No próximo Domingo, dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) estará completando 24 anos de fundação.
A SBQ foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Contando com 23 secretarias regionais e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras.
Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 2000 participantes com uma produção média de 1500 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.
Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas pela SBQ - Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras.
A SBQ está em permanente contato com seus associados através da edição do Boletim Eletrônico SBQ, uma lista eletrônica aberta a toda a comunidade interessada em Química.
É realmente um momento de muita alegria para todos os membros de nossa comunidade.
Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.
PARABÉNS SBQ!!!
Nota do Editor: Abaixo está transcrita a Ata de Fundação da SBQ.
Conheça um pouco mais sobre a história da SBQ em nossa homepage
(www.sbq.org.br).
ATA DE FUNDACÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Após uma Assembléia que durou duas horas, foi fundada a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica, na rua Monte Alegre, na cidade de São Paulo, às 19:30hs (dezenove e trinta); para a Diretoria foram eleitos: pres. Simão Mathias, Secret. Geral: Eduardo Motta Alves Peixoto, Tes. Etelvino J. H. Bechara; para o Conselho Consultivo foram eleitos: Jacques Danon, Ricardo C. Ferreira, Antonio C. Pavão, Archimedes P. Guimarães, Ernesto Giesbrecht e David Tabak.
São Paulo, oito de julho de 1977.
Assinaram esta Ata, os membros fundadores da SBQ
O link para consulta de trabalhos da 24aRASBQ está disponibilizado na página da 24aRASBQ, na homepage da SBQ.
Agora não é mais necessário digitar identificação e senha, pois o acesso está livre para todos.
Para acesso, agora vá até a homepage da SBQ (www.sbq.org.br), clique no link "reuniões anteriores" e depois no link "24a Reunião Anual".
Lá você encontra link "Consulta de trabalhos". É só clicar e fazer a busca de trabalhos.
Guarde sua identificação e senha, pois serão utilizadas novamente para inscrição na 25aRASBQ.
"os artigos em pdf publicados dos 10 primeiros números de Química Nova na Escola estão agora disponíveis na página da revista na internet, que pode ser acessada a partir da página da SBQ (www.sbq.org.br).
Brevemente estaremos disponibilizando um mecanismo de busca por palavra-chave nos artigos de Química Nova na Escola.
Eduardo F Mortimer
Diretor da Divisão de Ensino da SBQ"
21 E 22 de Julho de 2001 - Viçosa-MG
Com o objetivo de intensificar o debate entre os estudantes dos cursos de Química do Brasil, e mobilizar estes com relação aos atuais assuntos da área, como o PROVÃO, as Reuniões Anuais da SBQ, ENEQUI e outros, convocamos os representantes discentes de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil a participar do III Conselho Nacional de Entidades de Base de Química - CONEBQUI 2001, que será realizado na Universidade Federal de Viçosa nos dias 21 e 22 de julho de 2001.
Este conselho é um foro deliberativo dos estudantes de Química, sendo encaminhado pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Química Jovem e pela Executiva Nacional dos Estudantes de Química.
A escolha do representante de cada Instituição se dá pela indicação do CA/DA, podendo ser um estudante regularmente matriculado em um curso de Química (Licenciatura, Bacharelado, Industrial e Tecnológica) ou um membro da Entidade de Base (CA/DA) da respectiva Instituição. Porém, recomenda-se que a escolha seja feita de forma democrática: eleição direta ou aclamação em assembléia.
Contamos com a sua participação,
Daniel Vassão - USP/SP e Sabrina Pancera - EXEQ
SBQjovem
Nota do Editor: Visite a página da SBQ Jovem no site da SBQ (www.sbq.org.br)
A Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN), estará realizando um Curso sobre RMN, no período de 28 de julho a 11 de Agosto de 2001, no IMA/UFRJ Rio de Janeiro, RJ.
O curso será dividido em dois módulos: Módulo I "NMR Concepts and 1D Operating Techniques" e Módulo II "Physics and Pulse Sequences in 2D NMR" com aulas teóricas e práticas em Equipamentos Varian e Bruker e será ministrado pelo Prof. Daniel D. Traficante da NMR Concepts, USA e usuários da Varian e da Bruker no Brasil. As inscrições podem ser feitas para os Módulos I e II ou para cada um deles independentemente.O CURSO PODERÁ SER REALIZADO COMPLETO (TEORIA E PRÁTICAS) OU SOMENTE A PARTE TEÓRICA COM PREÇOS DIFERENCIADOS. AINDA RESTAM ALGUMAS VAGAS PARA AMBAS AS MODALIDADES.
A data final para inscrição no Curso (qualquer que seja o Módulo) é 15/07/2001. Somente com o recebimento do pagamento da inscrição a vaga do aluno estará garantida.
Informações sobre ementa e preços e inscrições favor contatar:
José Daniel Figueroa Villar
Tel: (021) 546 7057
E-mail: d5figuer@epq.ime.eb.br ou
Sandra Maria de Mello Silva
Tel: (021) 562 7144
E-mail: sandra@iq.ufrj.br
XIII Encontro Regional de Química da SBQ - Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos, de 21 a 26 de Outubro de 2001, no Instituto de Química - UNESP, Araraquara. Data para recebimento dos resumos: 30 de AGOSTO. Informações : www.iq.unesp.br ou www.iq.unesp.br/acontece/acontece.htm
A relação dos 57 projetos selecionados dentre os 206 inscritos no primeiro Edital do Programa Instituto do Milenio, anunciada pelo ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, na sexta-feira, já está no site do CNPq (www.cnpq.gov.br).
Os responsáveis pelos projetos pré-selecionados terão 48 dias para apresentar propostas definitivas, que serão novamente analisadas pelo Comitê Internacional de Avaliação. Em outubro sai a seleção final.
Vinte projetos ganharão direito ao financiamento de R$ 60 milhões, concedido pelo MCT, por meio de empréstimo do Banco Mundial. Os projetos serão desenvolvidos durante o período de três anos.
O Programa Institutos do Milenio patrocina pesquisas de excelência em áreas estratégicas ao País. "A maioria dos projetos possui padrão de qualidade de nações desenvolvidas, o que demonstra o excelente trabalho da nossa comunidade científica", afirmou o ministro.
Segundo ele, o Comitê terá trabalho para selecionar os 20 projetos. "Agora eles passarão por uma segunda seleção ainda mais rigorosa, que exigirá uma análise cuidadosa e um envolvimento profundo do Comitê Internacional".
Os Institutos do Milenio representarão, até 2003, investimentos adicionais de R$ 90 milhões para o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Será aproveitada a base física instalada e a qualificação humana, tendo nos recursos de informática e de comunicação as ferramentas básicas para facilitar a atuação integrada das redes.
Fonte: Dados da Assessoria de Imprensa do MCT
O MCT e o CNPq realizam, nesta quarta e quinta-feira, no RJ, o Seminário de Avaliação de Projetos Pronex (Edital 1997).
O evento deve avaliar a execução do Programa com base nos trabalhos de acompanhamento e avaliação, realizados pelos consultores científicos no período de novembro de 99 a setembro de 2000 no âmbito dos projetos aprovados no Edital de 1997.
Deve também apresentar os resultados dos trabalhos para discussão e deliberação da Comissão de Coordenação do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e apresentar os trabalhos de sistematização de dados referentes aos indicadores de: - producao científica; - formação de recursos humanos; - cooperação e multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Participam do Seminário os membros da Comissão de Coordenação, membros do Comitê de Acompanhamento e Avaliação e consultores de A&A do Pronex e técnicos da Coordenação do Pronex no CNPq, totalizando cerca de 170 pessoas.
Fones: (61) 348-9373 e 348-9404 E-mail ecpaula@cnpq.br
Site: www.cnpq.br/areas/pronex/index.htm
Mais de 200 trabalhos e relatos de experiências bem sucedidas foram inscritos para as reuniões regionais da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que serão realizadas simultaneamente em Maceió, Goiania, Florianópolis, Belém, SP e RJ, nos dias 2 e 3 de agosto.
Segundo os organizadores do evento, os trabalhos abordam temas de várias áreas, com destaque para educação, biotecnologia e gestão tecnológica. As regiões sul e sudeste foram as que apresentaram maior número de inscrições.
O objetivo das reuniões regionais é identificar propostas inovadoras e experiências locais ou regionais bem-sucedidas, além de descentralizar a discussão sobre Ciência e Tecnologia.
Os trabalhos selecionados serão apresentados na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que será promovida pelo Ministério da Cincia e Tecnologia de 18 a 21 de setembro, em Brasiília.
A Conferência vai reunir as comunidades científica e acadêmica, empresários, parlamentares, representantes do governo e entidades civis, para debater as metas que deverão orientar as políticas de ciência, tecnologia e inovação nos próximos 10 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT
Nesta quarta-feira, 4/7, o ministro da C&T, Ronaldo Sardenberg, lança, em Brasília, os Portais de Informação em Ciência e Tecnologia dos Estados (www.cnpq.br/prossiga/portal-ict/).
O projeto é resultado de uma iniciativa de estender aos estados brasileiros serviços de informação do programa Prossiga (www.prossiga.br), que acaba de ser incorporado ao Instituto Brasileiro de Informação em C&T (Ibict). A criação dos Portais em cada estado resulta de esforço conjunto do Prossiga/Ibict com as Secretarias Estaduais de C&T.
Os dezenove estados que lançam seus Portais nesta quarta-feira e que participam do programa Prossiga nos Estados, implantado em julho de 2000, a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre o MCT, o CNPq e 25 secretarias estaduais de C&T, sao: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, RJ, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul Rondonia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe. Os demais estados também devem lançar em breve seus Portais.
Os Portais de Informação em C&T dos Estados, nesta fase inicial do programa, disponibilizam informações sobre as atividades de educação, ciência e tecnologia em cada região.
Veiculam dados também sobre o mercado de trabalho no setor, isto é, quais as oportunidades de trabalho para pesquisadores e docentes e qual a oferta de pesquisadores e docentes para esse mercado de trabalho.
"Por meio desses Portais, pode-se verificar facilmente quais instituições existem no estado ligadas à area de educação, ciência e tecnologia, suas atividades, seus docentes e pesquisadores. Ou seja: quem faz o que e onde. A divulgação de informação sobre o mercado de trabalho em C&T, de cunho essencialmente social, contribui também para assegurar que o profissional, geralmente formado com apoio do governo, para atuar em ciência e tecnologia, tenha mais oportunidade para atuar em instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, ao invés de migrar para áreas paralelas, por desconherem as oportunidades de trabalho oferecidas", explica Yone Chastinet, coordenadora do Prossiga.
Lançados os Portais, os estados, de acordo com seus perfis, poderão criar ainda outros serviços do Prossiga, como Bibliotecas Virtuais em áreas científicas ou Portais para setores produtivos.
Poderão também criar redes de comunicação interativa, para favorecer o fluxo de informação em C&T e consolidar a formação de comunidades virtuais.
Fonte: Assessoria de Comunicacao do Prossiga
Secretaria Geral SBQ