Editorial
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e Editor Associado
Editorial
01-editorial.pdf
A
Revolução Verde da Mamona
José
Marcelo Cangemi, Antonia Marli dos Santos e Salvador Claro
Neto
Química
e Sociedade
mamona,
biodiesel, poliuretano
Da
mamona, aproveita-se tudo, já que o óleo extraído de suas
sementes é matéria-prima para a fabricação de produtos
elaborados como biodiesel, plásticos, fibras sintéticas,
esmaltes, resinas, lubrificantes e próteses. Como subproduto
da industrialização da mamona, obtém-se a torta, que possui a
capacidade de restaurar terras esgotadas. Por tudo isso, esse
vegetal, que não entra na cadeia alimentícia, pode ser
considerado um “petróleo verde”. A partir de 1º de julho de
2009, a mistura compulsória de biodiesel no combustível diesel
passou a ser de 4%, sendo a mamona escolhida pelo Governo
Federal como a matéria-prima prioritária do programa biodiesel
devido à geração de emprego e renda em regiões pouco
favorecidas do país, uma vez que essa cultura envolve uma
grande parte de agricultores familiares. No ensino, o tema
mamona pode ser utilizado não somente como uma ferramenta no
ensino de química, mas também ajudando o aluno a posicionar-se
com relação a diversos temas da atualidade como modelo de
desenvolvimento sustentável, mudança de matriz energética,
diminuição do consumo de energia e até mesmo os destinos da
economia do país.
02-QS-1209.pdf
A
História e a Arte Cênica como Recursos Pedagógicos para o
Ensino de Química - Uma Questão Interdisciplinar
Marilde
Beatriz Zorzi Sá, Eliane Maria Vicentin e Elisa de Carvalho
Espaço
Aberto
contextos,
recursos metodológicos, significados
O
ensino de Química tem recebido orientações que não concebem
mais aulas baseadas na transmissão/recepção de informações.
Muito mais do que ter conhecimento, o estudante deve ser
preparado para exercer sua condição de cidadão conhecedor da
realidade social de seu país e que esteja disposto a
melhorá-la. Para tal, são necessários, à compreensão
conceitual, o entendimento das relações dos diversos campos do
conhecimento e o desenvolvimento de competências e
habilidades. Assim, a Química deve ser entendida como
construção humana, influenciada por aspectos diversos, com
estreita relação com suas aplicações tecnológicas e com
questões ambientais e éticas. Estratégias bem estruturadas
permitem ao aluno agir como protagonista na construção de seu
próprio conhecimento, além de proporcionarem uma
conscientização das implicações históricas no desenvolvimento
científico.
03-EA-2409.pdf
Questões
de Química no Concurso Vestibular da Unesp: Desempenho dos
Estudantes e Conceitos Exigidos nas Provas
Camila
Silveira da Silva, José Antonio Maruyama, Luiz Antonio Andrade
de Oliveira e Olga Maria Mascarenhas de Faria
Oliveira
Espaço
Aberto
vestibular,
conceitos de Química, desempenho dos
candidatos
Esse
texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre as
provas de Química dos exames vestibulares da Unesp no período
de 1990 a 2006. São destacados os dados sobre os conceitos
mais e menos frequentes exigidos dos candidatos na resolução
das questões e o desempenho dos vestibulandos na resolução de
tais questões. De acordo com a análise realizada, observa-se
que alguns conceitos são bastante frequentes, aparecendo como
conhecimentos principais para a resolução das questões. Alguns
desses assuntos são: cálculos estequiométricos; equações
químicas e balanceamento; solubilidade e concentrações;
reações de oxirredução; equilíbrio ácido-base; dentre outros
que constam no corpo desse texto. Já em relação aos conceitos
menos frequentes, destacam-se modelos atômicos de Thomson,
Rutherford e Bohr; tipos de entalpia de reação; forças
intermoleculares; polaridade das ligações; entre outros. O
desempenho dos candidatos é apresentado em relação às questões
de múltipla escolha e dissertativas.
04-EA-3409.pdf
Tabela
Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental
e Médio
Thiago
Andre de Faria Godoi, Hueder Paulo Moisés de Oliveira e Lúcia
Codognoto
Espaço
Aberto
jogos
didáticos, Tabela Periódica, métodos de
ensino
Este
trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de
um jogo didático, que aborda a Tabela Periódica e as
propriedades periódicas, para alunos de Ensino Fundamental e
Médio. O jogo Super Trunfo da Tabela Periódica foi
desenvolvido baseado no jogo de cartas comercialmente
existente chamado Super Trunfo. Esse jogo permitiu aos alunos
tratarem o tema de maneira dinâmica, realizando comparações
entre os elementos químicos e ajudando também a entender o
posicionamento de cada elemento químico na Tabela Periódica.
Os alunos se mostraram mais estimulados pelas atividades,
favorecendo a aprendizagem. A atividade mostrou-se uma boa
alternativa, visto que os alunos cobraram os jogos em outras
aulas e se interessaram em confeccionar as cartas para que
pudessem jogar em casa.
05-EA-0509.pdf
O Debate
como Estratégia em Aulas de Química
Maisa
Helena Altarugio, Manuela Lustosa Diniz e Solange Wagner
Locatelli
Relatos
de Sala de Aula
debate,
estratégia de ensino, argumentação
Neste
artigo, analisamos os depoimentos de professores de química em
formação continuada que experimentaram a estratégia do debate
em suas salas de aula. O debate traz diversas vantagens para
um ensino de química e de ciências que, em geral, tenham como
objetivo a formação de cidadãos críticos e atuantes na
sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a
habilidade da argumentação. Mostramos também que essa
atividade, como prática incomum em aulas de ciências,
representa uma alternativa para os docentes que procuram
soluções mais criativas e motivadoras para suas
aulas.
06-RSA-8008.pdf
Agrotóxicos: Uma
Temática para o Ensino de Química
Jaciene
Alves Cavalcanti, Juliano Carlo Rufi no de Freitas, Adriana
Cristina Nascimento de Melo e João R. de Freitas
Filho
Relatos
de Sala de Aula
agrotóxicos,
intervenção didática, conceitos químicos
O
artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com
estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, na qual se
relacionou a Química com Agrotóxicos. A abordagem deste
trabalho envolveu os estudantes na construção dos conceitos de
elementos químicos, substâncias, misturas, funções orgânicas,
solubilidade, concentração, densidade, pontos de fusão e
ebulição, bem como na pesquisa de fórmulas estruturais de
agrotóxicos e de seus efeitos sobre o meio ambiente e na saúde
humana. O tema agrotóxicos foi escolhido por serem os
pesticidas um dos maiores causadores de contaminação humana e
ambiental e, portanto, de grande relevância
social.
07-RSA-0309.pdf
Gestão
de Resíduos de Laboratório: Uma Abordagem para o Ensino
Médio
Alexander
Fidelis da Silva, Tamires Rúbia dos Santos Soares e Júlio
Carlos Afonso
Pesquisa
no Ensino de Química
resíduos;
tratamento de resíduos; consciência ambiental
Este
trabalho mostra a possibilidade, desde o Ensino Médio, de os
alunos terem contato com um dos desafios ambientais da
atualidade: a gestão e o tratamento dos resíduos gerados em
laboratórios de química. Os tratamentos propostos se baseiam
nos equilíbrios químicos básicos em solução aquosa
(neutralização, precipitação, oxirredução e complexação) e
facilitam a assimilação de diversos conceitos. Essa iniciativa
facilita a inculturação nos alunos da necessidade de serem
parte integrante de uma relação mais harmoniosa com o
ambiente.
08-PE-9208.pdf
A
Química Disciplinar em Ciências do 9º Ano
Tathiane
Milaré e José de Pinho Alves Filho
Pesquisa
no Ensino de Química
Ensino
de Ciências, conteúdos de Química, 9º ano do Ensino
Fundamental
O
artigo discute sobre o modo como a Química é desenvolvida no
9º ano do Ensino Fundamental por professores de Ciências de
Florianópolis (SC) e de Araraquara (SP). Considera as
possíveis influências do livro didático e as consequências
desse ensino na aprendizagem dos alunos. Como possível saída à
situação constatada, são apresentadas algumas modificações
necessárias no Ensino de Ciências para fugir da mesmice do
programa pregado pelos livros didáticos, contribuir com a
Alfabetização Científica e Tecnológica e dar um sentido mais
comprometido aos conteúdos ensinados.
09-PE-0909.pdf
Atividades
Experimentais Simples Envolvendo Adsorção sobre
Carvão
Aparecida
Maria Simões Mimura, Janilson Ribeiro Castro Sales e Paulo
César Pinheiro
Experimentação
no Ensino de Química
adsorção,
carvão, atividades experimentais
Colocar
carvão no interior de geladeiras para retirar odores
desagradáveis compreende um saber popular associado ao
fenômeno da adsorção. No presente artigo, propomos duas
atividades experimentais simples, associadas a esse contexto,
que podem ser desenvolvidas para se estudar ligações
químicas.
10-EEQ-2209.pdf
Rádio
Júlio
Carlos Afonso
Elemento
Químico
12-EQ-4909.pdf
Resenha
Argumentação
e Ensino de Ciências
11-Resenha1.pdf
Resenha
Repensando
a tecnologia no ensino de química do nível médio: um olhar em
direção aos saberes docentes na formação inicial
13-Resenha2.pdf
Anúncios
XV
Encontro Nacional de Ensino de Química
(ENEQ)
X European Conference on Research In Chemistry
Education (ECRICE) e IV International Conference Research in
Didactics of the Sciences (DidSci)
II
Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no
Ensino de Ciências (SIACTS-EC)
14-anuncios_varios.pdf
Normas
para Publicação
15-Normas.pdf
Anúncio
16-anuncio_SBQ+DVD.pdf
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