BOLETIM ELETRÔNICO No 894

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Participe do processo eleitoral de 2010 da SBQ

2. Curso de RMN de sólidos na UFRJ

3. 1ª Versão do curso de RMN da AUREMN no Centro- Oeste - UnB

4. Concurso no Departamento de Química de Maringá (PR)

5. Seminário Ibero-Americano Ciência – Tecnologia -Sociedade no Ensino das Ciências (II SIACTS-EC)

6Cogumelos luminescentes do C. Stevani (IQUSP) fazem sucesso!

7. Vaga de Pós-doc para trabalho com liberação de antimaláricos

 

1. Participe do processo eleitoral de 2010 da SBQ

 

Não deixe de participar do processo eleitoral de 2010 da SBQ. Desde o último dia 18 você pode indicar nomes para compor a lista de candidatos da cédula de votação. Um email foi enviado a todos os associados em dia com a Sociedade contendo o link e senha para acesso à área de indicação. Participe!

 

18/11/09 - Lançamento do pedido de sugestões de nomes
16/12/09 - Prazo final para sugestões de nomes

 

Fonte: Editoria do BE

 

2. Curso de RMN de sólidos na UFRJ

 

Como parte das atividades relativas a inauguracao do Laboratorio de RMN de Solidos Profa. Adelina Costa Neto, localizado no Instituto de Quimica da UFRJ, no Rio de Janeiro, sera oferecido no periodo de 07 a 11 de dezembro o curso "Fundamentos e Aplicações da RMN de Sólidos", ministrado pelo prof. Stefano Caldarelli, da Aix Marseille Université, Marseille, França. O curso será oferecido para estudantes de pós-graduação e graduação, professores, pesquisadores e demais profissionais interessados. As inscrições deverão ser feitas mediante envio de mensagem para: rassangil@gmail.com; assunto: “inscrição no curso de RMN de sólidos”. No corpo da mensagem indicar nome completo, instituição de origem, cargo ou função. As inscricoes serao recebidas ate o proximo dia 03 de dezembro, impreterivelmente, e unicamente por meio eletronico. O curso versará sobre Aplicações Estruturais da RMN de Sólidos. Estão previstas aulas expositivas e atividades práticas no equipamento do IQ-UFRJ.

Pré-requisito: conhecimento da RMN em solução. EMENTA: Formas de sinal em sólidos orgânicos e inorgânicos; princípios teóricos das metodologias utilizadas para a simplificação de espectros de RMN de sólidos; técnicas específicas para núcleos com spin ½ e para núcleos quadrupolares; simulação de espectros de RMN. Atividades práticas relacionadas aos tópicos abordados.

 

Fonte: Rosane A.S. San Gil (UFRJ)

 

 

3. 1ª Versão do curso de RMN da AUREMN no Centro- Oeste - UnB

 

Curso de “RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR” – 1ª Versão no Centro-Oeste – de 22 de Fevereiro a 03 de Março de 2010, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF.

Módulo I – 40 horas, Princípios básicos de RMN: introdução à determinação estrutural por RMN

Módulo II – 49 horas, Teoria básica de RMN

Módulo III – 24 horas, RMN para a determinação da conformação de pequenas moléculas. Inscrições e informações: www.auremn.org.br. Promoção: Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear – AUREMN

 

Fonte: Sonia Cabral de Menezes (CENPES)

 

4. Concurso no Departamento de Química de Maringá (PR)

 

Encontram-se abertas inscrições para concurso público no Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá. Ao todo no DQI/UEM estão abertas três vagas neste edital: uma vaga para Físico-Química; uma vaga para Química Orgânica / Síntese Orgânica; uma vaga para Química Orgânica / Produtos Naturais.  As inscrições vão até 06 de janeiro de 2010. O endereço eletrônico para acessar o edital é: http://www.drh.uem.br/res/Edital_386_2009_prh.pdf.

 

Fonte: Edvani Curti Muniz (UEM)

 

5. II Seminário Ibero-Americano Ciência – Tecnologia -Sociedade no Ensino das Ciências (II SIACTS-EC)

 

A comissão científica do II SIACTS-EC deu início no dia 25.11 ao processo de submissão de trabalhos para o evento que ocorrerá nos dias 19 a 21 de Julho de 2010, na Universidade de Brasília – Brasília-DF com o apoio de diversas sociedades científicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Química, por meio da divisão de Ensino de Química. As normas para submissão de trabalhos encontram-se no site http://www.finatec.org.br/eventos/siacts/. Este seminário será um espaço para debate acadêmico sobre o campo de investigação das inter-relações CTS no ensino das Ciências. A data de submissão será encerrada em 25 de janeiro de 2010.

 

Fonte: Wildson Luiz Pereira dos Santos (UnB)

 

6. Cogumelos luminescentes do C. Stevani (IQUSP) fazem sucesso!

 

Depois de ilustrar matérias de divulgação na National Geographic Magazine e no Scientific American e duas publicações na Photochemical and Photobiological Sciences (PPS), as pesquisas do Cassius Stevani (IQ-USP) sobre a biologia e a química de cogumelos bioluminescentes do Vale do Ribeira figuram com dois artigos entre os “top ten” artigos mais acessados na PPS de outubro (http://www.rsc.org/Publishing/Journals/pp/top10.asp) : Fungal Bioluminescence Revisited e The Enzymatic Nature of Fungal Bioluminescence, onde é refutada a hipótese de Shimomura (PN de Química de 2008) sobre suposta origem puramente química da bioluminescência de fungos. A descrição de novos fungos bioluminescentes coletados no Ribeira aumentou de quase 50% o número destas espécies contabilizadas no planeta.

 

Fonte: Etelvino Bechara (UNIFESP-Diadema e IQUSP)

 

7. Vaga de Pós-doc para trabalho com liberação de antimaláricos

 

Vaga para Pos-doc em laboratório USP - IB (CNPq sênior) para trabalhar em malária com desenvolvimento de novos métodos de liberação de antimaláricos. Enviar CV para cgarcia@usp.br (Celia Garcia)

 

Fonte: Célia Garcia (IB-USP)

 

 

 

 

DEZEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.