EXTRAÇÃO, ESTABILIDADE, IDENTIFICAÇÃO E TESTES BIOLÓGICOS DO CARMIM

JOEL ANTONIO DE OLIVEIRA1(PQ);TÂNIA TOLEDO DE OLIVEIRA2(PQ); TANUS JORGE NAGEM3(PQ); ALOISIO DA SILVA PINTO4(PQ) JOSÉ GERALDO PINTO (TEC)

  1. Departamento de Química - UFV, MG; 2- Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFV, MG; 3- Departamento de Química - UFOP, MG; 4- Departamento de Veterinária - UFV, MG


palavras- chave” : carmim, lipídeos, corantes

Entre os corantes vermelhos naturais encontra-se a cochonilha ou sua laca de alumínio, o carmim, com ampla aplicação na indústria de alimentos. Este é extraído do inseto cochonilha. A matéria corante deriva do ácido carmínico (ácido 7-beta-d-gluco)piranosil-3,5,6,8-tetra-hidroxi-1-metil-9-,10-dioxo-antraceno-2-carboxílico), pertencente à classe das antraquinonas. A sua solubilidade tem a ver com o grupo ligado a ele. Carmim amoniacal é facilmente solúvel em água em pH 3,0 a 8,5. Carmim cálcico é pouco sóluvel em água em pH 3,0. Facilmente sóluvel em pH 8,5. Nos produtos comerciais, o princípio corante está presente sob a forma de cátions amônio, cálcio, sódio ou potássio isolados ou associados, podendo haver excesso de cátions. Os produtos comerciais poderão conter, ainda, matéria protéica oriunda do inseto e carminato livre ou pequeno excesso de cátion alumínio.

Devido à sua característica de fixar-se em poteínas, torna-se útil na coloração de produtos à base de leite, como iogurtes, sorvetes e bebidas lácteas.

Este corante foi extraído dos corpos dos insetos fêmeas antes da época da postura de ovos, dessa forma, o pigmento pode constituir até 22% do seu peso seco. O seu processo de obtenção envolve a extração dos corpos dos insetos secos (estes são coletados manualmente e secos ao sol até 1/3 do peso original), com água quente ou solução alcoólica–aquosa. Após filtração, o líquido é chamado cochonilha. O carmim utilizado é um pó, sóluvel em soluções alcalinas e dispersível em água, gorduras e óleos, constituindo-se numa laca de cálcio-alumínio do ácido carmínico. Fornece tonalidades vermelho-claras ou escuras, dependendo do produto alimentício onde é aplicado e da quantidade empregada.

Testes com sua estabilidade mostram que abaixo de pH 7 possui alta foto- estabilidade e em pH 4 sua pigmentação é pálida. O espectro de absorção do ácido carmínico puro em 0,02 M de HCl apresenta pico de absorção máximo à 490nm e mínima à 390nm. Acima de 620 nm a absorção é mínima. A sua foto-oxidação é evidenciada em altos valores de pH. A estabilidade do carmim em função do pH, depende de diversos fatores: em pH = 2, foi obtida uma coloração vermelho violeta, em pH de 2 a 5, vermelho bordo e em pH de 5 a 8, violeta. O carmim de cochonilha é sóluvel em água e álcool. Também deve ser emulsionado para ser aplicado em alimentos com fase oleosa. Os corantes aplicados em alimentos com fase predominantemente oleosa ou alcoólica não sofrem ação do pH. Alimentos considerados ácidos possuem pH inferior a 4,5. Exemplos: sucos, geléias, refrescos: pH 2 a 3; produtos lácteos e cárneos fermentados: pH 4 a 5; laticínios e produtos cárneos em geral: pH 5 a 6. Como foi verificado que o carmim varia de coloração de acordo com o pH, é importante o estudo da estabilidade em função do pH. Este estudo permite a viabilidade do corante em alimentos e, no caso de seu uso como droga, permite-se classificá-lo como droga ácida ou básica, fazendo com que se determine qual a melhor via a ser fornecida para animais.

Foram realizados ensaios biológicos com ratos que tiveram a hiperlipidemia induzida por Triton, administrada por via intraperitoneal, na dose de 300mg/kg de peso corporal. Foram constituídos os seguintes grupos, contendo cada um 8 animais, distribuídos ao acaso.

Grupo 1- Ração

Grupo 2- Ração + Triton

Grupo 3- Ração + Triton + Carmim

Foram administrados, por via intraperitoneal, 2 doses de 20 mg/Kg de peso corporal de carmim, sendo, a primeira imediatamente após a aplicação do Triton e a segunda, 23 horas depois. Decorridas 43 horas da aplicação do Triton, os animais foram anestesiados com éter etílico, por via inalatória, procedendo-se à colheita de sangue por punção cardíaca.A seguir, por centrifugaçào à 7100 G, durante 15 minutos, obteve-se o soro, no qual foram dosados colesterol total, colesterol-HDL e triacilgliceróis, cujos resultados expressos em mg/dL foram os seguintes:

Colesterol Total

Grupo 1- ( 66,80 ± 2,34); Grupo 2- ( 120,00 ± 3,62); Grupo 3- ( 80,40 ± 0,94)

Colesterol-HDL

Grupo 1- ( 47,87 ± 2,16); Grupo 2- ( 78,16 ± 2,97); Grupo 3- ( 69,81 ± 2,24)

Triacilgliceróis

Grupo 1- ( 40,27 ± 1,90); Grupo 2- ( 71,73 ± 2,72); Grupo 3- ( 68,46 ± 2,35)

Observa-se que o Triton elevou os níveis de colesterol total, colesterol-HDL e triacilgliceróis, confirmando resultados de outros trabalhos experimentais. Os resultados obtidos com carmim, na dose de 20mg, mostram sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol sanguíneo de maneira significativa, pequena redução nos níveis de triacilgliceróis e manutenção dos níveis aumentados de colesterol-HDL, que foram elevados com o tratamento realizado com Triton. Isto é uma vantagem uma vez que esta lipoproteína é capaz de transportar o colesterol total da circulação para o fígado, onde é metabolizado.

Estudos envolvendo efeitos de corantes naturais tem mostrado alguns mecanismos de ação. A curcumina, por exemplo, foi testada como antioxidante. Este efeito é importante e pode explicar em parte a ação de corantes naturais na peroxidação lipídica. Esta ação também pode proteger a oxidação do LDC, que pode danificar o endotélio quando oxidado e causar o processo da aterosclerose. Um outro possível mecanismo de ação seria sua ligação a enzimas da rota de síntese do colesterol e triacilgliceróis, já que o carmim tem uma grande facilidade de se ligar às proteínas. Esta acão é importante uma vez que modificando a estrutura da enzima pode-se alterar sua atividade e desta forma impedir que quantidades excessivas de colesterol e triacilgliceróis sejam formados. Pode-se concluir que o corante carmim apresentou um eficaz efeito no controle da hipercolesterolemia.

Agência financiadora: Fapemig