***********************************************************
SBQ - BIENIO (98/2000)      BOLETIM ELETRÔNICO      No. 131
***********************************************************
Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (http://www.sbq.org.br/pub/index.htm).

Veja nesta edição:
1. Presidente participa do encontro regional da SBQ-Minas em S.J. del Rei
2. Mensagem do presidente da SBQ na abertura do XII Encontro Regional de Química - Minas Gerais
3. III Semana de Alimentos e I Feira de Produtos Industrializados e Artesanais
4. Vaga para pós-doutorado no IF - USP

***************************************************************
1. PRESIDENTE PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL DA
SBQ-MINAS EM S.J. DEL  REI
***************************************************************
     Nos dias 3 e 4 pp. , o Presidente da Sociedade participou do XIII Encontro Regional da SBQ-Minas Gerais em São João del Rei. Durante a abertura, quando participaram: Diretor Executivo da Funrei, Prof. Mario Neto Borges; Secretária de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Margareth Spangler Andrade; Coordenadora da Comissão Organizadora do evento, Honória Fátima Gorgulho; Vice-Coordenadora da Comissão Organizadora, Profa. Ângela Gattas Hallak e a Secretária Regional da SBQ-Minas Gerais, Profa. Ione de Oliveira Ferreira, o Prof. Oswaldo Alves leu mensagem que encontra-se publicada na íntegra nesta edição.
     Além de proferir palestra convidada sobre resultados de seus trabalhos envolvendo nanopartículas e nanocompósitos, o Presidente foi recebido em audiência pelo Diretor Executivo da Funrei onde discutiu a questão do financiamento à pesquisa, autonomia universitária e a situação da Química no Brasil. Aproveitou a oportunidade para discorrer sobre as atividades da Sociedade, bem como para entregar os últimos números de QN, QNESC e JBCS.
     Um dos pontos importantes da programação foi a mesa redonda que tratou da questão das Diretrizes Curriculares, na qual houve a participação do Conselheiro Jailson Andrade.

*************************************************************************
2. MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
NA ABERTURA DO XIII ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA - MINAS GERAIS
*************************************************************************

Senhoras e Senhores
     Primeiramente, gostaria de agradecer, em nome da Diretoria e Conselho da SBQ, o convite para participar XIII Encontro Regional de Química de Minas Gerais, aqui em São João del Rei. Segundo,  externar a grande satisfação em participar deste encontro que,  certamente, reúne parte importante e significativa da melhor Química que se faz em nosso país.
     Dada a toda conjuntura porque passa a sociedade brasileira e, naquilo que mais nos aproxima profissionalmente, ou seja, a Educação em geral, a Universidade (pública e a privada de qualidade) e a Ciência e Tecnologia, todas imersas em profunda crise de recursos, são admiráveis realizações como esta, as quais tem que ser encaradas, além dos aspectos específicos científicos, acadêmicos e tecnológicos, como um verdadeiro Ato de Resistência.
      Resistência sim. Resistência  à falta de sensibilidade, à falta de diálogo conseqüente, ao descaso à perspectiva histórica, e a prática reducionista de que tudo tem que ser visto e analisado sobre uma única óptica: aquela do MERCADO. A resultante de todos estes vetores, todos com a mesma direção e sentido, é ampliar o processo avassalador de enfraquecimento da Universidade Pública e do sistema de Ciência e Tecnologia de nosso país, os quais, em não havendo mudanças profundas de
rumo, configura-nos  à saga eterna de meros "extras e espectadores de la grande scéne".
     Há aproximadamente um ano estávamos em situação semelhante a esta, ou seja na abertura do XII Encontro Regional em Ouro Preto, onde dado as medidas extremamente duras de contingenciamento das verbas do CNPq, determinadas pelo então seu titular, Prof. Tundisi, foi apresentado documento que ficou conhecido como a Carta de Ouro Preto, que criticava e apontava o alcance negativo daquela medida.
     De lá para cá, a situação agudizou-se em função das mudanças ministeriais que mexeram profundamente na estrutura do sistema, na estrutura do MCT e, sobretudo, na estrutura do CNPq. Graças a tentativa de realização destas mudanças, muitas das quais jamais ocorreram, nossa principal agência federal de fomento ficou engessada, como de resto os Programas especiais PADCT e PRONEX.
     A Sociedade Brasileira de Química está sempre muito atenta a todos os acontecimentos que vem ocorrendo nas agências ligadas à pesquisa científica e tecnológica, no ensino de graduação e pós-graduação e na situação das FAPS. Temos nos posicionado, claramente, em audiências e cartas enviadas aos diferentes órgãos.
     Ainda na semana passada estivemos no CNPq em Brasília, onde tivemos a oportunidade de reiterar nossa preocupação quanto à  situação crítica daqueles estados, onde as FAPS não estão funcionando com continuidade, apontando  que a persistir tal situação teríamos  1) aprofundamento irreversível das diferenças regionais com implicações sobre o pacto federativo; 2) inviabilização de nossas oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico sustentável e, terceiro, salvo melhor juízo, avançando rumo à desconstrução de uma das experiências mais bem sucedidas que nosso país realizou, qual seja, o seu Programa de Formação de Recursos Humanos (Pós-Graduação). Colocou-se, enfaticamente, a necessidade de urgentemente retomar os auxílios à pesquisa (projetos balcão), as taxas de bancada e, dada a demanda, altamente, qualificada
da área, o aumento das bolsas de produtividade e de doutorado.
     Pela primeira vez, depois de quase um ano, sentimos que o diálogo com o CNPq foi produtivo. Apesar disto o otimismo é bastante moderado. Existe possibilidades de ingresso de recurso no sistema via o CTPETRO que é o fundo para pesquisas da Agência Nacional do Pretróleo, ANP. Nosso Boletim eletrônico bi-semanal manterá a comunidade informada.
     Não obstante a este sinal, é imperativo estarmos, enquanto comunidade, sempre atentos e prontos para defender a universidade pública de qualidade e a ciência e tecnologia nacionais.
     Se pelo lado da política de ciência e tecnologia temos tido tantos problemas, no tocante a Química como Ciência, sua onipresença na sociedade moderna é cada vez mais reconhecida, como também, entendido o seu peso em qualquer equação de desenvolvimento, que se pretenda sustentável. Como ciência central  tem emprestado suas concepções, metodologias e forma de análise para outras áreas do conhecimento, criando oportunidades  e descortinando novas e relevantes interfaces.
Certamente, muitos destes aspectos serão tratados neste importante evento que hoje, aqui, se inicia.
     Realmente uma das coisas que nos deixa muito felizes nestas ocasiões, é sentir a presença marcante dos jovens o que é uma garantia de renovação consistente de nossa comunidade.
     Resta-nos, novamente agradecer, a Secretária Regional da SBQ-Minas, Profa. Ione Ferreira e a Coordenadora do Evento, Profa. Fátima Gorgulho, pelo convite e oportunidade.
     Finalmente, quero desejar a todos, em nome da Diretoria e Conselho da SBQ, os  votos de um grande Encontro. Que este momento seja propício para aproximar  pessoas, permitir trocas de  experiências e opiniões e, sobretudo, que seja  uma grande celebração da Química no Estado de Minas Gerais.

Muito Obrigado.
 São João del Rei, 3 novembro99

***********************************************************
3.  III SEMANA DE ALIMENTOS E I FEIRA DE PRODUTOS
INDUSTRIALIZADOS E ARTESANAIS
***********************************************************
     A UNOESC - Campus Videira,  realizará na semana de 22 a 26 de novembro a III Semana de Alimentos e I Feira de Produtos Industrializados e Artesanais da região de Videira - SC.
     Este evento é parte integrante do curso de Tecnologia de Alimentos e contará com a  exposição de produtos alimentícios de pequenos, médios e grandes produtores -  no período das 8:00 às 22 horas no hall em frente ao salão nobre,  a exposição estará aberta ao público em geral.     Serão realizadas palestras das 19:20 às 22:00 horas, com a participação de convidados da UNICAMP, EPAGRI, PERDIGÃO E SCHARDER- MOBIL; na área de alimentos. As inscrições para as palestras devem ser feitas na UNOESC-VIDEIRA, ou através de depósito bancário ( entrar em contato com Deptº CQA - (0xx49) 551 1406 ou fax (0xx49) 5511444.). Segue abaixo a relação e os horários das Palestras:
?  DIA 22/11/99 – SEGUNDA FEIRA
- 19:30h às 21:00h
PALESTRA: "Tecnologia de Chocolates e Derivados"
PALESTRANTE: Dranda. ELIANE MARIA SERRAREZZO -UNICAMP - SP
-  21:15h  às 22:15h
PALESTRA: " Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos"
PALESTRANTE: Engª Alimentos: ALINE DE OLIVEIRA GARCIA (recém chegada de um curso na Inglaterra sobre Food marketing and costumer Science) - UNICAMP - SP
? DIA 23/11/99 - TERÇA- FEIRA
- 19:30h às 21:00h
PALESTRA: "Legislação de Produtos Artesanais"
PALESTRANTE: Engº Agrônomo: JUAREZ MIGUEL CODAGNONI - EPAGRI - VDA - SC
? DIA 24/11/99 - QUARTA – FEIRA
- 19:30h às 21:00h
PALESTRA: "Emprego de Dejetos Suínos na Alimentação de Bovinos"
PALESTRANTE:  Ms. em Produção Animal RUBSON ROCHA - EPAGRI - CHAPECÓ - SC
? DIA 25/11/99 – QUINTA- FEIRA
- 19:30h às 21:00h
PALESTRA: "Lubrificantes Biodegradáveis e Sintéticos"
PALESTRANTE: Sr. EXPEDITO S. SOUZA Jr. - SCHRADER-MOBIL  - BLUMENAU -SC
? DIA 26/11/99 - SEXTA-FEIRA
- 19:30h às 21:00h
PALESTRA: "Práticas de Higiene e Conservação de Produtos"
PALESTRANTE:  Engº Químico JÕAO BATISTA MENDONÇA - PERDIGÃO – SP

********************************************
4. VAGA PARA PÓS-DOUTARADO NO IF-USP
********************************************
     Estou a procura de um químico(a) para um programa de pós doutoramento junto ao Grupo de Fluidos Complexos, Instituto de Física-USP (São Paulo).  O candidato(a) deve possuir experiência em síntese de polímeros que serão utilizados em interfaces com cristais líquidos.
     Os interessados podem entrar em contato comigo, no endereço abaixo ou através do correio eletrônico.
     Atenciosamente

Elisabeth Andreoli de Oliveira
Instituto de Física-Universidade de São Paulo
05315-970 São Paulo
P.O. Box 66 318- SP-BRAZIL
email: andreoli@if.usp.br
Tel: ##55-11-818 6719 (voice)
       ##55-11-818 6715 (fax)
 http://www.fep.if.usp.br/~gfcxhp

*******************************************************************
Secretaria Geral SBQ
=============================================================================
Contribuicoes devem ser enviadas para:        paulosbq@dq.ufscar.br
http://www.sbq.org.br
=============================================================================