Sobre a SBQ
Programa
Local e Data
Resumos
Inscrições
Auxílio
Ônibus
Hotelaria
Organização
C. Científica

 

Prezados(as) colegas:

Apresentamos nesta página informações gerais sobre as atividades programadas para a 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. O tema da RA será 'Brasil 500 - A Ligação Química Brasil-Portugal'. Nesta página você encontrará instruções para a preparação dos resumos, inscrição etc.
A nossa 23a.Reunião Anual sofrerá algumas modificações em relação às anteriores, principalmente possibilitando maior discussão do seu tema central. A programação inclui 1 conferência de abertura, 10 conferências plenárias, sendo 7 convidados do exterior e 3 do Brasil, 12 cursos, além das sessões de painéis e coordenadas. Estamos ainda prevendo a realização de 2 workshops. Além da programação científica, teremos a outorga da medalha Simão Mathias e JBCS. Na 23a RA teremos algumas novidades:
- a realização de dois simpósios envolvendo conferencistas brasileiros (4) e portugueses (4), que ocorrerão em paralelo e terão dois palestrantes brasileiros e dois portugueses em cada simpósio. Estes dois simpósios substituirão, no segundo dia (25/05), as sessões coordenadas que tradicionalmente ocorrem no período da tarde. Dessa forma, teremos sessões coordenadas no primeiro e terceiro dias todavia, as sessões de painéis estarão mantidas para os três dias de reunião, no período da manhã
- Um simpósio, abordando o tema diretrizes curriculares, com palestrantes brasileiros que ocorrerá na noite de quinta-feira.
- O envio de disquete, além de cópia impressa dos resumos submetidos para apresentação na RA.
- Controle do acesso à Urca (detalhes serão divulgados posteriormente) para a sessão de abertura e coquetel.
Por ocasião da nossa última RA, alertamos para as dificuldades econômicas que abalavam o país e, com muito esforço e desprendimento de todos, conseguimos que a 22a RA fosse um sucesso. A situação continua basicamente a mesma e as previsões são pouco otimistas. Dessa forma, podemos prever dificuldades, tão grandes ou até maiores, para a próxima RA, que novamente só serão vencidas com muita dedicação de todos. Entretanto, a SBQ não medirá esforços afim de conseguir o financiamento necessário para a realização da nossa RA. Como ocorrido na 22a RA a diretoria e o conselho da SBQ aprovaram a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação. Estes auxílios serão atribuídos de acordo com mérito, que será julgado pela Comissão Científica, por ocasião da reunião de avaliação dos trabalhos. Nesta página o(a) colega encontrará também as informações necessárias para a escolha e reserva de hotéis em Poços de Caldas. Queremos conclamar a todos que não poupem esforços no sentido de dar sua contribuição para o êxito da 23a Reunião Anual.
Até Poços de Caldas.
Paulo Cezar Vieira - Coordenador da 23a RA

Página Inicial