Boletim Eletrônico Nº 864
 

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 907

 

33_RA_banner_01.jpg

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. 33a RASBQ bate novo recorde de trabalhos inscritos

2. SBQ e CRQ-IV-SP comemoram os 70 anos de Hans Viertler

3. Concurso Público Professor Adjunto Química Inogânica - UFMT

4. Concursos para professores na área de solos na Universidade Federal de Viçosa (MG)

5. Chamada para Processo Seletivo de Recém-doutor para a vaga de bolsista PNPD na UFRJ

 

1. 33a RASBQ bate novo recorde de trabalhos inscritos

 

Terminou o prazo para submissão de trabalhos para a 33ª Reunião Anual da SBQ. As inscrições para participação no evento continuarão abertas, porém sem o direito a inscrição de trabalhos ou de desconto na taxa de inscrição. O número de trabalhos efetivamente inscritos (antes da avaliação) superou a marca de 2.830 trabalhos. É o maior número de trabalhos jamais inscritos em reuniões da SBQ, superando em ca. 10% o recorde anterior (32ª RASBQ em Fortaleza) e em ca. 35% o da última RASBQ em Águas de Lindóia. Trata-se de um claro indício do crescimento da produção de ciência na área de Química, além do aumento da importância da nossa reunião anual no cenário nacional. O processo de avaliação dos trabalhos já começou e deverá se estender até meados de março quando todos os autores deverão receber uma mensagem com o resultado da mesma.

 

A SBQ saúda todos os inscritos até o momento e espera oferecer uma reunião memorável.

 

Nos vemos em Águas de Lindóia !!

 

Fonte: Comissão Organizadora da 33ª RASBQ


 

2. SBQ e CRQ-IV-SP comemoram os 70 anos de Hans Viertler

400px.jpg
No último dia 4 de fevereiro, cerca de cem pessoas reuniram-se no auditório do Conselho Regional de Química de São Paulo para comemorar os 70 anos do professor Hans Viertler, titular do IQUSP. Docente, pesquisador e dirigente da Sociedade Brasileira de Química, atual vice-presidente do CRQ-IV-SP, Hans Viertler foi homenageado como um dos mais atuantes membros da geração de químicos brasileiros que moldou o atual panorama acadêmico da área no país.

Coube aos oradores contar parte dessa história falando de vários momentos da vida do homenageado e sustentando um ponto comum. Todos destacam o homem do diálogo, dotado de privilegiada vocação para agregar pessoas, acolher e estimular seus alunos. 

O professor Jailson B. de Andrade, da UFBA, conselheiro da SBQ, recuperou com imagens e citações a trajetória de Hans Viertler, a partir do nascimento, em 1940, e da vinda da família Viertler, de Viena para o Brasil, em 1951.

Membro da segunda geração de químicos da Universidade de São Paulo, formou-se em 1962, quando o curso, ainda vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, situava-se no prédio da Alameda Glete, no bairro do Bom Retiro. Hans Viertler estava entre os que planejaram - e realizaram - a mudança das instalações da Alameda Glete para o campus da USP.

O doutorado (1969) foi o passo essencial para a carreira acadêmica que teve como foco central a química orgânica, mas abrangeu vários outros campos de interesse; carreira na qual  pesquisa e docência sempre se integraram em uma mesma atividade, como assinalam colegas e alunos. O envolvimento com a administração do Instituto de Química levou-o a ocupar uma sequência ascendente de postos, entre os quais o de Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Chefe do Departamento de Química Fundamental, vice-Diretor e Diretor do IQUSP. No topo desse processo, foi escolhido decano do Conselho Universitário, o que significa a atuação como eventual substituto do Reitor da Universidade.

A participação da SBQ na formulação de políticas de ciência e educação teve em Hans Viertler um militante empenhado, com capacidade para enxergar além do presente e avaliar as necessidades de sua área de atuação no futuro do país, lembrou Jailson de Andrade. Na SBQ, ocupou os cargos de tesoureiro, secretário-geral, presidente, e conselheiro, com participação em oito gestões.

Entre as tarefas assumidas no período está a condução do Subprograma de Insumos do PADCT, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, projeto de grande importância para a expansão da pesquisa e ensino da química no Brasil, durante os anos 1990.

Em sua gestão na presidência da SBQ foi responsável pela coordenação do documento “A contribuição da Química ao desenvolvimento científico e tecnológico do país”. O texto, entregue ao Ministro de Ciência e Tecnologia, dimensionou as demandas da área e o volume de investimentos exigidos para assegurar tal desenvolvimento. A atuação à frente da SBQ marcou-se também pela forma hábil como conduziu o processo de expansão das fronteiras da Sociedade, integrando-a às associações congêneres da América Latina.

O compromisso do professor e pesquisador ampliou-se com o  trabalho realizado no Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo, com o qual vem contribuindo há 36 anos, hoje no cargo de vice-presidente. A contribuição, como ressaltou o presidente do CRQ-SP, Manlio de Augustinis, foi particularmente valiosa por criar uma interface entre a Universidade e o Conselho e pelo desempenho na Câmara de Ensino do órgão.

A fala informal e bem humorada dos oradores abriu espaço para o Hans Viertler que conquistou a amizade de colegas, alunos e funcionários. Walter Colli, titular do IQUSP, ex-diretor da instituição, falou do pesquisador iniciante, mas determinado, que aprendeu a abrir caminhos nas relações institucionais na Universidade. Lembrou a garra do polêmico zagueiro Hans, nem sempre querido pelos adversários, e as horas de confraternização nas mesas do “Rei das Batidas” após os jogos.

O Hans Viertler professor foi homenageado pelos ex-alunos, na pessoa de Denise Curi, sua ex-doutoranda, hoje professora do ensino médio no Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Ela recordou o orientador de quem recebeu mais do que o conhecimento da química e da pedagogia. Recebeu dele acolhimento e estímulo para superar momentos de insegurança e ultrapassá-los. Hoje, diz ela, essa atitude está presente no relacionamento com seus alunos, dando sequência a uma corrente virtuosa.

A presidente da SBQ, Vanderlan da Silva Bolzani, apresentadora do evento, falou, da mesma forma, como aluna de Hans Viertler no curso de mestrado, quando ingressou no Instituto de Química. A figura do mestre que a ajudou a vencer obstáculos em um ambiente desconhecido, observou, foi ponto de apoio essencial para a trajetória da hoje professora titular que preside a SBQ.

 

Fonte: Carlos Martins (Asserssor de Imprensa - SBQ)


 

3. Concurso Público Professor Adjunto Química Inogânica - UFMT

 

Encontram-se abertas as inscrições no Concurso Público para Professor Adjunto na área de Química Inorgânica, no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso. O departamento conta com condições adequadas para o desenvolvimento de pesquisa experimental e teórica na área, com infra-estrutura de equipamentos, como RMN, MEV-EDX, TG/TDA, DSC, UV-Vis-NIR, FT-IR, FT-NIR, ICP-OES; AA; BET, DRX, quimiossorção, TPD, TPR, TPO, alto vácuo para deposição resistiva e RF-sputtering, potenciostatos de última geração; entre outros. Mais informação em www.ufmt.br

 

Fonte: Ailton José Terezo (UFMT)


 

4. Concursos para professores na área de solos na Universidade Federal de Viçosa (MG)

 

O Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa/MG está com editais abertos, até o dia 11 de março de 2010, para duas vagas para professor Adjunto Nível I, nas seguintes áreas: uma vaga para Matéria Orgânica do Solo/Biogeoquímica da Matéria Orgânica do Solo e uma vaga para área de Fertilidade do Solo, com ênfase em Fertilizantes. A remuneração inicial para professor adjunto é de R$6.722,85. A inscrição para professor na área de Matéria Orgânica do Solo/Biogeoquímica da Matéria Orgânica do Solo exige graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Química ou Biologia com tese de doutorado defendida em Ciência do Solo. A inscrição para professor na área de Fertilidade do Solo/ Fertilizantes exige graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Química ou bacharelado em Química com doutorado em Ciência do Solo ou em Química Analítica. Mais informações na Secretaria do DPS/UFV pelo telefone 31- 3899 2630. Para consultar os editais, visite o site: http://www.ufv.br/soc/files/pag/concursos.htm

 

Fonte: Léa Medeiros (UFV)


 

5. Chamada para Processo Seletivo de Recém-doutor para a vaga de bolsista PNPD na UFRJ

 

O Programa de Pós-graduação em Química da UFRJ informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 01 vaga de bolsista Pós-Doc (substituição), concedida no edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado nº 034/2007PNPD 2007. Os candidatos deverão ter experiência comprovada em técnicas hifenadas em Espectrometria de Massas, para atuar no projeto “Aplicações da Espectrometria de Massas com Ionização por Eletrospray-TOF em Matrizes Naturais”. A inscrição do candidato deverá ser feita pessoalmente ou por procuração na coordenação do PGQ, sala 605 do Instituto de Química da UFRJ, Centro de Tecnologia, Bloco A, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, no período de 22/02/2010 a 04/03/2010, das 10 às 12h e das 14 às 16h, mediante a entrega dos seguintes documentos (01 cópia impressa, acompanhada de 01 CD): a) Carta de encaminhamento. b) Cópia do diploma de doutorado (e original). c) Currículo Lattes atualizado e cópia dos artigos publicados Esclarecimentos poderão ser obtidos com Marcelo (21-2562-7944) ou Claudia Rezende (21-2562-7370)

 

Fonte: Claudia Rezende (UFRJ)

 

 

 

 

FEVEREIRO 2010

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

 

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.