Boletim Eletrônico Nº 864
 

 

 

 

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 908

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Está no ar QUID+: o site infanto-juvenil da SBQ com química para ler e sonhar

2. Vagas em Físico-Química e Ensino de Química no IQ da UnB

3. Vagas na área de Ensino na UNIFESP-Campus Diadema

4. 2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces” - AutoOrg 2010

5. Vaga de Pós-doc bolsista do PNPD na UFRJ

 

1. Está no ar QUID+: o site infanto-juvenil da SBQ com química para ler e sonhar

 

Como parte das atividades comemorativas do ano internacional da quimica, AIQ-2011, é com grande satisfação que informamos que está no ar o portal “QUID+: o site infanto-juvenil da SBQ com química para ler e sonhar”. Esta mais nova empreitada da SBQ, coordenada pela primeira secretaria Profa Claudia Rezende, da UFRJ, contou com o apoio das secretarias regionais e tem como objetivo retratar a química numa forma simples e lúdica. A meta é aproximar a garotada, mostrar que a química não é bicho-papão e que, ao contrário, pode ser divertida e extremamente interessante. Convidamos a todos a acessar o portal pelo endereço: http://quid.sbq.org.br . Críticas, sugestões e colaborações são muito bem-vindas.

Conheça os mascotes Bia e Pedro:

bonecos pintados.jpg

 

Fonte: Claudia Rezende (Coordenadora do Quid+)


 

2. Vagas em Físico-Química e Ensino de Química no IQ da UnB

 

A Fundação Universidade de Brasília torna público, que estarão abertas as inscrições para a seleção de Professor Substituto, no IQ/Instituto de Química.  Requisito: Mestrado Campus Universitário Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília Prédio Novo. 1) 01 Vaga na área de Físico-Química, 40h, remuneração R$ 2.766,96; 2) 01 Vaga na área de Ensino de Química, 20h, remuneração R$ 1.838,09. As inscrições serão realizadas pelas Unidades Acadêmica: IQ - no período de 5 a 22 de fevereiro de 2010, exceto sábado, domingo e feriado, no horário de 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 17:30h Telefone: (61) 3107-3800. Maiores informações http://www.iq.unb.br.

 

Fonte:  João B. L. Martins (UnB)


 

3. Vagas na área de Ensino na UNIFESP-Campus Diadema

 

A UNIFESP-Campus de Diadema publicou no Diário Oficial da União de 11/02/2010 editais para contratação, através de concurso público de títulos e provas, de dois professores de Ensino de Física, dois de Ensino de Química, um de Ensino de Matemática e um de Filosofia, em regime de Dedicação Exclusiva (40 horas),  para atuação como docente e pesquisador no curso de Licenciatura Plena em Ciências, vespertino e noturno. No caso da Matemática, Física e Química, são requisitos o diploma de graduação (Bacharelado ou Licenciatura) na área específica, título de Doutor (sem especificar a área) e projeto de pesquisa na área de ensino destas matérias. O concurso de Filosofia exige apenas o título de Doutor em Filosofia e projeto de pesquisa em Filosofia da Educação.  As inscrições estarão abertas até o dia 12 de março deste ano e os editais poderão ser acessados através da página da UNIFESP. Uma descrição resumida das justificativas, estrutura do curso (matrizes curriculares) e perfis profissionais pretendidos também constam da página da UNIFESP. Entrar em contato com Prof. Etelvino J.H. Bechara, Coordenador do Curso de Licenciatura da UNIFESP-Diadema. ebechara@iq.usp.br; (11)30913869

 

Fonte: Etelvino Bechara (UNIFESP-Diadema)


 

4. 2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces” - AutoOrg 2010

 

É com muita satisfação que viemos trazer informações preliminares sobre o  “2º Encontro sobre Estruturas Auto-Organizadas em Solução e em Interfaces” - AutoOrg 2010. Este será realizado entre 29 de setembro e 1 de outubro de 2010, no Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro, SP. A comissão organizadora já está trabalhando para compor a programação, e já temos alguns palestrantes selecionados: Profa. Dominique Langevin (confirmada), CNRS, Lab. de Phys.des Solides, Univ.Paris Sud, Orsay, França; Prof. Laurence S. Romsted (a confirmar), Department of Chemistry & Chemical Biology, Rugerts, University;Prof. Omar El Seoud (confirmado)

Instituto de Química - Universidade de São Paulo; Prof. Richard G. Weiss (confirmado), Department of Chemistry, Georgetown University. Inscrição e submissão de resumos estão prevista para o mês de agosto, e devemos enviar uma circular com mais informações até o mês de abril. Por enquanto, reservem estas datas em sua agenda e divulguem o evento entre colegas que possam estar interessados. Como da primeira edição, almejamos um evento que permita uma interação forte entre pesquisadores de áreas complementares com interesse em sistemas auto-organizados em geral. Esperamos ter um evento ainda mais bem-sucedido! Infos: autoorg2010@iqsc.usp.br

 

Fonte:  Laudemir Carlos Varanda (IQSC-USP)


 

5. Vaga de Pós-doc bolsista do PNPD na UFRJ

 

Chamada para Processo Seletivo de Recém-doutor para a vaga de bolsista PNPD no Programa de Pós-graduação em Química da  Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Programa de Pós-graduação em Química da UFRJ informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 01 vaga de bolsista Pos-Doc (substituição), concedida no edital do Programa Nacional de Pós- Doutorado nº 034/2007 PNPD 2007. Os candidatos deverão ter experiência comprovada em técnicas hifenadas em Espectrometria de Massas, para atuar no projeto APLICACOES DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM IONIZACAO POR ELETROSPRAY-TOF EM MATRIZES NATURAIS. Esclarecimentos poderão ser obtidos com Marcelo (21-2562-7944) ou Claudia Rezende (21-2562-7370) 

 

Fonte: Claudia Rezende (UFRJ)


 

 

 

 

 

 

FEVEREIRO 2010

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

 

Visite a QNInt

  

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.