BOLETIM ELETRÔNICO No 899

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Pagamento da anuidade com desconto termina em 31/12

2.  INEP mostra número de cursos de química no país

3.  Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 16 a 19 de Novembro de 2009

4.  Pesquisador do IQ-UNICAMP é premiado pela ABIQUIM

5.  Concurso de Professor Adjunto em Quim. Inorgânica e Físico-Química em Ilhéus - UESC

6.  Cursos de Mestrado e Doutorado no NPPN/UFRJ

7.   Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado na UFRRJ

8.  Concurso de Professor de Química Geral e Inorgânica na UFRRJ

9.  Concurso para Professor em Físico-Química na UFPR – Curitiba

10.  Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR

11.  Concurso aberto no Instituto de Química de São Carlos/USP

 

1. Pagamento da anuidade com desconto termina em 31/12

 

Caro associado, você tem até 31 deste mês para fazer o seu pagamento da anuidade com desconto. Caso você não tenha recebido o boleto bancário, visite sua área restrita no site da SBQ, entre em Boletos Pendentes e você poderá imprimir novamente seu boleto. Lembre-se que seu apoio é fundamental para uma sociedade forte e atuante.

 

Fonte: Editoria do BE


 

2. INEP mostra número de cursos de química no país

 

O último Censo do Ensino Superior, disponível no portal do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, do MEC, registra a existência de 143 cursos de graduação presencial em química no país, em 2008. O número supera o de  2007, quando o órgão relacionava 132  cursos, (frente a 140 de 2006 ). 

Com base no levantamento, em 2008 foram ofertadas 9.856 vagas e os ingressantes foram 7.133. Em 2008, concluíram os cursos de química 3.622 alunos. A avaliação dos dados do INEP mostra também que vem melhorando a relação entre ingressantes e concluintes. Em 2001, de acordo com essa fonte, 37,56% dos alunos que entravam nos cursos superiores de química concluíam a graduação. Hoje esta relação está em 50,78%.

Segundo o modelo de classificação do INEP, a grande maioria das instituições oferece  cursos com perfil geral de “química” (98). As outras categorias correspondem a química industrial (33), de alimentos (1), de biotecnologia (1) e tecnológica (9). Pela primeira vez o levantamento assinala a modalidade petrologia, com 1 curso.

Do total dos 143 cursos, 83 são oferecidos por instituições públicas (63 federais, 17 estaduais e 3 municipais). Enquanto as privadas, quanto à categoria administrativa, se dividem em dois grupos, o das  comunitárias, confessionais e filantrópicas (41), e privadas particulares (19).

Quando se considera todas as áreas de conhecimento, os cursos de química estão inseridos em um conjunto de 24. 719, no censo do INEP. Entre eles biologia e bioquímica (457 cursos), farmácia (353), física (63) e matemática (81).

 

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa – SBQ)


 

3. Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 16 a 19 de Novembro de 2009

 

O Comitê Assessor de Química do CNPq, CA-QU, reuniu-se de 16 a 19 de Novembro de 2009 na Sala Marrom do edifício sede, SEPN 507, Brasília, para avaliar as solicitações de bolsa de produtividade (444 solicitações) e solicitações nas categorias Pós-Doutorado no Exterior (PDE, 09 solicitações), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE, 14 solicitações), Pós-Doutorado Sênior (PDS, 11 solicitações), Doutorado Sanduíche no País (SWP, 01 solicitação), Pós-Doutorado Júnior (PDJ, 39 solicitações), Pós-Doutorado Empresarial (PDI, 02) e solicitações de Auxílios para Eventos (11).

Estavam presentes os seguintes membros do CA-QU: Ademir Neves, Adilson José Curtius, Antonio Luiz Braga (Coordenador do CA-QU), Claudio Airoldi, Gerardo Gerson de Sousa, Heloisa de Oliveira Beraldo, Joaquim de Araújo Nóbrega, Luiz Carlos Dias, Oscar Manoel Loureiro Malta, Ricardo Erthal Santelli e Roberto Manuel Torresi.

Inicialmente, o Comitê Assessor deu as boas vindas ao Professor Joaquim de Araújo Nóbrega como novo membro do CA-QU e em seguida o comitê discutiu os critérios que seriam utilizados no julgamento das propostas.  O CA-QU decidiu manter os mesmos critérios utilizados no ano de 2008, com a intenção de preservar as bases de análise, que vêm sendo cuidadosamente discutidas pelo CA-QU, e amplamente divulgadas em vários meios de comunicação científica no Brasil.

 

1. Julgamento dos Pedidos de Bolsa de Produtividade

Na presente avaliação da demanda de Produtividade em Pesquisa houve um total de 444 solicitações. A disponibilidade de bolsas correspondia a 283 bolsas (114 bolsas nível 1 e 98 bolsas nível 2) com a vigência em término. O CNPq concedeu número significativo de bolsas novas. Ao fim da avaliação houve um total de 444 solicitações, dentre as quais 352 foram recomendadas e 92 solicitações não foram recomendadas.

A tabela abaixo resume o resultado do julgamento de bolsas de produtividade.

 

PQ/NÍVEL

DISPONIBILIDADE

ORIGINAL NA COTA

RECOMENDAÇÃO

DO CA-QU

1A

24

22

1B

18

20

1C

32

38

1D

40

37

2

163

235

Total

280

352

A seguir, são apresentados os detalhes dos critérios utilizados no processo de avaliação das propostas.

            No julgamento das bolsas de produtividade foram levados em consideração os projetos de pesquisa, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc e os seguintes índices:

(i)             a relevância e inserção do conjunto da obra científica do proponente, expressa principalmente pelo índice h (no caso de bolsistas com perfil de pesquisadores nível 1);

(ii)             o volume e a perspectiva de relevância e inserção da produção científica recente do proponente, expressa principalmente pelo somatório de índices de impacto dos periódicos onde seus artigos foram publicados, nos últimos cinco anos, no caso de solicitante com perfil de pesquisador 2, e nos últimos dez anos no caso de proponente com perfil de pesquisador 1, contados um a um. Esse índice é doravante denominado simplesmente “soma de impactos”;

(iii)             a contribuição do proponente à formação de recursos humanos, evidenciada pelo seu índice de orientações (IO) concluídas nos últimos cinco anos, no caso de solicitante com perfil de pesquisador 2, e nos últimos dez anos no caso de proponente com perfil de pesquisador 1.

(iv)            a perspectiva de futuro de sua atuação científica, evidenciada pela qualidade do projeto, cuja avaliação foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc

(v)            a subárea de pesquisa do proponente

(vi)           a região do país de atuação do proponente

            Conforme descrito na página do CNPq, para que o comitê apreciasse a entrada no sistema com bolsa de produtividade nível 2 ou a manutenção da bolsa de produtividade no nível 2, foi exigido um somatório de índices de impacto dos trabalhos publicados nos últimos 5 (cinco) anos (incluindo o ano de julgamento) igual a 10 (dez), e um índice de orientações nos últimos 5 (cinco) anos maior ou igual a 1 (um). No caso de entrada no sistema no nível 1 ou manutenção da bolsa de produtividade no nível 1, foi exigido um somatório de índices de impacto dos trabalhos publicados nos últimos 10 (dez) anos (incluindo o ano de julgamento) igual a 30 (trinta), e um índice de orientações nos últimos 10 (dez) anos maior ou igual a 6 (seis). 

            No julgamento dos bolsistas de nível 1, o índice h teve grande peso, tendo sido considerados igualmente muito importantes os somatórios dos impactos das publicações e o índice de orientações-formação de recursos humanos do proponente. Especialmente no caso dos pesquisadores 1A foi analisada a atuação do pesquisador como liderança na comunidade da Química brasileira e no cenário da ciência nacional e internacional. Entretanto, reitera-se o peso crítico atribuído ao índice h para pesquisadores 1A.

            No caso do julgamento dos pesquisadores de nível 2 foram considerados principalmente os somatórios de impactos das publicações e o índice de orientações nos últimos 5 (cinco) anos. Em casos de desempate eventualmente foram usados os índices h e/ou o número de patentes licenciadas ou depósitos de patentes do solicitante.

 

2. Julgamento dos Pedidos de Bolsas Especiais e Auxílios a Eventos

Os critérios utilizados para o julgamento de bolsas especiais foram os seguintes:

2.1 Pós-doutorado no Exterior (PDE)

As solicitações de bolsas de Pós-doutorado no exterior PDE foram avaliadas priorizando recém-doutores. Foram considerados, principalmente, o índice h do orientador, a qualidade do projeto e a qualidade da instituição de destino cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Com relação ao candidato ao PDE foi levado em conta principalmente a sua produção científica no intervalo de tempo entre a defesa de sua tese de doutorado e a solicitação desta chamada.

2.2 Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

No julgamento das solicitações de bolsas SWE, foram levados em conta os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e, principalmente, o índice h do orientador no exterior. Considerou-se também a produção científica do orientador no Brasil (índice h) e do candidato (o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um).

2.3 Doutorado Sanduíche no País (SWP)

A única solicitação de bolsa de SWP foi recomendada.

2.4 Pós-Doutorado Júnior (PDJ)

            As solicitações de PDJ no país foram separadas em três grandes blocos na seguinte ordem de prioridade: (1) as que envolviam mudança de orientador de doutorado e de instituição; (2) as que envolviam mudança de orientador de doutorado, porém na mesma instituição e (3) as que envolviam o mesmo orientador de doutorado e/ou orientador que integra o mesmo grupo de pesquisa na mesma instituição. Dentro de cada um desses blocos, foram levados em consideração, principalmente: o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um; o índice h e o somatório dos índices de impacto do orientador, o número de suas patentes concedidas ou licenciadas, bem como a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Entretanto, também foram priorizadas solicitações dos grupos (2) e (3), que envolviam programas de pós-graduação de nível 6 ou 7 da CAPES e que se destacaram entre as demais, tanto pela excelência do projeto de pesquisa, quanto pela produtividade do supervisor e pelo potencial do candidato à bolsa.

2.5 Bolsas de Pós-doutorado Sênior (PDS)

As solicitações de bolsas de PDS no país foram julgadas baseadas nos critérios constantes da página do CA-QU na página eletrônica do CNPq, principalmente observando o índice h do orientador e o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos 5 (cinco) anos, contados um a um, e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

2.6 Pós-doutorado empresarial (PDI)

            Uma das duas solicitações de bolsa PDI não foi enquadrada e a segunda foi recomendada.

2.7 Auxílios a Eventos

            As solicitações envolvendo eventos foram analisadas levando-se em conta principalmente; (1) o histórico de eventos que ocorrem há mais de 10 anos; (2) a qualidade do evento no que diz respeito à participação de palestrantes nacionais e internacionais; (3) o número provável de participantes no evento; (4) impacto e inovação da proposta..    

            A tabela 2 resume os resultados do julgamento de bolsas especiais e auxílio a eventos.

DEMANDA DE FLUXO CONTÍNUO

DEMANDA

RECOMENDAÇÕES

Pós-doutorado no Exterior (PDE)

9

7

Pós-Doutorado Júnior no Brasil (PDJ)

39

34

 Pós-doutorado Sênior no Brasil (PDS)

11

6

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

16

15

Doutorado Sanduíche no País (SWP)

1

1

Pós-doutorado empresarial (PDI)

2

1

Total

78

64

Auxílios a Eventos

11

9

            Como é normalmente praticado no CA-QU, nenhum membro analisou ou participou de discussões a respeito de processos de seu interesse, ou envolvendo colaboradores seus, ou de sua instituição.

3. Assuntos internos do CA-QU

O CA-QU expressa a sua satisfação pelas novas bolsas concedidas pelo CNPq o que em parte, atende as expectativas da comunidade química do Brasil. Entende-se que há um esforço do MCT em aumentar o número de bolsas PQ, o que tem se refletido na adição de cotas ano após ano. Infelizmente, a cota não tem aumentado na mesma proporção que a demanda qualificada, mas conta-se com o empenho do CNPq e do MCT para que o número de bolsas continue a aumentar na medida do possível.

            O comitê salienta que a área de Química possui critérios de julgamento bem definidos e conhecidos pela comunidade, e que exige altos índices de produtividade, inserção e relevância da obra científica de seus candidatos à bolsa, o que distingue a Química Brasileira como área que procura a excelência e visibilidade nacional e internacional. O comitê ressalta ainda que a comunidade tem respondido de forma extremamente positiva às exigências, o que se traduz na demanda crescente por bolsas de produtividade, por candidatos com elevado nível científico.

            O comitê constatou um aprimoramento nos pareceres ad hoc. No entanto, recomenda uma vez mais que os pareceres devem se restringir à análise dos projetos, uma vez que índices tais como h, somatório de índices de impacto e índice de orientações são fornecidos pela área técnica do CNPq, desde que os pesquisadores forneçam as informações em seus currículos Lattes atualizados, os quais são congelados uma semana após o término do período de submissão das solicitações.

4. Agradecimentos

Finalmente o CA-QU gostaria de agradecer ao corpo técnico do CNPq pelo trabalho realizado na preparação da reunião, na preparação das planilhas com todos os indicadores, na escolha dos assessores ad hoc e também pelo número de pareceres disponíveis que subsidiaram as decisões. Contamos com a assessoria competente de Natacha C. F. Santos, Lucilene F. O. Cândido, Patrícia Soares Morales e Joelmo J. Oliveira, a quem os membros do CA-QU agradecem especialmente.

 

Pelo CA de Química, em Brasília, 19 de novembro de 2009,

Ademir Neves

Adilson José Curtius

Antonio Luiz Braga (Coordenador)

Claudio Airoldi

Joaquim de Araújo Nóbrega

Gerardo Gerson de Souza

Heloisa de Oliveira Beraldo

Luiz Carlos Dias

Oscar Manoel Loureiro Malta

Ricardo Erthal Santelli

Roberto Manuel Torresi

 

Fonte:  Antonio Luiz Braga (UFSC)


 

4. Pesquisador do IQ-UNICAMP é premiado pela ABIQUIM

 

O professor Oswaldo Luiz Alves do Instituto de Química da Unicamp e o coordenador de pesquisas da Contech Produtos Biodegradáveis, Odair Pastor Ferreira, receberam premiação de Menção Honrosa na categoria Pesquisador concedida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

O prêmio foi concedido em função da pesquisa realizada por Alves e Ferreira, que na época era orientado de Alves. O trabalho resultou em um material inédito capaz de absorver corantes, que foi objeto de pedido de patente pela Unicamp e, com a articulação da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi licenciado para a Contech em 2007.

Os pesquisadores explicam que o material é formado por nanopartículas de argila sintética que, colocadas em contato com os resíduos líquidos de processos de tingimento de tecido ou papel, funcionam como uma esponja que absorve os corantes. Segundo eles, no final do processo, a água torna-se novamente limpa e pode ser descartada sem risco de contaminar lençóis freáticos e rios, podendo ainda ser reutilizada no processo industrial.
A premiação foi entregue no último dia 04 de dezembro no Encontro Anual da Indústria Química, realizado em São Paulo

 

Fonte: Sala de Imprensa da Unicamp


 

5. Concurso de Professor Adjunto em Quim. Inorgânica e Físico-Química em Ilhéus - UESC

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-Bahia, torna público a abertura de edital para Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de vagas nos cargos permanentes de Professor Adjunto em regime de tempo integral em Físico Química e Química Inorgânica. As inscrições para o Concurso realizar-se-ão no período de 14 de dezembro de 2009 a 15 de janeiro de 2010 até as 16 horas. Informações na página http://www.uesc.br/concurso

 

Fonte: Raildo Mota de Jesus (UESC)


 

6. Cursos de Mestrado e Doutorado no NPPN/UFRJ

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que estão abertas as inscrições para candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado em Química de Produtos Naturais no período de 15 de dezembro de 2009 a 3 de fevereiro de 2010. Para maiores informações ver Editais em http://www.nppn.ufrj.br.

 

Fonte: Mauro B. de Amorim (UFRJ)


 

7. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado na UFRRJ

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no período de 01 de janeiro a  27 de fevereiro de 2010,  abrirá inscrições para seleção dos candidatos ao Mestrado Acadêmico e Doutorado, nas áreas de Concentração Química Orgânica, Físico-Química e Química Agrária para turma com início em março de 2010. i. Seleção para o Mestrado: Inscrições: 01 de  janeiro a  27 de fevereiro de 2010 (no DPPG/UFRRJ) Prova Escrita: 02/03/2010 – 9:00 h - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ) Prova de Inglês: 03/03/2010 – 09:00 h - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ) Entrevista: 03/03/2010 – 14:00 h - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ) ii. Seleção para o Doutorado: Inscrições: 01 de janeiro a  27 de fevereiro de 2010 ( no DPPG/UFRRJ) Apresentação oral de Pré-projeto de Tese e entrevista: 04/03/2009 – 13:00 h - Sala 49 (PQ-UFRRJ) Maiores informações no endereço: http://www.ice.ufrrj.br/posgrad/ ou através do e-mail: cpqo@ufrrj.br

 

Fonte: Carlos Mauricio R. Sant´Anna (UFRRJ)


 

8. Concurso de Professor de Química Geral e Inorgânica na UFRRJ

 

Estão abertas até o próximo dia 04 de janeiro de 2010 as inscrições para o concurso para professor assistente na área de química geral e inorgânica/educação em química para a UFRRJ. Os detalhes podem ser obtidos no site da Universidade, Processo 23083.005045/2009-40, Classe assistente I, campus Seropédica, Química Geral e Inorgânica. Perfil do candidato: Licenciatura Plena em Química ou Graduação em Química e Mestrado em Química com Especialização ou Produção Acadêmica comprovada na área de Pesquisa em Ensino de Química.

 

Fonte: Carlos Mauricio R. Sant´Anna (UFRRJ)


 

9. Concurso para Professor em Físico-Química na UFPR – Curitiba

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público de provas e  títulos para o provimento de uma vaga de professor adjunto, área de Físico-Química, regime de dedicação exclusiva, no Departamento de Química/Universidade Federal do Paraná (http://www.quimica.ufpr.br/concursos/index.html). O período de  inscrições é de 08/12/2009 até 06/01/2010. Informações adicionais que se fizerem necessárias podem ser obtidas em: (41) 33613396 , (41) 33613293 ou edulsa@quimica.ufpr.br

 

Fonte: Eduardo Lemos de Sá (UFPR)


 

10. Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR

 

Estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná no período de 7 de janeiro a 5 de fevereiro de 2010. O público alvo: graduados em Química, Biologia, Física, Matemática e áreas afins. As linhas de pesquisa são: Educação Matemática e Interdisciplinaridade, Ensino e Aprendizagem de Ciências e Expressão Gráfica no Ensino de Ciências e Matemática.O edital de seleção pode ser acessado pelo link aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgecm@ufpr.br ou na Secretaria do Curso de Química da UFPR, Centro Politécnico, Jardim das Américas, Curitiba/PR—Fone (41)3361-3185

 

Fonte: Claudio Antonio Tonegutti (UFPR)


 

11. Concurso aberto no Instituto de Química de São Carlos/USP

 

Estão abertas as inscrições para o  concurso que será realizado no Instituto de Química de São Carlos/USP, junto ao Departamento de Química e Física Molecular. Trata-se de um cargo de Professor Doutor na Área de Química Medicinal. Inscrições: 14/12/2009 a 12/02/2010, horário 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Local Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos/SP. Documentos necessários e maiores informações  encontram-se no edital completo no site do IQSC-USP.

 

Fonte: Claudia Nascimento de Almeida (IQSC-USP)


 

 

 

DEZEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

vem aí

em 2010

o BE no

 

Twitter.com

 

aguarde!!!

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.