BOLETIM ELETRÔNICO Nº 923

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Conversão de energia: processos fotovoltaicos e oxidativos

2. Ordem do Mérito Científico homenageia químicos

3. Concurso: "Experimentos Didáticos em Química para Alunos do Ensino Fundamental"

4. 1ª Escola de Inverno de Separações - I EISep

5. Data-limite para envio de trabalho para o XV Eneq é adiada

6. Encontram-se abertas as inscrições no XV BMIC/IILABIC

7. Workshop - Química Analítica de Processos

8. Vagas para Pós-Graduação (Doutorado) - Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan

9. Concurso Público para Docente (Físico-Química) - UFJF

10. Concurso para Professor Adjunto (Química Analítica, Orgânica, Inorgânica e Ensino de Química) - UFSC

11. Vaga no SENAI-Cetind para Doutores com experiência em síntese orgânica e catálise

12. Concurso para Professor Professor Adjunto/Assistente (Química Fundamental/Físico-Química/Química Analítica) - UFSJ

13. Concurso Público da Fundacentro

14. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Orgânica e Química Analítica) - UNIFAL-MG/Campus de Poços de Caldas

15. Vagas para Pós-doutorado no Instituto de Ciências do Mar - UFC



1. Conversão de energia: processos fotovoltaicos e oxidativos

33ª Reunião Anual da SBQ - “A Química construindo um futuro melhor”
Conversão de energia: processos fotovoltaicos e oxidativos
Data: 28 de maio de 2010

A pesquisa brasileira sobre fontes de energias renováveis privilegia os biocombustíveis, mas outros caminhos vêm sendo seguidos, como o das células solares. Eles poderão ser vistos nesse workshop da 33ª Reunião da SBQ

CONTEXTO
A corrida para encontrar formas de geração de energia limpas, renováveis e de baixo custo mobiliza esforços de instituições de pesquisa em todo o mundo. No Brasil, grande parte do trabalho dedicado a fontes renováveis concentra-se nos biocombustíveis, onde os vegetais fazem as vezes de receptores da luz do sol. Embora a escolha das fontes vegetais seja compreensível em país com tais dimensões e potencial agrícola, existem, entretanto, vários outros caminhos nessa busca. Entre eles a conversão direta de energia solar em energia térmica, química ou elétrica. No primeiro caso, grandes espelhos concentram a luz do sol gerando “fornos solares” com os quais é possível atingir temperaturas muito altas, suficientes para fundir metais. No segundo, dispositivos, ainda em estágio de desenvolvimento, mimetizam a fotossíntese. O terceiro caminho são as células solares fotovoltaicas de silício, já largamente empregadas para a geração de energia elétrica. Na Alemanha, por exemplo, essa tecnologia já desempenha um importante papel na matriz energética. Países como Espanha, Japão, Coréia e China investem na implantação de estações de energia solar e de painéis solares nas residências. Mas apesar dos avanços, da alta eficiência e durabilidade das células solares de silício, elas ainda continuam caras. Uma alternativa são as células solares fotovoltaicas orgânicas e as fotoeletroquímicas, estas também conhecidas como células de Grätzel – Michael Grätzel e Brian O´ Reagan foram os responsáveis pela demonstração de sua potencialidade. Ao longo de um processo de evolução contínua, a pesquisa voltou-se para outros materiais que têm a característica de serem semicondutores. Em particular corantes especiais, naturais industriais que substituem o silício. Os químicos que atuam nesse campo dedicam-se a identificar ou criar novos materiais com a propriedade de transformar a luz do sol em energia elétrica ou química. O objetivo é desenvolver compostos ou sistemas supramoleculares com essa capacidade e, em seguida, separar cargas, gerando sítios positivos e negativos. Isso equivale ao processo inicial de carregamento das “baterias moleculares”, que leva à conversão de luz (fótons) em energia elétrica. Embora a missão fundamental dos cientistas, no âmbito da universidade, seja a ampliação das fronteiras do conhecimento e a formação de profissionais de alto nível, esses pesquisadores estão, cada vez mais, empenhados em desenvolver novas tecnologias e aplicações. Assim, há uma expectativa natural de que os resultados da pesquisa venham contribuir para o processo de criação de produtos inovadores. O workshop apresenta linhas de trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo.

Informações fornecidas pelos professores Maurício da Silva Baptista, e Koiti Araki, do Instituto de Química da USP, participantes do workshop.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


2. Ordem do Mérito Científico homenageia químicos

Nove pesquisadores da área de ciências químicas foram agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico e receberão a homenagem, em maio, em cerimônia conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dois dos homenageados, Eliezer J. Barreiro, da UFRJ, e Jailson B. de Andrade, da UFBA, ambos do Conselho Consultivo da SBQ, foram promovidos da classe de comendador para a da Grã-Cruz. Os sete pesquisadores escolhidos pela comunidade científica para receber a comenda são os professores Ademir Neves, da UFSC, Afrânio Aragão Craveiro, da UFC, Antonio Celso Spinola, da UFBA, Benício de Barros Neto, da UFPE, Maria Domingues Vargas, da UFF, Paulo Anselmo Ziane Suarez, da UNB e Vitor Francisco Ferreira, da UFF.
A Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em 1993 e tem por objetivo premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram com contribuições expressivas no campo da ciência e tecnologia.
“Não temos dúvida que essa homenagem é muito importante não apenas para nossas carreiras individuais, mas também para toda comunidade científica que se vê reconhecida em seu esforço para ampliar o conhecimento no país”, afirma o professor Eliezer Barreiro, da UFRJ.
Para o professor Jailson Andrade, da UFBA, receber a Grã-Cruz “é motivo de grande satisfação, principalmente levando-se em conta que a premiação considera o trabalho realizado ao longo de muitos anos de vida profissional”.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


3. Concurso: "Experimentos Didáticos em Química para Alunos do Ensino Fundamental"

Dando continuidade às atividades comemorativas do Ano Internacional da Química – 2011 – "Química para um mundo melhor", com satisfação que a SBQ convida a comunidade para participar do concurso "Experimentos Didáticos em Química para alunos do Ensino Fundamental".
Essa ação tem como meta a criação de um material didático na forma de kit, contendo um livro de experimentos em química acompanhado de material de laboratório, para ser utilizado em sala de aula do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A chamada pode ser visualizada no endereço eletrônico http://quimica2011.org.br/edital.php.
O material pretende colaborar para a dinamização da educação em Ciências no ensino fundamental, estimulando a curiosidade, a criatividade e o espírito científico dos alunos cada vez mais cedo. As atividades experimentais deverão ser simples, perfeitamente adaptáveis ao desenvolvimento em sala de aula pelo professor e deverão cuidar atentamente à questão da geração e descarte de resíduos ambientais. Entre as várias atividades apresentadas ao MCT e ao MEC no projeto do AIQ – 2011 deixamos clara a nossa intenção em demonstrar às crianças, e ao público em geral, que a química é muito mais do que experimentos poluentes em laboratórios ou fórmulas rabiscadas num quadro-negro. Precisamos conscientizar a sociedade de que a química torna o nosso dia-a-dia muito melhor. Compreender como isso acontece é fantástico e, além de despertar o interesse de muitos estudantes para as carreiras científicas, certamente contribuirá na formação qualificada de novas gerações.


Fonte: Hugo Braibante, Aldo Zarbin e Claudia Rezende (UFSM/UFPR/UFRJ)


4. 1ª Escola de Inverno de Separações - I EISep

Entre os dias 19 e 23 de julho de 2010 o Instituto de Química da UNICAMP sediará a 1ª Escola de Inverno de Separações (I EISep). Serão abordados tópicos avançados de HPLC, UHPLC, eletroforese, fluido supercrítico e microssistemas de análise. Nesta primeira edição, a EISep contará com a participação do Prof. Dr. Janusz Pawliszyn (University of Waterloo, Ontario, Canadá) e da Profa. Dra. Susan M. Lunte (University of Kansas, EUA), além de professores do IQ-UNICAMP. A programação completa e informações sobre inscrições podem ser encontradas neste link. As inscrições para a I EISep estarão abertas até o final de maio.


Fonte: José Alberto Fracassi da Silva (IQ-UNICAMP)


5. Data-limite para envio de trabalho para o XV Eneq é adiada

A data-limite para submissão de trabalho(s) no XV Encontro Nacional de Ensino de Química foi adiada para 3 de maio de 2010.
Maiores informações.


Fonte: Ricardo Gauche (IQ-UnB)


6. Encontram-se abertas as inscrições no XV BMIC/IILABIC

A Comissão organizadora do XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry (XV BMIC) e II Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry (II LABIC) informa que estão abertas as inscrições no site do evento. O XV BMIC/II LABIC será realizado de 16 a 20 de agosto de 2010 no Hotel do Frade em Angra dos Reis-RJ. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos encerra em 10/05.


Fonte: Maria D. Vargas (UFF)


7. Workshop - Química Analítica de Processos

Como parte das atividades da 33ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, a Divisão de Química Analítica organizará o workshop intitulado “Química Analítica de Processos”, sob coordenação dos Profs. Márcia Ferreira (IQ-UNICAMP) e Fábio Rocha (CENA-USP) e patrocínio da UNILEVER. O evento, que ocorrerá no dia 28/5, visa apresentar e discutir aplicações, detectar avanços e identificar demandas de pesquisas voltadas ao monitoramento de processos, focando tanto o desenvolvimento de instrumentação analítica para monitoramento em tempo real, quanto a aplicação de quimiometria para o processamento das informações obtidas. Estão previstas apresentações de especialistas brasileiros e estrangeiros, bem como a discussão de questões levantadas pelos participantes do evento. O programa do workshop pode ser acessado na página da 33ª RA.
As inscrições, sem custo para inscritos na 33ª RA, podem ser feitas enviando uma mensagem para endereço frprocha@iq.usp.br, informando o nome completo, Instituição e número de inscrição na 33ª RA-SBQ. Os interessados não inscritos na 33ª RA, deverão pagar taxa no valor de R$ 80,00, através de depósito bancário para: Sociedade Brasileira de Química, Banco do Brasil, conta a 9048-4, agência 3559-9. A cópia do comprovante de depósito deve ser enviada juntamente com a solicitação de inscrição.


Fonte: Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (IQ-USP)


8. Vagas para Pós-Graduação (Doutorado) - Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan

O Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan dispõe de vagas para Pós-Graduação (Doutorado). Estas vagas são vinculadas a linha de pesquisa: "Processos redox na regulação da proteólise intracelular: implicações na remoção de proteínas oxidadas e prevenção de agregação protéica", sob coordenação de Marilene Demasi. Esta linha de pesquisa integra o Projeto Temático FAPESP: "Aspectos biológicos de tióis: Estrutura protéica, defesa antioxidante, sinalização e estados redox" e o INCT de Processos Redox em Biomedicina. Maiores informações.
Requisitos: experiência prévia em biologia molecular. Os interessados devem enviar e-mail para: marimasi@butantan.gov.br


Fonte: Marilene Demasi (Instituto Butantan)


9. Concurso Público para Docente (Físico-Química) - UFJF

Estarão abertas de 10/05/2010 a 24/05/2010, as inscrições para concurso públoco para Docente (área de Físico-Química) na Universidade Federal de Juiz de Fora. A titulação exigida é Graduação em Química ou Áreas Fins, Doutorando em Química, Área de Concentração Físico-Química ou Afins com Ênfase em Síntese e Caracterização de Materiais. O período para realização das provas é de 07/06/2010 a 16/06/2010. O edital completo estará disponível em breve no site da UFJF. Para outras informações, favor entrar em contato com o Prof. Hélio F. Dos Santos (e-mail: helio.santos@ufjf.edu.br).


Fonte: Helio F. Dos Santos (UFJF)


10. Concurso para Professor Adjunto (Química Analítica, Orgânica, Inorgânica e Ensino de Química) - UFSC

Encontram-se abertas de 20/04/2010 a 10/05/2010 as inscrições para concurso de Professor Adjunto no DQ-UFSC nas áreas: Química Analítica (1 vaga), Química Orgânica (1 vaga), Química Inorgânica (2 vagas) e Ensino de Química (1 vaga). Edital


Fonte: Iolanda Vieira (UFSC)


11. Vaga no SENAI-Cetind para Doutores com experiência em síntese orgânica e catálise

O SENAI-Cetind está prospectando currículos de doutores com experiência em síntese orgânica e catálise para atuar no Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Processos Químicos e Biotecnológicos Industriais. O candidato lecionará disciplinas no ensino superior e pós graduações. São características desejáveis: pró-atividade, bom relacionamento interpessoal, flexibilidade de horário, inglês intermediário, conhecimento intermediário de Patentes, experiência em gestão de projetos, experiência em docência e bom nível de produção em revistas indexadas.
Os currículos deverão ser enviados para o e-mail: alessander@cetind.fieb.org.br, aos cuidados de Alessander A. Ferro


Fonte: Alessander A. Ferro (SENAI-Cetind)


12. Concurso para Professor Professor Adjunto/Assistente (Química Fundamental/Físico-Química/Química Analítica) - UFSJ

Estão abertas de 15/04 a 15/05/2010 as inscrições para o Concurso Público para Professor Adjunto/Assistente, na Universidade Federal de São João del-Rei - Campus CCO – Divinópolis. Área de conhecimento: Química Fundamental/Físico-Química/Química Analítica.
Habilitação exigida: Graduação em Química com Título de Mestrado ou Doutorado obtido em programas de Pós-Graduação da área de Química com ênfase em Química Analítica. Maiores informações.


Fonte: Luis Fernando Soares (UFSJ)


13. Concurso Público da Fundacentro

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Público para provimento de 63 vagas. O edital contempla 05 vagas para técnico em Química (nível médio) e 01 vaga de Químico para o nível superior para exercer atividades específicas de pesquisa científica e tecnologia. Clique aqui para ver o Edital.


Fonte: Walter dos Reis Pedreira Filho (Fundacentro)


14. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Orgânica e Química Analítica) - UNIFAL-MG/Campus de Poços de Caldas

De 23 de abril a 24 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para professor na classe adjunto com dedicação exclusiva do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas-Campus de Poços de Caldas.
Áreas de Conhecimento: Química Orgânica(01 vaga) e Química Analítica(01 vaga).
Informações no site da Universidade, pelos telefones (35) 37216591 ou 37224404 e pelo e-mail: gael.poirier@unifal-mg.edu.br


Fonte: Gael Yves Poirier (UNIFAL-MG)


15. Vagas para Pós-doutorado no Instituto de Ciências do Mar - UFC

O Laboratório de Biogeoquímica Costeira do Instituto de Ciências do Mar, sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Transferência de Materiais Continente-Oceano na UFC, está selecionando doutores com título na área de Química, ou área correlata, para atuarem no desenvolvimento do projeto com bolsas de pós-doutorado da Capes. Os candidatos devem ter no mínimo três artigos publicados em revistas especializadas na área de Química Ambiental ou Oceanografia Química, bom desempenho acadêmico, capacidade de trabalho independente e motivação para trabalhar em equipe multidisciplinar. Enviar CV e uma carta de recomendação, todos anexados, via e-mail, endereçadas à Profa. Dra. Rozane V Marins (rozane.marins@pq.cnpq.br). Mais detalhes entrar em contato por email ou por telefone (85) 3366-7024.


Fonte: Rozane V. Marins (UFC)

ABRIL 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrônico da SBQ um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.