SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 274




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. VIII Semana de Química Fundamental e Tecnológica no auditório do CCEN - UFPE
  2. A ETECAP inaugura novo setor
  3. Curso de corrosão na ETECAP
  4. Reagente hexadeciltrimetoxisilano
  5. Artigos sobre a imagem da Química, divulgados no site do LQES
  6. Vagas para pós-doc no grupo do Prof. Philip P. Garner, da Case Western Reserve University
  7. Oleoquímica: um avanço na economia brasileira
  8. Desafio petroquímico, Editorial da Folha de SP
  9. G8 elabora plano para reduzir a divisão digital


1. VIII SEMANA DE QUÍMICA FUNDAMENTAL E TECNOLÓGICA NO AUDITÓRIO DO CCEN - UFPE

Na próxima segunda-feira, 30/07, começa a VIII Semana de Química Fundamental e Tecnológica no auditório do CCEN - UFPE.

A programação e o procedimento e inscrição estão disponíveis através da página principal do DQF: www.dqf.ufpe.br

Esperamos a participação de todos.

Cordialmente,

Prof. João Bosco Paraiso da Silva
Secretário Regional da SBQ
p/ Comissão Organizadora




2. A ETECAP INAUGURA NOVO SETOR

A Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antonio Prado"- ETECAP, situada em Campinas - SP, atua há 37 anos na formação de técnicos na área de Química e tem sido reconhecida pelas indústrias da região pela qualidade dos profissionais formados. É uma das unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza". Hoje em dia, oferece os cursos técnicos de Química, Bioquímica e Meio Ambiente.

A ETECAP dará início, em agosto próximo, às atividades do seu Núcleo de Relações Institucionais e de Atualização Tecnológica. O setor terá como objetivo o estreitamento das relações Empresa - Escola - Comunidade e a geração de recursos financeiros que reverterão em melhorias para os alunos.

Uma das principais atividades será a promoção de cursos extracurriculares, para seus alunos, e de atualização, para ex-alunos e profissionais da região. Nesse sentido, busca parcerias com as empresas para a programação de cursos, tanto solicitando-os da Escola quanto oferecendo temas a serem desenvolvidos pelo seu pessoal. Também está disponibilizando para locação toda sua infra estrutura, que abrange salas de aula equipadas com recursos áudio visuais (incluindo aparelhos de TV e videocassetes), amplos laboratórios, sala de conferência com oitenta lugares e um auditório para 470 pessoas.

Os contatos poderão ser feitos com o Prof. Paulo César A. de Oliveira, coordenador do projeto (pacesar@bol.com.br - endereço provisório), ou com Amanda, pelo fone/fax (0XX19) 3246.2888, das 8 h às 17h, de segunda a sexta -feira.




3. CURSO DE CORROSÃO NA ETECAP

A Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antonio Prado"- ETECAP vai promover o curso "FUNDAMENTOS DE CORROSÃO" no próximo dia 4 de agosto, sábado. O curso é destinado aos profissionais da área de Química de Campinas e região. O curso será de caráter introdutório e se propõe a esclarecer os principais conceitos envolvidos nos fenômenos da corrosão e da proteção contra a corrosão. Serão realizados experimentos demonstrativos e estudados casos reais, por meio dce análises de peças corroídas.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone/fax (0xx19) 3246.2888, com Amanda, das 8 h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou com o prof. Paulo César A. de Oliveira (pacesar@bol.com.br).




4. REAGENTE HEXADECILTRIMETOXISILANO

Aos leitores do Boletim Eletrônico da SBQ: Por favor, eu gostaria de saber se alguém tem o reagente hexadeciltrimetoxisilano.

Caso alguém tenha e possa ceder alguns mililitros, eu ficaria muito grata.

O e-mail para contato é mfabr@uol.com.br Maria de Fátima Brito Sousa - IQ/UNICAMP




5. ARTIGOS SOBRE A IMAGEM DA QUÍMICA, DIVULGADOS NO SITE DO LQES

- Uma disciplina submersa em seu sucesso

Dado suas múltiplas imagens, a Química enfrenta problemas. Não só os químicos que trabalham nas interfaces deveriam reconhecer e celebrar suas raízes, mas também aqueles que atuam no seu centro têm muito que celebrar.

Este texto é uma tradução livre de excertos do artigo publicado na Revista Nature, volume 411, p.399, de 24 de maio de 2001

lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/pontos_vista/pontos_vista_artigo s_opiniao5-1.html

- O que há por detrás de um nome?

No cadinho da ciência moderna, a fronteira da Química está sendo rebatizada como biologia ou nanotecnologia. David Adam conjectura se a falsa modéstia está deixando os químicos com as migalhas de sua própria tabela periódica.

Este texto é uma tradução livre de excertos do artigo publicado na Revista Nature, volume 411, p.408, de 24 de maio de 2001.

Leia mais...

lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/pontos_vista/pontos_vista_artigo s_opiniao6-1.html

Nota do Editor: O site do LQES divulga notícias de C&T, como também artigos de opinião sobre os mais diferentes aspectos da C&T. Vale a pena conferir. Boa leitura!




6. VAGAS PARA PÓS-DOC NO GRUPO DO PROF. PHILIP P. GARNER, DA CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY

I am writing to ask your assistance in filling two immediate postdoctoral openings in my group. This (NSF-funded) project is concerned with the development of a radical-based, iterative approach to repeating polyols such as those found in the oxopolyene family of antibiotics. The successful candidates should possess the synthetic and analytical skills needed to develop novel polymer-supported or "phase-switch" syntheses of 1,3,5,...(2n+1) polyols and apply the resulting methodology to specific targets.

The appointments will be for one year with the possibility of renewal.

Candidates should provide me with a detailed CV as well as 3 letters of recommendation.

Lead references:

  1. Garner, P. P.; Cox, P. B.; Klippenstein, S. J. "Auxiliary Induced r-Stereocontrol in Acetaloxyalkyl Radical Addition Reactions" J. Am. Chem. Soc. 1995, 117, 4183.

  2. Garner, P.; Anderson, J. T. "A Rationally Designed Chiral Auxiliary for Hydroxyalkyl Radicals Leads to Exceptional r-Stereocontrol" Tetrahedron Lett. 1997, 38, 6647.

  3. Garner, P.; Anderson, J. T.; Dey, S.; Youngs, W. J.; Galat, K. "S-(1-Oxido-2-pyridinyl)-1,1,3,3-tetramethylthiouronium Hexafluorophosphate. A New Reagent for Preparing Hindered Barton Esters" J. Org. Chem. 1998, 63, 5733.

  4. Garner, P.; Anderson, J. T. "Radical Based Asymmetric Synthesis: An Iterative Approach To 1,3,5Š(2n+1) Polyols" Organic Lett. 1999, 1, 1057.

Philip P. Garner
Professor of Chemistry
Case Western Reserve University
10900 Euclid Avenue
Cleveland, OH 44106-7078
Tel/Voice-mail: 216-368-3696
FAX: 216-368-3006
E-mail: ppg@po.cwru.edu
www.cwru.edu/artsci/chem/faculty/garner/index.html



7. OLEOQUÍMICA: UM AVANÇO NA ECONOMIA BRASILEIRA

A Oleoquímica Integrada com o Equilíbrio Ambiental é o tema deste ano do XLI Congresso Brasileiro de Química, que vai reunir mais de duas mil pessoas de 24 a 27 de setembro de 2001 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Estado está se tornando um dos maiores pólos de oleoquímica do país e esta área tem um futuro promissor no Brasil. A oleoquímica é um processo tecnológico de transformação de óleos vegetais para a produção de material com maior valor agregado, gerando efeitos multiplicadores na economia com a criação de novos mercados. O encontro vai unir os setores primário, científico, tecnológico e da indústria em geral do Brasil e do exterior, em busca de novas alternativas para a extração e a produção de óleos essenciais, utilizados como matéria-prima nas indústrias de alimentos, farmacêuticas e fitoterápicas, entre outras. A palestra de abertura será de Otto Gottlieb, da Fundação Oswaldo Cruz, indicado para o Prêmio Nobel de Química. A promoção é da Associação Brasileira de Química e também serão realizados a Expoquímica 2001, a XIV Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química, o IV Encontro de Química Profissionalizante, a II Feira de Projetos de Química e a IX Maratona Científica em Química.

Informações Gerais, Inscrições: Fone: (51) 3333.8737. nossaequipe@nossaequipe.com
Associação Brasileira de Química/RS: www.abqrs.com.br
Informações para Imprensa: Hanssen & Madaleno
Assessoria em Comunicação
Fone: (51) 3330.1230 e 99.739491
hanssen@terra.com.br




8. DESAFIO PETROQUÍMICO, EDITORIAL DA FOLHA DE SP

O Banco Central conseguiu ontem vender a participação do antigo banco Econômico na Copene (Companhia Petroquímica do Nordeste) por R$ 785 milhões.

O comprador foi um consórcio formado pelos grupos Odebrecht e Mariani, que já tinham participações na Copene. Tais grupos chegaram a também colocar à venda suas participações, mas não houve comprador disposto a pagar o preço. Agora, o consórcio controla o maior pólo nacional de matérias-primas para a indústria petroquímica.

Concluiu-se, assim, um longo processo de reestruturação acionária da petroquímica brasileira, que estava limitada por participações muito fracionadas e cruzadas.

Ademais, Odebrecht e Mariani são grandes fabricantes de termoplásticos e outras resinas, que constituem a etapa seguinte da petroquímica. Assim, os controladores da Copene podem associar suas atividades para obter economias administrativas, fiscais, comerciais e logísticas.

O desfecho da disputa pela Copene teve uma solução a contento. Mas é preciso cuidado. A Odebrecht também controla a Copesul, o segundo pólo petroquímico do país. Assim, é preciso atenção para evitar a ocorrência de práticas monopolistas. O melhor caminho nesse sentido é examinar condições para que o novo grupo consiga atuar em bases competitivas tendo o mercado interno aberto. Para isso, é essencial ter autonomia tecnológica, o que exige intensificar atividades de pesquisa.

Nesse sentido, é preciso criar, por exemplo, um fundo setorial ou mecanismos eficientes de incentivos fiscais para pesquisa em grandes empresas, práticas comuns nos países desenvolvidos. Tais incentivos podem exigir metas de exportação ou de substituição de importações (insumos de alto valor, como catalisadores, são hoje importados). Além disso, a Copene inicia uma nova fase sob elevado endividamento, o que é preocupante quando o país caminha para uma recessão.

O maior desafio na petroquímica começa agora. Vencê-lo implica assumir riscos, ter boa governança corporativa (o que possibilita melhores condições de financiamento) e apoio sensato por parte do Estado.

Fonte: Editorial da Folha de São Paulo, 26/07/2001




9. G8 ELABORA PLANO PARA REDUZIR A DIVISÃO DIGITAL

A Força-Tarefa sobre Oportunidades Digitais do Grupo dos Oito (formado pelos sete paises mais industrializados do mundo mais a Russia) produziu um relatório referente ao desafio de lidar com a divisão digital do mundo no qual indica que a utilização de computadores e tecnologia é a única alternativa para se enfrentar a pobreza.

Vernon Ellins, presidente internacional da Accenture e um dos membros desta força-tarefa, ressaltou que a tecnologia pode ser utilizada para aperfeiçoar a saúde e a educação, além de favorecer o crescimento de novas empresas nos paises pobres. Os membros do Grupo dos Oito estão conclamando o setor privado a contribuir para a implementação das nove estratégias esboçadas neste relatório, as quais incluem a redução das despesas de acesso à Internet e o aperfeiçoamento da conectividade, ajudando os paises pobres a desenvolverem seus próprios planos para a Internet e patrocinando alguns empreendedores destes paises. O governo dos Estados Unidos ressaltou que irá alocar aproximadamente US$ 100 milhões em financiamentos com o propósito de colocar a agenda deste relatório em prática, de acordo com a Markle Foundation.

Fonte: Reuters, 21 Julho 2001


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br