BOLETIM ELETRÔNICO No 895

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Indicações para candidatos a 2010 terminam em 16/12

2. Museu da UFMG une pesquisa do passado e do presente

3. XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry

4. Escola de Verão em Química “Prof. Dr. José Tercio B Ferreira” na UFSCar

5. Concurso na Universidade Federal de Santa Maria

6Concurso para professor visitante na Universidade Federal de Viçosa

7. Pós graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora

8. Vaga de Pós-doc no INBEQMeDI

9. XV ENEQ - 2010 - Alteração de datas

 

1. Indicações para candidatos a 2010 terminam em 16/12

 

Não deixe de participar do processo eleitoral de 2010 da SBQ. Desde o último dia 18 você pode indicar nomes para compor a lista de candidatos da cédula de votação. Um email foi enviado a todos os associados em dia com a Sociedade contendo o link e senha para acesso à área de indicação. Participe!

 

18/11/09 - Lançamento do pedido de sugestões de nomes
16/12/09 - Prazo final para sugestões de nomes

 

Fonte: Editoria do BE

 

2. Museu da UFMG une pesquisa do passado e do presente

 

Na segunda quinzena de outubro, um grupo de pessoas percorreu o caminho da Estrada Real, em Minas Gerais, que vai de Juiz de Fora a Diamantina, para refazer um trajeto histórico. A Caravana “Seguindo as pegadas de Saint-Hilaire” reproduziu os passos do naturalista francês naquele trecho do Brasil, há 200 anos, durante o reinado de D. João VI. A proposta dos participantes era levar a cada um dos 22 municípios do trajeto atividades que destacassem a importância do conhecimento sobre as plantas da região, recuperando a memória desse patrimônio, hoje em claro processo de desaparecimento. Lançamento de livros e do site, distribuição de material didático, palestras, e criação de bosques de plantas medicinais nativas foram algumas das atividades.

O projeto foi idealizado por um grupo de pesquisadores do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG com o objetivo de deixar na região um “rastro de informações” e materiais históricos e técnico-científicos atuais, sobre as plantas nativas. Dentro dessa visão, a instituição vem desenvolvendo  o Dataplamt, Banco de Dados de Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (www.dataplamt.org.br) que oferece informações sobre a transformação das plantas em medicamentos. A partir de janeiro, o portal irá publicar, a cada mês, descrições e imagens de uma planta medicinal ou aromática nativa do Brasil com importância histórica ou comercial.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa – SBQ)

 

 

3. XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry

 

É com grande satisfação que anunciamos o XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry (XV BMIC), que será realizado juntamente com o II Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry (II LABIC) em Angra dos Reis, RJ, no Hotel do Frade, de 16 a 19 de agosto de 2010. Maiores Informações no site: http://www.proppi.uff.br/bmic.

 

Fonte: Mauricio Lanznaster (UFF)

 

4. Escola de Verão em Química “Prof. Dr. José Tercio B Ferreira” na UFSCar

 

A 30ª ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA “Prof. Dr. José Tercio B Ferreira” será realizada de 01 à 05 de fevereiro de 2010 no Departamento de Química da UFSCar, dando continuidade a um evento que se tornou tradicional na área de química. O tema proposto para a 30ª Escola de Verão em Química “A química na América Latina: um olhar para o futuro”, busca estabelecer um novo patamar de colaboração entre instituições e pesquisadores da América Latina por meio de minicursos ministrados por pesquisadores latino-americanos ou por pesquisadores estrangeiros envolvidos com temas de interesse latinoamericano. Mais informações no endereço www.evqdq.ufscar.br ou pelo email: evq2010@ufscar.br

Comissão Organizadora da 30ª EVQ UFSCar

 

Fonte: Emerson R. Camargo (UFSCar)

 

5. Concurso na Universidade Federal de Santa Maria

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público destinado ao
provimento de uma (1) vaga na área de Química Inorgânica, para a Classe de Professor Adjunto I, Regime de Dedicação Exclusiva, no Departamento de Química Universidade Federal de Santa Maria. Os candidatos interessados podem obter mais informações no site http://www.ufsm.br, Edital 099 de 12/11/2009 e Alteração do Edital 099, de 19/11/2009. As inscrições irão até o dia 15 de Dezembro de 2009.

 

Fonte: Ernesto Schulz Lang(UFSM)

 

6. Concurso para professor visitante na Universidade Federal de Viçosa

 

Encontra-se aberto edital para preenchimento de uma vaga para professor visitante na Universidade Federal de Viçosa (Edital de Seleção nº 74/2009) - DOU nº 228, de 30.11.09 para atuar na implantação e funcionamento do curso de graduação em Engenharia Química, com vistas à sua participação integrada à graduação, de acordo com o previsto no Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Titulação exigida: Graduação em Engenharia Química e titulo de Doutor, com tese defendida em áreas afins à Engenharia Química há, pelo menos, 5 (cinco) anos. O candidato deverá, também, ter experiência comprovada em atividades voltadas à organização, estruturação e coordenação e, ou, administração de cursos de graduação, sendo desejável, no caso da Engenharia Química, promover uma boa interação entre os setores acadêmico e industrial. Inscrição: até 29 de janeiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas no site da UFV: www.ufv.br em concursos.

 

Fonte: Antônio Jacinto Demuner (UFV)

 

7. Pós graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Estarão abertas as inscrições para o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-Graduação em Química a UFJF, nas áreas de concentração de Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica, para o Mestrado, e Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica para o Doutorado no período de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2009 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com data de postagem até dia 11 de dezembro. Informações: www.ufjf.edu.br/pgquimica ou pelo telefone (32)2102-3310. O Programa possui bolsas do CNPq, CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado.

 

Fonte: Mauro Vieira de Almeida (UFJF)

 

8. Vaga de Pós-doc no INBEQMeDI

 

O Instituto Nacional de Biotecnologia e Química Medicinal em Doenças Infecciosas-INBEQMeDI (INCT) tem uma vaga em aberto para Bolsa de Pós-Doutorado  PDJ do CNPQ cujo valor é de R$ 2.218,00. O projeto visa a cristalização da proteína recombinante arginase, de Leishmania, e a determinação estrutural por difração de raios-X.  No projeto também serão desenvolvidos ensaios de busca de inibidores para as enzimas arginase e PECK, de T.cruzi. É desejável que o candidato tenha experiência nas áreas citadas. Interessados devem entrar em contato (enviando um Currículo resumido) com a Profa. Dulce Helena Ferreira de Souza (dulce@ufscar.br) do Departamento de Química da Universidade Federal e São Carlos.

 

Fonte: Dulce Helena Ferreira de Souza (UFSCar)

 

9. XV ENEQ - 2010 - Alteração de datas 

 

O XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) será realizado em Brasília, sob a responsabilidade do Instituto de Química da UnB, nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho de 2010. A alteração das datas resultou de problemas com o espaço físico a ser utilizado. Em breve, novas notícias.

 

Fonte: Ricardo Gauche (UnB)

 

 

 

 

DEZEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.