ANTOCIANINAS - PAPEL INDICADOR DE pH E ESTUDO DA ESTABILIDADE DA SOLUÇÃO DE REPOLHO ROXO


Alice Maria Rolim Bernardino* (PG); Alexandre da Silva Pereira* (IC);

Denise R. Araripe** (PG); Nelson Angelo de Souza* (PG); Rosanna V.D.de Azevedo*(PG).

*Departamento de Química Orgânica - I.Q. - Universidade Federal Fluminense

**Departamento de Química Analítica - I.Q. - Universidade Federal Fluminense

*** Núcleo de Pesquisa em Ensino de Química - Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Modalidade Química - I.Q. - Universidade Federal Fluminense


palavras-chave: antocianinas, indicadores ácido-base, papel pH.


Introdução:

As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedades de cores atrativas de frutas , flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonóides (conforme fig.) e o estudo destes como indicadores ácido-base é alvo de discussões na literatura.



Alguns trabalhos utilizam o extrato alcoólico do repolho roxo para este fim. Porém o tempo de estocagem deste extrato é curto, em virtude da decomposição microbiológica das antocianinas que apresentam em sua estrutura unidades glicosídicas.


Objetivo:

O trabalho visa disseminar a aplicação do extrato de repolho roxo e acesso imediato ao princípio ativo (antocianinas) deste nos estudos de acidez-basicidade, que fazem parte do programa de Química Geral do 1o ano do ensino médio. Desenvolvemos assim, o papel indicador de pH com esse extrato aquoso.

Objetivou-se também a conservação do extrato aquoso de repolho roxo com substâncias tidas na literatura como conservantes (cloreto mercúrico, ácido cítrico e formol).



Metodologia e resultados:

Preparo do extrato e do papel de pH:

Foi fervido por 15 minutos 30g de repolho roxo picado em 150 mL de água destilada. Deixou-se decantar por 10 minutos e filtrou-se. O filtrado foi concentrado a 10 mL(*) e em seguida, emergiu-se tiras de papel de filtro no concentrado e secou-se ao ar.

(*) - Para conservar o extrato por longo período convém adicionar 2 gotas de formol após seu esfriamento.

Em tubos de ensaio com soluções de pH exatamente conhecido nas faixas de 1 a 14, foram inseridos tiras do papel indicador que apresentaram variação apreciável de cor nas faixas de pH 1 - 4; 5 - 8; 9 - 10; 11 - 12; e 13 - 14. O papel passa a cor para a solução em que for inserido apresentando um colorido atrativo.

Foram também realizados, experimentos com o extrato aquoso de repolho roxo com formol nas soluções tampão (pH 1 - 14) cujo comportamento não apresentou modificação. As mudanças de cores nas faixas de pH foram acompanhadas por espectroscopia no visível conforme tabela.


Faixa de pH

Cor

lmáx (nm)

1 - 4

Vermelho

522 - 531

5 - 8

Violeta

550 - 567

9 - 10

Azul

570 - 576

11 - 12

Verde

> 580

> 13

Amarelo

-


O estudo da estabilidade do extrato de repolho roxo com os conservantes foi acompanhado através da espectroscopia no visível. A amostra com formol foi a única que não apresentou alteração dos espectros de absorção, enquanto que os demais apresentaram alteração imediatamente. Os estudos espectrocópicos do extrato com formol ao longo de 3 semanas evidenciaram a não decomposição do mesmo e o seu comportamento frente às soluções tampão foi o mesmo.


Conclusão:

A partir dos resultados acima tornar-se-á possível a utilização do papel de pH com o pigmento cianina do repolho roxo bem como estocar o extrato aquoso com formol. Ressaltamos que as tiras de papel de pH apresentam uma excelente durabilidade.


Bibliografia:

Ikan, R. - Natural Products - A Laboratory Guide - 2nd ed, Academic Press.

Lima, V.A.,Battaggia M., Guaracho, A., Infante, A.- Química Nova na Escola 1995, 1, 32-33.

CAPES/FAPERJ