BOLETIM ELETRÔNICO No 893

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Ministro da Ciência e Tecnologia fará conferência plenária da 33ª Reunião Anual

2. A SBQ inicia o processo para suas eleições de 2010

3. CNPq muda site para tentar evitar fraudes em currículos

4. I Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman - ENBRAER

5. Pós-graduação em Fortaleza - UFC

6Prorrogação das inscrições para Professor – Química Analítica – do IQUSP

7. Seleção de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química da Unifal-MG

8. Seleção de ingresso no PPG em Química da Universidade Federal de Pernambuco

9. Inscrições para a Seleção Pública de três docentes no Instituto de Química da Unicamp

10. Inscrições para a Pós-graduação em Química do IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto

11. Duas Bolsas de Pós-Doutorado PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Univ. Fed. de Alfenas

12. Bolsa de Pós-doutorado do PNPD na Farmácia de Ribeirão-Preto- USP

 

1. Ministro da Ciência e Tecnologia fará conferência plenária da 33ª Reunião Anual

 

“Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional”. Este será o tema da conferência plenária a ser apresentada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, no dia 29 de maio, durante a 33ª Reunião Anual da SBQ. Com essa contribuição, o encontro amplia seu foco levando ao público a visão do principal representante governamental da área de C&T. A participação destaca a importância da etapa vivida pelo país, na busca de caminhos para o desenvolvimento, por formuladores das políticas do setor e pela comunidade dos pesquisadores e docentes.

A Reunião Anual de 2010 terá como eixo temático “A Química Construindo um Futuro Melhor”. A proposta abrange o grande acervo de trabalhos científicos divulgados no evento, como acontece todos os anos (em 2009 foram 150 apresentações), mas também um enfoque particular ao momento do país e do mundo. O objetivo é levar à sociedade as várias faces da pesquisa em química que representam benefícios para os indivíduos e hoje se colocam como alternativas para o desafio de construir uma economia sustentável

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

2. A SBQ inicia o processo para suas eleições de 2010

 

O atual mandato da Diretoria e do Conselho Consultivo vence em maio p. f., sendo que deverá ser dada posse à nova Diretoria e ao novo Conselho no dia 31/05, durante a 33ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA SBQ. Assim, conforme previsto no Artigo 31, § 3º do Estatuto da SBQ, em dezembro p. f. a Diretoria e o Conselho Consultivo reunir-se-ão para escolher um número máximo de três nomes de candidatos para cada cargo (baseando-se no nível científico e no plano de trabalho de cada um), levando em conta as sugestões feitas pelos associados. Também deverão ser eleitas diretorias para as Divisões Científicas e Secretarias Regionais. As eleições obedecerão ao seguinte calendário:

18/11/09 - Lançamento do pedido de sugestões de nomes
16/12/09 - Prazo final para sugestões de nomes
17/12/09 - Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo para escolha dos candidatos
22/03/10 - Liberação das cédulas para receber os votos dos associados efetivos, quites com a Sociedade
22/04/10 - Encerramento do processo de votação
23/04/10 - Apuração dos votos recebidos até às 24h do dia 22/04
31/05/10 - Posse dos eleitos
         

Conforme previsto no Artigo 31, § 2º do Estatuto da SBQ, qualquer associado efetivo poderá sugerir nomes de candidatos. Portanto, vimos solicitar ao colega que pense em utilizar esta prerrogativa: sugira nomes de possíveis candidatos para compor a Diretoria e o Conselho Consultivo da SBQ, bem como para a(s) Diretoria(s) das divisão(ões) e da Regional da SBQ à qual está associado.       

Utilize seu login e senha (recebido por e-mail) para entrar no "Sistema de Eleição" e registrar suas sugestões, ou, caso não receba o E-mail, entre na página da SBQ, em eleições e em "solicitar login e senha para indicação". Lembre-se que você necessita de login e senha específicos para esse fim. No caso das divisões, o sistema permitirá que indique candidatos para compor a diretoria de todas aquelas em que estiver filiado. Reiteramos que o sistema aceitará as sugestões até às 20h do dia 16/12/09.

 

Luiz Henrique Catalani

Secretário Geral da SBQ

 

3. CNPq muda site para tentar evitar fraudes em currículos

RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

 

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) implantou mudanças em sua base de currículos on-line, a Plataforma Lattes, para aumentar a segurança do sistema. A medida visa impedir a criação de currículos fictícios e outros tipos de fraude.

Agora, para se registrar no site da plataforma (http://lattes.cnpq.br), o pesquisador deverá fornecer número de CPF e responder a questões de segurança, como revelar o nome da mãe. O dado será checado automaticamente na Receita Federal.

Outra inovação do sistema será a sua integração direta com o banco de dados internacional do ISI (Instituto para Informação Científica). Quando o pesquisador listar artigos publicados num periódico indexado por essa entidade --que inclui as revistas científicas mais importantes-- o sistema fará uma verificação automática da validade da informação.

"Às vezes o pesquisador tem um artigo que ainda não foi aceito para publicação, mas diz no currículo que foi aceito", diz Antonio Martins Figueiredo Neto, integrante da comissão do CNPq que cuida do Lattes. "Isso, agora não dá mais para fazer, quando é revista indexada."

Delitos mais graves, porém, continuarão a ser avaliados pela comissão. "Se a pessoa diz que tem mestrado e não tem, alguém que sabe disso pode nos comunicar, e tomaremos providências que incluem a suspensão da divulgação do currículo", diz.

 

Fonte: Folha de São Paulo de 20/11/2009

 

4. I Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman - ENBRAER

 

 

De 06 a 09/12/09, Hotel Colina Verde, São Pedro (SP). A programação resumida do evento já está disponível na página do Encontro. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail enbraer@iq.usp.br.

 

Fonte: Dalva Lúcia de Faria (IQUSP)

 

5. Pós-graduação em Fortaleza - UFC

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, abre inscrições no período de 03 a 30 de novembro de 2009 para a seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Química, para o preenchimento de até 32 (TRINTA E DUAS) vagas, conforme distribuição a seguir: Mestrado até 17 (DEZESSETE) vagas e      Doutorado até 15 (QUINZE) vagas. As vagas abertas são com bolsas CAPES, CNPq e FUNCAP. Os interessados para o nível de mestrado que quiserem fazer a prova em sua instituição de origem entrar em contato com a coordenação do Programa lopeslu@dqoi.ufc.br.

 

Fonte: Luiz Lopes (UFC)

 

6. Prorrogação das inscrições para Professor – Química Analítica – do IQUSP

 

Concurso público de provas e títulos para provimento de 2 (dois) cargos de Professor Doutor, no conjunto de disciplinas de Química Analítica, junto ao Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (Edital ATAC/232009/iqusp – publicado no DOE em 29.09.2009). O Diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, as inscrições ao referido concurso estão prorrogadas por mais dezessete dias a contar do dia 14 de novembro de 2009, com término em 30 de novembro de 2009.  Os pedidos de inscrição serão recebidos das 15:00 às 17:00 horas, em dias úteis, de segunda a sexta-feira na Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos do Instituto de Química, pavimento superior do bloco seis, sala nº. 667, do Conjunto das Químicas, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira". Mais informações: http://www2.iq.usp.br/

Fonte: Pedro Vitoriano Oliveira (IQUSP)

 

7. Seleção de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química da Unifal-MG

 

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de novos alunos para ingresso em 2010/1 do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais). O período de inscrição é de 15/11/2009 a 15/01/2010. As inscrições serão on-line. O Edital e o protocolo de inscrição on-line estão disponíveis nesta página.

 

Fonte: Antonio Carlos Doriguetto (Unifal-MG)

 

8. Seleção de ingresso no PPG em Química da Universidade Federal de Pernambuco

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (PPG-Química/UFPE), conceito 6 nas três últimas avaliações da CAPES, estará recebendo inscrições de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado para o 1o-Semestre de 2010 no período de 23 de novembro a 08 de janeiro de 2010. As provas serão realizadas dia 01/02/2010. As mesmas podem ser realizadas fora de Recife ou mesmo do Brasil, em português ou inglês. O PPG-Química/UFPE dispõe, para os candidatos aprovados, de Bolsas de Mestrado e de Doutorado da Facepe, Capes e CNPq. Informações sobre o PPG-Química/UFPE e sobre o processo de seleção podem ser encontradas nos endereços: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, Prof. João Bosco Paraiso da Silva Dep. de Química Fundamental - CCEN UFPE Av. Prof. Luiz Barros Freire, S/No. Cidade Universitária 50.740-540 Recife - PE http://www.dqf.ufpe.br/pos-graduacao ou pgquimica@ufpe.br ou paraiso@ufpe.br.

 

Fonte: João Bosco Paraiso da Silva (UFPE)

 

9. Inscrições para a Seleção Pública de três docentes no Instituto de Química da Unicamp

 

Estarão abertas de 19.11.2009 a 18.12.2009 as inscrições para Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de (03) três funções na Parte Especial do Quadro Docente da UNICAMP, no nível MS-3, Regime RTP, pelo período de até seis anos, nas Áreas: 1. Bioinformática ou Quimioinformática; 2. Biologia Química; 3. Biotecnologia/Biocatálise; 4. Espectroscopia; 5. Geoquímica Orgânica; 6. Química de Coordenação/Bioinorgânica/ Catálise;7. Química de Materiais/Conversão de Energia/Catálise/ Colóides e Superfícies; 8. Química Teórica e Computacional. Acesse o edital completo na página da Unicamp.

 

Fonte: Luciana G. de Oliveira (UNICAMP)

 

10. Inscrições para a Pós-graduação em Química do IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto

 

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Química do IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto. Processo Seletivo 1º semestre de 2010. Inscrições: 01 a 23/12/09  e  04  a  15/01/2010. Prova de Inglês: 01/02/2010 (prova escrita, manhã); Prova de Conhecimentos Específicos: 01/02/2010 (tarde); 02 e 03/02/2010 (argüição do curriculum vitae) e 08/02/2010 (divulgação resultado - disponibilizado no site).

 

Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (IBILCE-UNESP-SJRP)

 

11. Duas Bolsas de Pós-Doutorado PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Univ. Fed. de Alfenas

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 02 (duas) vagas de bolsista de Pós-Doutorado, concedida no edital de Programa Nacional de Pós-Doutorado nº 10/2009 – PNPD 2009. O projeto intitulado “Preparação e caracterização de materiais amorfos e policristalinos óxidos para aplicação em óptica” será desenvolvido no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas sob supervisão do Prof. Dr. Gaël Yves Poirier. Maiores informações na internet e via email: gael@unifal-mg.edu.br (35) 3715-6992

 

Fonte: Antonio Carlos Doriguetto (UNIFAL-MG)

 

12. Bolsa de Pós-doutorado do PNPD na Farmácia de Ribeirão-Preto- USP

 

O Laboratório de Inflamação e Imunologia das Parasitoses da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, coordenado pela Profa. Dra. Lúcia Helena Faccioli, informa que estão abertas as inscrições para o preenchimento de 1 (uma) bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Para maiores informações visite a o site.

 

Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (IBILCE-UNESP-SJRP)

 

 

 

NOVEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.