECNOLÃGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÃ
Ana Lúcia Nunes Falcão de Oliveira
(Universidade Federal do PiauÃ, Pi).
10. A FORMAÃÃO INICIAL EM QUÃMICA NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÃRIA
Ademar Antonio Lauxen; Clóvia Marozzin Mistura; Edgardo Aquiles Prado Perez; JanaÃna Chaves Ortiz.
(Universidade de Passo Fundo, RS).
11. O CURSO DE FORMAÃÃO DE PROFESSORES PARA A ÃREA DE CIÃNCIAS DA NATUREZA - LICENCIATURA EM QUÃMICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÃÃO TECNOLÃGICA DE CAMPOS
FabÃola de Amério Ney Silva; Vera Raimunda Amério Asseff.
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, SP).
12. A ARTICULAÃÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO DE CURRÃCULO E FORMAÃÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÃMICA NA UNIJUÃ
Lenir Basso Zanon; Marli Dallagnol, Frison; Otavio Aloisio Maldaner.
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande de Sul, UNIJUÃ, RS)
13. A CONSTITUIÃÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR PELA APROPRIAÃÃO DOS INSTRUMENTOS CULTURAIS DO FAZER PESQUISA
Judite Scherer Wenzel; Lenir Basso Zanon; Otavio Aloisio Maldaner.
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande de Sul, UNIJUÃ, RS).
Observação:
- Os Textos Básicos acima relacionados (do 4º Workshop da ED-SBQ) serão discutidos visando, também, à introdução de possÃveis melhoras nos mesmos, na perspectiva de virem a ser publicados na forma de um livro a ser editado através da Editora UnijuÃ, dentro da Coleção Educação em QuÃmica.
- Durante a 30ª RASBQ serão lançados, entre outros, dois livros importantes no âmbito da ED: um de autoria da Profa. Alice de Casemiro Lopes, e outro contendo os Textos Básicos do 3º Workshop da ED.
<<voltar
|