BOLETIM ELETRÔNICO Nº 920

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Eleições SBQ - Gestão 2010/2012 – Abertas as cédulas para Secretarias Regionais

2. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

3. SBQ se prepara para o Ano Internacional da Química

4. V Workshop de Biocatálise e Biotransformação

5. ACD/Labs lança software livre - ACD/NMR Processor Academic Edition

6. Workshop da DQO/SBQ

7. XI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética Mini-Cursos em RMN

8. IX Encontro da SBPMat – Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

9. BrazMedChem2010

10. Concurso Público para Professor de 3º Grau/UFPB

11. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica) - UESC

12. Concurso Público para Professor Adjunto DE (Química Orgânica) - UFRPE

13. Concurso para Professor Adjunto e Assistente (Química) - ICT/UFVJM

14. Concurso para Professor Adjunto - EQA/FURG

15. Vaga de bolsista PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Química - UFRRJ



1. Eleições SBQ - Gestão 2010/2012 – Abertas as cédulas para Secretarias Regionais

Informamos que estão abertas as cédulas de votação para Secretário, Vice-Secretário e Tesoureiro das Secretarias Regionais que ainda não estavam disponíveis. Além disso, foi aberta, também, a eleição de Diretor, Vice-Diretor e Tesoureiro da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica. A eleição para os demais cargos ainda continua. Caso você não tenha votado ainda, exerça o seu direito e vote agora. Para acessar a Cabine de Votação clique aqui. Contamos com a participação efetiva de cada associado. Votar é um direito do associado. Exerça o seu direito! Participe deste importante momento da SBQ!

ATENÇÃO: o prazo final para eleição da Diretoria e Conselho Consultivo é 24h00 do dia 24/04.


Sociedade Brasileira de Química


2. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

Como parte das homenagens que a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, está prestando ao Professor Hans Viertler, na passagem do seu 70º aniversário, pela sua expressiva contribuição à Química e à SBQ, a Diretoria e Conselho, em conjunto com os Editores de Química Nova, decidiram editar um Número Especial (NE) de QN dedicado a ele.
O número especial acolherá artigos em todas as modalidades aceitas por QN. Ressaltamos que todos os artigos serão submetidos a assessores ad hoc, de acordo com as normas da revista.
O texto final deverá ser submetido diretamente na página eletrônica de QN, impreterivelmente, até o dia 12 de junho de 2010.


Diretoria e Conselho da SBQ e Editores de QN


3. SBQ se prepara para o Ano Internacional da Química

Programa da entidade foi apresentado durante o Spring Meeting, da American Chemical Society

A SBQ, através de sua presidente Vanderlan S. Bolzani, participou dos encontros promovidos pela American Chemical Society para discussão e preparação das atividades a serem realizadas durante o Ano Internacional da Química, em 2011. As reuniões aconteceram durante o ACS Spring Meeting, de 21 a 24 de março, em São Francisco, Califórnia. Foram organizadas pela direção da ACS, que elabora uma agenda para o IYC 2011, e conduzidas pelo presidente da associação norte-americana Joseph S. Francisco. Participaram dos encontros representantes de entidades de vários países e regiões, entre eles Canadá, México, Reino Unido e Hong Kong e de organizações como a IUPAC e National Academy of Science, dos EUA. A presidente da SBQ fez um perfil da entidade e falou sobre o programa de ações planejadas para o Ano Internacional da Química no país, que deverão ter alcance nacional, elaborado pela diretoria e Conselho Consultivo. Em sua fala, situou a pesquisa e docência da química no atual contexto de desenvolvimento brasileiro. Esse cenário, explicou, é marcado pelos desafios que surgem com a necessidade de exploração das riquezas naturais, como o pré-sal e a biodiversidade terrestre e marinha. Lembrou que o país tem diante de si a necessidade de alavancar não apenas os níveis de ensino fundamental e médio, mas, também, criar condições para ampliar a qualidade do ensino das ciências.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)


4. V Workshop de Biocatálise e Biotransformação

A Comissão organizadora comunica a realização do V Workshop de Biocatálise e Biotransformação que será realizado de 20 a 23 de julho de 2010 na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Todas as informações estão site e através do email biocat2010@uem.br e dos telefones (44) 3011-4835 ou 3011-4871. O Prazo final para submissão dos trabalhos científicos encerra em 10/05.


Fonte: Regina Aparecida Correia Gonçalves (UEM)


5. ACD/Labs lança software livre - ACD/NMR Processor Academic Edition

A ACD/Labs (www.acdlabs.com) lançou no mês passado o ACD/NMR Processor Academic Edition, que é uma ferramenta de software gratuita que oferece recursos básicos e avançados de processamento de dados de experimentos de RMN de 1 e 2 dimensões (incluindo técnicas como COSY, HETCOR e HSQC). Ele também permite que você anexe estruturas químicas, some e subtraia espectros, e atribua correlações simplesmente clicando e arrastando, do átomo ao pico espectral.
"Reduza a monotonia do processamento de dados de RMN. Importe dados dos formatos da maioria dos fabricantes, e processe espectros no laboratório, escritório ou em casa".
Somente para uso acadêmico e não comercial. Faça o download aqui
Contato (para o Brasil): Leandro Latorre (leandro.latorre@acdlabs.com)


Fonte: Leandro Latorre (Advanced Chemistry Development, Inc.)


6. Workshop da DQO/SBQ

Encontram-se abertas as inscrições para o Workshop “Química Orgânica e Sustentabilidade”, da Divisão de Química Orgânica da SBQ (DQO/SBQ), a ser realizado no dia 28/05/2009, no Hotel Monte Real, durante a 33-RASBQ. A programação completa do evento, com os temas das palestras e os respectivos apresentadores, está disponível na página da 33-RASBQ. Os interessados em participar do workshop que estejam regularmente inscritos na 33-RASBQ estão isentos da taxa de inscrição. As inscrições devem ser feitas enviando um e-mail para o coordenador do evento, Prof. Marcus Mandolesi Sá (msa@qmc.ufsc.br), contendo os seguintes dados:
Nome completo:
Posição (Graduando, Pós-graduando, Pesquisador, Professor):
Instituição:
Está inscrito na 33ª RA-SBQ? (Sim/Não):


Fonte: Marcus Mandolesi Sá (UFSC)


7. XI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética Mini-Cursos em RMN

A XI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética Mini-Cursos em RMN será realizada no período de 02 a 06 de agosto de 2010 no Bourbon Convention Hotel, Curitiba, PR, Brasil.
O prazo final para submissão de trabalhos: 18 de abril de 2010.
Haverá premiação aos melhores trabalhos de estudantes nas categorias: iniciação científica, mestrado e doutorado. Inscrições e informações Promoção: Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear – AUREMN


Fonte: Sonia Menezes (AUREMN)


8. IX Encontro da SBPMat – Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Temos o prazer de convidá-lo para submeter seu trabalho de pesquisa para o IX Encontro da SBPMat – Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. O evento será realizado na cidade de Ouro Preto, MG, no período de 24 a 28 de outubro de 2010 e irá trazer os principais profissionais da área para apresentar e discutir os temas relacionados. Limite para submissão de Resumos: 28/05/2010 / Comunicação do aceite dos Resumos: 30/06/2010 / Limite para inscrição com desconto: 30/08/2010
Para maiores informações, visite o site da conferência.


Fonte: Nelson Henrique Morgon (UNICAMP)


9. BrazMedChem2010

O compromisso do BrazMedChem2010 será realizado em Ouro Preto-MG, de 6 a 9/11/2010. Ambos, o programa científico e o local do evento, estão planejados para oferecer um fórum de elevada galhardia científica. Por favor, clique aqui e visite o site. As inscrições já podem ser feitas on-line, neste link. Este ano o BrazMedChem2010 está repleto de novidades: Premiação dos melhores trabalhos; Prêmio Pfizer/BrazMedChem de incentivo à iniciação científica; Prêmio BrazMedChem de incentivo à pesquisa em Química Medicinal; Workshop conjunto DNDi/BrazMedChem e Três mini-cursos.


Fonte: Carlos Montanari (IQSC-USP)


10. Concurso Público para Professor de 3º Grau/UFPB

Encontram-se abertas de 05 a 23/04/2010 as inscrições para o Concurso Público para Professor de 3º Grau da Universidade Federal da Paraíba. As vagas são para as seguintes áreas: Termodinâmica (01 vaga Dedicação Exclusiva Adjunto I), Química Inorgânica (01 vaga Dedicação Exclusiva Adjunto I) e Fisico-quimica (01 vaga Dedicação Exclusiva Adjunto I).
Maiores informações.


Fonte: Maria Gardennia da Fonseca (UFPB)


11. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Inorgânica) - UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-Bahia, abre inscrições para o Concurso Público para Professor Adjunto em Química Inorgânica. Informações podem ser obtidas com a comissão organizadora – PROGRAD. Tel: (73)3680-5013 ou clique aqui para maiores informações.


Fonte: Raildo Mota de Jesus (DCET-UESC)


12. Concurso Público para Professor Adjunto DE (Química Orgânica) - UFRPE

A partir de 13 de abril até 12 de maio estarão abertas as inscrições do concurso público para professor adjunto DE na área de Química Orgânica para o perfil: "Doutor em Química, área de conhecimento em química orgânica com produção científica em RMN, comprovada em revista científica indexada." Maiores informações ou no telefone 81-33206370, e pelo e-mail coordenacao@pgq.ufrpe.br


Fonte: Celso de Amorim Camara (UFRPE)


13. Concurso para Professor Adjunto e Assistente (Química) - ICT-UFVJM

Encontram-se abertas de 24/03/2010 a 16/04/2010 as inscrições para concurso público de provas e títulos para provimento de uma vaga de Professor Ensino Superior (Professor Adjunto e Assistente) do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Requisito: Graduação em Química ou Engenharia Química e portador do título de Doutor ou Mestre em alguma dessas áreas.
Para maiores informações clique aqui ou através do telefone: (38) 3532-1214


Fonte: Lucas Franco Ferreira (ICT-UFVJM)


14. Concurso para Professor Adjunto - EQA-FURG

Encontram-se abertas de 12/04/2010 a 23/04/2010 as inscrições para concurso para Professor Adjunto na EQA-FURG, nas áreas de Química Orgânica (01 vaga), Química Inorgânica (01 vaga) e Química Geral (01 vaga), no Campus Carreiros (Rio Grande-RS) e Química Orgânica (01 vaga) e Físico-Química (01 vaga) no Campus Santo Antônio da Patrulha-RS. Os editais (03/2010 e 06/2010) podem ser acessados através da página da FURG.

Fonte: Carlos Roberto de Menezes Peixoto (EQA-FURG)


15. Vaga de bolsista PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Química - UFRRJ

Estão abertas as inscrições, até o dia 23 de abril de 2010, para a REPOSIÇÃO de uma vaga de bolsista PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRRJ, para atuar no projeto “Consolidação da Química Medicinal no PPGQ/UFRRJ através de um Projeto de Síntese e Planejamento de Novos Agentes Quimioterápicos”. É necessário que os candidatos sejam Doutores (no máximo 5 anos) e tenham experiência comprovada no planejamento e síntese de compostos bioativos. A bolsa já se encontra aprovada e terá vigência a partir de maio de 2010. Maiores detalhes estão disponíveis em Edital divulgado na página do PPGQ.


Fonte: Carlos Mauricio R. Sant´Anna (ICE-UFRRJ)

ABRIL 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrnico da SBQ um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.