ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS OBTIDOS ATRAVÉS DE VÁRIAS TÉCNICAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFUNGÍCA DE OCIMUM BASILICUM


Maria Goretti de Vasconcelos Silva1,2,3 (PQ),Francisco José de Abreu Matos3 (PQ), Maria Iracema Lacerda Machado2,3 (PQ), , Maria Nenmaura Gomes Pessoa4 (PQ), Vanderly da Silva Feitosa (IC) 4 e Márcia Ortiz M. Marques(PQ)5


1Depto. de Química Analítica e Fisico-Química, 2Depto. de Química Orgânica e Inorgânica, 3Laboratório de Produtos Naturais, 4Depto. de Fitotecnia-Universidade Federal do Ceará e 5 Instituto Agronômico de Campinas (IAC)


palavras-chave: óleo essencial, Ocimum, antifúngico.


Espécies do taxon genérico Ocimum (Labiateae) são geralmente ricas em óleos essenciais. A caracterização da diversidade química dos óleos essenciais de Ocimum pode identificar quimiotipos de potencial interesse comercial. Dentre as várias espécies do gênero, O. basilicum fornece sem dúvida o óleo que possui maior valor no mercado internacional. Conhecido pelo nome de mangericão branco é designado comercialmente por óleo basilico doce. Este óleo é produzido em larga escala em vários locais do mundo: Índia, Bulgária, Egito, Paquistão, Israel, Yuguslávia, USA, Madagascar, Albânia e Hungria perfazendo um total de 42,5 ton/ano1 cotado no mercado internacional a US$1,450/Kg. O tipo europeu é considerado de altíssima qualidade, produzindo um delicado aroma devido a mistura de linalol e estragol em sua composição química, sendo extensivamente utilizado como aromatizante de licores finos e perfumes raros2.

Este trabalho tem como objetivo, estudar a composição química do óleo essencial de Ocimum basilicum L., cultivado em Fortaleza-Ce, obtido por diferentes técnicas de extração, visando o aproveitamento de plantas aromáticas do nordeste do Brasil pelo setor produtivo regional. A espécie em estudo foi testada como método alternativo no controle dos fungos patogênicos Colletotrichum gloeosporioides, Lasiodiplodia theobromae e Macrophomina phaseolina, responsáveis por expressivas fitomoléstias no nordeste do Brasil3.

As amostras vegetais foram coletadas às 9:00hs, no Horto de Plantas Medicinais da UFC, Fortaleza-Ce. O material foi extraído com arraste a vapor em aparelho convencional de vidro, (4 horas), com solventes a partir da água codestilada, utilizando forno de microondas como fonte de aquecimento (50g, 8min) e com CO2 pressurizado (50g, P=66bar; T=16,5°C; 30 min). Os óleos essenciais estudados foram analisados por CGL-EM e as identificações foram confirmadas com o auxílio dos respectivos Índices Kovats simulados e comparação dos espectros de massas com os de uma biblioteca de padrões4 (tabela 1).

Para os testes antifúngicos, folhas secas e frescas foram extraídas em solução hidroalcoólica e sendo utilizadas concentrações de 5, 10, 15 e 20%. Para o óleo essencial, obtido por arraste a vapor, concentrações de 0,05, 0,10 e 0,20% foram usadas. O controle dos fungos foi verificado através da determinação da percentagem de inibição do crescimento micelial “in vitro“ em BDA. Foram realizadas 5 repetições para cada tratamento.

Tabela 1- Compostos majoritários dos óleos essenciais das folhas de Ocimum basilicum obtidos por arraste com vapor d’água (A), a partir da água codestilada (B), com microondas (C) e com CO2 pressurizado (D)

Composto

IK

A

B

C

D

1,8-Cineol

1014

7,9

-

2,7

7,0

Linalol

1084

17,0

67,1

23,3

33,6

4-Terpineol

1156

1,3

6,5

1,9

-

a-Terpineol

1167

-

5,9

-

-

Estragol

1187

68,9

12,1

64,4

55,4


Nos testes antifungícos, os melhores resultados foram obtidos com o extrato das folhas frescas a 20%, que ocasionou inibição de 100%, 91% e 84% sobre o crescimento micelial de C. gloeosporioides, L. theobromae e M. phaseolina respectivamente e com o óleo essencial a 0,2% que promoveu uma inibição de 91%, 100% e 43% frente a C. gloeosporioides, L. theobromae e M. phaseolina respectivamente. Os extratos das folhas secas foram completamente inativos nas mesmas condições.

A análise do óleo essencial de O. basilicum levou a resultados diferentes dependendo do método de extração. Enquanto a composição dos óleos obtidos com arraste convencional, usando-se microondas como fonte de aquecimento e com CO2 pressurizado forneceu estragol como principal constituinte, o óleo extraído com solvente a partir da água codestilada apresenta linalol em maior teor.

O óleo essencial estudado apresentou composição química semelhante ao tipo europeu (linalol e estragol), de alto valor comercial, convertendo-o em uma promissora fonte de matéria prima para diversas indústrias, além do uso clássico na indústria de cosméticos e alimentos.

Os extratos das folhas frescas e o óleo essencial das folhas de O. basilicum poderão constituir uma alternativa no controle dos fungos C. gloeosporioides, L. theobromae e M. phaseolina.


Bibliografia Principal

  1. Lawrence, B.M. in Advances in Labiateae Science, Harley, R. M. & Reynolds, T., Ed. The Royal Botanic Gardens Kew, UK, 1992.

  2. Lawrence, B.M, Perf. & Flav., 14, 45-51, 1989.

  3. Galli e et all. Doenças de plantas cultivadas-v. II, Ed. Agronômica Ceres LTDA, 1980.

  4. A.A. Craveiro, F.J.A. Matos and J.W. Alencar,. J. Nat. Prod., 47, 890-892,1984.


CNPQ-PNEPG, FUNCAP