Início

38a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Últimos eventos

XXV Encontro da SBQSul
Londrina - Pr
07/11/2018 (All day) to 09/11/2018 (All day)
26th International Liquid Crystal Conference
Kent State University, Kent, Ohio, USA
31/07/2016 - 09:30 to 05/08/2016 - 16:30

A 38a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química foi delineada com excelentes palestrantes e diversas atividades! Tudo foi planejado e executado pelas Comissões Organizadora e Científica, bem como pelos funcionários da SBQ em um trabalho diário e prazeroso desde junho de 2014.

Entretanto, o mais importante é a participação dos químicos de todo o Brasil, cada um trazendo sua contribuição científica e seu entusiasmo para Águas de Lindóia entre os dias 25 e 28 de maio de 2015. É com o engajamento de cada um que teremos um excelente evento e uma grande SBQ!

A 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015). Neste contexto, três palavras fortes e multifacetadas formam o tema da 38ª RA: #LuzQuímicaAção. Várias atividades estarão relacionadas com este tema, destacando-se os dois simpósios:

• Desafios e Oportunidades da Química Brasileira, coordenado pelo Prof. Adriano Andricopulo (USP, presidente da SBQ), que contará com os presidentes da American Chemical Society, Royal Society of Chemistry e Canadian Society for Chemistry;

• A Química na Arte e a Arte na Química, coordenado pelo Prof. Aldo Zarbin (UFPR, presidente sucessor da SBQ);

Teremos novamente uma excelente Sessão com o Nobel que contará com a participação do Prof. Aaron Ciechanover (Technion – Israel Institute of Technology, Haifa, Israel) que recebeu o Prêmio Nobel de 2004.

A exposição Ano Internacional da Luz, organizada pelo Prof. Etelvino Bechara (IQ-USP, ex-presidente da SBQ) em conjunto com o Prof. Cassius V. Stevani (IQ-USP), mostrará vários aspectos e aplicações da luz. Além disso, experimentos serão apresentados por monitores e professores voluntários e discutidos com centenas de alunos do ensino médio da região de Águas de Lindóia. A coordenadora da SBQ nesta atividade é a Profa. Rossimiriam Freitas (UFMG, atual Tesoureira da SBQ), a qual contou com o crucial auxílio do Prof. Alfredo Luis Mateus, do Colégio Técnico da UFMG.

http://www.sbq.org.br/38ra/

 

Águas de Lindóia, SP, Brazil
domingo, 24 Maio, 2015 - 21:00 to quinta-feira, 28 Maio, 2015 - 20:00