BOLETIM ELETRÔNICO Nº 926

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Relatório da Reunião do CA-QU realizada de 06 a 07 de abril de 2010

2. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

3. 4a Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

4. 3rd International Biochar Conference: IBI 2010

5. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP (São José dos Campos)

6. Vaga em Ensino de Química (Professor Assistente) no Campus Universitário do Araguai - UFMT

7. Abertas as inscrições para a seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Química - UFC

8. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica e Físico-Química) - UFES

9. Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior (Química Inorgânica e Físico-Química) - UFAM

10. Seleção de 01 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química - UFC

11. Concurso Público para Professores de Química - UNIFEI

12. Processo Seletivo - 2º. Semestre de 2010 - Mestrado e Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência - PUC/SP

13. Inscrições para o ingresso no Mestrado em Química - UNIFAL/MG

14. Concurso Público para Professores Doutores (Química Analítica e Química Inorgânica) - UFU

15. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Analítica) - UFSJ



1. Relatório da Reunião do CA-QU realizada de 06 a 07 de abril de 2010

     O Comitê Assessor de Química do CNPq, CA-QU, reuniu-se de 6 a 7 de Abril de 2010 na sala 406 do edifício Nazir II, SEPN 509, Brasília, para: (i) avaliar os relatórios finais relativos às Bolsas de Produtividade, Projetos Universais, Pós-Doutorado Júnior, PDJ, Doutorado Sanduíche, SWE, Pós-Doutorado Sênior, PDS, Pós-Doutorado Empresarial, PDI, Pós-Doutorado no Exterior, PDE; (ii) julgar bolsas especiais nas categorias Pós-Doutorado no Exterior (PDE, 07 solicitações), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE, 15 solicitações), Pós-Doutorado Sênior (PDS, 03 solicitações), Pós-Doutorado Júnior (PDJ, 29 solicitações), Pós-Doutorado Empresarial, (PDI, 01 solicitação), Pesquisador Visitante (PV, 02 solicitações), Estágio Sênior no Exterior (ESN, 01 solicitação).
     Estavam presentes os seguintes membros do CA-QU: Antonio Luiz Braga (Coordenador do CA-QU), Ademir Neves, Joaquim A. Nóbrega e Roberto Manuel Torresi.
     O CA-QU decidiu manter os mesmos critérios utilizados nos últimos anos, com a intenção de preservar as bases de análise, que vêm sendo cuidadosamente discutidas pelo CA-QU e amplamente divulgadas em vários meios de comunicação científica do Brasil.

1. Avaliação de Relatórios

     Conforme acordado entre os membros do CA presentes, os relatórios foram analisados e avaliados com base na metodologia utilizada na reunião anterior do CA-QU, convocada para tal e constantes no relatório dessa referida reunião.
     Considerando-se um total de 231 relatórios em papel, sendo 74 da área de Química Orgânica, 67 da Físico-Química, 32 da Química Inorgânica, 58 da Química Analítica, após análise detalhada os relatórios foram classificados de acordo com os seguintes critérios:
1. Relatórios contendo as principais informações sobre os resultados decorrentes do projeto (publicações, orientações, patentes etc.) foram considerados aprovados.
2. Para aqueles relatórios nos quais não foi possível constatar a relação dos resultados decorrentes do projeto original, o CA usou a carta formulada em reuniões anteriores para ser enviada aos pesquisadores, solicitando o encaminhamento dessas informações. Os relatórios dos pesquisadores que completarem a documentação solicitada serão reavaliados.
     Os resultados dos relatórios avaliados estão sumarizados na tabela:

Tabela 1

     Finalmente, nenhum relatório foi reprovado.

2. Julgamento dos Pedidos de Bolsas Especiais

     Os critérios utilizados para o julgamento de bolsas especiais foram os seguintes:

2.1 Pós-Doutorado no Exterior (PDE)

     As solicitações de bolsas de Pós-Doutorado no Exterior PDE foram avaliadas priorizando recém-doutores. Foram levados em consideração, principalmente, o índice h do orientador, a qualidade do projeto e a qualidade da instituição de destino cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Com relação ao candidato ao PDE foi considerada principalmente a produção científica no intervalo de tempo entre a defesa de tese de doutorado e a solicitação desta chamada.

2.2 Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

     No julgamento das solicitações de bolsas SWE, foram levados em conta os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e, principalmente, o índice h do orientador no exterior. Considerou-se, também, a produção científica do orientador no Brasil (índice h) e do candidato (o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um).

2.3 Pós-Doutorado Júnior (PDJ)

     As solicitações de PDJ no país foram separadas em três grandes blocos na seguinte ordem de prioridade: (1) aquelas que envolviam mudança de orientador de doutorado e de instituição; (2) aquelas que envolviam mudança de orientador de doutorado, porém na mesma instituição e (3) aquelas que envolviam o mesmo orientador de doutorado e/ou orientador que integra o mesmo grupo de pesquisa na mesma instituição. Dentro de cada um desses blocos, foram considerados, principalmente: o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um; o índice h e o somatório dos índices de impacto do orientador, o número de patentes concedidas ou licenciadas, bem como a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.
     Na composição da lista classificatória final, o CA-QU confrontou as propostas dos diferentes blocos de prioridades para que não houvesse diferenças expressivas entre seus méritos científicos, respeitados os critérios de qualificação do supervisor e potencial do candidato.

2.4 Bolsas de Pós-Doutorado Sênior (PDS)

     As solicitações de bolsas de PDS no país foram julgadas baseadas nos critérios constantes da página do CA-QU na página eletrônica do CNPq, principalmente observando o índice h do orientador e o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos cinco anos, contados um a um, e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

2.5 Pós-Doutorado Empresarial (PDI)

     No julgamento das solicitações de bolsas PDI, o CA-QU levou em conta o perfil da empresa, a qual deve comprovar na proposta a existência de um programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Também foi considerada a qualificação do funcionário designado para acompanhar e supervisionar as atividades do bolsista.

2.6. Pesquisador Visitante (PV)

     No julgamento das solicitações de bolsas PV foi dado ênfase ao perfil do candidato, que deve ser equivalente a IA ou IB de acordo com as normas do CNPq. Considerou-se também o projeto e o conjunto de toda a produção científica e tecnológica do candidato, tendo como indicadores principais o índice h e o número de patentes concedidas ou licenciadas.

2.7. Estágio Sênior no Exterior (ESN)

     No julgamento das solicitações de bolsas ESN, foi considerado o projeto, a partir da sua avaliação na reunião do CA-QU e daquelas realizadas pelos consultores ad hoc. Considerou-se, também, o perfil do pesquisador solicitante, que deve ser equivalente ao de um pesquisador nível I, e do pesquisador anfitrião. Para ambos foi avaliado o conjunto de toda a produção científica e tecnológica, tendo como indicadores principais o índice h e o número de patentes concedidas ou licenciadas.
     A Tabela 2 resume os resultados do julgamento de bolsas especiais.

Tabela 2

     Como é normalmente praticado no CA-QU, nenhum membro analisou ou participou de discussões a respeito de processos de seu interesse, ou envolvendo colaboradores seus, ou de sua instituição.

3. Assuntos Internos do CA-QU

     O CA-QU constatou um aprimoramento nos pareceres ad hoc, os quais devem se restringir à análise dos projetos, uma vez que índices tais como h, somatório de índices de impacto e índice de orientações são fornecidos pela área técnica do CNPq, desde que os pesquisadores forneçam as informações em seus currículos Lattes atualizados, os quais são congelados uma semana após a submissão das solicitações.

4. Agradecimentos

     O CA-QU gostaria de agradecer ao corpo técnico do CNPq pelo trabalho realizado na preparação da reunião do CA-QU, na confecção das planilhas com todos os indicadores, na escolha dos assessores ad hoc e também no número de pareceres disponíveis que subsidiaram as decisões. Tivemos a assessoria competente de Natacha C. F. Santos, Lucilene F. O. Cândido, Andréia Anjos de Araújo, Joelmo Oliveira, Wallace Soares e Patrícia Soares Morales, a quem os membros do CA-QU agradecem especialmente.
     Pelo CA de Química, em Brasília, 07 de abril de 2009,

Antonio Luiz Braga (Coordenador)
Ademir Neves
Roberto Manuel Torresi
Joaquim de Araújo Nóbrega


2. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

Como parte das homenagens que a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, está prestando ao Professor Hans Viertler, na passagem do seu 70º aniversário, pela sua expressiva contribuição à Química e à SBQ, a Diretoria e Conselho, em conjunto com os Editores de Química Nova, decidiram editar um Número Especial (NE) de QN dedicado a ele.
O número especial acolherá artigos em todas as modalidades aceitas por QN. Ressaltamos que todos os artigos serão submetidos a assessores ad hoc, de acordo com as normas da revista.
O texto final deverá ser submetido diretamente na página eletrônica de QN, impreterivelmente, até o dia 30 de junho de 2010.


Diretoria e Conselho da SBQ e Editores de QN


3. 4ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

Encontram-se abertas as pré-inscrições para a 4a Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ.
A Comissão Organizadora da 4a Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ informa que estão abertas as pré-inscrições até 11/06/2010, no site do evento. A 4ª edição da Escola será realizada de 26 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo desta Escola é oferecer aos estudantes de diversas formações uma visão abrangente da área de Nanociência e Nanotecnologia, destacando seu caráter multi- e interdisciplinar, sendo dirigida a alunos de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação da área tecnológica, ciências exatas ou ciências da saúde.
Maiores informações.


Fonte: Ana Maria Rocco (UFRJ)


4. 3rd International Biochar Conference: IBI 2010

September 12 – 16, 2010, Rio de Janeiro, Brazil

IBI and Embrapa are pleased to announce the 3rd International Biochar Conference: IBI 2010, which will be held in Rio de Janeiro, September 12 – 16, 2010. We expect the conference to be the largest international biochar conference to date and are building the agenda and the activities on the past two international conferences as well as the excellent recent regional and national biochar conferences. For more information visit www.ibi2010.org

O envio de resumo, agora somente para poster, foi extendido até 05/06/2010.


Fonte: Antônio Salvio Mangrich (UFPR)


5. Concurso Público para Professor Adjunto - UNIFESP (São José dos Campos)

Estão abertas as inscrições para a contratação de professores na classe de professor adjunto - nível I, em regime de trabalho de quarenta horas semanais - dedicação exclusiva, nas áreas de Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Biomédica, Química, Biologia, Economia e Sociologia. Os docentes contratados irão atuar no campus da UNIFESP de São José dos Campos. As inscrições estão abertas por um período de 30 dias. Os editais referentes a estas vagas são: Edital no 393, de 23 de abril de 2010; Edital no- 396, de 23 de abril de 2010; Edital no 398, de 24 de abril de 2010.
Estes editais podem ser encontrados neste link.


Fonte: Manuel Henrique Lente (UNIFESP)


6. Vaga em Ensino de Química (Professor Assistente) no Campus Universitário do Araguai - UFMT

Estarão abertas de 03/05/2010 a 16/05/2010, as inscrições para concurso público para Docente (área de Ensino de Química, nível Assistente I 40H DE) na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia. Clique aqui para ver o Edital. Informações adicionais favor entrar em contato com Prof. Dr. Marcelo de Freitas Lima (mflima@ufmt.br, mdeflima@gmail.com)


Fonte: Ricardo Stefani (UFMT)


7. Abertas as inscrições para a seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Química - UFC

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, informa que, no período de 04 a 28 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para a seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Química, para o preenchimento de até 26 vagas, conforme distribuição a seguir: Mestrado até 15 vagas e Doutorado até 11 vagas. Disponibilidade de bolsas CNPq, CAPES e FUNCAP. Os interessados em realizar o exame escrito na sua instituição de origem entrar em contato com a coordenação do programa (lopeslu@dqoi.ufc.br, pgquimufc@dqoi.ufc.br) para maiores detalhes. Informações adicionais: (85)33669981, emial: lopeslu@dqoi.ufc.br, pgquimufc@dqoi.ufc.br. Edital


Fonte: Luiz Lopes (UFC)


8. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica e Físico-Química) - UFES

Encontram-se abertas de 04/05/2010 a 13/05/2010 as inscrições para concurso de Professor Adjunto no Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo, na área de Química, subáreas de Química Inorgânica (01 vaga) e Físico-Química (01 vaga). Maiores informações


Fonte: Valdemar Lacerda Júnior (UFES)


9. Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior (Química Inorgânica e Físico-Química) - UFAM

Estão abertas, de 03/05/2010 a 03/06/2010, as inscrições para concurso público para Docente (áreas de Inorgânica e Físico-Química) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A titulação exigida é Graduação em Química ou Áreas Fins, Mestrado em Química, Área de Concentração Química Inorgânica, para a vaga de Química inorgânica, e Doutorado em Química, Área de Concentração Físico-Química para a vaga de Físico-Química. O Edital completo está disponível no site da UFAM. Para outras informações, favor entrar em contato com o Prof. Jamal Chaar (e-mail: jchaar@ufam.edu.br) ou Prof. Raimundo Passos (e-mail:rrpassos@ufam.edu.br).


Fonte: Jamal da Silva Chaar (UFAM)


10. Seleção de 01 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química - UFC

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de 01 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Cerá-UFC. O candidato deve ter experiência comprovada em Química Orgânica, preferencialmente nas linhas de pesquisa em Biocatálise, Produtos Naturais Marinhos ou Quimioinformática. As inscrições podem ser feitas na secretaria do PPGQ-UFC (Programa de Pós-Graduação em Química da UFC) no período de 05/05/2010 a 15/06/2010 ou por correios via SEDEX. Mais detalhes sobre a seleção podem ser encontrados no edital publicado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, em editais-PNPD-Química Orgânica.


Fonte: Marcos Carlos de Mattos (UFC)


11. Concurso Público para Professores de Química - UNIFEI

Estão abertas, de 23/04 a 20/05/2010, as inscrições para Concurso Público para Professores de Química na Universidade Federal de Itajubá. Estão disponíveis 08 vagas, sendo: Ensino de Química (2 vagas), Bio Inorgânica (1 vaga), Produtos Naturais (1 vaga), Química Medicinal (1 vaga), Síntese Orgânica (1 vaga), Química Inorgânica - Espectroscopia (1 vaga) e Físico-Química (1 vaga - Campus Itabira). Maiores informações ou no Edital


Fonte: Márcia Matiko Kondo (UNIFEI)


12. Processo Seletivo - 2º. Semestre de 2010 - Mestrado e Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência - PUC/SP

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo - 2º. Semestre de 2010 - Mestrado e Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência - PUC/SP. Maiores informações.


Fonte: Márcia H. M. Ferraz (PUC/SP)


13. Inscrições para o ingresso no Mestrado em Química - UNIFAL/MG

Estão abertas as inscrições para o ingresso no Mestrado em Química na Universidade Federal de Alfenas–MG. As áreas de concentração do programa são: Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica. As inscrições podem ser feitas no período de 03/05 a 18/06/2010. Clique aqui para ver o Edital e mais informações sobre o processo de seleção.

Fonte: Fábio L. Pissetti (UNIFAL/MG)


14. Concurso Público para Professores Doutores (Química Analítica e Química Inorgânica) - UFU

Estão abertas as inscrições para Concurso Público para Professores Doutores, em regime de 40 horas em Dedicação Exclusiva, nas áreas de Química Analítica (1 vaga) e Química Inorgânica (1 vaga) da Universidade Federal de Uberlândia. O período de inscrição é de 03 a 17/05/2010 09h00 – 11h00 e 14h00 – 16h00 na secretaria do IQ/UFU ou enviar por SEDEX até a data de 17/05/2010 (data de postagem).
Maiores informações / e-mail: iqufu@ufu.br
Fones (34) 3239-4264 e 3239-4174 / Prof. Ernesto Bernardi Jr. – IQ/UFU - 3239-4143 - Ramal 215 / Fax: (34) 3239-4208.


Fonte: Ernesto Bernardi Jr. (UFU)


15. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Analítica) - UFSJ

O Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abriu edital de concurso público para contratação de professor efetivo (classe adjunto) na área de QUÍMICA ANALÍTICA (CPD066).
O curso de Graduação em Química da UFSJ oferece as modalidades Licenciatura e Bacharelado, e o Programa de Pós-graduação em Física e Química Aplicadas está sendo reformulado para a implantação do Doutorado.
As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou pelos Correios, no período de 26 de abril a 25 de maio de 2010. Clique aqui para mais informações e cópia do edital.


Fonte: Patrícia Benedini Martelli (UFSJ)

MAIO 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.