BOLETIM ELETRÔNICO Nº 931

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Pesquisadora recebe láurea inédita na América Latina - The Royal Society of Chemistry concede distinção à farmacêutica Vanderlan Bolzani

2. Patentes Premiadas

3. New Trends on the Boron-Doped Diamond Electrode - A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday

4. 6th Molcas Workshop - (QFL-5608 Métodos Ab Initio Multiconfiguracionais: Desenvolvimento e Aplicações Recentes)

5. 2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces - AutoOrg 2010

6. II SIACTS-EC - (Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências)

7. V Curso Teórico-Prático – AAS e ICP-MS

8. 8º Congresso Técnico Científico de Atualização Farmacêutica

9. Concurso Público na Área de Educação em Química - UFJF

10. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP/Diadema

11. Seleção de ingresso no PPG em Química do IQ-UFRJ

12. Concurso Público para Professor Substituto da Carreira de Magistério (Química Analítica) - UFPR/Campus Palotina

13. Concurso Público para Professor de 3º Grau - UNIFAL-MG

14. Seleção de ingresso ao Mestrado e Doutorado em Química da UFPE

15. Concurso Público para Professores Adjuntos (Química Inorgânica e Ensino de Química) - UERJ



1. Pesquisadora recebe láurea inédita na América Latina - The Royal Society of Chemistry concede distinção à farmacêutica Vanderlan Bolzani

     Uma das mais antigas e prestigiadas sociedades científicas do planeta, The Royal Society of Chemistry, fundada em 1841, acaba de outorgar à pesquisadora Vanderlan Bolzani, da UNESP, o título de fellow – que a distingue como um dos 64 membros honorários da instituição, láurea inédita em toda a América Latina. Para conceder esta distinção, em cerimônia que ocorre anualmente desde 1952, a sociedade mantém um comitê que examina o desempenho de cientistas associados no mundo todo. De posse dos currículos desses cientistas associados – hoje, cerca de 46 mil –, a sociedade elege, então, seus membros honorários. “As indicações são feitas em função da contribuição destacada do pesquisador em sua área de atuação”, explica Vanderlan, docente do Instituto de Química (IQ) do câmpus de Araraquara.
     Publicada à página 61 do diário inglês “The Times”, no dia 8 de abril, a lista abriga, desde o seu advento, vários prêmios Nobel, como Elias Corey (1980), Jean-Marie Lehn (1987), Karl Sharpless (1997), Gerhard Ertl Hon (2007) e Martin Chalfie (2008). “Estar perfilada ao lado destes grandes nomes da ciência é uma honra e um reconhecimento às minhas pesquisas na área da química de produtos naturais”, considera a farmacêutica.

Cultura de inovação

     Filha de portuguesa e índio tabajara, Vanderlan da Silva Bolzani é natural de Santa Rita e criada em João Pessoa, Paraíba. Após a conclusão da graduação, na Universidade Federal da Paraíba, fez mestrado e doutorado na USP e ingressou na UNESP em 1980, no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, de onde se transferiu, dois anos depois, para o Instituto de Química. “Foi lá que desenvolvi toda a minha carreira, com o Projeto Biota Fapesp, a partir de 1997, e a criação, em 1998, do Nubbe, Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais, conhecido e respeitado internacionalmente”.
     Vice-diretora da Agência UNESP de Inovação desde julho de 2009, Vanderlan considera de extrema importância a aproximação entre a empresa privada e a academia. “E um dos papéis das agências de inovação é justamente promover essa conexão”, diz. “Mas a missão mais importante, a meu ver, é a de se criar uma cultura de inovação, sobretudo na UNESP, tão heterogênea como o Brasil”.
     Mal completado um mês desde a sua nomeação pela The Royal Society of Chemistry, Vanderlan Bolzani já foi incumbida de duas missões internacionais: organizar, ainda este ano, um encontro entre Brasil e Reino Unido, durante o Congresso Latino-Americano de Cartagena, na Colômbia, e coordenar um simpósio sobre química de produtos naturais em evento a ser realizado em Porto Rico, em 2011, Ano Internacional da Química.


Fonte: Agência UNESP de Inovação


2. Patentes premiadas

     A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entregou, na última sexta (21/5), a Premiação de Inventores 2010 destinada a pesquisadores e institutos cujas pesquisas geraram descobertas que foram patenteadas e que trouxeram benefício à sociedade.
     Em sua terceira edição, o prêmio organizado pela Inova Unicamp contemplou três categorias. O “Prêmio Inventor com Produto Incorporado ao Mercado” ficou com o professor Wilson Jardim, do Instituto de Química (IQ), pela tecnologia Fentox, comercializada pela empresa Contech, e com o professor Fernando Galembeck, também do IQ, pelo uso da tecnologia Imbrik, comercializada pela empresa Orbys.
     O IQ e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) foram vitoriosos na categoria “Prêmio Destaque em Proteção à Propriedade Intelectual”. O IQ foi escolhido por ser a unidade com maior número de pedidos de patentes no período de 2008/2009, com 30 pedidos de patentes. A FEQ foi indicada por ter tido o maior crescimento em número de pedidos de patentes.
     A terceira categoria, “Menção Honrosa por Tecnologia Licenciada”, contemplou 24 pesquisadores e docentes de seis unidades e um centro de pesquisa da Unicamp, com tecnologias licenciadas nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2009.

Mais informações


Fonte: Agência FAPESP


3. New Trends on the Boron-Doped Diamond Electrode - A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday

Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica - Oficina na 33ª Reunião Anual da SBQ: NEW TRENDS ON THE BORON-DOPED DIAMOND ELECTRODE - A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday

28 de maio de 2010 – 9:00-17:30 Salão Rubi - Hotel Monte Real Águas de Lindóia - SP
Inscrições para participação ainda possível.
Maiores detalhes


Fonte: Romeu C. Rocha Filho (UFSCar)


4. 6th Molcas Workshop - (QFL-5608 Métodos Ab Initio Multiconfiguracionais: Desenvolvimento e Aplicações Recentes)

O 6th Molcas Workshop será realizado de 09 a 13/08/2010 no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, como parte da disciplina de pós-graduação QFL-5608 Métodos Ab Initio Multiconfiguracionais: Desenvolvimento e Aplicações Recentes. O objetivo é fornecer aos participantes uma visão geral sobre vários métodos quânticos (incluindo métodos multiconfiguracionais como o CASSCF, MRCI e CASPT2) com os quais podemos tratar de forma precisa a estrutura eletrônica de diversos tipos de moléculas (deste diatômicas até sistemas moleculares grandes, contendo metais de transição), tanto no estado fundamental como em diversos estados excitados. O número máximo de participantes será restrito a 30. Maiores Informações e inscrições.


Fonte: Antonio Carlos Borin (IQ/USP)


5. 2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces - AutoOrg 2010

Inicia-se uma nova fase de divulgação sobre o “2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces” - AutoOrg 2010. Este será realizado entre 29/09/2010 e 01/10/2010, no Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro, SP.
Como no evento anterior, a Comissão está solicitando que os interessados se inscrevam antecipadamente para darmos seqüência às solicitações de auxílios. A taxa de inscrição pode ser paga posteriormente, conforme instruções que serão informadas até a data limite.
Inscrição e submissão de resumos estão prevista para o mês de agosto, e devemos enviar uma circular com mais informações além de disponibilizá-las na página do evento. Lembrem-se de consultá-la e de realizarem a pré inscrição! Maiores informações.


Fonte: Laudemir Carlos Varanda (IQSC-USP)


6. II SIACTS-EC - (Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências)

A comissão organizadora do II SIACTS-EC (SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS) abriu inscrições com vagas limitadas para participantes ouvintes no Seminário que será realizado em Brasília de 19 a 21/07/2010. O prazo para pagamento com descontos foi prorrogado para o dia 30/05/2010. Maiores informações.


Fonte: Wildson Luiz Pereira dos Santos (Coordenador do II SIACTS-EC)


7. V Curso Teórico-Prático – AAS e ICP-MS

O Laboratório de Espectrometria Atômica do Departamento de Química da UFSC organizará, entre os dias 17 e 24/11/2010, a quinta edição do Curso Teórico-Prático sobre Espectrometria Atômica. Neste ano, a exemplo de edições anteriores, o curso abordará fundamentos e aplicações das técnicas de espectrometria de absorção atômica (AAS) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), com aulas teóricas expositivas e aulas práticas nos laboratórios do grupo. As aulas serão ministradas por integrantes do grupo, e contarão ainda com diversos convidados de instituições nacionais e internacionais, ministrando tópicos específicos. Informações adicionais podem ser obtidas aqui ou através do e-mail: aas@qmc.ufsc.br. As vagas são limitadas.


Fonte: Daniel L. G. Borges (UFSC)


8. 8º Congresso Técnico Científico de Atualização Farmacêutica

Será realizado de 25 a 27/05/2010, no Pavilhão Transamérica – São Paulo, o 8º Congresso Técnico Científico de Atualização Farmacêutica. Para inscrições clique aqui ou pelo telefone (11) 5505-7088.


Fonte: Patrícia de Almeida (Pharma Congress)


9. Concurso Público na Área de Educação em Química - UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora informa que no período de 11 a 24/08/2010 estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor do magistério superior na área de Educação em Química na Faculdade de Educação da UFJF. As provas serão realizadas nos dias 09, 10 e 11/06/2010. Edital nº 022/2010.


Fonte: José Guilherme da Silva Lopes (ICE-UFJF)


10. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP/Diadema

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lançou edital para concurso público, professor adjunto, em diversas áreas, sendo 8 para graduados em Química ou Química Industrial, com título de Doutor, para atuação no Campus Diadema. As inscrições vão até o dia 28/05/2010. O edital completo pode ser visto na página da UNIFESP.


Fonte: Norberto Sanches Gonçalves (UNIFESP)


11. Seleção de ingresso no PPG em Química do IQ-UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro esta com inscrições abertas para o processo de seleção de ingresso de novos alunos de mestrado e doutorado para início em 09/08/2010. Maiores informações.


Fonte: Carlos R. Kaiser (UFRJ)


12. Concurso Público para Professor Substituto da Carreira de Magistério (Química Analítica) - UFPR/Campus Palotina

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para seleção de Professor Substituto da Carreira de Magistério, na área de Química Analítica da Universidade Federal do Paraná/Campus Palotina. A titulação mínima exigida é Mestrado em Química ou áreas correlatas. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina/PR, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Maiores informações no Edital N.º 102/10 - PROGEPE


Fonte: Leda Maria Saragiotto Colpini (UFPR)


13. Concurso Público para Professor de 3º Grau - UNIFAL-MG

Estão abertas de 12/05 a 10/06/2010 as inscrições para Concurso Público para Professor de 3° Grau, Classe Assistente, Nível 1, Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Alfenas. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, através deste link.
Maiores informações.


Fonte: Márcia Regina Cordeiro (UNIFAL-MG)


14. Seleção de ingresso ao Mestrado e Doutorado em Química da UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE (Conceito 6 na Capes) informa que encontram-se abertas as inscrições para candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado em Química, entre os dias 24/05 a 11/06/2010. As provas de conhecimento em química e inglês serão realizadas dia 28/06/2010. Clique aqui para maiores informações ou através dos telefones: (81) 2126-8402/8448.


Fonte: João Bosco Paraiso da Silva (UFPE)


15. Concurso Público para Professores Adjuntos (Química Inorgânica e Ensino de Química) - UERJ

Estão abertas as inscrições para Concurso Público de Professores Adjuntos, 40h, para o Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UERJ, nas áreas de Química Inorgânica e Ensino de Química. O período de inscrição é de 17/05 a 09/06/2010. Editais

Fonte: Joana Mara Teixeira Santos (UERJ)

MAIO 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.