Boletim Eletrônico Nº 864
 

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 904

33_RA_banner_01.jpg

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Faltam 07 dias para o prazo final de envio de trabalhos para a 33ª Reunião Anual

2. Oficina na 33ª Reunião Anual da SBQ: New Trends on the Boron-Doped Diamond Electrode. A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday

3. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates

4. Transmissão ao vivo da 3ª ESSO pelo portal IPTV-USP

5. Concurso Professor Adjunto (Química Inorgânica) - IQ/UFRJ

6. Vagas diversas no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Operador dos Laboratórios Nacionais LNLS, LNBio e CTBE para o Ministério da Ciência e Tecnologia

 

1. Faltam 07 dias para o prazo final de envio de trabalhos para a 33ª Reunião Anual e pagamento da Inscrição com desconto

 

Na próxima quarta-feira, dia 03/fevereiro, termina o prazo para envio de trabalhos para a 33ª Reunião Anual da SBQ. Também até esta data você pode inscrever-se com taxas de inscrição com descontos de até 45% sobre a taxa após esta data. Visite o site da 33ª RASBQ, e verifique a excelente programação para este ano.

 

Participe !! Inscreva-se Já !!

 

Fonte: Comissão Organizadora da 33ª RASBQ


 

2. Oficina na 33ª Reunião Anual da SBQ: New Trends on the Boron-Doped Diamond Electrode. A workshop in honor of Luis A. Avaca’s 70th birthday

 

28 de maio de 2010 – 9:00-17:30

Hotel Monte Real, Águas de Lindóia - SP

 

Chamada de trabalhos

No simpósio serão bem-vindos trabalhos básicos e aplicados relacionados a eletrodos de diamante, para apresentação, em Inglês, em sessão de painéis.

Os interessados em apresentar trabalho (somente na forma de painel e em Inglês) tem duas possibilidades para submissão do resumo de seu trabalho (escrito em Inglês):

a)   Submetê-lo à 33ª Reunião Anual da SBQ e notificar a coordenação desta Oficina sobre o interesse em sua apresentação (Prazo: 03/02/2010); neste caso o trabalho também será apresentado em sessão de painel da 33ª RA.

b)   Submetê-lo, no formato dos resumos da 33ª RA, diretamente à coordenação desta Oficina, para apresentação exclusiva na Oficina (Prazo: 10/03/2010). Neste caso, também aceitar-se-á a apresentação de trabalho referente à descrição das atividades de um grupo de pesquisa relacionadas a eletrodos de diamante.

 

Inscrições

Para inscrição no simpósio, basta enviar uma mensagem à coordenação, com nome completo e instituição, com assunto “oficina diamante”.

 

Programação

·         Plenary lecture 1 – “High surface area boron-doped diamond powders: corrosion-resistant electrocatalyst supports”. Greg M. Swain (Michigan State University, East Lansing, EUA)

·         Invited oral presentation 1 – “Remarkable progress in micro/nanocrystalline diamond electrode produced at INPE”. Neidenêi Gomes Ferreira (INPE, S. José dos Campos)

·         Invited oral presentation 2 – “Electroanalytical applications of cathodically pretreated boron-doped diamond electrodes”. Orlando Fatibello-Filho (UFSCar, São Carlos)

·         Plenary lecture 2 – “Recent development on electroanalytical application of boron-doped diamond electrodes”. Yasuaki Einaga (Keio University, Yokohama, Japão)

·         Plenary lecture 3 – “Electrochemical oxidation of organic compounds on IrO2 and boron-doped diamond (BDD) electrodes”. Christos Comninellis (Swiss Federal Institute of Technology, Suíça)

·         Invited oral presentation 3 – “Application of diamond electrodes for removing organic pollutants from petrochemical produced water”. Carlos Alberto Martinez-Huitle (UFRN)

·         Invited oral presentation 4 – “Electrochemistry of boron-doped diamond electrodes in oil/water interfaces”. Hugo Suffredini (UFABC)

·         Plenary lecture 4 – “On the use of diamond electrodes and ultrasound radiation for analytical and electrochemical applications”. Luis Alberto Avaca (IQSC-USP)

·         Poster Session

 

Coordenação

Prof. Artur J. Motheo (IQSC-USP) – artur@iqsc.usp.br

Prof. Romeu C. Rocha Filho (DQ-UFSCar) – romeu@ufscar.br

 

Fonte: Romeu C. Rocha Filho (DQ-UFSCar)


 

3. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates

 

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates, no período de 21 de dezembro de 2009 a 05 de fevereiro de 2010, maiores informações no site www.univates.br/ppgece, ou pelo telefone (51) 3714-7000 ramal 5210.

 

Fonte: Simone Stülp (Univates)


 

4. Transmissão ao vivo da 3ª ESSO pelo portal IPTV-USP

 

Uma novidade da terceira edição da Escola Superior em Síntese Orgânica (3ª ESSO), que ocorrerá entre os dias 1 e 5 de fevereiro de 2010 na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – SP, será a transmissão de todo o evento via videoconferência por Web através do portal IPTV-USP. Assim, os interessados poderão acompanhar ao vivo toda a programação da 3ª ESSO, simplesmente acessando a página http://iptv.usp.br. Informações sobre a programação do evento podem ser encontradas na página oficial do evento: http://www.quimica.ufpr.br/iiiesso

 

Fonte: Giuliano Cesar Clososki (FCFRP-USP)


 

5. Concurso Professor Adjunto (Química Inorgânica) - IQ/UFRJ

 

Encontram-se abertas até 07 de março de 2010 as inscrições para concurso público para provimento de duas vagas de professor adjunto (área de química inorgânica) no Instituto de Química da UFRJ.  Os docentes deverão exercer as suas atividades no campus de Xerém. O edital do concurso é o número 4, de 22 de janeiro de 2010 e publicado na seção 3 do DOU de 27 de janeiro, páginas 52 e 53. As inscrições devem ser feitas na direção do IQ (7o andar do Bloco A do Centro de Tecnologia) no campus da Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Maiores informações podem ser obtidas com o Prof. Roberto Marchiori (r_marchi@iq.ufrj.br).

 

Fonte: Rosa Peres (UFRJ)


 

6. Vagas diversas no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Operador dos Laboratórios Nacionais LNLS, LNBio e CTBE para o Ministério da Ciência e Tecnologia

 

1.     PESQUISADOR

Participar do desenvolvimento de ferramenta para avaliação dos impactos de sustentabilidade de diversas rotas tecnológicas empregadas em uma Biorrefinaria.

Requisitos

- Formação superior em engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia mecânica ou correlatas, química ou economia;

- Doutorado na área;

- É imprescindível que tenha realizado pós-doutorado e que possua experiência no exterior;

- Experiência nas seguintes atividades: desenvolvimento de processos químicos, bioquímicos ou térmicos, modelagem matemática e simulação de processos, projeto fatorial de experimentos, validação estatística de Modelos, organização e utilização de banco de dados, familiaridade com projetos de engenharia.

- Conhecimentos de programação: FORTRAN, C, NET, entre outros. E em softwares computacionais: MATLAB, ASPEN, SuperPro, CFD, EMSO entre outros.

- Inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

pesquisador0610@bioetanol.org.br

 

2.     PESQUISADOR

Dentre suas atividades estão: analisar e propor soluções para adequar o desempenho agronômico das principais variedades da cana de açúcar às condições do plantio direto sem tráfego (PDST), pesquisar bibliografia sobre o manejo e desempenho da cana no sistema de plantio na palha com mecanização convencional, pesquisar processos de manejo de ervas daninhas no sistema de plantio direto (PD). Além disso, deverá propor e executar programas de trabalho nas áreas de adubação, solos, variedades, pragas e doenças. Coordenação de equipe interdisciplinar de adubação, solos, variedades, pragas e doenças para definir um sistema de manejo baseado no plantio direto sem tráfego (PDST), entre outras atividades.

Requisitos

- Formação superior em Engenharia Agronômica;

- Doutorado na área;

- É imprescindível que tenha realizado pós-doutorado e que possua experiência no exterior;  

- Desejável que possua curso nas áreas de Plantio Direto, Competição de Variedades, Manejo na Palha, Manejo Integrado de Plantas Invasoras e Conservação de Solos;

- Desejável experiência nas seguintes atividades:

* Instalação e avaliação de experimentos;

* Uso de pacotes de análise estatística;

* Conservação de solos;

* Experimentação com plantio direto de grãos ou cultivo míniumo de cana de açúcar;

* Controle de pragas;

* Publicação de artigos;

* Organização de eventos;

* Formulação de propostas para obtenção de recursos junto a agências de fomento.

- Conhecimentos específicos em: estatística, planejamento experimental, fisiologia vegetal, nutrição de plantas e conservação de solos;

- Idioma: inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

pesquisador0710@bioetanol.ogr.br

 

3.     PESQUISADOR

Entre suas atividades estão: analisar dados e propor modelos de correlação para o desempenho agronômico das variedades de cana de açúcar, propor e executar programas de experimentação nas áreas de adubação, solos, variedades e pragas, acompanhar a instalação de experimentos, levantamento, análise de dados junto às instituições e usinas. Além disso, será sua responsabilidade formular projetos e obter recursos junto à instituições de fomento para desenvolvimento das atividades de equipe, entre outras atividades.

Requisitos

- Formação superior em engenharia agronômica;

- Doutorado na área;

- É imprescindível que tenha realizado pós-doutorado e que possua experiência no exterior;

- Desejável que possua curso nas áreas de Manejo da Lavoura Canavieira, Competição de Variedades, Modelagem de Sistemas Agrícolas, Simulação e Otimização, Adubação da Cana de Açúcar, Nutrição de Plantas, Estatística Avançada, Estatística Multivariada, Análise de Correlações, Mineração de Dados, Delineamentos Experimentais e Estimação de Parâmetros;

- Experiência nas seguintes atividades:

* Instalação e avaliação de experimentos;

* Uso de pacotes de análise estatística;

* Análise de dados com estudo de correlações;

* Publicação de artigos;

* Organização de eventos;

* Formulação de propostas para obtenção de recursos junto à agências de fomento.

- Conhecimentos específicos em estatística, planejamento experimental, fisiologia vegetal, nutrição de plantas, banco de dados e aquisição de dados;

- Idioma: inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

pesquisador0810@bioetanol.org.br

 

4.     PESQUISADOR

Entre suas atividades estão: analisar processos alternativos de plantio de cana de açúcar e seu desempenho agronômico, propor e executar programas de experimentação em casa de vegetação e nas áreas de usinas parceiras, acompanhar a instalação de experimentos, levantamento e análise de dados junto às instituições e usinas parceiras, entre outras atividades.

Requisitos

- Formação superior em agronomia, biologia ou engenharia agrícola;

- Doutorado na área;

- É imprescindível que tenha realizado pós-doutorado e que possua experiência no exterior;

- Desejável que possua formação complementar em: doenças de cana de açúcar, manejo de viveiros, cultura de tecidos, micropropagação, cultura de meristemas, manejo da lavoura canavieira, nutrição de plantas, estatística avançada e delineamentos experimentais;

- Experiência nas seguintes atividades:

* Instalação/avaliação de experimentos agronômicos;

* Uso de pacotes de análise estatística;

* Cultura de tecidos;

* Publicação de artigos;

* Organização de eventos;

* Formulação de propostas para obtenção de recursos junto a agências de fomento.

- Conhecimentos específicos em fisiologia vegetal, doenças e pragas, estatística, planejamento experimental e banco de dados;

- Idioma: inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

pesquisador0910@bioetanol.org.br

 

5.     PESQUISADOR

Para participar do desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação dos impactos de sustentabilidade de diversas rotas tecnológicas empregadas no setor agrícola associado a uma Biorrefinaria.

Requisitos

- Formação superior em engenharia agronômica;

- Doutorado na área;

- É imprescindível que tenha realizado pós-doutorado e que possua experiência no exterior;

- Experiência nas seguintes atividades:

* cultivo de cana-de-açúcar;

* irrigação, fertilização, defensivos agrícolas;

* logística de transporte;

* mecanização;

* economia do agronegócio;

* perfil da mão-de-obra;

* uso do solo (dLUC e iLUC, seqüestro de carbono);

* controle ambiental.

- Idioma: inglês avançado

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

pesquisador1010@bioetanol.org.br

 

6.     ENGENHEIRO DE PROCESSOS

Para participar do desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação dos impactos de sustentabilidade de diversas rotas tecnológicas empregadas numa Biorrefinaria.

Requisitos

- Formação superior em engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia mecânica ou química;

- Mestrado ou Doutorado na área;

- Experiência nas atividades:

* desenvolvimento de processos bioquímicos;

* modelagem matemática e simulação de processos;

* projeto fatorial de experimentos;

* validação estatística de modelos;

* organização e utilização de banco de dados;

* familiaridade com projetos de engenharia;

* análise de ciclo de vida.

- Conhecimentos em programação (FORTRAN, C, NET, entre outros) e em software computacionais (MATLAB, ASPEN, SUPERPRO, CFD, EMSO, entre outros);

- Idioma: Inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para: eng.processos1110@bioetanol.org.br

 

7.     ENGENHEIRO ELÉTRICO / ELETRÔNICO

Requisitos:

- Formação superior em engenharia elétrica ou eletrônica;

- Desejável que possua curso técnico em eletrônica;

- Conhecimento/experiência nas seguintes atividades: programação, descarga elétrica em gases, análise de sinais, manutenção de equipamentos VHF e/ou micro-ondas, projetos de fontes de correntes contínuas (alternada e/ou pulsada) e controle lógico programável.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

eng.elet1210@bioetanol.org.br

 

8.     TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO

Para realizar análises por raios-x (difração e fluorescência), análises térmicas (calorimetria exploratória de varredura e análise térmica simultânea) e de tamanho de partículas (difração laser). As atividades incluem manutenção e calibração dos instrumentos, bem como procedimentos experimentais e de tratamento de dados necessários às análises supracitadas.

Requisitos:

- Formação superior em química ou física;

- Desejável que possua curso técnico em química ou eletrônica;

- Desejável pós-graduação envolvendo trabalhos analíticos;

- Conhecimento/experiência anterior em: técnicas analíticas envolvendo análises térmicas e/ou por raios-x.

- Necessário possuir experiência anterior em atividades de laboratório;

- Inglês intermediário.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.especializado1310@bioetanol.org.br

 

9.     QUÍMICO

Requisitos:

- Formação superior em química;

- Experiência anterior nas seguintes atividades: determinação de açúcares, ácidos orgânicos e alcoóis por HPLC. Desenvolvimento de métodos analíticos por cromatografia líquida, validação de métodos analíticos, interpretação de cromatogramas e manutenção de MPLCs e sua instrumentação.

- Conhecimentos sólidos em planilhas eletrônicas e editores de texto (Office/Correio eletrônico) será imprescindível;

- Inglês intermediário.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

quimico1410@bioetanol.org.br

 

10.   QUÍMICO

Para atuar na rotina de equipamentos analíticos como cromatógrafo e analisador elementar, incluindo e preparação de padrões e reagentes envolvidos nas análises realizadas nestes equipamentos. Também será de responsabilidade deste profissional a manutenção destes equipamentos e interpretação de resultados obtidos.

Requisitos:

- Formação superior em química;

- Mestrado ou Doutorado na área;

- Experiência/ conhecimento nas seguintes atividades: desenvolvimento de métodos analíticos por cromatografia líquida e análise elementar, validação de métodos analíticos, interpretação de cromatogramas. Desejável conhecimento em determinação de açúcares e ácidos orgânicos por cromatografia.

- Informática: imprescindível possuir conhecimento em planilhas eletrônicas e editores de texto (Office/Internet Explorer);

- Inglês intermediário.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

quimico1510@bioetanol.org.br

 

11.   TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO

Requisitos:

- Formação superior em farmácia, bioquímica ou nas engenharias química, alimentos ou de bioprocessos;

- Experiência/ conhecimento nas seguintes atividades: fermentação em cultivo de fungos e bactérias em escala de laboratório e escala piloto, preparação de meios de cultura, preparação e operação de fermentadores, conhecimento em manutenção básica de fermentadores e sua instrumentação, acompanhamento de processos fermentativos, execução de metodologias analíticas básicas, entre outras atividades.

- Conhecimentos sólidos em planilhas eletrônicas e editores de texto (Office/Correio eletrônico) será imprescindível;

- Inglês intermediário.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.especializado1610@bioetanol.org.br

 

12.   TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO

Para atuar em rotina de equipamentos de automação e de avaliação da atividade enzimática, eletroforese capilar, espectrofotômetros de placas, colony picker e liquid handler. Será responsável por preparar todos os insumos envolvidos nas análises e nas operações realizadas por esses equipamentos. Dará suporte na realização das atividades envolvidas nas estratégias em larga escala, tanto de linhagens como de ensaios rápidos para avaliação das atividades enzimáticas.

Requisitos:

- Formação superior em farmácia, química, biologia, biomedicina ou áreas biológicas relacionadas;

- Mestrado em química, farmácia, microbiologia, biologia celular, biologia molecular, bioquímica ou áreas biológicas afins;

- Imprescindível experiência anterior na manipulação de microorganismos;

- Necessário possuir conhecimento em WindowsXP e Pacote Office;

- Desejável possuir conhecimento em noções de bioinformática;

- Imprescindível inglês técnico avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.especializado1710@bioetanol.org.br

 

13.   TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO

Dará suporte nas atividades dos laboratórios de biologia molecular e bioquímica. As atividades incluem: preparação de materiais, reagentes, além da realização de técnicas de DNA recombinante, como purificação de ácidos nucléicos, clonagens, técnicas de PCR e expressão de proteínas heterólogas. Realizará ensaios bioquímicos e biofísicos em enzimas, assim como a manipulação de frações celulares e técnicas de microscopia confocal e de varredura relacionados.

Requisitos:

- Formação superior em farmácia, química, biologia, biomedicina ou áreas biológicas relacionadas;

- Mestrado em química, farmácia, microbiologia, biologia celular, biologia molecular, bioquímica ou áreas biológicas afins;

- Imprescindível experiência anterior em técnicas de DNA recombinante e expressão de proteínas recombinantes, técnicas de biologia molecular como clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes;

- Desejável possuir conhecimento em técnicas de microscopia confocal e de varredura, expressão em células eucarióticas (leveduras ou fungos), bioquímica de proteínas com análise de estrutura protéica e cultivo e manipulação de microorganismos (fungos e leveduras);

- Informática: Windows XP, Office 2007 e noções básicas de bioinformática;

- Inglês técnico avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.especializado1810@bioetanol.org.br

 

14.   TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Para atuar na manutenção e organização de materiais e meios de cultura para esterilização. Será responsável por preparar soluções e reagentes de uso geral e rotineiro dos laboratórios de Biologia Molecular e Bioquímica.

Requisitos:

- Formação técnica em química, bioquímica ou áreas biológicas relacionadas;

- Experiência anterior em manipulação de microorganismos;

- Informática: Windows XP e Office 2007;

- Noções básicas de inglês.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.laboratorio1910@bioetanol.org.br

 

15.   TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Para atuar na limpeza e organização de materiais de laboratório, preparação e esterilização de materiais para microbiologia/biologia molecular/fermentação, preparação de meios de cultivo e esterilização, montagem e desmontagem de fermentadores, calibração de sensores, manutenção de banco de células, entre outras atividades.

Requisitos:

- Formação técnica em química ou bioquímica;

- Imprescindível experiência anterior na utilização de autoclaves e estufas;

- Informática: conhecimento em planilhas eletrônicas e editores de texto (Office/ Correio eletrônico);

- Inglês avançado.

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.laboratorio2010@bioetanol.org.br

 

16.   TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Para atuar no preparo de soluções, análise físico-químicas, suporte no preparo de reatores e acompanhamento de reações para os pré-tratamentos, organização de laboratório e limpeza de vidraria.

Requisitos:

- Formação técnica em química;

- Experiência anterior nas atividades citadas;

- Conhecimento em planilhas eletrônicas e editores de texto (Office/Internet Explorer).

Os interessados deverão enviar o currículo (formato DOC ou PDF) informando a pretensão salarial ou o valor do último salário para:

tec.laboratorio2110@bioetanol.org.br

 

Fonte: Thalita T. Amaral (Área de Recursos Humanos - CNPEM)


 

 

 

 

 

JANEIRO 2010

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

 

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.


 


_______________________________________________
Boletim-sbq mailing list
Boletim-sbq@sbq.org.br
http://boletim.sbq.org.br/mailman/listinfo/boletim-sbq