BOLETIM ELETRÔNICO Nº 914

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Workshop Biota-Fapesp mostrou estado da arte na pesquisa com produtos naturais

2. Biocombustíveis: Especialização

3. Vaga para bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Cerá-UFC

4. XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos

5. Concurso para Professor Adjunto no Departamento de Química da UFSCar

6. Foz do Iguaçu sedia evento internacional de Geofísica

7. Concurso Professor Adjunto (Química Geral e Inorgânica) - UFF

8. Concurso para Professor nas Áreas de Físico-Química e Química Inorgânica na Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Parnaíba

9. I SINLAB – Simpósio Nacional sobre Tratamento de Resíduos de Laboratórios

10. Concurso Público para Vaga de Especialista em Laboratório

11. Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica - Oficina na 33ª Reunião Anual da SBQ

12. Curso de Extensão a Distância - História da Ciência e Ensino

13. Seleção Pública para Professor Visitante (Química Inorgânica/Fisico-Química)- UFSM

14. Abertas as inscrições para o Prêmio L'Oréal-Unesco-ABC

15. Concurso Público para Professor Adjunto DE - Campus Macaé/UFRJ



1. Workshop Biota-Fapesp mostrou estado da arte na pesquisa com produtos naturais

Metabolômica no contexto de sistemas biológicos: uma abordagem racional para a busca de moléculas na natureza

Realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, o workshop internacional promovido pelo programa Biota-Fapesp exibiu, em 20 apresentações, o cenário da pesquisa atual sobre modelos e técnicas de prospecção de moléculas bioativas de produtos naturais. Um dos pontos de referência do evento foi a constatação de que o número de novos fármacos identificados a partir de produtos naturais vem se reduzindo nos últimos anos em âmbito mundial. Daí a necessidade de novas abordagens que ampliem e acelerem a capacidade da pesquisa. Entre esses enfoques está a metabolômica, que faz o rastreamento de todos os metabólitos de um organismo. Um panorama geral desse quadro foi apresentado na palestra de abertura, por Robert Verpoorte, do Instituto de Biologia da Universidade de Leiden, Holanda, que enfatizou a necessidade da pesquisa retomar uma visão integrada dos sistemas biológicos, com o auxílio dos últimos avanços nas tecnologias de rastreamento molecular, como a ressonância magnética nuclear. O encontro foi organizado pela Professora Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e presidente da SBQ, que integra a equipe de coordenadores do programa Biota-Fapesp. “O encontro conseguiu reunir trabalhos de alguns dos pesquisadores internacionais de maior destaque na área de produtos naturais, ao lado da pesquisa de ponta que vem sendo feita no Brasil e que tem avançado muito no conhecimento da nossa biodiversidade”, afirma a pesquisadora. Veja a cobertura do evento pela Agência Fapesp:
Observar a natureza
Riqueza biodiversa
Fonte microscópica
Química natural


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa - SBQ)


2. Biocombustíveis: Especialização

Objetivo: formação de recursos humanos e fomento à pesquisa na área de Biocombustíveis.
Público-Alvo: profissionais de nível superior em química e áreas afins.
Disciplinas: Biotransformação aplicada à produção de Biocombustíveis, Biocombustíveis gasosos, Biocombustíveis líquidos, Construção do conhecimento científico, Fontes de energia, Gerenciamento de processos, Métodos cromatográficos, Operações unitárias, Planejamento experimental, Seminários, Tecnologias limpas, Trabalho de Conclusão.
Carga horária total: 390 h/a
Duração do curso: 4 semestres
Organização: Curso de Química - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Inscrições e Informações: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Veja mais...



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa - SBQ)


3. Vaga para bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Cerá-UFC

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de 01 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Cerá-UFC. O candidato deve ter experiência comprovada em Química Orgânica, preferencialmente nas linhas de pesquisa em Biocatálise, Produtos Naturais Marinhos ou Quimioinformática. As inscrições podem ser feitas na secretaria do PPGQ-UFC ( Programa de Pós-Graduação em Química da UFC) no perído de 02/03/2010 a 26/03/2010 ou por correios via SEDEX. Mais detalhes sobre a seleção podem ser encontrados no edital publicado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (www.prppg.ufc.br), em editais-PNPD-Química Orgânica.


Fonte: Marcos Carlos de Mattos (UFC)


4. XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos

A Associação Nacional de Pós-Graduandos informa o XX Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos a ser realizado de 15 a 18 de abril de 2010, na UFRJ.


Fonte: Luisa Barbosa Pereira (ANPG)


5. Concurso para Professor Adjunto no Departamento de Química da UFSCar

Vaga para Professor Adjunto no Departamento de Química da UFSCar na área de POLÌMEROS. As inscrições já estão abertas, e segundo o edital, poderão se inscrever químicos, engenheiros químicos e engenheiros de materiais. O edital do concurso pode ser acessado neste link


Fonte: Emerson Camargo (UFSCar)


6. Foz do Iguaçu sedia evento internacional de Geofísica

Com o tema "Ciência do Sistema Terra – Mudança Global e Riscos Naturais", o Encontro das Américas da União Norte-Americana de Geofísica (AGU Meeting of the Americas) terá a participação de mais de 2 mil pesquisadores de diversos países. Serão seis dias de evento, entre os dias 8 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu.
Considerada uma das maiores reuniões internacionais já realizadas na América do Sul, o evento discutirá de maneira integrada a ciência do Sistema Terra. A programação inclui 244 simpósios coordenados por mais de 600 pesquisadores em todas as áreas do Sistema Terra. Haverá ainda discussão de temas gerais, como educação, divulgação científica e riscos naturais.
Pesquisadores interessados em participar ativamente do evento têm prazo até 31 de março para a entrega de resumos de trabalhos (orais ou posters) nas áreas temáticas disponíveis!
Além das sessões técnicas estão previstos quatro cursos pré-congresso, duas visitas técnicas à usina de Itaipu, com foco em geotecnia e hidrologia, e três excursões pré-Congresso: "Crateras de Impacto", "Torre do Projeto LBA na Amazônia" e "Província Basáltica do Paraná".

Ficha Técnica/Resumo
Evento: O Encontro das Américas – AGU 2010
Data: 8 a 13 de agosto de 2010
Local: Centro de Convenções do Hotel Rafain Palace, Foz do Iguaçu, Paraná
Submissão de resumos: Até 31 de março de 2010
Realização: AGU - American Geophysical Union. Veja mais...


Fonte: Adalgiza Fornaro (USP/IAG/ACA)


7. Concurso Professor Adjunto (Química Geral e Inorgânica) - UFF

Encontram-se abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos para ocupação de 01 vaga de adjunto I no departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense. O concurso será na área de Química Geral e Inorgânica e as inscrições irão até o dia 19 do corrente mês. O concurso será realizado no período de 05 a 08 de abril. Maiores informações poderão ser obtidas no endereço www.uff.br/gqi, ou pelo e-mail gqi@vm.uff.br ou pelos telefones (021) 2629-2160 ou (021) 2629-2161.


Fonte: José Walkimar de M. Carneiro (UFF)


8. Concurso para Professor nas Áreas de Físico-Química e Química Inorgânica na Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Parnaíba

Classe: Professor Assistente (Edital de Concurso Público nº 35/2010) - DOU nº 40, de 02.03.2010. Área/Subárea: Físico-Química/Físico-Química Introdução à Química, Química Geral e Química Quântica. Nº vagas: 01. Titulação exigida: Graduação em Química com Mestrado ou Doutorado na área de Físico-Química ou áreas afins. Inscrição: até 5 de abril de 2010.
Classe: Professor Assistente (Edital de Concurso Público nº 42/2010) - DOU nº 40, de 02.03.2010. Área/Subárea: Química Inorgânica/Química Inorgânica, Química Geral, Introdução à Química e Química Tecnológica. Nº vagas: 01. Titulação exigida: Graduação em Química com Mestrado ou Doutorado na área de Química Inorgânica ou áreas afins. Inscrição: até 5 de abril de 2010.
Clique aqui para maiores informações


Fonte: Jairo Tronto (UFV)


9. I SINLAB – Simpósio Nacional sobre Tratamento de Resíduos de Laboratórios

Tema principal: A Ciência Protegendo o Meio Ambiente
Período de realização: 15 a 18/06/2010
Local de realização: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB –Campus de Jequié
Expectativa de público: 1.000 pessoas
Origem do público: Nacional
*Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra


Fonte: Marcelo Eça Rocha Paola (UESB)


10. Concurso Público para Vaga de Especialista em Laboratório

Edital IFUSP no 56/2010 O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo procura um físico com formação teórica para atuar na área de física computacional no desenvolvimento e implementação de software. O salário inicial é de R$3.323,81. Maiores informações...


Fonte: Marília Junqueira Caldas (IF/USP)


11. Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica - Oficina na 33ª Reunião Anual da SBQ

NEW TRENDS ON THE BORON-DOPED DIAMOND ELECTRODE
A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday
28 de maio de 2010 – 9:00-17:30
Hotel Monte Real, Águas de Lindóia – SP

Chamada de trabalhos / Inscrições:
Data limite para submissão de trabalhos 26 março 2010
Maiores detalhes


Fonte: Romeu C. Rocha Filho (UFSCar)


12. Curso de Extensão a Distância - História da Ciência e Ensino

Com o objetivo de analisar as possibilidades de interface entre História da Ciência e Ensino e de elaborar atividades para aplicação em sala de aula, a COGEAE/PUC-SP oferece cursos a distância organizados e promovidos pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP.
No momento estão abertas as inscrições para o curso História da Ciência e Experimentos em Sala de Aula que ocorrerá entre 10 de abril e 12 de junho.
Informações e inscrições clique aqui


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUCSP)


13. Seleção Pública para Professor Visitante (Química Inorgânica/Fisico-Química)- UFSM

Os candidatos deverão apresentar o seguinte perfil:
Doutorado em Química ou em Ciências para atuar na interface entre as áreas de Química Inorgânica e Físico-Química (Ressonância Magnética Multinuclear, Espectroscopia, Catálise, Materiais, Eletroquímica, Modelagem Molecular, Cinética, Termodinâmica ou Superfícies). Edital


Fonte: Ernesto Schulz Lang (UFSM)


14. Abertas as inscrições para o Prêmio L'Oréal-Unesco-ABC

As inscrições para o Prêmio L'Oréal-Unesco-ABC estarão abertas a partir do dia 8 de março, 2ª feira, Dia Internacional da Mulher. O cadastro pode ser feito pelo site. Esse ano, o programa selecionará até sete pesquisadoras que tenham completado o doutorado entre 2004 e 2010. São quatro bolsas para as áreas das Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, uma para as Ciências Físicas, uma para as Ciências Químicas e uma para as Ciências Matemáticas. O valor de cada bolsa auxílio grant é o equivalente a US$ 20.000 (vinte mil dólares), convertidos em reais, para aplicação em 12 meses. As inscrições vão até 10 de maio de 2010.

Fonte: Lucina Rocha Sousa (UFPB)


15. Concurso Público para Professor Adjunto DE - Campus Macaé/UFRJ

Estão abertas as inscrições para os Concursos Públicos de Provas e Títulos para Professor Adjunto (DE) nas áreas de Química Geral e Inorgânica e Físico-Química. As vagas disponíveis são para o Campus da UFRJ em Macaé (Edital n° 4, de 22 de janeiro de 2010, publicado no DOU n° 52, de 27/01/2010, Seção 3, pp 52 e 53, e retificado no DOU n° 21, de 01/02/2010, p. 60). As inscrições acontecem até o dia 12 de março no seguinte endereço:

Campus Macaé
Complexo Universitário de Macaé - Secretaria da UFRJ
Rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50
Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - CEP: 27930-560
Tel: (0xx22) 2762-9313
E-mail: secretaria.ufrjmacae@gmail.com


Fonte: Cássia Curan Turci (IQ/UFRJ)

MARÇO 2010

DESTAQUES:


O Boletim Eletrnico da SBQ um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Qumica

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuies devem ser enviadas para:boletim@sbq.org.br.


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate boletim@sbq.org.br

Copyright 2010 SBQ.Todos os direitos reservados.