BOLETIM ELETRÔNICO Nº 928

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Conversa com o Prêmio Nobel, Martin Chalfie - Evento Especial da 33ªRASBQ

2. Produtos naturais marinhos, um campo novo para a ciência

3. Agendamento de Números Especiais no JBCS

4. Lançamento do livro: "Centenário Simão Mathias: Documentos, Métodos e Identidade da História da Ciência; Seleção de Trabalhos"

5. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica) - UFS/Campus de Itabaiana

6. Concurso Público para Professor Assistente (Ensino em Química e Química Geral) - UFAL/Campus Arapiraca

7. Vaga para pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC

8. Seleção para Mestrado Acadêmico e Doutorado (Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Agrária) – UFRRJ

9. Inscrição para o Programa de Mestrado Acadêmico em "Ciência e Tecnologia Ambiental" - UTFPR/Campus Curitiba

10. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Analítica) - UFJF

11. 02 vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP

12. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP/Diadema



1. Conversa com o Prêmio Nobel, Martin Chalfie

Evento Especial da 33ªRASBQ


Durante a 33ªRASBQ haverá um evento muito especial dedicado aos jovens cientistas, a sessão “Conversa com o Prêmio Nobel, Martin Chalfie”, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2008. Este evento realizar-se-á no dia 29/05, das 9:30 às 11:00, no Salão Real. Será um espaço aberto, uma discussão informal sobre a ciência como instrumento de desenvolvimento humano com o Prêmio Nobel, onde os participantes terão a oportunidade de fazer diretamente perguntas sobre qualquer questão envolvendo o fascinante universo da ciência. A apresentação e mediação da sessão estarão a cargo da Presidente da SBQ, Vanderlan S. Bolzani, e do Diretor da Divisão de Química Medicinal da SBQ, Adriano D. Andricopulo. Esperamos proporcionar uma experiência agradável e inesquecível a todos os participantes!


                                                        Vanderlan S. Bolzani, IQAr-UNESP
                                                        Adriano D. Andricopulo, IFSC-USP


2. Produtos naturais marinhos, um campo novo para a ciência

33ª Reunião Anual da SBQ - “A Química construindo um futuro melhor”
Conversão de energia: processos fotovoltaicos e oxidativos
Data: 28 de maio de 2010

Produtos naturais marinhos, um campo novo para a ciência

“Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology”
Conferência de Raymond Andersen, da Universidade de Columbia Britânica, de Vancouver
Data: 29 de maio de 2010

CONTEXTO

A conferência Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology” (Produtos Naturais Marinhos Bioativos – Indicadores para Novos Fármacos e Biologia Celular), que acontecerá dia 29 de maio, na 33ª Reunião Anual da SBQ, vai mostrar um panorama das pesquisas realizadas pelo professor Raymond Andersen, da Universidade da Columbia Britânica, de Vancouver (Canadá). Andersen é considerado um dos pesquisadores mais importantes nesse campo, tendo iniciado seus trabalhos, de forma pioneira, em 1968, período em que o tema era praticamente desconhecido. Sua atividade de pesquisa relaciona mais de 250 artigos científicos e várias patentes de substâncias bioativas isoladas de organismos marinhos. Entre elas, a de uma substância modelo que serve de ponto de partida para fármacos destinados ao tratamento do câncer, atualmente em fase de estudos pela companhia canadense Alethia BioTherapeutics. O conhecimento do mundo submarino ampliou-se de forma expressiva nas três últimas décadas com a evolução das técnicas de mergulho autônomo e exploração com robôs. Ao mesmo tempo, os cientistas passaram a contar com o instrumental de análise mais sofisticado para identificar propriedades de novas substâncias. Assim, o manancial de produtos naturais dos oceanos ganhou importância e passou a oferecer um campo de pesquisa muito promissor, explica o professor Roberto Berlinck, do Instituto de Química da USP de São Carlos. Cenário ainda em grande parte desconhecido para a pesquisa, a área traz outro motivo de atração: o metabolismo de plantas e animais marinhos é diferente dos terrestres. A conferência de Raymond Andersen apresentará uma das linhas de trabalho inovadoras, na qual as substâncias isoladas revelam grande potencial de exploração como modelos de fármacos.

Tema – Bioactive Marine Natural Products – Drug Leads and Cell Biology
Data: 29 de maio de 2010
Área: Produtos Naturais
Conferencista: Raymond Andersen, da Universidade de Columbia Britânica, Vancouver, Canadá


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


3. Agendamento de Números Especiais no JBCS

O JBCS, J. Braz. Chem. Soc., gostaria de divulgar à comunidade de Química sua agenda de números especiais para 2011. Seguindo nossas normas, estaremos recebendo até o próximo dia 15/06 (15 de junho) propostas de números especiais para serem avaliadas. Os interessados devem entrar em contato com a equipe do JBCS, pelo e-mail office@jbcs.sbq.org.br, para detalhamento do procedimento necessário para tal avaliação.


Fonte: Editoria do JBCS


4. Lançamento do livro: "Centenário Simão Mathias: Documentos, Métodos e Identidade da História da Ciência; Seleção de Trabalhos"

A PUC-SP e o Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) convidam para o lançamento do livro: "Centenário Simão Mathias: Documentos, Métodos e Identidade da História da Ciência; Seleção de Trabalhos".
Organizadores: Ana M. Alfonso-Goldfarb, José Luiz Goldfarb, Márcia H. M. Ferraz e Silvia Waisse. / Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / ISBN: 978-85-60453-15-3.
Dia 25 de maio de 2010, a partir das 19 horas.
Livraria da Vila Itaim
Rua Dr. Mário Ferrraz, 414
Será um imenso prazer tê-los conosco nesse dia que será mais uma homenagem ao nosso querido Prof. Simão Mathias.


Fonte: MárciaH. M. Ferraz (PUC-SP)


5. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica) - UFS/Campus de Itabaiana

Estão abertas de 07/05/2010 a 07/06/2010, as inscrições para concurso público para Professor Adjunto (01 vaga), na área de Quimica Inorgânica na Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana-SE.
Maiores informações ou através do site www.grh.ufs.br


Fonte: Victor Hugo Vitorino Sarmento (UFS)


6. Concurso Público para Professor Assistente (Ensino em Química e Química Geral) - UFAL/Campus Arapiraca

Estão abertas, até o dia 31/05/2010, as inscrições para o provimento de uma vaga de Professor Assistente na área de Ensino de Química e Química Geral no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.
Para maiores informações clique aqui ou pelo email: atendimento.ufal@gmail.com


Fonte: Laura Souza (UFAL/Campus Arapiraca)


7. Vaga para pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC

O Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC recebe, currículos para uma vaga de pós-doutorado para trabalhar no projeto Desenvolvimento de Ensaios bioquímico-celulares em alta-vazão para a descoberta de novas moléculas bioativas. A bolsa terá duração de até cinco anos e os currículos podem ser enviados para o email floriano@ioc.fiocruz.br, até 30 de maio.


Fonte: Floriano Paes Silva Junior (FIOCRUZ)


8. Seleção para Mestrado Acadêmico e Doutorado (Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Agrária) – UFRRJ

Estão abertas, de 07/05 a 28/05/2010, as inscrições para seleção dos candidatos ao Mestrado Acadêmico e Doutorado, nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Agrária, do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para turma com início em junho de 2010/1ºsemestre.
i. Seleção para o Mestrado: Inscrições: 07 de maio a 28 de maio de 2010 (no DPPG/UFRRJ). Prova Escrita: 01/06/2010 – 9:00 h - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ). Análise de Currículo e Entrevista: 02/06/2010 – 13:00h - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ).
ii. Seleção para o Doutorado: Inscrições: 06 de maio a 28 de maio de 2010 (no DPPG/UFRRJ). Apresentação oral de Pré-projeto de Tese e entrevista: 01/06/2010 – 13:00h - Sala 49 (PQ-UFRRJ).
Clique aqui para maiores informações ou através do e-mail: cpqo@ufrrj.br


Fonte: Carlos Mauricio R. Sant´Anna (UFRRJ)


9. Inscrição para o Programa de Mestrado Acadêmico em "Ciência e Tecnologia Ambiental" - UTFPR/Campus Curitiba

Estão abertas as incrições para Ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em "Ciência e Tecnologia Ambiental" - UTFPR - Campus Curitiba. As inscrições serão de 03 de maio à 25 de junho de 2010. As áreas de concentração do Programa são "Controle o Monitoramento Ambiental" e "Avaliação de Bacias Hidrográficas". Mais informações


Fonte: Paulo Roberto de Oliveira (UTFPR)


10. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Analítica) - UFJF

O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abriu edital de concurso público para contratação de Professor Efetivo (classe Adjunto) na área de Química Analítica. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou pelos Correios, no período de 10 à 24 de maio de 2010. Clique aqui para mais informações e cópia do edital.


Fonte: Marcone Oliveira (UFJF)


11. 02 vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP

O Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP informa a abertura de dois concursos públicos para o provimento de vagas para Professor Doutor nas áreas de Química Orgânica e Química Inorgânica. As inscrições estarão abertas até 21/05/2010. O salário é de R$ 6.707,99, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. Maiores informações.


Fonte: Angélica M.S. Oliveira (IQ/USP)


12. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP/Diadema

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lançou edital para concurso público, professor adjunto, em diversas áreas, sendo 8 para graduados em Química ou Química Industrial, com título de doutor em Química, para atuação no Campus Diadema. As inscrições vão até o dia 28/05/2010. O edital completo pode ser visto na página da UNIFESP.


Fonte: Norberto Sanches Gonçalves (UNIFESP)

MAIO 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.