SBQ - BIÊNIO (2000/2002) BOLETIM ELETRÔNICO No. 232




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Olá pessoal,

Este é o primeiro Boletim Eletrônico do Ano.

Desejo para todos vocês, colegas que recebem este Boletim e às suas famílias e amigos um ano de 2001 super feliz, cheio de muita paz, fé, força, sorte, garra, alegria, felicidades, esperança, luz, muita luz e muita vida.

Tudo de melhor para todos em 2001.

Luiz Carlos

Veja nesta edição:

  1. Dicas para Inscrição Online na Reunião Anual da SBQ
  2. II º workshop sobre gerenciamento de resíduos químicos em pesquisa e ensino na 24a. Reunião Anual da SBQ
  3. 6th Rio Symposium on Atomic Spectrometry
  4. 7th Rio Symposium on Atomic Spectrometry
  5. Sociedade Latino-Americana de Espectrometria Atômica Analítica
  6. Departamento de Química - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Mestrado em Radioproteção e Dosimetria - Lançamento
  7. First Brazilian interdisciplinary symposium on Medicinal Chemistry: QSAR and Molecular Modelling
  8. Bolsas de pós-doutoramento - Química e Bioquímica Computacional
  9. Programa de pós-graduação em ciência de materiais da UFPE
  10. Chanel nº 5 - Uau! Ele vai continuar dando em árvore


1. DICAS PARA INSCRIÇÃO ONLINE NA REUNIÃO ANUAL DA SBQ

As inscrições na 24a Reunião Anual da SBQ já podem ser feitas no esquena online, disponível na homepage da 24a RA, vinculada a homepage da SBQ em www.sbq.org.br

Na página da 24a RA da SBQ vá até o link "Inscrições". Se você já é cadastrado na SBQ, proceda da seguinte forma: Primeiro você precisa entrar para receber uma senha. O Nome você escolhe.

Vá em "clique aqui para obter sua identificação"e escolha seu nome e coloque seu CPF. Você receberá um e-mail com sua senha. É importante que seu e-mail esteja atualizado e caso não receba a senha em seu e-mail atual, é porquê você precisa atualizá-lo. Para isto, envie e-mail para sbqsp@iq.usp.br e solicite a alteração de seu endereço eletrônico. Com a senha e o Nome, você entra na página de inscrição para a 24a Reunião Anual.

Caso esqueça sua senha, vá em "Lembrar identificação", preencha o campo data de nascimento e CPF ou número de cadastro, que você receberá novamente sua senha através de seu -email.

Caso queira alterar sua senha, vá em "alterar identificação" e preencha os campos escolhendo a nova senha.

Entrando na página de inscrição, é importante fazer o download dos arquivos de trabalho e resumos, que estão em"Templates de trabalhos". Lá tem duas opções, arquivos compactados (zip) ou arquivos descompactados (rtf). Fica a seu critério a escolha. Preencha os mesmos baseado nas instruções que lá existem e salve-os em seu computador.

Queremos usar o resumo menor com a mesma intenção que várias revistas usam o graphical abstracts. Neste resumo menor, podem ser colocadas estruturas pequenas e texto. Não podem ser colocados graficos nem tabelas, mas o objetivo é dar uma idéia do trabalho a ser apresentado, que estará mais detalhado no resumo maior, à disposição na home-page da SBQ após referagem e no próprio painel.

Peço a todos não alterem o tamanho do resumos menores. Nós teremos que colocar 4 destes em uma única página.

Preencha a ficha de inscrição (alguns de seus dados já aparecem, mas você pode atualizá-los caso necessário). Há campos específicos para autores, título do trabalho, palavras chave, divisão a que pertence.

Você vai preencher exatamente o mesmo número de informações que preenchia no formulário em papel. Por isto é importante ter elaborado os resumos antes, pois uma vez preenchido este formulário, você vai anexar o trabalho e o resumo menor e enviar a SBQ. Pra anexar os trabalhos, clique em "clicar aqui para anexar Templates do Trabalho". Cada inscrição pode enviar até dois trabalhos.

  1. Caso tenha problemas na visualização de acentos gráficos altere o tipo de fonte do seu browser. Netscape: View -> Character_Set -> Western (ISO-8859-1) Explorer: Exibir -> Fontes -> Alfabeto Ocidental

  2. Para facilitar a navegação entre os campos de digitação no preenchimento do formulário utilize a tecla TAB.

  3. Prepare as templates de trabalho e resumo antes do envio da inscriçãoon-line.

OBS. Se você não é cadastrado, precisa ir na página inicial e clicar em "clique aqui para cadastrar-se", preencher a ficha de cadastro e depois proceder como escrito acima para quem é cadastrado.

Contamos com sua colaboração!


2. II º WORKSHOP SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM PESQUISA E ENSINO NA 24a. REUNIÃO ANUAL DA SBQ

O II º Workshop sobre Gerenciamento de resíduos químicos em pesquisa e ensino será realizado no dia 28 de maio de 2001, primeiro dia da 24a. Reunião Anual da SBQ sob a coordenação dos Profs. Marco-A De Paoli e Fernando Coelho do IQ da Unicamp.

O programa deste Workshop será diferente do anterior. Teremos uma sessão de apresentações orais na parte da manhã e uma sessão de painéis na parte da tarde. Nesta sessão de painéis esperamos que as instituições de pesquisa e ensino que já possuem ou estejam implantando o seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos apresentem painéis descrevendo os programas e mostrando como estão sendo implantados com esquemas e fotos.

A comissão organizadora selecionará 5 Programas para serem apresentados na forma oral na parte da manhã. No final da tarde haverá uma discussão geral para a conclusão do Workshop e programação do IIIo.

Os resumos dos Programas a serem apresentados neste Workshop deverão ser redigidos e enviados da mesma forma que o resumo mas completo da Reunião Anual (ver home page da SBQ).

OS RESUMOS DEVERÃO SER ENVIADOS DIRETAMENTE PARA O PROF. MARCO AURÉLIO DE PAOLI, NO ENDEREÇO ABAIXO.

Prof. Marco-A. De Paoli
Laboratorio de Polimeros Condutores e Reciclagem
Instituto de Química - UNICAMP
C. Postal 6154 - 13083-970 Campinas, SP
tel.: XX55-19-3788-3075 ou 3022
fax: XX55-19-3788-3023
e-mail: mdepaoli@iqm.unicamp.br


3. 6th RIO SYMPOSIUM ON ATOMIC SPECTROMETRY

O Sixth Rio Symposium on Atomic Spectrometry foi realizado no Chile, nos dias 3 a 9 de dezembro de 2000. A primeira parte do simpósio ocorreu em Concepción e a segunda, em Pucón. O encontro contou com 168 participantes, sendo 69 brasileiros.

Este encontro reúne cientistas atuantes na área de Espectrometria Atômica, provindos dos mais diversos países. Os dois primeiros encontros ocorreram no Rio de Janeiro, em 1989 e 1991. A partir de então, o evento foi realizado na Venezuela, Argentina, México e Chile, mas sempre mantendo o nome original "Rio Symposium". A participação dos brasileiros é sempre destacada, seja em número de congressistas ou apresentação de trabalhos (painéis, apresentações orais, conferências a convite).

Fonte: Profa. Solage Cadore
IQ/UNICAMP


4. 7TH RIO SYMPOSIUM ON ATOMIC SPECTROMETRY

O Rio Symposium on Atomic Spectrometry possui um Comitê Deliberativo que analisa as candidaturas para realização do próximo evento. Durante a reunião realizada no Chile, os Professores Adilson José Curtius e Bernhard Welz, do Departamento de Química da UFSC, apresentaram a proposta para realização do 7th Rio Symposium em Florianópolis, no período de 7 a 12 de abril de 2002, que foi aceita por unanimidade.

Fonte: Profa. Solage Cadore
IQ/UNICAMP


5. SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE ESPECTROMETRIA ATÔMICA ANALÍTICA

No dia 4 de dezembro de 2000, em Concepción, Chile, foi fundada a Sociedade Latino-Americana de Espectrometria Atômica Analítica, visando congregar, promover e difundir os conhecimentos desta área na América Latina. A Assembléia deliberou pela criação de um Comitê Provisório presidido pelo Dr. Francisco José Krug, do Brasil, e formado ainda por um Representante de cada um dos países presentes: Dr. Moisés Knochen (Uruguai), Dr. Daniel Batistoni (Argentina), Dr. José Alvarado (Venezuela), Dr. Carlos Bruhn (Chile) e Dra. Liliana Saldivar (México).

Em princípio, sugeriu-se que a sede desta Sociedade deverá permanecer no Brasil. O Comitê Provisório deverá preparar o estatuto da Sociedade neste primeiro semestre de 2001. Muitos cientistas de diversos países da América Latina tem dificuldade em compartilhar seus conhecimentos nos principais eventos internacionais. Esperam-se ações que facilitem uma maior interação entre estes cientistas, promovendo-se workshops e cursos regionais com a colaboração de especialistas latino-americanos e de países desenvolvidos.

Fonte: Profa. Solage Cadore
IQ/UNICAMP


6. DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO MESTRADO EM RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA - LANÇAMENTO

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD, Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, Ministério de Ciência e Tecnologia, está iniciando o seu mestrado em Radioproteção e Dosimetria, com as seguintes áreas de atuação: Dosimetria, Física Médica, Metrologia e Radioecologia. O curso oferece um total de 6 bolsas de mestrado.

Informações sobre a instituição podem ser obtidas em sua home-page (www.ird.gov.br)

De 15 de dezembro de 2000 a 15 de janeiro de 2001 estarão abertas as inscrições para o Exame de Seleção ao Curso de Mestrado (em análise na CAPES). Maiores informações podem ser obtidas em através da:
Secretaria de Pós-graduação
Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD
Avenida Salvador Allende s/n, Recreio
22780-160 Rio de Janeiro / RJ
telefones: (021) xx 442-9638 e 442-2530
fax: (021) xx 442-2530
e-mail: pg@ird.gov.br e/ou andres@ird.gov.br


7. FIRST BRAZILIAN INTERDISCIPLINARY SYMPOSIUM ON MEDICINAL CHEMISTRY: QSAR AND MOLECULAR MODELLING

It is our pleasure to announce the first Brazilian interdisciplinary symposium on Medicinal Chemistry: QSAR and Molecular Modelling, organised by the Division of Medicinal Chemistry of the Brazilian Chemical Society, to be held at the Federal University of Minas Gerais, in Belo Horizonte, from November 11 to 16, 2001.

The scientific programme will include the following topics:

  1. Perspectives in drug discovery and design of antiprotozoan drugs;
  2. Receptor-based prediction of binding affinities;
  3. Membranes and drug design;
  4. Applications of multivariate QSAR;
  5. Medicinal chemistry of natural products.

The following speakers have already confirmed their attendance:

  1. Christophe Verlinde, USA
    • Protein structure-based design of anti-protozoal drugs


  2. David W. Boykin, USA
    • DNA minor groove binders as antiprotozoan agents


  3. Glaucius Oliva, BRA
    • Target-directed drug discovery in tropical diseases


  4. John Dearden, UK
    • QSAR modelling of toxicity of drugs


  5. Tudor Oprea, SW
    • Integrating DMPK and binding affinity predictions: a paradigm shift in lead discovery


  6. Ferran Sanz, Spain
    • Comparison of biomolecules on the basis of molecular interaction potentials


  7. Gerd Folkers, CH
    • Designing the keys and engineering the locks: CAMD approaches in gene therapy


  8. Antonia Tavares do Amaral, BRA

  9. Roy Bruns, BRA
    • Multivariate planning, data analysis and QSAR


  10. Anderson Coser Gaudio, BRA
    • Computer simulation of the drug-receptor interaction


  11. Hugo Kubinyi, Germany
    • Chemical similarity and biological activity


  12. Otto Richard Gotllieb, BRA
    • 1999 Nobel Prize nominee


  13. João B. Calixto, BRA
    • The role of natural products in the process of drug discovery and development


  14. Gabriel Cruciani
    • Application of QSPR models in pharmaceutical research

Abstracts related to these topics are welcome.
The official language will be English.
The deadline for abstract contributions is July 23, 2001.

Please visit our homepage for a continuing update of this programme: www.qui.ufmg.br/~nequim/qsar/brasmedchem.html

Carlos Montanari
On behalf of Organising Committee


8. BOLSAS DE PÓS-DOUTORAMENTO - QUÍMICA E BIOQUÍMICA COMPUTACIONAL

Procuramos 2 pessoas para desenvolvimento de projectos de investigação nas áreas de Química e Bioquímica Computacional, no Grupo de Química Teórica e Computacional do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.

A duração das bolsas é de 1 ano com possibilidade de renovações. Serão consideradas candidaturas de pessoas a acabarem os seus doutoramentos até Maio de 2001. A data limite de candidatura é 31 de Janeiro de 2001.

Os candidatos deverão enviar um c.v. detalhado e, pelo menos, uma carta de referência para:

Prof. Maria João Ramos
Departamento de Química
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto

Portugal
e-mail: mjramos@fc.up.pt


9. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE MATERIAIS DA UFPE

Encontram-se abertas as inscrições para o programa de pós-graduação em ciência de materiais do centro de ciências exatas e da natureza da UFPE.

o programa possui as modalidades de mestrado e doutorado (bolsas do cnpq e capes) e está aberto a todos os estudantes das áreas de engenharias, física,química, biociências e computação.

areas de concentração:


Todas as informações a respeito do programa, tais como: áreas de pesquisa, professores, disciplinas (com as respectivas ementas), laboratórios, etc, encontram-se na página da web: www.ufpe.br/pgmtr

mensagens com dúvidas ou informações poderão ser enviadas para o e-mail: pgmtr@npd.ufpe.br


10. CHANEL Nº 5 - UAU! ELE VAI CONTINUAR DANDO EM ÁRVORE

Desta vez, ambientalistas e dondocas podem estourar o champanhe juntos. Graças a pesquisas, o pau-rosa, uma árvore da Amazônia, e o perfume Chanel n° 5 estão a um passo de ser salvos da extinção.

Num estudo, o químico Lauro Barata, da Universidade Estadual de Campinas, descobriu como extrair do pau-rosa o óleo de linalol - matéria-prima de perfumes e razão do corte de 2.500 plantas por ano - sem a necessidade de talhar o tronco. Ele experimentou tirar a substância de galhos e folhas, num processo que rende mais linalol do que o convencional. Duas pesquisadoras da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará conseguiram alterar exemplares de pau-rosa até obter uma árvore mais baixa e de copa mais ampla que as encontradas na natureza. Com isso, obtêm-se mais folhas e encurta-se o ciclo de crescimento da planta, que em estado natural chega a 25 anos até o abate.

Os estudos dependem agora de testes de cultivo intensivo do pau-rosa, que estão sendo realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seção de Manaus, e de experiências para livrar a nova essência de resíduos que podem interferir na combinação aromática. Amostras do óleo foram despachadas para a Chanel, em Paris, cujos técnicos poderão dar a contribuição à preservação do pau-rosa prometida há quatro anos. Estima-se que havia até cinco exemplares por hectare de floresta no início do século. Resta um exemplar a cada 6 hectares, em lugares cada vez mais inacessíveis.

Nota do Editor: Segue abaixo carta do Prof. Lauro Barata sobre o texto acima, publicado na revista VEJA de 13 Dez 2000.

Campinas, 12 de Dezembro de 2000

Prezados,

A revista VEJA de 13 Dez 2000, publicou de modo jornalístico, parte da entrevista que concedi ao seu repórter Sr. Schwartz, sobre a pesquisa multidisciplinar que realizo com a EMBRAPA-AM de Manaus, a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, o Instituto de Biologia da Unicamp e o Dpto. de Eng. Química da UFPa que infelizmente não foi citado na publicação. Diferencia-se das pesquisas científicas feitas nos últimos 30 anos, pela direta aplicação tecnológica, a agregação de valor e a criação de mercado para um novo produto na área de Perfumaria, o óleo essencial das folhas de Pau-Rosa (Aniba rosaeodora), ou Green Rose Oil.

Atualmente, o óleo essencial de Pau-Rosa, que está na lista das espécies em perigo de extinção (IBAMA), é obtido pelo corte de cerca de 2500 árvores, que depois de trituradas, são extraídas por arraste á vapôr, o óleo separado da água e vendido á U$25/Kg (média dos últimos anos). Esta atividade ocupa cerca de 2000 pessoas na região de Manaus, onde se concentra toda a exploração do Pau-Rosa, produz cerca de 50 ton de óleo e gera ~U$ 1 Milhão/ano.

O processo para obter o óleo essencial das folhas, é semelhante ao sistema tradicional. Tem rendimento maior (~1,5%) e características sensoriais próximas a do óleo da madeira, mas embute o conceito da sustentabilidade, tão necessária para o uso adequado da floresta. Para cultivar e produzir esta nova matéria prima Amazônica, junto com nossos colegas da região, estamos envolvendo pequenos produtores, que no futuro deixarão de devastar as árvores remanescentes de Pau-Rosa, para ajudar a preserva-las como matrizes para clones. Assim, estamos estabelecendo as bases tecnológicas para cultivar, manejar, dar tratos agronômicos, extrair, identificar, transformar quimicamente e pesquisar novos mercados para o óleo de folhas do Pau-Rosa em produtos mais valiosos como o óleo padronizado e o Acetato de Linalila. Com trabalhos como este, acreditamos que a Universidade aliada á pequena Empresa, vai poder reduzir a devastação da Amazônia, desde que produza receita para os pequenos produtores.

Um abraço,

LAURO E. S. BARATA / Instituto de Química-Universidade Estadual de Campinas, 13083-970 Campinas-SP-Brasil / lbarata@iqm.unicamp.br

Dra. Angela Maria Contes Leite (Agrônoma EMBRAPA)
Dra. Selma Ohashi e Leonilde Rosa (Agrônomas FCAP)
Prof. Dr. José R. Trigo (IB-Unicamp)
Prof. Dr. Luiz França (Eng. Químico UFPa)


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br