BOLETIM ELETRÔNICO Nº 917

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

2. 3° Seminário de Laboratório

3. Vaga para bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química - UFC

4. Seleção de bolsista de Pós-Doutorado na modalidade DTI 2 para o INCT de Semioquímicos na Agricultura - (DQ-UFPR)

5. Concurso para Professor Adjunto (Modelagem Molecular/Química Farmacêutica Medicinal) - UFG

6. 02 vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP

7. III Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular - SeedMol

8. I SINLAB – Simpósio Nacional sobre Tratamento de Resíduos de Laboratórios

9. Concurso Público para Professor Adjunto (Físico-Química) - UFC - Campus do Pici

10. Impactos da Nanotecnologia em alimentos e na agricultura serão discutidos no Brasil

11. Concurso para Professor Adjunto - UFSJ



1. Química Nova lança número especial em homenagem ao Professor Hans Viertler

Os Editores de Química Nova anunciam que será publicado, por solicitação da Diretoria e Conselho da SBQ, um número especial da revista em homenagem aos 70 anos do Prof. Hans Viertler, ex-Presidente da Sociedade. O Prof. Jailson B. de Andrade atuará como Editor Convidado, juntamente com os Profs. Susana Torresi e Vitor Ferreira, neste número que abrangerá todas as seções/modalidades da revista. Os pesquisadores interessados em contribuir devem submeter os manuscritos pelo sistema on-line da revista, indicando claramente na carta de apresentação que o trabalho é para o número especial. As Instruções para preparação dos trabalhos estão disponíveis em http://quimicanova.sbq.org.br, seguindo as normas padrão da revista, esclarecendo que a tramitação dos processos será a usual. A data limite para submissão de manuscritos é 12 de Junho de 2010, de maneira a assegurar a publicação deste fascículo no final do segundo semestre.


Fonte: Profs. Susana Torresi e Vitor Ferreira (Editores de QN)


2. 3° Seminário de Laboratório

Convidamos todos para o 3° Seminário de Laboratório, de 04 a 05/05/10 no Auditório FIRJAN, no Rio de Janeiro. As atividades previstas no evento envolverão palestras, painéis e sessões técnicas com temas de grande interesse como Produção de álcool a partir de algas, Analisadores virtuais, Polímero verde, entre outros. O evento tem como objetivo principal reunir pesquisadores e profissionais em um fórum que possibilite a discussão de tecnologias e práticas utilizadas no âmbito do petróleo e derivados e biocombustíveis. O evento é mais uma excelente oportunidade de fomentar a interação indústria-academia, cuja organização vem sendo conduzida pela Comissão de Laboratório do IBP. A programação no site do evento.


Fonte: Márcio Rebouças (Braskem S.A)


3. Vaga para bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química - UFC

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de 1 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Cerá-UFC. O candidato deve ter experiência comprovada em Química Orgânica, preferencialmente nas linhas de pesquisa em Biocatálise, Produtos Naturais Marinhos ou Quimioinformática. As inscrições podem ser feitas na secretaria do PPGQ-UFC ( Programa de Pós-Graduação em Química da UFC) no perído de 02/03/2010 a 26/03/2010 ou por correios via SEDEX. Mais detalhes sobre a seleção podem ser encontrados no edital publicado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, em editais-PNPD-Química Orgânica.


Fonte: Marcos Carlos de Mattos (UFC)


4. Seleção de bolsista de Pós-Doutorado na modalidade DTI 2 para o INCT de Semioquímicos na Agricultura - (DQ-UFPR)

Há vaga para um bolsista DTI 2 para trabalhar no Laboratório de Semioquímicos do Departamento de Química da UFPR, em Curitiba. O candidato deverá possuir título de Doutor com área de concentração em Química Orgânica. Conhecimentos de GC, GC-MS e HPLC são imprescindíveis para a aplicação. O candidato ficará encarregado de conduzir um projeto relacionado à identificação estrutural do feromônio de uma determinada espécie de inseto e do entendimento dos mecanismos de interação desse inseto com sua planta hospedeira. Os candidatos deverão mandar CV com carta de recomendação para o Prof. Paulo Henrique G. Zarbin: pzarbin@quimica.ufpr.br até 18 de junho. A indicação do bolsista ocorrerá no mês de julho e a duração da bolsa é de 24 meses.


Fonte: Paulo Henrique G. Zarbin (UFPR)


5. Concurso para Professor Adjunto (Modelagem Molecular/Química Farmacêutica Medicinal) - UFG

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para Professor de Química Farmacêutica Medicinal na Universidade Federal de Goiás, para o cargo efetivo de Professor Adjunto em Modelagem Molecular/Química Farmacêutica Medicinal.
Período de inscrição: 10/03/2010 a 25/03/2010 informações através do site. » Veja mais...


Fonte: Valéria de Oliveira (UFG)


6. 02 vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP

O Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP informa a abertura de dois concursos públicos para o provimento de vagas para Professor Doutor nas áreas de Química Orgânica e Química Inorgânica. As inscrições estarão abertas no período de 03 de março a 16 de abril de 2010. O salário é de R$ 6.707,99, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. Maiores detalhes poderão ser obtidos no edital completo, link “vagas”.


Fonte: Angélica M.S. Oliveira (IQ/USP)


7. III Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular - SeedMol

O III Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, SeedMol, ocorrerá na Universidade de Brasília, de 15 à 19 de outubro de 2010. O simpósio terá diversas palestras, pôsteres e mini-cursos, com o objetivo de agregar alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores. Os temas principais do simpósio serão: química teórica, química computacional, dinâmica molecular, modelagem molecular, física atômica e molecular, bioinformática e áreas afins. Contamos com a sua participação. Para maiores informações clique aqui, ou entre em contato pelo e-mail seedmoldf@unb.br.


Fonte: Joao Batista L. Martins (UNB)


8. I SINLAB – Simpósio Nacional sobre Tratamento de Resíduos de Laboratórios

Convidamos a todos a participar do Simpósio Nacional sobre Tratamento de Resíduos de Laboratório que será realizado nos dias 15 à 18 de Junho de 2010, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB-Compus de Jequié, Av. José Moreira Sobrinho s/n, Jequiezinho, Jequié-BA. O evento tem como objetivo iniciar as discussões acerca de formas de tratamentos de resíduos de laboratórios, recuperação, minimização e gerenciamento destes resíduos, propor ações que minimizem o impacto ambiental e os riscos envolvidos nas atividades laboratoriais, discutir linhas básicas que devem ser seguidas para a implementação de um plano de gestão de resíduos químicos, aperfeiçoar linhas de pesquisa na área, despertar na comunidade científica a consciência de que somos capazes de gerar conhecimento e descartar adequadamente aquilo que, na geração desse conhecimento, possa representar risco grave à saúde da população e ao ambiente.


Fonte: Marcelo Eça Rocha Paola (UESB)


9. Concurso Público para Professor Adjunto (Físico-Química) - UFC - Campus do Pici

A Universidade Federal do Ceará torna público que estarão abertas as inscrições para concurso público para preenchimento de uma vaga de Professor Adjunto na área de Físico-Química, no Departamento de Química Analítica e Físico-Química (DQAFQ) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, em Fortaleza. As inscrições serão realizadas no período de 17 de março a 15 de abril de 2010. Maiores informações no edital 59/2010. Contatos do DQAFQ: telefone na secretaria do DQAFQ, (85) 3366-9980, e e-mail do DQAFQ, dqafq@ufc.br.


Fonte: Pedro de Lima Neto (UFC)


10. Impactos da Nanotecnologia em alimentos e na agricultura serão discutidos no Brasil

A Nanoagri 2010 será realizada de 20 a 25 de junho de 2010, no Hotel Colina Verde, em São Pedro, interior de São Paulo (a 195 quilômetros da capital, 111 quilômetros de Campinas e 70 quilômetros de São Carlos).
A submissão de resumos (1 página) está aberta até 26 de março e as pré-inscrições até 30 de abril de 2010. Maiores informações.


Fonte: André Longhini (Embrapa)


11. Concurso para Professor Adjunto - UFSJ

O Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abriu edital de concurso público para contratação de professor efetivo (classe adjunto) na área de QUÍMICA ORGÂNICA (CPD018). As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou pelos Correios, entre os dias 08 de março e 08 de abril de 2010. Para mais informações e cópia do edital, clique aqui.


Fonte: Stella Maris Resende (UFSJ)


MARÇO 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrnico da SBQ um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuies devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.