SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 317




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Recibos de Inscrição na 25aRASBQ disponíveis online
  2. Seleção de Docente para o IQ/UNICAMP - Esclarecimentos
  3. Simpósio de Química e Meio Ambiente
  4. Euroanalysis - 12
  5. Olimpíada de Química SP-2002
  6. Vaga para Engenheiro Químico no CETEM/Centro de Tecnologia Mineral
  7. Edital IQSC/USP 012/2002. Abertura de Processo Seletivo para Docente
  8. Morreu Mário Giambiagi


1. Recibos de Inscrição na 25aRASBQ disponíveis online

Para ter acesso aos recibos referentes ao pagamento das taxas de inscrição, matrícula em curso e/ou reserva de ônibus, entre na home-page da SBQ (www.sbq.org.br), clique em "inscrições" e, com seu login e senha, clique em: "25ª Reunião Anual - Inscrição (novo)".

Nesse mesmo endereço você poderá acessar:

Ficha de Inscrição
Verifique suas pendências
Modelo para Resumos
Comprovantes de pagamento (novo)
Matrícula em curso
Consulte suas Templates
Reserva de Ônibus (novo)

Os recibos têm autenticação eletrônica personalizada e deverão ser aceitos pelas agências de fomento e fundações, sem maiores problemas.




2. Seleção de Docente para o IQ/UNICAMP - Esclarecimentos

Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) função na Parte Especial do Quadro Docente do IQ/UNICAMP, no nível MS-3, regime RTP, pelo período de 03 (três) anos, renováveis por mais três, EM UMA das seguintes áreas Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica, na Disciplina QG-101 Química I, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

O Edital encontra-se em:
http://www.imprensaoficial.com.br/jornal/20020309/ex1/ccfc9158.htm

Maiores informacoes com Elias Barbosa Fone (19) 3788-3121 barbosa@iqm.unicamp.br

Nota do Editor:Esta notícia foi divulgada no Boletim 316, notícia 2 e está sendo divulgada novamente, para deixar claro que trata-se de apenas 1 vaga.




3. Simpósio de Química e Meio Ambiente

25 e 26 de março de 2002, Instituto de Química - USP Programa disponível em: http://www.iq.usp.br




4. Euroanalysis - 12

8 a 13 de setembro de 2002, Dormund, Alemanha
Data limite para envio de resumos: 27 de junho
Mais Informações: www.euroanalysis.de




5. Olimpíada de Química SP-2002

Acaba de ser publicada em http://allchemy.iq.usp.br a lista dos 125 estudantes de ensino médio selecionados para a Fase Final (prova de conhecimento) da OQ SP-2002, a realizar-se no Instituto de Química da USP, em São Paulo, no dia 8 de junho de 2002. Os 40 vencedores representarão o Estado de São Paulo da Olimpíada Brasileira de Química (http://www.ufc.br/obq), via de acesso às Olimpíadas Iberoamerica e Internacional de Química.




6. Vaga para Engenheiro Químico no CETEM/Centro de Tecnologia Mineral

O profissional deve preferencialmente possuir título de doutor e experiência no desenvolvimento de processos de tratamento de efluentes com uso de bioreator ("wetlands"). Será oferecida bolsa de pesquisador para desenvolvimento de projeto na área ambiental já em andamento no CETEM.

O CETEM é um instituto de pesquisa do MCT, localizado na Ilha da Cidade Universitária (Fundão) no Rio de Janeiro, R.J.

Interessados favor contactar Paulo Sérgio Soares (psoares@cetem.gov.br) ou Roberto Trindade (rtrindade@cetem.gov.br). O telefone é: 21-3865-7222.




7. Edital IQSC/USP 012/2002. Abertura de Processo Seletivo para Docente

O Diretor do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em sessão realizada em 05/03/2002, estarão abertas, pelo prazo de 60 dias (sessenta dias), a contar da data da primeira publicação deste edital, no horário das 9:00h as 11:30h e das 15:00h as 17:30h, de segunda a sexta feira, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, as inscrições ao processo seletivo para a contratação de um docente, na categoria de Professor Doutor, referência MS-3, claro no. 420.700, em regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa (RDIDP), recebendo o salário de R$3.864,09, referente ao mês de março de 2002, junto ao Departamento de Físico-Quimica, na área de Ensino de Química. As provas serão realizadas com base no programa, e pelas normas do presente edital e, supletivamente, pelos artigos 135 a 144 do Regimento Geral e demais Disposições Estatutárias e regimentais pertinentes.

1 - As inscrições serão feitas pessoalmente, ou através de correspondência por via postal, na Secretaria do Departamento de Físico-Quimica, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a Av. Trabalhador Saocarlense, no 400 - Centro, Caixa Postal 780, CEP 13566-590, São Carlos, SP, através de requerimento dirigido ao Chefe do DFQ, acompanhado dos seguintes documentos:

I- documento de identificacao (copia do RG); II - Curriculum Vitae com a comprovacao dos trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao processo seletivo e as demais informacoes que permitam avaliacao de seus méritos (10 copias); III - prova de que e portador do titulo de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional; IV - Projeto de pesquisa que atenda a area destacada no preambulo deste Edital (10 copias); V - Declaracao de que nao e aposentado (para atender a Resolucao 4392/97). Os documentos deverao conter clara indicacao do endereco e telefone (sendo possivel, apresentar tambem numero de fac-simile e endereco eletronico) do candidato. As inscricoes enviadas atraves dos Correios deverao ser postadas com aviso de recebimento ate o ultimo dia de inscricao e recebidas na Secretaria do Departamento de Fisico-Quimica, do Instituto de Quimica de Sao Carlos, ate o quinto dia util apos o encerramento das inscricoes, devendo constar no envelope "Processo Seletivo - Edital IQSC/012/2002". Nao serao admitidas inscricoes de aposentados para o exercicio de funcoes docentes. 2. As inscricoes serao julgadas, em seu aspecto formal, pelo Conselho Tecnico-Administrativo (CTA), publicando-se a decisao em edital. Paragrafo 1o. - O processo seletivo devera ser realizado em ate 120 dias apos a aprovacao das inscricoes.

O processo seletivo tera validade imediata exaurindo-se com a convocacao e eventual contratacao do aprovado. 4. O julgamento dos candidatos ficara a cargo de uma comissao examinadora constituida de cinco membros portadores no minimo de titulo de doutor, indicados pelo CTA do IQSC/USP, por proposta do Conselho do DFQ, sendo que pelo menos um (01) e no maximo dois (02) deverao pertencer ao corpo docente do IQSC, segundo criterios objetivos, por meio de atribuicao de notas em provas que constituirao em: I - julgamento de Curriculum Vitae - Processo Eliminatorio (Peso 4); II - prova didatica (Peso 3); III - Julgamento do Projeto de Pesquisa (Peso 3); 5. O julgamento do Curriculum, expresso mediante nota global, devera refletir o merito do candidato. Paragrafo 1o. - No julgamento do curriculum, a Comissao apreciara: I - producao cientifica, literaria, filosofica ou artistica. II - atividade didatica universitaria; III - atividades relacionadas a prestacao de servicos a comunidade; IV - diplomas e dignidades universitarias; V - atividades de pesquisa. Paragrafo 2o. - O julgamento do Curriculum Vitae sera realizado em duas etapas: Etapa 1 - processo eliminatorio sem a presenca dos candidatos, 20 dias antes da etapa classificatoria, pela Comissao Examinadora aprovada pelo Conselho Tecnico Administrativo (CTA).

O resultado deste processo eliminatorio sera publicado em edital no DOE (Diario Oficial do Estado de Sao Paulo). Etapa 2 - arguicao dos candidatos pre-selecionados, a ser realizada em sessao publica. A duracao da arguicao nao podera exceder a 30 minutos por examinador. Finda a arguicao de todos os candidatos, a Comissao Examinadora, em sessao secreta, conferira as notas respectivas. 6. A prova didatica aplicam-se as seguintes normas: I - A Comissao Julgadora, com base no programa do processo seletivo, organizara uma lista de dez pontos, da qual os candidatos tomarao conhecimento imediatamente antes do sorteio do ponto; II - A realizacao de prova far-se-a vinte e quatro horas apos o sorteio do ponto; III - A duracao minima da prova sera de quarenta e maxima, de sessenta minutos, e versara sobre o programa do processo seletivo. A arguicao pela comissao examinadora nao podera exceder a trinta minutos por examinador; IV - O programa para a prova didatica sera em Quimica Geral, compreendendo os seguintes topicos: a) Estrutura atomica; b) Ligacoes Quimicas; c) Tabela Periodica; d) Gases; e) Liquidos e Solidos; f) Termodinamica; g) Equilibrio Quimico; h) Eletroquimica; i) Cinetica; j) Quimica Organica.

Referencias Bibliograficas: Mahan, B. H.; Myers, R. L.; Araki, K. Quimica: um curso universitario. Trad. de F. M. Matsumoto. 4.ed. Sao Paulo, Edgard Blucher, 1995. 582p.; Atkins, P.; Jones, L. Principios de quimica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre, Bookman, 2001. 914p. 7. A apresentacao edefesa do plano de pesquisa tera duracao maxima de trinta minutos e a arguicao pela comissao examinadora nao podera exceder a trinta minutos por examinador. 8. Em cada uma das provas, cada um dos examinadores devera atribuir uma nota, observada a escala de zero a dez, a cada candidato. 9. Ao termino das provas, cada candidato tera de cada examinador uma nota final, que sera a media ponderada (considerado os pesos de cada prova) das notas por ele conferidas. 10. Serao considerados habilitados os candidatos que alcancarem, da maioria dos examinadores, nota final maior ou igual a sete. 11. A classificacao doscandidatos sera feita pela Comissao Examinadora, segundo as notas por ela conferidas. 12. Sera classificado em Primeiro Lugar, e assim subsequentemente, o candidato que obtiver maior numero de indicacoes da comissao julgadora. Paragrafo unico - Havendo empate, a Comissao Julgadora esta obrigada a desempatar, escrevendo uma justificativa a ser apreciada pelo CTA do IQSC/USP, levando em consideracao a media global, obtida pelos candidatos com todos os examinadores. 13. O resultado do certame sera homologado pelo CTA do IQSC/USP. 14. Sao condicoes de admissao: I - estar apto no Exame medico pre-admissional realizado pela USP; II - ser autorizado a acumulacao, caso o candidato exerca outro cargo, emprego ou funcao publica; III - nao ser aposentado. 15. No momento da contratacao sera exigida a apresentacao, pelo candidato aprovado, dos seguintes documentos: I - Certificado de Sanidade Fisica e Mental, fornecido por servico oficial de saude; II - prova de quitacao com o servico militar, para os candidatos do sexo masculino; III - titulo de eleitor; IV. CPF (CIC).

Paragrafo 1o. - Os candidatos estrangeiros ficam dispensados das exigencias constantes dos incisos II e III deste artigo. Ficam obrigados, no entanto, a apresentacao de visto temporario ou permanente, que o habilite para o exercicio de funcao remunerada no Brasil. Paragrafo 2o. - A contratacao somente sera efetivada se o titulo de Doutor for outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Paragrafo 3o. - O ingresso no RDIDP sera submetido a Comissao Especial de Regime de Trabalho (CERT), que examinara o curriculum e plano de pesquisa do candidato, alem de copias de trabalhos submetidos a publicacao, se houver. Paragrafo 4o. - No ato de homologacao o claro sera lotado no Departamento de Fisico-Quimica do IQSC/USP.

Maiores informacoes, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se a disposicao dos interessados na Secretaria do Departamento de Fisico-Quimica, do IQSC/USP, no endereco acima indicado, pelo telefone (0**16) 273-9951 - fax (0**16) 273-9952, ou pelo endereco eletronico: celia@iqsc.sc.usp.br.

Instituto de Quimica de Sao Carlos da Universidade de Sao Paulo, em 07 de marco de 2002.
Milan Trsic - Diretor


Segue o link para o diário oficial:
http://www.imprensaoficial.com.br/jornal/20020309/ex1/ccfc9156.htm




8. Morreu Mário Giambiagi

Nasceu em Buenos Aires, em cuja Universidade doutorou-se em Química em 1960. Casado com Myriam M. S. Giambiagi, chegou pela primeira vez ao Brasil em abril de 1961, como bolsista do Centro Latino-Americano de Física (Claf), ficando por aqui dois anos.

De 1963 a 1976, atuou como pesquisador na Universidade de Buenos Aires e no Instituto de Radioastronomia da Argentina, bem como na Universidade Nacional de La Plata.

Com o golpe militar na Argentina em 1976, voltou ao Brasil, primeiro para a Universidade Federal de Pelotas, RS, e, no ano seguinte, para o CBPF.

Pesquisador titular do CBPF, deu importantes contribuições ao avanço da química teórica através de um enfoque multidisciplinar.

Sempre enfatizou o valor do ensino, com visão singular e criativa, ao qual dedicou grande parte de seu tempo como cientista.

Sua imagem está fortemente vinculada à sua atuação na política científica da Argentina e da América Latina em geral.

Perseguido, poderia ter isso para a Europa. Preferiu vir para o Brasil.

Fonte: JC e-mail 1989, de 11 de março de 2002.



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br